Pagar casa vs Investir

A minha duvida coloca-se.
Imaginem-se com 60k de empréstimo para pagar.
E vêem-se com 150k (heranças, prémio, etc) na conta.
Pagariam a casa a pronto para não se chatearem mais, e ficando com o resto? Ou investiam em algo que retornasse mensalidade >= à prestação da casa? (se é que há aplicações deste tipo claro)

Amortizar os 60k a seco , deverá levar com uma taxa estúpida em cima, não?

Obrigdo

Taxa de penalização? Agora de cabeça e sem ler o teu contrato diria 0.5% do capital amortizado.
Amortizando o imovel deixas de pagar o capital, juros e comissões de empréstimo…
É ver quanto pouparias vs taxa juro de um investimento seguro

Pois a questão seria saber se existência investimentos a pagar mensalmente o que pago de prestação (300€).
E depois tendo o montante “parado” num investimento, é dinheiro que não se pode mexer nunca. (vá até daqui a 35 anos quando a casa tiver paga claro lol)

Com 150k e num cenário hipótetico o que faria era varias aplicaçoes (vamos considerar de capital garantido) e caso possivel em tranches.
Agora, de 150k, amortizando 60 ainda te sobra 90…

Eu pagaria o empréstimo, o preço final da casa a ser pago em 20 ou 30 anos fica no dobro da divida, e ainda tens de pensar que daqui a uns dois três anos a euribor vai aumentar e a prestação também.
O rendimento que terás com 150k é possível que não chegue para cobrir a mensalidade do empréstimo.

O rendimento mais seguro e com melhor rentabilidade são as obrigações do tesouro, que a 5 anos tem uma rentabilidade liquida de 3% .

Pois, pagar logo e ficar sem essa preocupação também me parecerá uma tentação.

Eu pagava já. Ainda te sobrava uma boa maquia para investires.

nao é uma tentação é o mais acertado :wink:

o restante investes no que quiseres

se o godinho tivesse no poder dizia-te para investires no fundo do sporting daqui a uns anos tinhas uns 500 mil na conta :smiley:

É difícil estar a dar palpites sem conhecer muitos pormenores, mas cá vai uma bordoada para discussão.

  1. Alugas a casa que deves os 60K, por valores próximos da prestação ao banco. Os inquilinos com a renda “pagam-te” a prestação ao banco e com o passar dos anos vais ficando com a casa paga sem teres grandes despesas adicionais.

  2. Compras uma nova casa pedindo um empréstimo. No crédito bancário negoceias com o banco condições melhores de financiamento acenando-lhe com por exemplo um dep. a prazo a longo prazo no valor de por exemplo 100K. Se até hoje sempre tiveste capacidade para pagar o empréstimo da tua casa, de futuro também terás. Dos 150K da herança negoceias a questão dos 100k com o banco que te financia a nova habitação e ainda ficas com 50k que podes aplicar num investimento seguro, e que possas levantar para qualquer eventualidade.

De salientar que em caso de morte de algum dos detentores do crédito a casa fica paga pelo seguro. São coisas que nem vale a pena falar mas que podem acontecer. Não sei se tens filhos, mas por exemplo se algo acontecer os teus filhos ficam com duas casas pagas e os 150k no banco.

Daqui a 20 anos terás a primeira casa paga, a segunda muito bem encaminhada e ainda terás os 150k mais os juros adjacentes a esses 150k.

Neste momento existem negócios fantásticos em termos imobiliários, que para quem tem alguma folga financeira são de aproveitar. Como sabes, as pessoas tem de viver em algum lado e nos dias de hoje não é propriamente fácil ter financiamento bancário logo o mercado de arrendamento está em expansão.

Como é óbvio não sei grandes pormenores dos contratos nem do teu núcleo familiar e rendimento, mas assim de repente a minha opção passaria por aqui.

Actualmente, muitos bancos isentam a penalização por amortização antecipada. Mais. Até fazem descontos. Ou seja e colocando a hipótese de uma liquidação total de 60 mil precisarias dos 60 mil menos 5% a 10% ( 3 mil a 5 mil ) para a amortização. Depende portanto dos bancos, do spread em vigor no empréstimo ( quanto mais baixo, mais interesse o banco tem na liquidação ), do montante em causa.

Para saberes as condições de liquidação, tens que ir ao banco, Lou. Muito provavelmente, valerá a pena.

É verdade mas muito depende do contrato e de cada banvo…mas 0.5% sao 300 euros :stuck_out_tongue: no maximo tmb nao é uma fortuna
Eu ao contrário de muitos, se calhar nao amortizava tudo…
Há que fazer contas ao spread que tens, etc

Aliás, até agarrava em 100 k e 50 para dep. Semestral.
20 para trimestral, 10k para anual e um outro mensal…
Sempre a capitalizar, ficas srmpre salvaguardado.
Múltiplas opçoes

Eu com 150.000 € esperava pelo próximo Bull Market.

Sendo um T4 (120m2 com 30 anos mas renovada) em Oeiras, perto de transportes e escolas (tipo 5 mins), conseguiria aluga-la a 500€ (e a puxar para baixo, mas com garantia que quem lá tivesse pagava sempre), daria para de facto pagar o empréstimo/imi/futuras obras, e conseguiria jogar com o Euribor.
A questão seria mais por a casa ter sido um excelente negócio e ter espaço de sobra (solteiro e bom rapaz).
Mas como estou a pensar ir para fora, tvz nem seja nada mal pensado.

O resto é de facto de estudar a hipótese.
Apesar de me parecer bom demais. :mrgreen:

Não é 3000€? lol

Eu sou daqueles que tem medo de ir ao banco, e ser violado sem vaselina porque não perceber grande coisa da poda.
Eles vao querer puxar sempre a sardinha para a brasa deles.
Prefiro a vossa opinião (anonima) aqui ahah

0,5% e não 5%. 300€, portanto.

Pesquisa no site do teu banco antes de lhes fazer uma visita. Neste momento, tens a faca e o queijo na mão. Tens dinheiro e se fizeste o teu crédito até há 4, 5 anos atrás, tens um spread muito baixo e que lhes dá prejuízo. É de todo o interesse deles que liquides o empréstimo.

Se vais sair do país a melhor opção é mesmo arrendares a casa. Acaba por não fazer grande sentido investires 60K em algo que não vais ter retorno financeiro nem sequer a vais usar a não ser eventualmente numas férias…

Fazes um bom contrato de arrendamento e ficas garantido. Os inquilinos vão-te pagando a casa enquanto tu manténs os 150K e os podes investir.

Conclusão: Continuas com a casa e com o dinheiro.

Mas dá uma vista de olhos no mercado de arrendamento e em possíveis imóveis que te interessem e faz as tuas contas. Tu com esses 150K no banco não tens problemas em fazer obter um excelente financiamento.

Depende do spread que tens, e do custo de capital que assumes ter. Por outro lado, podes sempre peceber o valor de mercado da casa e até que ponto não valerá a pena “matar” a dívida e ir buscar valias substanciais na venda da casa.

Na prática, se efectivamente tiveres comprado casa por volta de 2008, és capaz de ter um spread a rondar entre 0,3 e 0,6. Com esse nível de spread, e assumindo que a Euribor até 2016 não sobe acima dos 1%, talvez a longo prazo não te seja financeiramente rentável liquidares o empréstimo, porque na verdade o teu custo de dívida deve ser bastante inferior ao teu custo de capital (custo de oportunidade).

Se realmente tencionas sair, um aluguer cobre sempre a prestação que deves ter, complementado com uma aplicação segura e conservadora, seria o que eu faria

Pagar casa nem percebo como se poe outra opcao, quanto menos emprestimos uma pessoa tiver melhor e se tem capacidade para se ver livre deles nem devia pensar duas vezes.

Ate porque pode tudo estar a correr muito bem mas nunca ha garantias, se alguma coisa corre mal (os inquilinos nao poderem pagar por exemplo) ficas com o antigo emprestimo em cima e mais as outras despesas que entretanto fizeste porque estavas “livre” do outro.

Ja vi tantos exemplos por aqui entre pessoas conhecidas e amigos que ate tinham boas ideias e foi tudo cano abaixo, como nunca ha garantias e com dinheiro nao se deve planear com coisas que podem mudar de um momento para o outro.

E so um conselho mas investir eu so o faco com dinheiro “livre”, ou seja dinheiro que nao preciso em caso de emergencia ou outros pequenos azares que podem sempre aparecer.

E neste caso com 150k vs 60k de emprestimo a conta e facil, livra-se da mensalidade e ainda fica de sobra para pensar em diversas opcoes.

A casa é de 2012. O Spread é maior, a volta dos 3,15 praí.