Pablo Sánchez Valerón

Pablo Valerón reforça formação

Por Sporting CP
02 Fev, 2026

Futebol Formação

Avançado de 16 anos oriundo do CD Tenerife

Pablo Valerón é o mais recente jovem jogador a integrar os escalões de formação do Sporting Clube de Portugal. O espanhol de 16 anos chega das ilhas Canarias, onde representou o CD Tenerife e, também, a UD Las Palmas.

Já de Leão ao peito, Pablo Valerón apresentou-se aos Sportinguistas e expressou toda a sua felicidade pelo passo assumido. “Estou muito contente por estar neste clube tão grande e com muita vontade de dar tudo de mim para chegar o mais longe possível”, sublinhou em declarações aos meios de comunicação Leoninos.

“Sou avançado, mas também posso jogar como médio-ofensivo e acho que me destaco pela minha visão de jogo e remate”, detalhou, escolhendo Francisco Trincão como o seu exemplo a seguir na equipa principal. “Seguia-o quando jogava no FC Barcelona. Tem uma visão de jogo incrível, remata muito bem e tem muita qualidade”, elogiou.

Quanto a objectivos traçados, é com vontade de “melhorar, dar tudo para ganhar e ajudar o Clube” que Pablo Valerón encara a nova aventura no Sporting CP. “É um clube que aposta muito na formação e, por isso, quero chegar à equipa principal. É o meu sonho”, acrescentou o jovem espanhol, desde logo muito satisfeito também com a realidade encontrada na Academia Cristiano Ronaldo.

“A primeira impressão foi muito boa. As condições são incríveis e tenho sido muito bem acolhido. Têm-me ajudado muito”, reconheceu.

A fechar a sua apresentação, Valerón dirigiu-se aos Sportinguistas: “Vou dar a minha melhor versão e estou muito feliz por vestir esta camisola. Venham apoiar-nos porque vamos com tudo”.

Mais um para desaparecer com o tempo…. :melting_face:

E essa crença baseia-se em?

Em quase tudo o que chega.

Quantos chegam e aparecem, pelo menos, na B?

Já nem digo na A…

2 Curtiram

Contam-se pelos dedos das mãos os jogadores recrutados no estrangeiro que, nos últimos anos, foram contratados para a formação (fora equipa B)

Que entraram nos Sub-17 ou antes:

• Ivanildo Mendes (Sub-23)
  • Lucas Taibo (B)
  • Argyris Christodolou (Sub-19)
  • Daniel Ciesielski (Sub-23)
  • Jakub Stasiak (Sub-19)
  • Lewis Dawley (Sub-17)

Que entraram nos Sub-19:

• Etienne Catena
  • Adam Arvelo
  • Bento Estrela (Sub-23)
  • Erik Ingebrethsen (Sub-19)
  • Luka Petric (Sub-19)

Que entraram nos Sub-23:

• Paulo Iago (Sub-23)
  • Victor Guzman (Sub-23)

Incluí apenas jogadores que vieram para o clube em definitivo, e não emprestados. A maioria deles chegou há tão pouco tempo que nem dá para tirar conclusões - destes nomes que disse 7 ainda têm idade junior ou juvenil e 3 são seniores de 1º ano…

1 Curtiu

Estamos a falar de 13 jogadores nos últimos quê, 5 anos? Agora compara essa amostra com a de jogadores formados cá ou recrutados internamente que não chegaram a lado nenhum. É muito fácil criar-se uma ideia errada ou entrar em falácias para justificar que não vale a pena olhar para o estrangeiro.

Quando na realidade a amostra de jogadores a chegar à equipa A é super reduzida (se em média for de 2 jogadores por geração já é muito)

1 Curtiu

A questão é mesmo não ter resultado nenhum…

O mais próximo de resultar é o Bruno Ramos que já estava em Portugal.

1 Curtiu

Quantos não resultaram e já estão em idade de ter resultado? Uns 5? Isso permite concluir o quê, exatamente?

Uma coisa é verdade. Não há um espanhol que tenha vindo para as camadas jovens que até hoje tenha vingado. E têm sido vários,! Seja por lesões, ou ausência de qualidade. O Lucas Taibo dependendo da evolução pode dar alguma coisa.

1 Curtiu

Boa sorte em Alcochete

Falta alguns!! Essa lista não está completa. São mais…

Daqui a 2 anos segue para o Numancia

4 Curtiram

Não entendo o stress, por defeito a maior parte dos jovens não dá em nada.

Ter 1 de vez em quando que se foi buscar e deu já será bom.

3 Curtiram

Não percebi muito bem o que quiseste dizer, mas o ponto aqui é cada vez que assina algum jogador estrangeiro pela nossa formação, para além de não resultar apesar de serem mais ou menos, parece que não há plano nenhum, que os jogadores não são acompanhados que não acreditam neles, ou que até vêm numa fase menos feliz do percurso de formação.

Os únicos em patamares já interessantes são exatamente os dois que estão a ter mais sucesso, e mesmo assim não se percebe qual é o plano:

Bruno Ramos, que já se estreou com uma bela exibição com Amorim e desapareceu, e o Bafdili que tem qualidade inegável, estando a ser disputado por outras grandes equipas, sendo ainda capitão da seleção Belga.

Aguardo então por quem falta.

A vasta maioria dos jogadores da formação não vinga! Estrangeiros ou nacionais, e isso é perfeitamente normal. Agora, eu acho que tentar usar uma amostra curtíssima de atletas que vieram para cá recrutados no estrangeiro para prever que, à partida, nenhum outro vai resultar não faz sentido.

É quase como dizer que o Sporting não se devia focar na formação visto que 95% dos jogadores nem chega à equipa A.

A lógica aqui é que tendo disponível o mercado de todos países da UE para recrutar jogadores a partir dos 16 anos, há uma base de recrutamento muito maior e não apenas restrita a Portugal. O Pablo nem sequer é vem com rótulo de craque, é apenas um miúdo que foi identificado pelo scouting e sobre o qual não há nenhum informação online.

Sobre os nomes que eu referi acima, e para falar também além desses:

O Lucas Taibo tem características ótimas, tem vindo a ganhar algum espaço sobretudo na YL. O Ciesielski passou algum tempo lesionado, mas este ano chegou a ser convocado para a Seleção Polaca dse Sub-19, sendo o único jogador de 2008. O Bafdili tem deixado uma ótima impressão, na minha opinião.

Não vejo futuro em nenhum dos outros (sem ser o Dawley, sobre o qual não tenho opinião)

1 Curtiu

Isso! O Fatawu deu, por exemplo

1 Curtiu

Próxima estrela do Andorra FC

1 Curtiu

O que é feito deste?

Foi operado no final do ano passado e ainda está em recuperação.

1 Curtiu