Promoção de Afra divide dirigentes OPÇÃO PARA DIRECTOR-GERALA reestruturação do grupo empresarial do Sporting, prometida no programa eleitoral de Soares Franco, está a dividir os dirigentes leoninos, sobretudo por causa da proposta de promover a director-geral Pedro Afra, actual director da SGPS.
Segundo o plano apresentado na última reunião do conselho directivo – em resultado do estudo de uma consultora internacional –, prevê-se emagrecimento de quadros e extinção de departamentos do universo empresarial, actualmente dividido em quatro áreas: – Comunicação, Relações Públicas e Site, a cargo de Miguel Salema Garção; – Recursos Humanos, Departamento Jurídico e Imobiliário, entregues a Pedro Batalha Ribeiro; – Administrativa e Financeira, sob a alçada de Rui Meireles; – e Estádio, Património e Marketing, da responsabilidade de Armando Santos. Estas duas últimas são as mais ameaçadas.
Na cúpula haverá um director-geral, e a hipótese Pedro Afra para este importante cargo tem fortes resistências internas da facção que considera muito pobre o contributo do responsável pelo conceito Gamebox, fruto de grande investimento em marketing.
Menos sócios
Adeptos de uma solução externa para o novo cargo de director-geral, estes dirigentes realçam que o número de sócios pagantes tem vindo a diminuir e apontam a Pedro Afra o falhanço na captação de patrocínios, creditando a Agostinho Abade e ao próprio Soares Franco (proprietário do sponsor do futsal) o mérito do contrato para as modalidades amadoras com a Caixa Geral de Depósitos.
Soares Franco está de férias em Espanha, mas é provável que haja nova reunião na segunda-feira para resolver este assunto.
in Record 28.06.2007
A notícia surge também na edição d’ o Jogo de hoje.
Já tive oportunidade de participar em alguns tópicos referindo a importancia de reformular a estrutura de Recursos Humanos que existe nas empresas ligadas ao Clube.
O tema da (fraca) qualidade dos recursos humanos que proliferam no Clube está directa e intimamente ligada a 2 outros grandes problemas da vida do Sporting de hoje:
-
Passivo: foi graças a pessoas incompetentes que o Sporting chegou ao passivo que hoje tem. Pessoas que negociaram mal a venda do antigo estádio, negociaram mal jogadores (alguns, diz-se ficando com partes de comissão sobre os mesmos), que fizeram negócios com amigos lesando objectivamente o Clube etc
-
Insucesso comercial
a) Marca Sporting:
o Sporting quis assumir, numa primeira fase a gestão de todo o Merchanding e Loja do Clube. Percebendo rapidamente que não tinha capacidade de o fazer contratou a empresa que gere o merchandiding dos maiores clubes em Portugal.
O Sporting alheia-se totalmente do sucesso do mesmo, que é relativamente insignificante e sem crescimento visivel por manifesta falta de estratégia.b) Infra estruturas Não Desportivas - nomeadamente Alvaláxia
Todos conhecemos o triste desfecho do negócio das Infra estruturas não desportivas que o Clube tanto sacrificio teve na sua realização.
O Sporting vendeu a suas infra estruturas rentáveis - clínica da CUF e Holmes Place - e também as não rentáveis - Alvaláxia e edificio sede. Claro que relativamente ao Alvaláxia, o facto de não haver construção nos terrenos do antigo estádio prejuducaram de forma escandalosa o valor do edificio e seu potencial comercial.c) Captação de Novos Sócios
O Sporting continua em perda de receitas provenientes das quotizações dos associados e não se vislumbra nenhuma estratégia para inverter essa tendência… Muito triste para um Clube que nos anos oitenta, derivado de vários factores entre os quais o número elevado de praticantes de modalidades amadoras, estava entre os que mais sócios pagantes contava no panorama europeu.
A notícia que acima cito, simplesmente revela que o maior responsável directo pelos pontos 2.a), 2.b) e 2.c), de acordo com a estrutura organizativa do Sporting - Pedro Afra - vai ser… promovido!!!
Deixo apenas um último episódio que retrata bem a incompetencia deste senhor. Aquando da realização do último jogo oficial no nosso antigo Estádio, foi feita uma «festa» em que reuniria a maior parte das Glórias vivas do nosso Clube. Foi um espectáculo miserável - o Sporting tinha perdido e todos os espectadores sairam de imediato - ficando apenas umas 200 ou 300 pessoas a aplaudir as nossas Glórias que subiam a um palco que ia sendo desfeito pelo vento. Ao ponto de no dia seguinte o nosso ex-presidente João Rocha vir para os jornais pedir de imediato a demissão do responsável… quem seria?? Pedro Afra
Este senhor sportinguista (?) é incompetente e já deu provas disso mesmo. A comprová-lo estão os factos e a (triste) realidade.
Se houve, e bem, um «levantamento» contra o que consideramos ser um atentado pelo jornal «Público» ao achincalhar o nosso Clube, proponho um novo e ainda mais vigoroso levantamento contra a possível promoção deste senhor, que objectivamente é incompetente!!!
Se houve quem se inquietasse com as conclusões do relatório da Delloite sobre o número de sócios, ou se preocupam com o passivo que nos constrange nas aquisições, se nos envergonhamos por ainda não ter um pavilhão…
Temos a obrigação de exigir da Direcção (goste-se ou não) que NÃO LESE AINDA MAIS O NOSSO CLUBE! São as pessoas que estão à frente do Clube que o fazem e… DESFAZEM!
Proponho envio maciço de e-mails para a direcção em:
[url=http://www.sporting.pt/Utilizadores/contactos.asp]http://www.sporting.pt/Utilizadores/contactos.asp[/url]
[b]Assunto: Reclamação
Venho por este meio exigir à direcção do SCP que o senhor Pedro Afra não seja promovido na estrutura interna das empresas do Clube, de acordo com notícia divulgada hoje, por esse mesmo senhor ter demonstrado nos longos anos que trabalha para o nosso Clube, total incompetencia como comprovam os resultados obtidos comercialmente nas marcas Sporting, Captação de Novos Sócios e gestão do Alvaláxia.
Saudações Leoninas[/b]
Cabe-nos a todos em conjunto e individualmente infuenciar positivamente os destinos do nosso Clube!