[b][size=14pt]Velázquez em agenda para reforçar ataque[/size][/b]É alto, possante, paraguaio, forte no jogo aéreo, joga melhor com o pé esquerdo, tem faro de golo e impõe-se na área. Não se trata de Cardozo e é um nome em carteira para reforçar o ataque do Sporting 2010/11: Pablo Velázquez.
O ponta-de-lança do Libertad, clube pelo qual se sagrou goleador maior do campeonato paraguaio, depois de ter conseguido idêntica façanha pelo Rubio Ñú em 2009, terá despertado o interesse dos reponsáveis da SAD leonina, segundo foi ontem noticiado por um órgão de comunicação social daquele país, a Rádio Ñaneuti.
A contratação do maior goleador das duas últimas edições do campeonato do Paraguai foi mesmo tentada pelo… Sporting há poucos meses. A revelação é feita pelo agente FIFA que representa Velázquez, Martín Oliva, que assume ter propostas pelo artilheiro do Libertad dos argentinos do Colón de Santa Fé e ainda de um emblema mexicano que não quis identificar.
“Há cerca de três ou quatro meses, chegou uma proposta do Sporting por intermédio do José Luis Chilavert [o mítico ex-guardião do Paraguai e agora colaborador de Martín Oliva] e o negócio acabou por não ir adiante por estarem envolvidos demasiados intermediários”, observa, para concretizar: “Neste momento, de facto, não há nenhuma proposta do Sporting, mas é normal que possam estar atentos, como já demonstraram no passado. Vamos ver o que acontece.”
O mesmo apreço por um eventual interesse dos leões foi, de resto, demonstrado pelo próprio jogador, interpelado por O JOGO. “Que eu saiba não há nada. Pelo menos, comigo ninguém falou. Só me falaram de uma proposta da Argentina, do Colón. Os dirigentes do Libertad estão na África do Sul, no Mundial e só quando regressarem saberei mais sobre o meu futuro. Se o Sporting me agradava? Claro que gostava de jogar no Sporting, é uma equipa grande e lembro-me que jogaram lá o Paredes e o César Ramirez. A minha intenção é sair agora. É o momento certo, a altura ideal”, disparou, sem rodeios, Pablo Velázquez.
Mesmo se o empresário do goleador diz que de momento não há (ou ainda não há) uma proposta formal do Sporting, a verdade é que Velázquez se enquadra no perfil distinto dos cinco avançados do plantel pretendido por Paulo Sérgio. O avançado que brilhou pelo Paraguai no sul-americano sub-20 em 2007 e que chegou à selecção principal do seu país em 2009 conta com características bem diferentes de Liedson, Postiga, Yannick Djaló, Pongolle ou mesmo Saleiro. Alto, possante, joga melhor com o pé esquerdo e tem no jogo aéreo um dos seus principais trunfos. Apontado como especialista nas bolas paradas, marca bem os livres, em força. Velázquez é ainda um jogador que se caracteriza pela entrega e espírito abnegado, sendo, sobretudo, um “rato” de área, perfilando-se como a referência pujante entre os centrais contrários que falta a um sector em que pontificam a velocidade, agilidade e mobilidade. O alvo posicional mais declarado poderá ter em Velázquez um potencial forte candidato.
Aos 23 anos, com grande margem de progressão e “no momento ideal”, como o próprio admite, para dar o salto para a Europa, Velázquez está referenciado pelos leões e pode suscitar uma abordagem que, ainda não repetida depois de uma primeira e precoce investida, se pode verificar nos próximos tempos. Ao que O JOGO apurou, pelo protagonismo alcançado nas últimas edições do campeonato paraguaio, Velázquez teria a sua cotação cifrada em valores a rondar os três milhões de dólares.
Pablo Velázquez
Pablo Cesar Leonardo Velázquez (Paraguai)
IDADE 23 anos (12/03/1987)
ALTURA 1,92 m
PESO 83 kg
POSIÇÃO Avançado
CLUBE Libertad (Paraguai)
in: OJOGO