Sabes como se desmonta um texto do chat got em 3 linhas? Os olmecs não deixaram registos escritos! Com mais umas linhas ainda te posso dizer que os mitos de dilúvio na mesoamérica não tem nada com os do médio oriente . A não ser que consideres também as cheias em Alges nos anos 60
Mesmo devido aos milenios de de intervalo, e ao facto de algumas delas nao terem quaisquer meios de ligacao, por exemplo as das Americas com as Asiaticas, nao achas estranho que varias relatem mais ou menos o mesmo fenomeno?
Nao e desconhecimento nao, e mesmo ir um pouco mais alem daquilo que te ensinam nas universidades e escolas…
Por exemplo, se eu te disser que a arca de Noe esta em cima do Monte Ararat na Turquia, tal como o Antigo Testamento diz, tu nao acreditas, mas toma la a foto:
Meu não liga nada, não há registos de sedimentos sem ser nas zonas das religiões do livro. Cheias e tsunamis tens desde sempre , os mitos da mesoamerica são mitos de renovação cíclica não são a arca de Noé
Como os ciclos das cheias do Nilo como vida as da mesianerica são sobre a morte
Os Olmecs nao tinham escrita de facto, como muitos outros povos, mas isso nao impede de estudar os seus Glyphs, ou nao te ensinaram isso na Universidade onde tiveste tantas cadeiras sobre estes povos?
Vai la ver o que e o Cascajal Block…
E por mim, por aqui me fico, nao vale mais a pena…
Quando confundes mitos de criação com mitos cíclicos entre outros…é água e inundações é tudo igual. Falas dum acontecimento que aconteceu no mundo todo, mas não há sedimentos no mundo todo, trazes civilizações separadas temporalmente…queres que alguém te leve a sério?
O ónus de provar a existência de Deus é da religião. A ciência não tem que “provar a inexistência” de nada.
Tens um bispo no Iraque por exemplo
Papa negro? Lol. Woke!
Sim, malditos ateus, que não acreditam em amigos imaginários!
Espera, Deus anda a fazer países agora?
Então é capaz de se ter enganado mesmo, está sempre a desfazer e refazer o mapa, não se decide!
Está tudo na net! Aliás, ele riu-se quando eu meti um estudo patrocinado pela BBC, depois de ele ter metido um de um gajo qualquer sem credibilidade nenhuma (e que até pode ter alguma verdade mas que não responde à questão da aparência de Jesus).
Quando assim é, é o típico caso de alguém cujas fontes ‘credíveis’ são apenas as que satisfazem a sua narrativa. Demonstra ignorância e falta de humildade. E isso, no cristianismo, é próximo do satânico.
woke? a história é mais antiga que o cagar de cócoras
Ó céus…
Falamos de probabilidades.
Obviamente e principalmente há milénios atrás, a probabilidades de um determinado indivíduo ter as características físicas próprias da região onde nasceu é muito maior que não as ter.
Aliás, a própria falta de menção dessas características aumenta a probabilidade de Jesus ser como os outros habitantes da zona. Não tinha algo a este nível que o destacasse.
Mas navega lá no Sudário ser evidência de qualquer coisa.
Tenho algumas pontes sobre o Tejo para te vender.
Muçulmanos são “irmãos na fé”? O livro deles, que é a palavra direta do Allah, diz que os cristãos e os judeus são “as piores das criaturas” e que vão arder no fogo infernal para sempre. E os hadiths dizem que, no Dia da Ressureição, o Allah vai substituir cada muçulmano que está no inferno por um judeu ou cristão.
E podemos falar também das 72 virgens mamalhudas de olhos grandes para cada mártir islâmico.
Valha-me Deus
É um dos problemas da interpretação literal da Bíblia, o facto de haverem traduções que não podem ser literais.
Durante séculos, a Igreja foi acusada de querer manter o obscurantismo, por não traduzir a Bíblia e os rituais. Bem, eu naturalmente sou a favor das traduções, mas o motivo maior para a relutância em traduzir era precisamente evitar más interpretações…
Hoje, com quase 40 anos, os últimos dos quais como católico praticante, leitor e Catequista, embora isso não me dê autoridade nenhuma, considero que a Igreja falhou essencialmente por complicar aquilo que é fácil.
Eu olho para o meu Guia de Catequista (comecei no Primeiro Ano e vou no Quatro), e vejo ali uma complexidade absurda. Para Crianças! Para adultos, ainda mais.
Um Cristão não precisa de ser licenciado em Teologia para ser um bom Cristão. Porque, quanto mais informação se despeja para cima das pessoas, mais confusas e ignorantes elas ficam.
Isto, claro, na minhas modesta opinião.
Que eu saiba isso é setubalense… aliás, o @Incitatus se vier a Setubal e pedir um choco grelhado ali no Viso ou na Palhavã, e lhe perguntarem: “eh amigue, o choque é com tinta ou sem tinta”, vira a mesa e sai a correr berrando “woke woke”…
Setubalenses a adoptar a linguagem inclusiva antes de ser woke!
Jesus era um palestiniano semita que nasceu numa família judaica, numa região controlada pelo Império Romano e administrativamente gerido por um déspota judeu!!
Era portanto, tudo o que tu desprezas!
Até eu ateu, sou mais “cristão” do que tu e do que os odiadores profissionais que já aqui apareceram a poluir este tópico.
Os persas e os árabes, à data muçulmanos inventaram a versão moderna do Astrolábio, e um judeu a sua versão em metal… instrumento sem o qual o Bartolomeu Dias, o Pedro Álvares Cabral ou o Vasco da Gama tinham era descoberto o olho do cu!
Um Papa negro, anti aborto, anti igualdade de género, anti islão… mau, um Papa negro “facho” ???