O Felix foi campeão pelo Wolfsburgo há 2 anos. O ano passado treinou o Schalke04 e com contratacões de cerca de 10 M€ conseguiu um feito notável que foi o segundo lugar na Bundesliga. E este ano ainda só tem 1 vitória em 5 jogos e está no último lugar da Bundesliga, se calha de perder mais um bocadinho não tenho dúvidas que salta rapidamente do posto.
O problema é que o Magath joga no esquema do losango, falo por mim já estou farto até á raiz dos cabelos dessa merda de tactica, alem do que deve pedir dinheiro q não podemos pagar.
Isto parece contradição mas cá vai, o P sergio não é mau treinador, é pessimo no sporting porque abdicou dos principios de jogo dele de jogar em 4-2-3-1 e 4-3-3 como fazia no P ferreira e guimarães para não chatear o Liedson que só sabe jogar com 2 avançados e ainda por cima é o que mais ganha no clube, acho q ele ainda percebeu que o Liedson já acabou e que os outros que temos não valem um caracol, dái ter pedido o pinheiro que se adequa aos esquemas q ele gosta, foi é tarde, agora não tem tomates para encostar o liedson e anda perdido sem saber o que fazer.
Fala inglês o Magath ? Não se esqueçam que em determinados treinadores a comunicação é essencial
Eu desde que me lembro o Rolão Preto a traduzir um discurso motivacional do Boloni no balneário :lol:
Se o Paulo Sérgio continuar com os maus resultados , acredito que vao acabar por fazer aquilo que os clubes fazem sempre , despedir…mas alguém acredita em treinadores estrangeiros a meio de uma epoca ? Acho completamente inconcebível…é mais um treinador do circulo da nossa liga.
Confesso que me mete alguma confusão, muitos de nós pensarmos que nenhum treinador de créditos firmados queira vir treinar o Sporting. Mas alguma vez, esta direcção, bem como a anterior, pôs esta hipótese ou convidou alguém?..julgo que não.
O que faz falta a esta direcção (entre outras coisas), é a capacidade de elaborarem um projecto com cabeça, tronco e membros (e este ano o que não faltou foi tempo), e apresentarem-no a um treinador com a capacidade de fazer evoluir e potenciar os jogadores do SCP.
Efectivamente, que poderia não ser possível obter resultados de imediato, e para isso esta direcção teria que ter a humildade de explicar isto aos adeptos, coisa que não têm.
Mais complicado é os jogadores perceberem alguma coisa de inglês. Talvez dois ou três, Maniche, Timo, e poucos mais…
Mesmo assim, prefiro um treinador que saiba o que quer com dificuldades de passar a mensagem do que um que nem sabe o que quer, quanto mais como levar os jogadores a atingir os seus intentos…
Nomes que gostava de ver a treinar o SPORTING:
Co Adriaanse
Guus Hiddink
Martin O’Neill
Nomes para aparvalhar:
Artur Jorge
Carlos Queiroz
Jaime Pacheco
José Carlos [nosso forista - desculpa ter colocado o teu nome aqui no meio destes! Não mereces! :P]
Luís Campos
Manuel Cajuda
Nelo Vingada
Professor Neca
Quinito
Vítor Manuel
Vítor Pontes
Vítor Urbano
Esses nomes são todos muito bonitos, mas, saiba-se lá porquê, existe uma panelinha em torno dos treinadores portugueses, não querem cá estrangeiros.
Enquanto não há mais uma chicotada psicológica, a situação actual da primeira liga deve ser a seguinte:
[font=courier new]Nome Completo do Clube Treinador País Obs.
------------------------------- ------------------ --------- ----
Associação Académica de Coimbra Jorge Costa Português
Associação Naval 1º Maio Victor Zvunka Francês
Club Sport Marítimo Pedro Martins Português
Clube Desportivo Nacional Pedrag Jokanovic Sérvio (oficialmente João Abel Silva, português)
Futebol Clube do Porto André Villas Boas Português
Futebol Clube Paços de Ferreira Rui Vitória Português
Portimonense Sporting Clube Litos Português
Rio Ave Futebol Clube Carlos Brito Português
Sport Clube Beira-Mar José Jardim Português
[s]Sport Lisboa e Benfica[/s] Jorge Jesus Português
Sporting Clube de Braga Domingos Paciência Português
Sporting Clube de Portugal Paulo Sérgio Brito Português
Sporting Clube Olhanense Daúto Faquirá Português
União Desportiva de Leiria Pedro Caixinha Português (oficialmente João Bastos, português)
Vitória Futebol Clube Manuel Fernandes Português
Vitória Sport Clube Manuel Machado Português
[/font]
[font=tahoma]Jokanovic é um caso especial, já anda pelo clube há tanto tempo, que é quase como se fosse de lá. Do resto só mesmo Victor Zvunka é que é estrangeiro, os outros são todos portugueses.
Não dá para perceber porquê, mas é uma paranóia instalada entre nós.
[/font]
Sim, passa mais por aí. Também não creio que nenhum estrangeiro de gabarito se ponha a jeito para nos treinar, e como tal, qualquer solução passará por um treinador português.
Sem dúvida que mais que um treinador ideal, o óptimo era o Guus Hiddink. Mas isso está-nos totalmente barrado. É apenas um sonho entre muitos…
Andamos todos esquecidos de um nome de alguém que se diz sportinguista desde menino, por obra e graça do pai, que no Brasil escutava os relatos do Sporting: Zico
Entre os técnicos, o maior salário é de Felix Magath, que divide as funções de treinador e gerente-geral do Schalke 04, e recebe a bagatela de 458 mil euros (R$ 1,023 milhão)por mês. Já o treinador do Bayern, Louis Van Gaal, ganha mensalmente 330 mil euros (R$ 737 mil)
Um pouco fora dos nossos bolsos. Eu pessoalmente ia buscar o Mathias Sammer que desde 2005 não treina qualquer clube mas continua no activo sendo responsável pelas camadas jovens na selecção alemã. Joga no modelo que melhor se assemelha às características dos nossos jogadores e tem (como estes últimos 5 anos demonstram) uma vasta experiência nas camadas jovens. Como currículo foi dos poucos que quebrou o domínio do Bayern (numa época em que acabaram de ser os campeões europeus, é jovem (43 anos), sabe o que é vencer e por ser alemão e da sua escola sabe o que é o rigor táctico e físico.
E fabuloso como a desorientacao que reina no Sporting contagia os foristas na hora de lancar nomes para treinador.
Um dos erros mais comuns e lancar nomes que de pouco servirao ao projecto que deveria nortear o clube, e que seria potencializar essa mitica academia ao maximo. Poucos, para nao dizer quase nenhuns dos nomes que por ai se veem tem experiencia de futebol de formacao, ou da integracao desse no futebol professional. Depois admiram-se dos jogadores desaprenderem quando chegam ao plantel senior. Precisa de alguem que perceba o que e scouting, e que ponha os recursos do clube a uso.
Esse e um dos factores pelos quais treinadores como o Paulo Sergio jamais servirao.
O clube tambem precisa de alguem com visao e talento para aproveitar aquilo que pode ter , e potenciar o que vai havendo. Nao precisa de um mago que chega e pede uma equipa nova, caso contrario tudo sao desculpas.
Claro que a montante precisa de correr com o director desportivo , e precisa de uma direccao a serio. E esses sao os motvios pelos quais se Paulo Sergio sair, outro igual vira, mesmo que possa falar ingles ou italiano.
Eu percebo o que dizes mas mesmo quem nao percebe , reconhece alguns termos de ingles…de alemao nem por isso. E acredito que os jogadores quanto mais jovens sao , mais facil se ententedem na comunicao. Nem precisam de saber a língua inglesa , apenas algumas ideias. Seria o mesmo que o Boloni vir falar romeno.
Bem frisado, não se percebe como num Clube que se apregoa como uma das melhores escolas de formação a nível europeu e mundial, se relativiza tanto a importância de ter um treinador (ou pelo menos um coordenador na equipa técnica principal) apto a optimizar e a potenciar esse recurso para que depois os jogadores formados possam servir e ser integrados no plantel sénior, mesmo que cumpram períodos de empréstimo a outros clubes.
Continua a ser muito estranha esta forma de gerir o SCP, pois é nos séniores que os melhores jogadores formados pelo SCP devem ser integrados, a fim de, depois de o Clube os ajudar a crescer como homens e jogadores, eles possam ajudar a crescer, com amor, com esforço, dedicação, devoção e glória, o Clube que os formou para a vida e para o futebol.
Mas quanto aos nomes falados até agora, Zico parece-me bastante razoável, pela experiência que tem e pelo que já fez como treinador (campeão na Turquia, pelo Fenerbahçe, com o Deivid, que nós vendemos e que nos poderia ter ajudado a nós a ser campeões nesse mesmo ano, em que ficámos a 1 ponto do título). Co Adrianse poderia ser outra opção. Estar a pensar por baixo, só porque agora o treinador tem de ser português, é errado. No mínimo, teria de ser um treinador campeão, como os 2 que citei acima. Como por exemplo Inácio. Isso restringiria e muito o lote, faltando saber quem aceitaria vir para o SCP nas circunstâncias actuais, com a direcção actual.
Seja como for, qualquer das 3 soluções acima seria melhor que Paulo Sérgio. Quanto mais não seja pelas referências que têm, pelo que já mostraram, pelo que conquistaram. Certamente terão as ideias mais claras, saberão o que querem e serão mais pragmáticos e menos dados a contínuas experiências com a equipa, que nunca mais estabiliza.
Ah, isso, e uma incondicional condição: pela primeira vez em muitos anos, não irem buscar um lampião! E já agora, ponham os tripeiros de lado!
Mas isso talvez seja pedir de mais a duas “espécies de infiltrados”: JEB, Costinha e sus muchachos…
Por esta Europa a fora o que não falta são treinadores, uns mais outros menos capacitados para o leme do nosso Sporting. Se não vier um treinador de renome então que venha um jovem técnico oriundo dos países de leste ou central, jovens e ambiciosos. Acho que também é importante ter alguém que nada tenha a ver com a seita de cá. Vou dar um exemplo de alguns dos melhores técnicos do mundo:
[b]Arsène Wenger
Teams managed
1984–1987 Nancy
1987–1994 Monaco
1995–1996 Nagoya Grampus Eight[/b]
1996– Arsenal
Martin O’Neill
Teams managed
1987–1989 Grantham Town
1989 Shepshed Charterhouse
1990–1995 Wycombe Wanderers
1995 Norwich City
1995–2000 Leicester City
2000–2005 Celtic
2006–2010 Aston Villa
Obrigado, Hulk por teres acolhido a minha ideia sobre o Zico. Não sei qual a sua presente situação contratual. Contudo, e já por mais de uma vez, fez questão de frisar que muito gostaria de treinar o Sporting, como uma homenagem ao pai. E, salvaguardadas a devidas coincidências, como isto me faz lembrar uma frase exactamente igual que Inácio pronunciou quando chegou ao Sporting e o levou ao título…