Pagar casa vs Investir

Estas a fazer essa conta por baixo, a menos que seja aquela urbanização perto da NATO (Medrosa) e mesmo assim.
Garanto-te que andei à procura de casa em Oeiras/Paço de Arcos à 6 meses.
550 euros pago eu por um T3 com 110 mts2 na Vila de Paço de Arcos com alguns 60 anos mas renovada.

Por 500 euros até fazemos negócio :smiley:

Eu liquidava

Com esse spread, e com as taxas num mínimo histórico, com tendência a subir nos próximos anos, liquidava o empréstimo então

Não é má ideia alugar mas tem que ser com confiança. Ainda mais estando longe…
Há e ao contrário de muitas pessoas eu faria contratos curtos.
O inquilino sair é facil. Tu quereres que o inquilino saía é mais complicado…
Assim.contrato de curta duração o inquilino tem que se portar sempre bem…

Desculpa, queria dizer 4 Assoalhadas (e saiu-me T4). É um T3.
Sim eu puxei para baixo um pouco.
Mas é como tudo claro, mais barato não é garante de certeza de pagamento.
Na altura, se chegar, vejo com amigos / familiares de confiança.
Ou chineses (pagam sempre a pronto e a horas ahah)

Penso que o minimo é um ano, sendo renovavel automáticamente até um período de 5 anos.

Os meus pais moram perto. Mas percebo o que dizes.
E a parte do saírem…digamos que já não é a primeira ou segunda vez que se têm de “fazer valer” a nossa posição numa propriedade. (por muito censurável que as vezes seja)

T3 em Oeiras talvez mesmo pelos 500€ / 600€

Depende da zona e o estado do imóvel.

Locais que as pessoas mais procuram é Vila de Oeiras, Bairro Augusto de Castro, Stº Amaro de Oeiras.
Eu evitei Figueirinha, Moinho das Antas.
Paço de Arcos tem tudo mais centralizado mais comercio, estação, praia e escolas.

Lou,

Primeira grande questão… Tens interesse em mudar de casa ou preferes manter-te nessa?

Com um contrato de arrendamento anual bem feito não haverá grandes problemas. Desde logo pagam à cabeça 2 meses, o primeiro e o último. Se a coisa corre mal fico com 10 meses a receber (500euros x 10 meses = 5000). A divida mantém-se e há mecanismos legais para recuperar o dinheiro.

Como fiquei com 100k num dep. a prazo e com os restantes 50k para qualquer eventualidade não tenho problemas. Desses 50k tiro 5k para fazer face a essas despesas e ainda fico com 45k. Meto outro inquilino e resolvo o problema. Não vais argumentar que são todos caloteiros certo? :mrgreen: É que se forem todos caloteiros ainda fico com rendimento para aguentar mais 9 anos de caloteiros e sempre com 100k no banco…

Se o Lou tem rendimento que lhe permite pagar a prestação atual também ganhará para pagar a de um novo apartamento.

As pessoas são normalmente aversas ao risco, e por isso preferem pagar os empréstimos assim que surge uma oportunidade, mesmo nunca se apercebendo de que quando o fazem ficam muitas vezes sem dinheiro.

Imagina que eu tenho 100k e devo ao banco 90k e pago o empréstimo da minha casa. Fico apenas com 10K. No dia seguinte é-me diagnosticada uma doença e eu vou precisar de 100k para o tratamento. Chego ao banco e digo que preciso de um empréstimo de 90k para tratar uma doença. Sabes o que é que eles fazem? Ou mandam-te dar uma volta ou então dão-te por exemplo 50k de empréstimo com hipoteca da tua casa que vale 100k, e isso não te resolve o problema porque ainda te faltam mais 40k para pagares o tratamento. Conclusão: Estás lixado!

Se por outro lado fores pagando o empréstimo e ficares doente tens os 100k para o tratamento sem dependeres de ninguém e depois ficas a depender do teu rendimento mensal para continuares a pagar a prestação. Mas uma coisa é certa tu vais ser tratado.

Ter dinheiro é a base para a resolução de qualquer problema. O património não te serve de nada quando queres por de comer na mesa dos teus filhos porque eles não comem nem carros, nem casas, nem móveis, etc. E se tiveres aflito com falta de dinheiro vao-te sugar até ao tutano sempre que precisares de fazer uma venda ou um empréstimo. O sistema é feito para tubarões que estão sempre à procura de sangue na agua.

Se um dia o Lou quiser mandar tudo à fava, chega ao banco levanta os 150k e os juros e põe-se nas cortesãs… :twisted:

Nop. A nova lei de arrendamento veio mudar tudo…
Os prazos sao o que constam no contrato.
E até há bem pouco tempo fui senhorio- inquilino e vestindo as duas peles, contrato de 1 ano é o melhor até porque despejar inquilinos é tramado, time and.money consuming e é uma piçada do camandro mesmo agora sendo mais facil do que era há uns anos atras.

Ps. Se fizer as coisas bem feitas, conte em media com 28% de imposto para o estado.
Ou seja, em cada 1000 que recebe, 280 sao parao estado quando fizer o irs

E ainda há o IMI. São tudo contas que tem que ser feitas.

Nunca aceitei um aluguer que:

a) Não houvesse contrato
b) Sem recibo.

Mesmo que os beneficios ficais em sede de IRS estão cada vez mais a diminuir, acho que é uma salvaguarda.

Pibe…eu tambem nao e ja lá vão 3 anos. E sei bem o quanto me saiu do bolso.
Apenas rwferi pois muita gente nao sabe.
3,15% spread?! Tens a certeza??? Hum…

Vou confirmar.
Mas agora não tá muito diferente axo
Em 2011 era 4,01.

Os "spreads" no crédito à habitação aproximam-se actualmente dos 5%, segundo simulações feitas pelo Negócios. Contudo, quando se trata dos imóveis que têm no balanço, os bancos exigem uma margem pelos empréstimos para a compra de habitação mais baixa. O Barclays fixa um "spread" de 2,25% durante todo o prazo do financiamento.

Mas posso estar a fazer confusão…

Ja nao digo nada… :stuck_out_tongue:
Com spreads desses manda abaixo.
60k em bilhetes do tesouro ou semelhante rendem prai o quê? 1000 euros se tanto em juros anuais??