Pedro Afra futuro director da SGPS?

Promoção de Afra divide dirigentes OPÇÃO PARA DIRECTOR-GERAL

A reestruturação do grupo empresarial do Sporting, prometida no programa eleitoral de Soares Franco, está a dividir os dirigentes leoninos, sobretudo por causa da proposta de promover a director-geral Pedro Afra, actual director da SGPS.

Segundo o plano apresentado na última reunião do conselho directivo – em resultado do estudo de uma consultora internacional –, prevê-se emagrecimento de quadros e extinção de departamentos do universo empresarial, actualmente dividido em quatro áreas: – Comunicação, Relações Públicas e Site, a cargo de Miguel Salema Garção; – Recursos Humanos, Departamento Jurídico e Imobiliário, entregues a Pedro Batalha Ribeiro; – Administrativa e Financeira, sob a alçada de Rui Meireles; – e Estádio, Património e Marketing, da responsabilidade de Armando Santos. Estas duas últimas são as mais ameaçadas.

Na cúpula haverá um director-geral, e a hipótese Pedro Afra para este importante cargo tem fortes resistências internas da facção que considera muito pobre o contributo do responsável pelo conceito Gamebox, fruto de grande investimento em marketing.

Menos sócios

Adeptos de uma solução externa para o novo cargo de director-geral, estes dirigentes realçam que o número de sócios pagantes tem vindo a diminuir e apontam a Pedro Afra o falhanço na captação de patrocínios, creditando a Agostinho Abade e ao próprio Soares Franco (proprietário do sponsor do futsal) o mérito do contrato para as modalidades amadoras com a Caixa Geral de Depósitos.

Soares Franco está de férias em Espanha, mas é provável que haja nova reunião na segunda-feira para resolver este assunto.
in Record 28.06.2007

A notícia surge também na edição d’ o Jogo de hoje.

Já tive oportunidade de participar em alguns tópicos referindo a importancia de reformular a estrutura de Recursos Humanos que existe nas empresas ligadas ao Clube.

O tema da (fraca) qualidade dos recursos humanos que proliferam no Clube está directa e intimamente ligada a 2 outros grandes problemas da vida do Sporting de hoje:

  1. Passivo: foi graças a pessoas incompetentes que o Sporting chegou ao passivo que hoje tem. Pessoas que negociaram mal a venda do antigo estádio, negociaram mal jogadores (alguns, diz-se ficando com partes de comissão sobre os mesmos), que fizeram negócios com amigos lesando objectivamente o Clube etc

  2. Insucesso comercial
    a) Marca Sporting:
    o Sporting quis assumir, numa primeira fase a gestão de todo o Merchanding e Loja do Clube. Percebendo rapidamente que não tinha capacidade de o fazer contratou a empresa que gere o merchandiding dos maiores clubes em Portugal.
    O Sporting alheia-se totalmente do sucesso do mesmo, que é relativamente insignificante e sem crescimento visivel por manifesta falta de estratégia.

    b) Infra estruturas Não Desportivas - nomeadamente Alvaláxia
    Todos conhecemos o triste desfecho do negócio das Infra estruturas não desportivas que o Clube tanto sacrificio teve na sua realização.
    O Sporting vendeu a suas infra estruturas rentáveis - clínica da CUF e Holmes Place - e também as não rentáveis - Alvaláxia e edificio sede. Claro que relativamente ao Alvaláxia, o facto de não haver construção nos terrenos do antigo estádio prejuducaram de forma escandalosa o valor do edificio e seu potencial comercial.

    c) Captação de Novos Sócios
    O Sporting continua em perda de receitas provenientes das quotizações dos associados e não se vislumbra nenhuma estratégia para inverter essa tendência… Muito triste para um Clube que nos anos oitenta, derivado de vários factores entre os quais o número elevado de praticantes de modalidades amadoras, estava entre os que mais sócios pagantes contava no panorama europeu.

A notícia que acima cito, simplesmente revela que o maior responsável directo pelos pontos 2.a), 2.b) e 2.c), de acordo com a estrutura organizativa do Sporting - Pedro Afra - vai ser… promovido!!!

Deixo apenas um último episódio que retrata bem a incompetencia deste senhor. Aquando da realização do último jogo oficial no nosso antigo Estádio, foi feita uma «festa» em que reuniria a maior parte das Glórias vivas do nosso Clube. Foi um espectáculo miserável - o Sporting tinha perdido e todos os espectadores sairam de imediato - ficando apenas umas 200 ou 300 pessoas a aplaudir as nossas Glórias que subiam a um palco que ia sendo desfeito pelo vento. Ao ponto de no dia seguinte o nosso ex-presidente João Rocha vir para os jornais pedir de imediato a demissão do responsável… quem seria?? Pedro Afra

Este senhor sportinguista (?) é incompetente e já deu provas disso mesmo. A comprová-lo estão os factos e a (triste) realidade.

Se houve, e bem, um «levantamento» contra o que consideramos ser um atentado pelo jornal «Público» ao achincalhar o nosso Clube, proponho um novo e ainda mais vigoroso levantamento contra a possível promoção deste senhor, que objectivamente é incompetente!!!

Se houve quem se inquietasse com as conclusões do relatório da Delloite sobre o número de sócios, ou se preocupam com o passivo que nos constrange nas aquisições, se nos envergonhamos por ainda não ter um pavilhão…

Temos a obrigação de exigir da Direcção (goste-se ou não) que NÃO LESE AINDA MAIS O NOSSO CLUBE! São as pessoas que estão à frente do Clube que o fazem e… DESFAZEM!

Proponho envio maciço de e-mails para a direcção em:

[url=http://www.sporting.pt/Utilizadores/contactos.asp]http://www.sporting.pt/Utilizadores/contactos.asp[/url]

[b]Assunto: Reclamação

Venho por este meio exigir à direcção do SCP que o senhor Pedro Afra não seja promovido na estrutura interna das empresas do Clube, de acordo com notícia divulgada hoje, por esse mesmo senhor ter demonstrado nos longos anos que trabalha para o nosso Clube, total incompetencia como comprovam os resultados obtidos comercialmente nas marcas Sporting, Captação de Novos Sócios e gestão do Alvaláxia.

Saudações Leoninas[/b]

Cabe-nos a todos em conjunto e individualmente infuenciar positivamente os destinos do nosso Clube!

estás a pregar no deserto meu caro, aqui as pessoas preocupam-se mais com cartoons satíricos, atentados à “honra” do Clube, preocupam-se mais em criticar os assobiadores profissionais, preocupam-se mais em fazer chacota do Enfique, preocupam-se mais com o nº real de sócios do Enfique e preocupam-se mais com mafiosos-wannabe de orelhas grandes…

em todo o caso, louvo a tua iniciativa.

Se calhar tens razão… o pessoal prefere entupir o mail de um provedor de um jornal nacional do que tentar interferir com os destinos do seu Clube. Pena.

Eu, que conheci parte da estrutura do Sporting por dentro, fiquei completamente escandalizado com esta notícia!
Mas, como dizes, parece que o pessoal não aderiu.
Mas nesse caso, quando as coisas correrem mal, e ficarmos com os piores indicadores nos relatórios Delloite e outros que tal… o pessoal que não se queixe, porque nada fez para o impedir!

eddie, esta direcção foi vencedora das últimas eleições com 70 e tal por cento dos votos. A culpa não é deste fórum :hand:

Uma boa análise por parte do forista Frede.
Louvo a iniciativa mas desde já a considero fracassada. É que o lobby Afra é predominante e o chefe é o Dr. Soares Franco.

nunca disse o contrário…apenas manifestei alguma solidariedade com o frede e tentei sensibilizá-lo para a inconsequência a que está destinada a iniciativa porque já sei bem o que a casa gasta…

Mas já agora, (embora não seja isso que está em causa) consegues demonstrar-me que se a votação fosse restrita aos membros do fórum o resultado não seria o mesmo?

Nós (neste caso) pouco ou nada podemos fazer :frowning:

E pelo facto da direcção ter ganho as eleições com 75% dos votos, vamos ficar calados quando se promove a incompetência?
Até dentro da própria direcção este assunto está a causar polémica…

Segundo sei, o próprio Miguel Ribeiro Teles, pessoa muito influente no presidente, está contra. Aliás, MRT tentou varrer com quase todos os directores por serem incompetentes: Pedro Afra (Mkt), Rui Meireles (financeiro), Pedro Batalha Ribeiro (patrimonio).

Por haver esta disputa mais me parece importante a tomada de posição!
O meu mail já lá está há umas horas…

Eu prefiro fazer o que está ao meu alcance e ficar com a consciência tranquila.
E autoridade moral para, fundamentadamente, estar contra os actos de gestão desta direcção!

Houve, na altura, uma votação e o resultado foi muito diferente :slight_smile:

frede, há muitos interesses, muitas amizades, muita merda >:D , acredito que a tua carta nem sequer vai ser tida em conta.

O Frede é mais uma esperança para a hoste taliban deste fórum. :smiley: Nós estamos velhos e cansados, mas não pensem que nos adoçam o fel com um punhado de boas contratações… :twisted:

Também tenho muito má impressão do Afra e vejo-o como o rosto de uma política comercial completamente fracassada. Mas como já escrevi noutro tópico, é mais uma das muitas manifestações do princípio de Peter no seio do Sporting, na mesma lógica que fez do Custódio capitão de equipa, do Cácá “gestor de activos” e depois administrador da SAD, do Simões de Almeida responsável pelo futebol, ou do próprio Pipinho presidente.

Apesar dos bons sinais dados quanto à constituição do plantel (fica por saber como seria sem o dinheiro do Nani), no mais continua a faltar no grupo Sporting uma verdadeira cultura de competência, de mérito e de serviço desinteressado ao Clube.

Se vai ser lida ou não, quanto a isso é que eu não posso fazer mesmo nada.

De qualquer forma, e sendo este espaço um fórum para debater assuntos do Sporting, cada um contribui como pode, sabe e quer.
Não sou um especialista em futebol ou jogadores ou contratações, por isso leio com interesse as análise feitas e tiro as minhas conclusões.

Mas já agora aproveito a minha experiencia pessoal dentro da estrutura Sporting para dar o meu contributo em denunciar aquilo que acho que está mal no Clube e que toda a gente se queixa das consequencias: menos sócios, mais passivo etc
As causas são as que estão à vista…

É possível escrever-se uma carta a questionar a promoção do Pedro Afra sem ser em conjunto.
A não ser que tenham tanto medo que ela caia em saco roto, que não se atrevam em dar esse passo sozinhos.

E depois vêm falar em carneirismos…

Caro Frede,
desde já parabenizo-te por esta iniciativa, que de facto deveria merecer muito mais adesão de todos os sportinguistas do que a que teve até ao momento.
Infelizmente desta direcção não se pode esperar muito, apenas beneficios ao amigos, onde esta promoção serve como mais um exemplo, mas quando 75% dos sócios do SCP a apoiam, pergunto o que é que uma pequena minoria pode fazer, para além de esperar pelas próximas eleições?

Um dos problemas é que as pessoas percebem que os problemas estão lá, mas na maioria das vezes desconhecem o que os causou.
Por isso, se tiver contribuido para dar mais informação a quem a queira obter, já fico contente!

75% dos sócios ou 75% dos votos? Já reparaste como pode ser ténue a margem entre 20 votos a favor e 20 votos contra? Tão ténue como a visão deturpada de um único sócio…

Aviso - enquanto estava a escrever a sua mensagem, foi enviada uma nova resposta a este tópico. Pode querer rever a sua mensagem.

E pronto, concordo com ambos os três comentários ;D

Os sócios que não compareceram à AG não interessam, mas apesar disso, acho que a questão é irrelevante, porque estatisticamente, se fossem todos os sócios votar, provalvelmente o resultado seria o mesmo, eventualmente com um ligeiro desvio.

não é da abstenção que falo, mas do facto de nem a todo o sócio corresponder um voto…

Desconheço os critérios aplicados na avaliação do trabalho dos gestores profissionais do SPorting, mas pelos indicadores são muito, mas muito especiais.

Parece no entanto evidente que a estrutura empresarial do clube fracassou de forma quase total.

Esses aspectos são importantes e já foram aqui bastante discutidos no passado, nem sempre com os melhores resultados infelizmente.

Hoje em dia, até porque parece existir um arremedo de gestão, e apesar de continuar a achar que a maioria dos dirigentes não merecem a 2ª oportunidade que lhe foi dada, só posso esperar para ver.

A deficiente informação também torna complicado discutir os assuntos com mais seriedade. Por exemplo, o número de sócios, que foi publicamente assumido na altura das eleições como cerca de 30 mil (pelos dirigentes de então), já foi referido próximo dos 36 mil depois da campanha Gamebox do verão passado, e agora pelos vistos, como artes mágicas, para um valor perto dos 80 mil.

Com este tipo de diferenças, não justificadas, como ficar admirado quando o Presidente afirma que o resultado liquido anual nos exercicios da SAD tende para os 13 milhões, sem vendas?