Percebo perfeitamente. Aliás no relato que fiz aqui há já algum tempo do meu encontro com ele num hotel do porto por acasião de um Rio Ave-Sporting, como sabes fiquei muito impressionado. É fácil ver nele, mesmo que com contacto breve, esse conjunto de qualidades profissionais e pessoais. Mas isso não quer dizer que esteja acima da crítica e que, principalmente, não tenha ainda que aprender bastante. Mas como sabes, sempre achei o PB o menor dos problemas do Sporting. Era bom era.
A questão não se coloca dessa forma… Segue este raciocínio:
Na tua opinião e de muito boa gente o Paulo Bento é um elemento imprescindível para o Sporting, porque é um homem de carácter que defende o clube e além disso consegue uma constância de resultados acima da média tendo em conta os últimos 30 anos.
Então como explicar que alguém com tantas qualidades não consiga alcançar aquele que é só o objectivo principal do Sporting no futebol que é ser campeão? É porque algo está errado… mas na tua opinião esse algo não está relacionado com o Paulo Bento ou, na pior das hipóteses, ele é o menor dos responsáveis (uma vez que ele tem imensas qualidades).
Analisando então o que está errado, vemos que, apesar do problema crónico das arbitragens e outros factores extrínsecos ao Sporting, a verdade é que não ganhamos em grande medida por culpa própria (por múltiplas e diversas razões). Ora, se o grosso da culpa não é do Paulo Bento, então será de quem? Abaixo dele (leia-se jogadores) é pouco provável pois é Paulo Bento que faz essa gestão, logo e porque PB tem as tais qualidades apregoadas, não se pode tratar de uma major flaw a este nível. É pois provável que o problema resida acima dele. A inércia, a apatia, a falta de mentalidade competitiva e vencedora, a defesa dos interesses do SCP perante os seus adversários e acontecimentos desvantajosos, a incapacidade em aumentar o orçamento disponível e por aí fora não serão portanto culpa de PB mas sim de quem dirige o clube. E são esses factores negativos que, em parte, impedem PB de conseguir atingir o único resultado considerado excelente dentro de portas para o Sporting: ser campeão.
Ora, se a responsabilidade por não sermos campeões apesar de termos um treinador excelente e imprescindível é em grande medida nossa, e se essas pessoas estão acima de PB, então não faz sentido votar numa candidatura que represente o que existe actualmente. Lá por garantirem o condutor de fórmula 1 chamado Paulo “Schumacher” Bento, isso de pouco vale, pois em 4 anos o máximo que lhe deram (em todas as suas vertentes, orçamentais, defesa do clube, etc etc) foi um Fiat 127.
Ou seja, votar numa candidatura que queira a continuidade de Paulo Bento sim (aceita-se), mas não na combinação específica Direcção actual + Paulo Bento… em 4 anos não foram ainda capazes de nos dar um campeonato sequer (esperemos que seja desta) e, se o problema não está na metade PB, então é mais que lógico que reside na outra metade, i.e., na actual Direcção.
Pronto, desculpem lá o testamento, deu-me para escrever.
Eu sei. Aliás, ainda há dias fui ver esse teu tópico novamente. Tive saudades, sobretudo depois de estar a falar com o Majestade no messenger e ele defender de maneira acérrima a continuidade do nosso actual treinador. Quanto ao resto da tua opinião, concordo contigo e digo-te mais, na minha humilde opinião, está mais para Paulo Bento continuar (seja quem for o presidente) do que propriamente sair.
Eu já disse e volto a dizer: não acredito que PB vá continuar (seja com que presidente for). E acho mesmo que (por diversos motivos) ele não vai, nem deve, ser o treinador da próxima época.
Acrescento mesmo que esta manchete da Bosta, nesta altura da temporada e de “pré”-eleições, traz mais água no bico do que outra coisa…
O problema é que, como já se sabia, os jogadores estão, praticamente na sua maioria (se não todos), com ele. O mais recente é Izmailov:
[b]Quanto a Paulo Bento, Izmailov disse que plantel de continuar a ser orientado pelo técnico. «Tenho a certeza que, se dependesse de todos os jogadores, Paulo Bento ficaria»[/b], afirmou, revelando ainda que o treinador não falou com a equipa sobre qual é a sua intenção: «Não, não faria sentido falar sobre essas questões com os jogadores». «Ele não quer distrair a atenção dos jogadores», sublinhou.
Eu ainda estou para perceber como é que um treinador vai para um clube chamado Sporting Clube de Portugal e fica sempre em segundo lugar, com futebol pessimo, leva abadas historicas e poe a imprensa internacional a dizer que o Sporting tem “Uma equipa assustadoramente fraca” é idolatrado pela grande maioria dos adeptos Sportinguistas.
Ele realmente como defensor do Sporting nao lhe tenho nada a dizer mas como treinador…
Nao estarao alguns adeptos a confundir as coisas?
Essa parte que meti a bold mostra logo a falácia em que estás a incorrer. Não vamos falar do Malcom Allison, pois não? Pois esse foi quase há 30 anos.
Portanto, presumo que estejas a falar do Inácio e do Boloni.
Ora, Inácio tinha acabado de ser campeão. No ano seguinte, a equipa foi reforçada com grande parte da selecção nacional: PB, JVP, Rui Bento, Dimas, Rui Jorge e talvez mais algum de que não me lembre. Mas a verdade é que esse início da época 2000/01 não correu nada bem. Depois houve aquela rábula com o Mourinho e o Inácio ficou numa posição muito periclitante. Mas até dou de barato a equipa campeã ao Inácio. Contudo é preciso não esquecer que foi uma época e um título de “Sangue, suor e lágrimas”, pois o plantel do Porto era claramente superior, e só devido a um plantel extremamente forte fisicamente é que nos conseguimos bater com eles.
Mas arranjar o Boloni como exemplo, por favor… Não tenho a mínima dúvida que com o plantel que o Boloni tinha à disposição, PB seria campeão com muito maior à vontade que o romeno. Não te podes esquecer que num plantel que contava com Jardel (e não é preciso dizer mais ninguém), Boloni conseguiu ser só campeão na penúltima jornada e graças aos lamps e num campeonato que porto e lamps estiveram fora da corrida desde muito cedo. De quantos em quantos anos isso acontece? Mas seja como for, nem daria grande crédito ao PB por ser campeão com o plantel de 2002. Até eu que nem o nível 0 de treinador tenho, conseguiria ser campeão. Aliás, só o burro do engenheiro é que não conseguiu ser campeão (em 2000) com Jardel no plantel.
Já agora, apesar de este ano realmente o nível concretizador da equipa estar a ser horrível (os avançados lá saberão porquê, pois não é por falta de oportunidades criadas), o Sporting de PB é em média bastante mais concretizador que o Sporting de Inácio. Portanto, se golos significam espectáculo, o Sporting de PB é mais espectacular que o de Inácio.
O que realmente interessa para muitos e que o Paulo Bento conseguiu sempre vencer o campeonato da segunda circular com o Sporting, e isso basta para a maioria dos sportinguistas, que com as historias dos orçamentos e do enfraquecimento do futebol atraves das outras modalidades, ganharam a impressao que o Porco e uma equipa invencivel e que o segundo lugar “ja e um enorme feito dadas as circunstancias”. Afinal o SL Buraca tem um orçamento 5 vezes superior ao do Sporting, ou la qual e o numero de vezes que o shor doutor Soares Franco magicou.
Quando se tem um presidente que diz que o “beifica é maior do que o Sporting” e que cultiva uma relação entre clube e jogador que se esgota nos euros que o primeiro dá em troca dos pontapés na bola do segundo;
quando o capitão de equipa é o primeiro a manifestar vontade em sair no início de uma época;
quando a direcção se recusa a fazer a prometida homenagem a um dos jogadores mais emblemáticos dos últimos 20 anos;
Em suma, quando não existem referências e ídolos dignos desse nome…já qualquer coisa serve…os sócios e adeptos precisam de ter ídolos, isto é, pessoas que admirem, pessoas com as quais se identifiquem, pessoas que lhes possam servir de farol e indicar o caminho, pessoas, pessoas que espelhem os ideais do clube. Quando não as encontram no presidente, num dirigente ou num jogador é natural que a procurem no treinador.
Nem interessa que ele não faça convenientemente aquilo que acima de tudo dele se exige (pôr a equipa a jogar bom futebol, ganhar o campeonato, elevar a imagem do clube na Europa) porque terá sempre as desculpas do costume: o orçamento, os assobiadores profissionais, os árbitros, o azar e por aí fora. Desde que mande umas bocas bem mandadas nas conferências de imprensa e ganhe competições secundárias de consumo interno, é o maior, é Sporting, é para continuar ad eternum independentemente da epidemia de narcolepsia que costuma atacar em Alvalade em dias de jogo ou das goleadas que se sofram com todo o Mundo a ver.
O PAULO BENTO É O TREINADOR CERTO NA EQUIPE CERTA É UM TREINADOR QUE MANTÉM A DISCIPLINA DENTRO DA EQUIPE E QUE DEFENDE OS INTERESSES DO SPORTING, O SPORTING É GRANDE DEMAIS PARA ESTAR DEPENDENTE DE A B OU C PRIMEIRO O SPORTING… QUEM NÃO QUER ACEITAR AS REGRAS VAI EMBORA, MAIS VALE UM JOGADOR DE VALOR MÉDIO COM VONTADE DE JOGAR NO SPORTING, DO QUE UM EXCELENTE JOGADOR QUE SÓ VAI DESTABILIZAR O GRUPO.
FORÇA PAULO BENTO CONTIGO SEMPRE.
:naughty:
Nem interessa que ele não faça convenientemente aquilo que acima de tudo dele se exige (pôr a equipa a jogar bom futebol, ganhar o campeonato, elevar a imagem do clube na Europa)
É isso mesmo. Sê realista, exige o impossível.
Quem foi o treinador que já fez isso no SCP…? Até parece que Inácio era o rei do futebol bonito. Foste campeão, e com o romeno também, é verdade, mas também tinhas a melhor equipa dos respectivos campeonatos. Não podes negar. Ganhar um campeonato não depende unicamente de um treinador nem da beleza de futebol praticado. Vai ver o plantel de há 3 anos, e ri-te. Vê o do fcp, ri-te ainda mais. As arbitragens nem preciso lembrá-las. Convenientemente, quando é para atacar Bento, esquecem-se delas. Não é como desculpa que o digo, é mais como um facto que mando para o saco dos prós e contras.
O Bento, tem troféus oficiais [porque é que aí nas exigências não entram as taças? Não contam…?], há 3 anos que leva a equipa ao palco máximo da Europa. Este ano levámos coça, mas só acontece a quem lá está. Se isto não é elevar o nome do Sporting na Europa, não sei o que será. Será que é não ir…? E toda a gente fala das coças contra Barça e Bayern, mas será que elevámos o nome do SCP quando levámos 3-1 do Viking na Taça UEFA em 99/00…? Será que foi no ano seguinte 01/02 na Champions em que num grupo com Real Madrid, Spartak Moscow e Leverkusen conseguimos acabar em último com 2 pontos [0 vitórias, 2 empates, 4 derrotas]…? Será que foi em 03/04 com uns 4-1 do Gençlerbirliği…? Será que foi na derrota da final da UEFA em casa, em que num ano de mau mas bonito futebol, não ganhámos rigorosamente NADA…?
Afinal Bento é diferente de quem…?
É melhor que quem…?
É pior que quem…?
Quem é melhor que ele? Afinal…
Não é por nada, mas já andas a enervar com essa merda, sempre com esse bota abaixo constante. Não sabes dizer outra coisa.
É certo que o Sporting não é o Sporting da época dourada dos violinos… mas “pequenos” o car****. Somos Grandes. Sempre. E voltaremos a ser Enormes.
Já tenho de ouvir os cabrões dos lamps e os cornudos dos tripas a vir com essa conversa (e mesmo assim nem todos, pelo menos os que andam de pestana aberta conseguem ter respeito e elogiar o Sporting bem mais do que alguns pseudo-sportinguistas)… não tenho de andar num fórum, à partida de Sportinguistas, sempre a ler comentários a rebaixar a grandeza do meu clube.
nao bébé . é precisamente por pessoas como tu . Nao sei se ja reparas.te mas tu meu amigo , nem do liedson dizes bem , o que é o teu sporting afinal ? diz-me ? porque tanto criticas tudo e todos ? é tudo mau para ti… enfim.
Qt ao topico , ja disse tudo o que tinha a dizer. para mim PB e para ficar senao existir condiçoes de ter um melhor.
Sim ja fomos grandes mas esses tempos ja la vao.
E nao deixa de ser ironico uma coisa, nós utilizamos como principal argumento para deitar os lamps abaixo eles viverem do passado e agora eu faço aqui uma pergunta nos vivemos do que? do presente?
Custe a quem custar o Sporting actualmente é um clube pequeno sem ambiçao e a grande maioria dos adeptos Sportinguistas vivem resignados a esta pobre mentalidade de clube perdedor.
E é exactamente por eu achar que o verdadeiro Sporting Clube de Portugal é um clube grande que eu as vezes “deito abaixo” para ver se pelo menos alguns Sportinguistas abrem os olhos e que consigam ver a miseria actual de um grande clube.
E eu digo bem de algumas coisas voces é que so reparam no que eu digo de mal
[b]Custe a quem custar o Sporting actualmente é um clube pequeno sem ambiçao[/b] e a grande maioria dos adeptos Sportinguistas vivem resignados a esta pobre mentalidade de clube perdedor.
Volto-te a dizer: pequeno, o caral**.
Das duas uma: ou és um infiltrado, um fdp de um tripa ou assim a gozar com a nossa cara, ou um sportinguista bem fraquinho (e não apenas de memória).
O tempo não volta para trás. Para o bem e para o mal. Se já fomos a força dominadora deste país, também já estivemos na lama, desportivamente falando, em que 13 épocas tivemosem que não cheirámos nada e estar abaixo do 3º era (aí sim) uma realidade recorrente.
E tendo em conta isso, dizer que um Sporting, que nas últimas 8 épocas ganhou 2 Campeonatos, 3 Taças, 4 Supertaças, foi a uma final internacional e a várias finais nacionais, é um clube «pequeno»… e em que só não ganhou mais também muito devido a um dominio de um clube do norte construido e sustentado em grande parte graças a tácticas no minimo bem suspeitas (daquelas que até obrigam a sentar o cú na barra dos tribunais)… só podes estar aqui a gozar ou muito equivocado. :arrow: