Tenho muito esperança neste rapaz. Um amigo meu adepto dos corruptos que vê muitos europeus e mundiais de camadas jovens afirma que é uma grande contratação e possivelmente será o próximo grande central da selecção.
Mas qual é o sentido de andar a contratar jogadores para serem suplentes? O Paulo vem para cá para lutar por um lugar no onze. A concorrência é forte, mas cabe-lhe a ele mostrar que tem qualidade suficiente para assumir a titularidade.
Pior, contratar para… Emprestar. Zero de sentido. Nós não somos o carnide. Muita atenção.
E não nos podemos esquecer que vamos estar em quatro competições. O número de jogos vai ser consideravelmente maior, o que irá certamente permitir que todos tenham oportunidades para actuar e mostrar o seu valor. Vamos com calma.
As pessoas não tem qualquer noção do valor do Paulo, não é por acaso que lhe comparam ao Ricardo Carvalho e um seu ex-treinador até diz que ele era superior a ele naquela idade.
O Paulo se estiver ao seu nível habitual é titularíssimo no nosso onze, nem Maurício nem Rojo chegam aos calcanhares dele, só em inteligência o Paulo dá logo 100 a 0 a esses 2, especialmente ao Rojo.
O Maurício não será muito dificil ir para o banco devido às suas limitações tecnicas evidentes no passe e na saída de bola, além de ser ainda um bocado impetuoso e faltoso nas entradas e um bocado lento.
O Rojo embora tenha melhorado imenso este ano, continuo a achar que não é nada de especial, é pouco inteligente para um central, é expulso com demasiada facilidade, continua a ser demasiado faltoso, nos jogos grandes comete infantilidades incríveis a nível de posicionamento ou leitura de jogo, embora seja um jogador bom tecnicamente, relativamente rápido e com alguma qualidade de passe, mostrou também uma veia goleadora interessante.
Se for preciso em 3 delas jogas com a mesma dupla de centrais sempre ou quase sempre (na Taça da Liga deves usar os da equipa B).
[hr]
Vamos lá perceber uma coisa, tu algumas vezes tens de contratar jogadores num certo timing, senão perdes o jogador. O Paulo Oliveira se calhar tinha propostas de clubes como lampiões ou porcos, ou seja, se não o tentasses contratar agora, seria complicado contratar no futuro, porque o valor de certeza que iria subir muito.
Eu não sei de certeza se este foi o caso do Paulo Oliveira, mas parece-me que sim.
Não tem haver em sermos o carnide ou não, mas é normal que os clubes com capacidade financeira para isso, contratem jogadores para serem emprestados e depois serem usados no futuro quando certos jogadores saírem.
Eu sou da opinião que jovens até aos 25 anos têm de ter muitos mins! Normalmente é até aos 25 anos que um jogador poderá evoluir mais, depois a partir daí dificilmente vai evoluir muito mais.
Uma coisa são jovens médios, extremos, avançados, que normalmente têm várias oportunidades para entrar durante os jogos (se não forem titulares), outra coisa são defesas e guarda-redes, que se não forem titulares das suas equipas, raramente vão jogar durante a época.
Eu falo aqui no caso do Paulo, como posso falar no caso do Dier por exemplo.
Ambos estão numa idade que precisam de jogar e ambos já estão num patamar que não vai ser jogar pela equipa B (quando não jogam pela A) que os vai ajudar a evoluir.
Eu sinceramente, mesmo com as 4 competições que vamos participar, preferia ter Rojo e Dier titulares com Mauricio e + 1 jogador (um jovem da equipa B ou um central com 25 anos para cima) como suplentes.
Um jovem jogador como o Paulo que vem de 2 épocas em que fez mais de 3 mil mins, passar para uma época em que se calhar faz mil (como o Dier fez a época passada, só contado os jogos pela equipa A) não é bom para sua evolução.
Apesar dos 22 anos, já é um central com rotação de 1ª Liga.
Mesmo que não comece a época a titular, numa época tão longa (mais jornadas, Champions etc) as coisas num posto tão sensível como o centro da defesa podem mudar de um momento para o outro.
Posso-me enganar, mas acho que o Paulo Oliveira assim que tiver oportunidade, vai agarrar o lugar.
Por isso mesmo, se ele passar de 3 mil minutos para mil minutos, não achas mau para sua evolução?
E sim os centrais é um posto sensível e que se tenta fazer tudo para não mudar, por isso se o Paulo não for titular, dificilmente jogará.
[hr]
Cansaço há e os jogadores e a estrutura vão ter de saber lidar com isso, lesões não se sabe.
E sim é muito provável jogares sempre com os mesmos centrais nos jogos da liga e da champions, não faria sentido outra coisa. Na taça de Portugal poderás mudar, mas se avançares na competição, o provável é jogar os centrais habitualmente titulares. Na taça da Liga, tendo em conta o que foi dito pelo Sporting, deverá jogar os jogadores da equipa B e juniores.
Atenção, eu não digo que tenho razão ou não, mas é uma opinião minha. Os jovens precisam de muita competição, para conseguirem evoluir o máximo possível, porque senão começam a estagnar e isso não é bom para eles nem para o clube.
[hr]
Eu não digo que o Sporting contratou-o para emprestar, o que eu digo é que se ele não for aposta como titular, o melhor seria emprestar para ele jogar e não estagnar a sua evolução.
Mas achas que ele tendo possibilidade de vir para um clube como o Sporting, ele iria ficar no Vitória? Claro que não. Mesmo que seja emprestado depois a um clube 1ª divisão, ele é jogador do Sporting e em termos financeiros deverá ser muito mais compensatório do que quando estava no Vitória.
Também acho que nos centrais não haverá grande rotatividade. Aliás, é raro o treinador que proporciona grande rotatividade no centro da defesa. São jogadores menos sujeitos ao desgaste, é uma posição em que é particularmente importante o conhecimento do parceiro, etc. Daí que, na minha ótica, seja um exagero contar com 4 centrais na equipa principal, sendo preferível ficar com 3 centrais na equipa principal, chamar um da B regularmente ao trabalho e dar-lhe minutos e ritmo nessa mesma equipa B.