São momentos tão raros que têm que se agarrar a algo.
É relevar
São momentos tão raros que têm que se agarrar a algo.
É relevar
Paulinho 3G/4J na fase de grupos - superou as expectativas.
Fica a faltar 1 registo semelhante no campeonato - mas isso é conversa p/ outro dia.
A questão não passa pelas críticas aos jogos recentes do Paulinho, que são inteiramente justas. Passa, sim, pelo acinte com que são encarados erros e insuficiências que TODAS as equipas do mundo têm.
Há várias pessoas que dão mais importância ao facto de termos o Paulinho a avançado ou o Matheus Reis a lateral do que trabalho fabuloso feito no futebol sénior do Sporting desde que o Amorim é treinador. Chama-se a isso dar mais importância à árvore do que a floresta, ter uma floresta incrivelmente bonita à frente e que nos devia deixar a todos felizes e martelar insistentemente e quase obsessivamente no facto de essa floresta ter uma árvore que não é a ideal ou que foi demasiado cara para o que oferece.
Mas também é uma questão de hábito: passámos as duas épocas anteriores a criticar tudo, e com mais do que razões para isso, e não conseguimos abdicar de ter uma atitude permanentemente negativa, crítica e insatisfeita (“exigente”, dirão alguns, mas não é apenas isso). Como já há poucos motivos para criticar, ao contrário do que aconteceu nos dois anos anteriores a Amorim, a malta agarra-se de uma forma quase doentia às imperfeições de uma grande equipa do Sporting, quase dando mais importância às imperfeições (e dedicando mais tempo aqui a escrever sobre elas do que sobre o resto, como arma de arremesso contra o que quer que imaginam que seja o seu inimigo) do que à grande equipa que construímos com muito menos dinheiro do que os rivais!
Ok, mas o problema é que se o Paulinho não marcar golos o Sporting vai acabar por perder pontos. Não temos alternativa. Ele tem de marcar.
Grande Paulinho!
Vamos com tudo rapaz, agora é para continuar na senda dos golos!
Efeito Haaland?
E por isso é que TODAS as equipas do mundo têm criticas, críticos e são criticadas.
Cada um sabe das generalizações que quer fazer. Ou quem quer atingir quando critica e quando defende. O que eu falo, por mim, é que apesar do grande trabalho de Amorim, muita coisa pode ser melhorada e se eu não vir que está a ser melhorada reservo o meu direito de criticar.
Se há criticas e criticas e diferentes formas de criticar? Pois há. Mas que eu saiba a crítica, ao contrário do que alguns imbecilmente tentam fazer crer, não pretende nem faz a equipa perder jogos. Mais depressa uma equipa se arrisca a derrapar por deslumbramento, desleixo ou normalização de incompetência do que por pressão, exigência ou ambição. E aqui permaneço tranquilo porque, apesar das limitações, Amorim sabe não só escondê-las como gerir tudo o que referi.
Quanto a Paulinho meia dúzia de foristas nos últimos comentários resumiram muito melhor do que eu aquilo que penso. Nunca gostei de bater demasiado num ceguinho que, no fundo, não tem a maior quota parte da culpa (de quanto custou, da forma como Amorim fala dele, de estar num Sporting). Só o facto, realmente, de vermos a floresta verdejante de a equipa ganhar impede que se repare tanto no eucalipto simpático mas inepto lá no meio.
Logo a seguir ao primeiro falhanço do Paulinho, um vizinho meu na bancada tapou os olhos com a mascara e disse para o colega “olha o Paulinho à frente da baliza”.
Grande João Paulo, se é para fazer golo é para fazer com classe, não há cá golos de encostar
Impede a alguns. Não a todos.
As críticas ao Paulinho são justas e merecidas. Por muito que dê ao jogo corrido do Sporting, blah blah whiskas saquetas… Falha demasiados golos cantados. E quando assim é, recorrentemente, as críticas são justas.
Adorava achar que 3 golos em 4 jogos na UCL são aquilo que podemos esperar dele, mas sei que o Paulinho real é aquele que temos no Campeonato. Ele que me cale, que eu estarei cá para lhe bater palmas de pé.
Não. Não é isso. É perceber que nenhuma equipa do mundo é perfeita (nem o Bayern o é!) e dar mais valor a termos uma grande equipa que não gostarmos ou acharmos suficientemente bom um dos seus jogadores.
Deslumbramento? Eu não estou a escrever que o Paulinho é excelente, nem sequer suficientemente bom, nem o estou a elogiar. Portanto não é por aí.
Como disse, não me incomoda nada um certo tipo de críticas ao Paulinho, até porque ainda nos últimos jogos (e em especial depois do jogo com o Moreirense) as fiz.
Mas há malta que parece, pelos comentários aqui escritos (e que é a única coisa que conhecemos dos foristas, não faço extrapolações para mais nada além do que escrevem), vibrar mais ou ter mais gosto em malhar no Paulinho e nos “idiotas” que o acham bom - e quem diz o Paulinho diz o Vinagre, o Matheus Reis, k Ugarte - do que com termos a melhor e mais consistente equipa do Sporting em muitos. E certamente a que melhor relação custo-rendimento tem desde que me lembro de ver o Sporting jogar.
Vamos ver, algumas críticas são justas, pelo menos para mim há 2 jogos neste campeonato em q a brincar ele já podia ter 5 golos marcados em vez de 1.
BSAD e Moreirense, mesmo aquela contra o Guimarães, por isso é q defendo q o TT devia rodar mais vezes com ele no campeonato, o Amorim aí por vezes n o tem protegido bem, é q já se começa a tornar penoso em Alvalade em q um gajo até tem medo q um dia em cima da linha de golo em vez de empurrar para dentro acerta na parte de cima da barra depois de acertar num tufo de relva.
Eu também tenho pancada com o Vinagre, a única coisa q chateia é q às vezes parece q o pessoal quase vai andar á pancada por causa disto, e quem é a favor está com a Direção e quem é contra é um Brunista possuído.
É futebol, e o Paulinho tem de se desenrascar, se quis vir para cá já sabia o q o esperava, ou achas q no Dragão ou na Luz seria melhor tratado?
É só veres o q diziam do Seferovic e dizem do Pizzi q marcam golos em fartura.
Percebo que a equipa não é perfeita. Desafio a encontrares alguém que diga que é ou que espera que seja.
Mas também percebo que a equipa podia ser ainda melhor ou ser bem melhor em certos aspectos, pelo menos mais perto da perfeição se preferirem nesses termos, com outro jogador que jogasse na posição do Paulinho. E não é por falta de vontade ou de dinheiro que essa alternativa “não exista”. Nem vou passar o resto da época quieto e calado ou acrítico por não haver essa alternativa apesar da equipa ir ganhando. Pronto, há também quem consiga perceber a simplicidade disto, há quem não consiga.
Até falham os l’s como o varandas! Pauinho!
Ganhou mais um balão de oxigênio. Verdade seja dita, ele dá tudo e trabalha imenso para a equipa. Ontem fez algo que não costuma a fazer, pegou na bola e foi para o golo. Não tentou passe ou desmarcação, simplesmente foi para o golo. É isto que ele tem de fazer mais vezes. Acertar nos postes…não sei o que dizer, não me lembro de ver um avançado do Sporting acertar tantas vezes nos postes. Mas o Amorim dá os treinos, vê os treinos e vê o que o Paulinho faz. Para o manter no onze, é porque nos treinos ele deve render. Portanto vou continuar a confiar no Amorim, e assim…a confiar no Paulinho. Oxalá que comece a acertar menos nos postes e a ter mais iniciativas como aquela de ontem.
O Adán veio a custo zero. O Porro está cá a jogar há dois anos emprestado, descoberto num Girona e por quem ninguém dava nada. E há outros.
O que vocês querem, ou o que tu queres, é a perfeição: acertar-se em tudo e não se errar em nenhum (como se errou no Paulinho). Mas isso não existe.
Essa conversa isolada serve de pouco. Todos os clubes do mundo têm flops, todos contratam jogadores e arrependem-se a seguir. A questão que importa é a taxa e a percentagem de acerto. Precisamente por nenhuma equipa do mundo ser perfeita é que não percebo o drama em torno de esta equipa do Sporting ter uma/duas carência(s) e não ser perfeita.
Eu não quero estar a defender ninguém (e se estiver é o Amorim e o Sporting), mas acho sintomático e de significado evidente que haja uma obsessão com uma “árvore má” que vos consuma muito mais tempo do que o facto de termos uma floresta do caraças, com jogadores do caraças, reforços do caraças e uma equipa do caraças.
Fiquem felizes, pá. Há alturas em que o ambiente aqui parece de enterro por causa do Paulinho, quando há muito mais motivos para estarmos felizes do que para estarmos chateados. O Sporting foi campeão, está a jogar bem, está cheio de saúde e vida. Ninguém diz que o Paulinho é suficiente - o que as pessoas que estão deste lado não percebem é o drama que vocês fazem com um jogador, ou dois, ou três, num plantel de 25 que tem uma coisa estupenda: é muito bom para o que custa, que é muito menos do que os rivais, e continua a dar-nos alegrias.
O problema das pessoas com alguns críticos do Paulinho não é as críticas, que na maior parte das vezes são justas — é a obsessão dessas pessoas que dedicam grande parte do seu tempo, num Sporting cheio da saúde, a dizer “sim, mas…”. E aqui o “sim, mas…” é sim mas o Paulinho, sim mas o Rúben Vinagre, sim mas o Matheus Reis. Sim, fomos campeões — mas há isto, aquilo e acoloutro. Numa escala de importância, o que temos de bom não é muito maior e mais importante que as pequenas “nódoas” que mal se veem numa camisa do caraças?
Ali no sim está tanta coisa boa que parece que não interessa nada porque se cometeu aqui um disparate que foi o Paulinho.
Enfim, é apenas uma questão de perspectiva: há quem veja um copo praticamente cheio, pelo menos mais cheio do que me lembro de estar em muitos anos, e fique feliz com isso; e quem sinta que há ali um bocadito que ainda podia estar com mais água sem transbordar e insista e martele nessa tecla obsessivamente.
Viva o Sporting.
Desculpem o desabafo, mas hoje no estádio senti alegria, otimismo, aceitação de algumas fragilidades (repito: todas as equipas as têm) porque no deve e no haver, as virtudes são muito maiores e isso faz-nos felizes. Aqui o ambiente é outro, mais soturno, como se fosse mais importante o avançado não ser excelente do que a equipa ganhar.
Quando no início do jogo mandou ao ferro de depois falhou mais um golo cantado, a vontade era de expulsar o homem do Sporting… epá é muito azelha mas tenta sempre… e a verdade é que depois marca um golaço tremendo!
Tenho pena dele.
A vida custa-lhe muito por certo.
Mas carai, que lhe corra bem fdx crl.
Sporting!
Fantástico o apoio que recebeu dos adeptos!
Enquanto estiver em campo, penso ser a melhor forma de o motivar. Que pegue neste carinho e faça a bola beijar as redes mais vezes!