Excelente trabalho Pedro, que deve ter dado muito prazer a efectuar.
Pelo que me apercebo a questão do pavilhão, que poderia ser utilizada como alavanca para uma maior motivação na relação Clube/Sócios, parece ter sido tratada, como vem sendo habitual, nos gabinetes, deixando a “participação” associativa de fora.
Pelo que vou ouvindo, a opção não será a que tu sempre advogaste (“uma obra de referência marca de um clube grande”) mas antes a aposta em algo mais “contido”, muito provavelmente também com um custo menor, se calhar sem grande flexibilidade de utilização.
Uma vez mais, sublinho, um projecto importante para o clube, que deveria ser amplamente discutido por todos (ou pelo menos por aqueles que estivessem interessados nisso), passa completamente ao lado da esmagadora maioria dos sportinguistas, imaginando que será apresentado como um facto final.
Tenho pena que assim seja, custa-me que continue esta falta de identificação entre clube/dirigentes/sócios/adeptos, infelizmente tem sido esse o cunho empregue no nosso clube.
Por outro lado, como se sabia que o plano de FSF sempre foi utilizar o total da verba para a sua reestruturação, folgo saber, sujeito a confirmação, que o novo presidente consegue apostar em investimento do clube, em detrimento da “tirania” financeira da divida.
Matéria a necessitar de maior análise e informação!
psilva parabéns pelo teu excelente trabalho, sinceramente é de louvar o teu esforço nas tuas horas “vagas” ainda estares a trabalhar num projecto para o Sporting, sendo ele executável ou não…
è pena as áreas delineadas pela CML não serem as que usas para o teu projecto, gostaria mesmo que conseguisses apresentar uma nova solucção já com as novas áreas cedidas, sei que é dificil e pedir-te muito até (e quem sou eu para te pedir algo, claro), mas era algo excepcional…
Obrigado por demonstrares que ainda existe pessoas que amem este clube ao ponto de perderem horas a fio a tentarem arranjar solucções deste tipo, 1 muito obrigado da minha parte.
E deu! Mas também me tirou horas de sono e tempo de familia!
Na da de novo. Da minha parte só lamento ter começado esta “pressão” tão tarde
Mais do que contido, pequenino em todos os sentidos (incluindo os piores). O que eu propunha era grandemente uma aposta mais ambiciosa sem grandes custos acrescidos. Isto é, optando-se por soluções baratas, sem “devaneios” arquitectónicos, situações, materiais e métodos construtivos repetidos, normalização de elementos, etc.
Não digo que o custo fosse idêntico mas os sobrecustos não seriam astronomicamente incomportáveis.
Alguns indícios, conhecimento do modus operandi destas situações (no geral, não é só no clube), alguma conotação com a oposição (Ser Sporting e AAS), alguma desconfiança de tudo o que parte do fórum…
A informação que me foi prestada é que se trataria de um edifício que, para lá de uma nave principal com cerca de 2900 lugares, teria cerca de 7 ginásios complementares similares em dimensão à sala onde se realizou a ultima AG (ginásio principal do multidesportivo).
Adicionalmente seriam também contempladas novas piscinas, a acrescer às infraestruturas existentes.
Como poderá isto ser operacionalizado, tendo em conta a área disponível, não o sei. Sei que seria uma pena desperdiçar-se esta oportunidade de podermos potenciar a união e o regresso dos sportinguistas (atletas e famílias) à sua casa por via de abordagens excessivamente conservadoras e modestas, já que acredito que esta infraestrutura será vital para a revitalização e injecção de sangue novo no clube. Mas também não podemos descurar o aspecto económico (se bem que seja obrigação de bons gestores encontrar boas soluções de financiamento), e o facto a construção de um pavilhão já ser em si uma evolução face ao cenário actual…
Espero que haja espaço e imaginação para a ambição, se bem que com os pés bem assentes no chão.
Não o conheço (nem sei se também anda por aqui), não tenho dados para acreditar ou deixar de acreditar. Apenas reporto mais esta informação, na esperança da sua correcção!
Os meus parabéns pela iniciativa, independentemente do resultado que venha a suceder. Um exemplo de que é viável um clube de associados, sinónimo de empenhamento e de compromisso com a vida do clube. O Estádio de Alvalade foi erigido com um projecto de um Sportinguista nascido em Espanha, que nunca cobrou por ele o que quer que fosse.
SL
Bem, se o projecto acima mencionado pelo Pedro for uma realidade, fico muito contente. 2900 lugares parece-me muito bom, além dos ginásios complementares.
Parece-me que o Sporting pretende rentabilizar a infra-estrutura, o que é importante… e necessário!
De resto, grande trabalho do Pedro.
Foi escrito nos comentários do site e, não tendo razão para acreditar ou não na palavra de quem o escreveu, tomo como muito possível e provável a informação fornecida pelo seu interlocutor estar longe de ser a correcta (esperando obviamente que não).
Psilva, a área que o pavilhão vai ocupar são 9.000 m2. Achas que com esse espaço é possível contruir um pavilhão para treinos anexo ao pavilhão com bancadas?
O problema é que a implantação (“pegada” do edifício, a área de lote que o edifício pode ocupar) serão 4500m2. O que dará, tomando com certas as noticias que dão como área disponível os tais 4500/9000m2, um edifício com dois pisos iguais de cerca de 82x55.
Nota: Obviamente que esta contabilidade não é assim tão linear.
Tal como já disse atrás, as propostas que apresentei, nomeadamente as mais contidas (A e B) têm cerca de 91.1×57.5m o que faz cerca de 5240m2 de área de implantação. Dentro destas o conjunto sala principal+bancadas (2200 lugares)+acessos verticais está grosso modo inscrito num rectângulo de 73.4×47.5m com 3490m2 de área. Um rectângulo próximo dos 4500m2 teria 82×55m. Inserindo o rectângulo da sala+bancadas dentro deste sobrariam 4m para cada lado para o resto do programa e circulações (e estamos a falar de linhas, sem entrar em conta com espessuras de paredes)
Parece-me manifestamente pouco para qualquer solução além dum pavilhão simples para no máximo 2500 lugares, sendo que dois lado a lado me parece de todo impossível. No máximo seria possível a sobreposição com grandes cedências em tudo o que são espaços complementares (a meu ver fundamentais).
Já agora e aproveitando, posso dizer que no que diz respeito à ideia que o complexo teria uma nave principal para 2900 lugares e 7 ginásios complementares, e mais uma vez tomando por verdadeiras as áreas noticiadas, me parece impossivel:
A área desportiva (recinto de jogo+área de segurança de 2m) da nave principal teria que ter 1056m2
A área desportiva dos ginásios (mesmo sendo menores) teriam cerca de 880m2
Tudo isto daria 1056+7x880=7216m2 e isto só de área estritamente desportiva.
Os sobrantes 1784m2 não dariam para tudo o resto (bancadas, espaços de apoio de público, balneários - só cada balneário corresponderia a sensivelmente 10% desta área - , circulações, etc.)