Paulo Bento - 15 minutos com um senhor treinador

No sábado passado aconteceu-me um episódio inesperado e curioso que depois se transformou num extremamente interessante e que gostava de partilhar com vocês.

Por motivos profissionais no sábado passado (véspera do jogo do Sporting em Vila do Conde) estava no Porto e estive instalado no hotel onde costumo ficar sempre que é necessário permanecer de um dia para o outro. Bom, saí do quarto e dirigi-me para o elevador com a intenção de descer, quando dou de caras com o Paulo Bento e o Carlos Freitas. Como devem calcular depois da surpresa não perdi a oportunidade para uma troca de palavras, que se tornaria em muito mais que isso.

Identifiquei-me, dei-lhe os parabens e enquandrei muito rapidamente o treinador do Sporting naquilo que o nosso Clube significa na minha familia. E a conversa fluiu. Fluiu com a naturalidade das pessoas de bem, mas surpreendentemente (para mim) fluiu também escorreita e pedagógica. Falámos de montes de coisas. Do orgulho que ele sente em ser treinador do Sporting, da carreira da equipa, dos jogadores, do modelo de jogo, das ideias que ele quer implementar para a próxima temporada, das limitações financeiras, da cantera, dos objectivos, do futuro imediato do Clube, etc, etc, etc.

Foram cerca de 15 minutos só interrompidos pelo “Ó Paulo temos de descer pá…” do Freitas. Pode não parecer muito tempo, mas deu para perceber claramente que o Sporting tem de facto um grande treinador de futebol. Digo-vos sem qualquer problema ou ponta de dúvida que o Sporting Clube de Portugal tem um ENORME treinador. Uma coisa é a ideia que temos das pessoas por aquilo que vemos e ouvimos na TV, pela intervenção na gestão da equipa nos jogos e outra completamente diferente é o feeling que contraímos com o contacto directo. E este homem é como o algodão: não engana!

Para além do trato finíssimo (bem distante daquele pragmatismo que revela nas conferências de imprensa…) o conceito que tem do jogo, a paixão pela táctica, os princípios e os valores que tem como fundamentais para uma equipa profissional com as responsabilidades e a dimensão do Sporting, a ambição que tem para triunfar no Sporting e a personalidade que revelou, devo confessar, impressionou-me sobremaneira! Estamos sem qualquer margem para dúvidas na presença de uma pessoa que sabe o que quer, para onde quer caminhar e o que fazer para percorrer esse caminho! Não é só imagem, “boa imprensa” ou alguém a fazer favores a alguém.

Depois descemos todos até ao lobby de entrada onde estava a equipa do Sporting à espera dele, despedimo-nos com votos de felicidade mútua e de seguida a completa estupefacção: Fiquei completamente parvo com o carisma, a disciplina e o respeito que ele infunde na equipa
Senti-me quase patético só de pensar que aquilo poderia ser de uma outra forma! Agora é que eu entendo a metamorfose do Ricardo, as transformações do Polga, do Liedson, do Deivid… a atitude competitiva da equipa, a solidariedade…depois disto para mim tudo faz muito mais sentido.

Tenha este homem condições para fazer aquilo que quer e não tenho qualquer dúvida que o futuro será risonho e bem diferente das peseiradas do passado. Uma coisa para mim se tornou clara: o Sporting tem um senhor treinador de futebol!

Achei que seria interessante partilhar isto aqui nesta casa que ultimamente tão agitada tem estado. Um abraço a todos.

PS - É verdade, também lhe falei do forum, e sabem o que é que ele me disse? Já tinha ouvido falar… :o :smiley:

Muito obrigado por partilhar essa experiência. Eu no teu lugar ficava petrificado mas no fim só pedia um autógrafo :oops:

PS - É verdade, também lhe falei do forum, e sabem o que é que ele me disse? Já tinha ouvido falar... :o :D

LOL … quem será que lhe disse ? algum jogador ? Espero que não tenha sido o Douala, Tello, Pinilla, ou outro parecido :smiley: :smiley:

Eu tive oportunidade de estar com ele, em Novembro passado e fquei precisamente com a mesma opiniao aceraca deste grande senhor treinador do Sporting.

Estou convencida que ele com alguns ajustamentos no plantel e com a experiencia que ganhou neste tempo,vamos ter uma proxima epoca muito melhor do que esta.
E um homem que eu passei admirar muito.

Ainda bem que ficaste com essa ideia positiva!

Pelo menos dá-me alguma esperança no futuro após este periodo (demasiado) conturbado

Só uma questão Toca, o Carlos Janela? Esse ainda anda pelo Sporting? Ou seria o Carlos Freitas…?

Falámos de montes de coisas. Do orgulho que ele sente em ser treinador do Sporting, da carreira da equipa, dos jogadores, do modelo de jogo, das ideias que ele quer implementar para a próxima temporada, das limitações financeiras, da cantera, dos objectivos, do futuro imediato do Clube, etc, etc, etc.
Isso tudo em 15 minutos? :)

Podias era ser um bocado mais específico nesses pontos que referiste, mas obrigado na mesma.

Só uma questão Toca, o Carlos Janela? Esse ainda anda pelo Sporting? Ou seria o Carlos Freitas..?

Pois! Confesso que só posteriormente é que me apercebi!

Janela?? Mesmo correndo o risco de ser “flamado” antes o Freitas ao Janela! 8)

Grande Toca, ficaste fã do Bento…

Têm razão, o Freitas. Isto até dá para tudo. É o descontrole… :wink:

Já corrigido.

Falámos de montes de coisas. Do orgulho que ele sente em ser treinador do Sporting, da carreira da equipa, dos jogadores, do modelo de jogo, das ideias que ele quer implementar para a próxima temporada, das limitações financeiras, da cantera, dos objectivos, do futuro imediato do Clube, etc, etc, etc.
Isso tudo em 15 minutos? :)

Podias era ser um bocado mais específico nesses pontos que referiste, mas obrigado na mesma.

Claro que dentro de uma conversa informal como foi aquela. Mas comecei por lhe dizer que gostava muito do rigor da equipa, mas que gostava de ver a equipa mais desenvolta a atacar a baliza adversária, e o homem começa a desbobinar conceitos tácticos…parecia uma aula! :slight_smile: Mas fiquei impressionado. Outra das coisas que ele referiu foi que as alterações que se vão fazer na equipa são precisamente com o intuito de lhe dar mais profundidade atacante. E para jogar noutro esquema táctico, mais agressivo.

Fiquei de facto fã. Incondicional. O homem percebe de bola até à medula. Se as coisas não correrem bem não vai ser por ali de certeza. O que mais me impressionou foi o respeitinho que os jogadores lhe têm e o ambiente saudável, descontraído, mas com muita ordem e disciplina que me pareceu existir no grupo. Não sou um frenquentador de balneários, mas confesso que fiquei deveras surpreendido.

:stuck_out_tongue: obrigado por partilhares isto, ás vezes penso que este forum devia ter mais coisas destas, por acaso até seria muito giro alguns jogadores ou até mesmo o treinador andarem por aqui, penso que teriamos todos imenso a ganhar com isso. :wink:

E a razão por que o Carlos Martins não foi convocado, não perguntaste?

“Opção técnica” :roll:

Obrigada Toca, sempre nos dás muito mais esperança para a próxima época.

Será que finalmente vamos ter extremos?

Eu preferia alguém que além de parecer perceber de futebol também pusesse a equipa a parecer que percebe de futebol. Coisa que em mais de 20 jogos PB não foi capaz.

Eu preferia alguém que além de parecer perceber de futebol também pusesse a equipa a parecer que percebe de futebol. Coisa que em mais de 20 jogos PB não foi capaz.

o objectivo do paulo bento era ganhar jogos e n meter a equipa a jogar um futebol vistoso, se ainda queria lutar pelo titulo tinha de se preocupar mais com os resultados que com as exibições, proxima eqpoca acredito que a equipa vai jogar mt melhor e usando outro esquema tactico :wink:

o objectivo do paulo bento era ganhar jogos e n meter a equipa a jogar um futebol vistoso, se ainda queria lutar pelo titulo tinha de se preocupar mais com os resultados que com as exibições, proxima eqpoca acredito que a equipa vai jogar mt melhor e usando outro esquema tactico :wink:

Defensivamente PB esteve muito bem, diria excelente. Mas treinadores que sabem defender há na I Liga aos pontapés. O dificil é exactamente aquilo que falta ao Sporting, saber atacar. Mas deixa lá, quando ele for despedido à 4ª jornada, com 2 empates e 1 derrota, nova esperança haverá, num outro treinador desconhecido e sem curriculum.

Defensivamente PB esteve muito bem, diria excelente. Mas treinadores que sabem defender há na I Liga aos pontapés. O dificil é exactamente aquilo que falta ao Sporting, saber atacar. Mas deixa lá, quando ele for despedido à 4ª jornada, com 2 empates e 1 derrota, nova esperança haverá, num outro treinador desconhecido e sem curriculum.

isso é que é confiança :lol: :lol:

eu tenho confiança no PB porque quando ele utilizar a sua tactica e os jogadores assimilarem tudo acho que o Sporting vai subir mt de rendimento. Por tudo o que aconteceu acho que este ano dificilmente o PB ia conseguir meter o Sporting a jogar bem