Papa Francisco faleceu aos 88 anos

Notícia avançada pelo Vaticano…

https://x.com/vaticannews/status/1914226689065865254?s=46&t=6PYRofCAeDwuuF-ESEAL3g

DEP

Ainda ontem falou com o vance.. e apareceu a janela..

Ja se esperava, mas não tão de repente..

RIP

RIP

Foi um grande Papa. Espero que muito do seu legado permaneça vivo.

Cum mortuis, in lingua mortua: Requiescant in pace

7 Curtiram

Descanse em paz.

O toque do mal.

7 Curtiram

Quando o vi à janela a dizer aquelas curtas palavras, disse logo lá em casa que o gajo ia morrer breve.
DEP, parecia-me um gajo fixe.

Não foi, de muito longe, o meu Papa favorito. Fez algumas coisas extraordinárias (como ter a coragem de dizer que todos somos pecadores e nenhum pecador é melhor que outro) mas, no geral, sempre o considerei um bocado taralhoco, e bastante incoerente. E é nestas alturas que eu gosto de dizer estas coisas.

Foi um Papa popular, e morreu de idade. Que descanse em Paz.

4 Curtiram

O maior elogio que lhe deixo é que pôs um ateu a seguir a Igreja Católica.

Foi uma figura muito respeitosa.
Que descanse em paz.

6 Curtiram

Descanse em paz

6 Curtiram

Eu sou ateu.
Sou igualmente e frontalmente anticlerical e bastante critico das religiões organizadas, muito em particular a Igreja Católica, o Judaísmo e o Islão, assim como e principalmente todas as suas correntes, em especial as mais ortodoxas e radicais.

Acho que as grande religiões há muito que se desligaram do homem comum e pregam o que normalmente não fazem.

Acho que Jesus foi um dos primeiros grandes radicais anticapitalistas, seria chamado de perigoso comunista e terrorista nos dias de hoje, e não é por acaso que os mais cristãos dos cristãos, embora invoquem muito o seu nome, praticam quase tudo ao contrário do que o homem pregou.

Posto isto, nunca fui muito à bola com o lugar de sucessor de Pedro, que em várias épocas históricas deverá ter albergado verdadeiros psicopatas. Mas devo dizer que o Papa Xico até era um gajo com quem simpatizava bastante, talvez o único com o qual consegui efetivamente sentir empatia genuína. Via-se que era um homem do povo, e nem o seu passado de alegado colaboracionismo com a ditadura militar argentina apagam essa ideia porque apesar de algumas acusações, nunca foram provadas na justiça e a sua atitude, postura e declarações posteriores a esse período sempre foram em sentido contrário ao das acusações. Foi alias sob a sua liderança que a Igreja Católica Argentina fez mea culpa acerca da sua postura face à ditatura. Fair enough para mim que sou dos que acha que as pessoas são como as cebolas, têm várias camadas e que ao longo do tempo vão mudando, vão maturanto e cujos erros do passado, muitas vezes são garantia de alguém melhor no presente.

Por isso, fico triste com a noticia e que descanse em Paz. Num mundo cada vez mais sombrio era um dos fogachos de luz, e como estamos necessitados dessa luz.

5 Curtiram

Um Papa marcante, um Papa de todos.

Descanse em Paz.

1 Curtiu

Que descanse em Paz…

O papa ficou tão desesperado ao ouvir as alarvidades do JD que pensou: “Já não tenho cabeça nem coração para aguentar estes gajos, já não estou cá a fazer nada.”

E partiu.

Não sendo católico, era alguém que significava muito para muitos milhões de pessoas.

Era uma figura muito simpática, mas muito corajosa ao mesmo tempo.

Tentou mesmo ser o Sumo Pontifex entre muitos milhões.

Isso concedo facilmente.

Embora tenha a convicção de que a ‘Curia’ vai aproveitar a onda para meter um facho qualquer na Cátedra, porque é a altura ‘perfeita’ para isso, o Bergoglio deixou a fasquia muito alta para um intolerante ultra-conservador.

Não será fácil, mesmo num Mundo a caminhar novamente para os Trumps deste Mundo, tornar novamente a ICAR num lugar onde só alguns têm lugar. Eles até vão tentar. Mas o argentino deixou essa tarefa muito dificultada.

Estava a pensar nisso: deixa lá ver se no meio deste regabofe completo, até o Vaticano cederá à tentação de seguir pelo caminho do obscurantismo. Teremos um papa mais conservador e amigo dos Trumps da vida e de Israel, para quem até o Xico era antisemita?

Era um homem muito perto do Povo isso so eleva a sua imagem perante milhões de Pessoas como eu. Obrigado por tudo e que Descançes em Paz Papa Francisco.

Pode ser, mas a larga maioria dos Cardeais Eleitores ja’ foi nomeada por Francisco. Nao me parece que haja assim tantos fachos para eleger e sobretudo para votar.

1 Curtiu