Pablo Sánchez Valerón

Foi operado em dezembro. Tomou essa decisão para ultrapassar as constantes lesões

1 Curtiu

Dou as boas vindas ao miúdo. Mas vou na mesma conversa, não me lembro do último estrangeiro que resultou que não tenha vindo das ex-colonias.

Fatawu.

Percebo a citação. O Fatawu veio para a B. Já é uma equipa Sénior, refiro-me a escalões mais baixos. Assim de cabeça diria o Dier e é um caso diferente.

Se excluis jogadores que vieram para a B, então a amostra é curtissima, como demonstrei acima.

E numa amostra tão curta, estando a falar de uma prática recente, é normal que não haja casos de sucesso (até porque muitos chegaram nos últimos 2 anos)

Valerón? Nome pesado tem…

1 Curtiu

Verdade, mas é uma realidade. Já tivemos alguns e praticamente nenhum se impôs, mesmo na B a amostra é curta. Eu não sou contra estas aquisições, atenção, até porque ultimamente não nadamos em qualidade nas nossas escolas como noutros tempos. Só que, estas aquisições raramente têm resultado.

quantos espanhóis

Thousand Yard Stare Army GIF

jovens que vieram e resultaram ??

Até agora justificaram 0…,e palpita me que vai ficar pelo 0.

Desculpem, mas acho todos estes comentários absurdos e doentios. Ninguém aqui sabe absolutamente nada sobre o rapaz, nem ninguém aqui o viu sequer jogar alguma vez e só nestas horas já são 6/7 pessoas a traçarem-lhe o destino com base na sua… nacionalidade.

9 Curtiram

Tens razão.. mas se calhar tu e outros moderadores deviam estar mais atentos aquilo que se passa no fórum. Se estiveres, e tendo em conta que coisas piores passam em claro, isto não me choca assim tanto.

Eu estou e tenho apagado bastantes comentários e feito a minha parte - agora, não vou apagar comentários porque os acho idiotas ou porque não concordo, de todo, com a forma de pensar…

1 Curtiu

Da minha parte não leste nada depreciativo relativamente ao jogador, até porque nunca o vi jogar. Apenas referi algo de factual. Até agora nem 1 espanhol que foste buscar para as camadas jovens vingou, este até pode ser o primeiro. Não diz nada sobre a nacionalidade, mas talvez diga algo sobre a política de recrutamento num determinado mercado. Se calhar não vingam porque simplesmente se fossem bons ou sem problemas físicos ficavam em bons clubes espanhóis.

Agora como é evidente nunca irei criticar contratações deste tipo. Não temos sido muito felizes nesse recrutamento, se calhar temos de virar mais para outros mercados, como por exemplo o africano, não necessariamente de países lusófonos.

Não estou a falar de ti. Mas mais uma vez, a amostra é muito curta! Se repetires o exercício para portugueses, concluis o mesmo, só que a amostra é muito maior.

E atenção, as contratações dos espanhóis, a meu ver, tiveram 3 perfis diferentes:

• Taibo e Pablo Valerón - jogadores quase desconhecidos, de clubes mais medianos e a chegarem ao clube com 15/16 anos
  • Arvelo e Paulo Iago - jogadores com fama, internacionais jovens por Espanha, mas que vieram a revelar problemas físicos
  • Marsà - central com escola Barcelona para dar experiência à equipa B e dar uma perna na A se necessário. Até acho que o Marsà cumpriu com o que se poderia esperar dele
2 Curtiram

Eu sempre disse que deveríamos fazer scouting de jovens em mercados Europeus, e quanto mais perto de Portugal, melhor.

Por vários motivos, sendo que eu defendo que, com crianças e jovens, quanto mais perto de casa estiverem, melhor. Depois, claro que é difícil para nós competir com um Atletico, um Real, um Barcelona, um Valencia, um Bilbao, etc, mas as vagas nesses clubes são limitadas. Se um jovem espanhol tiver de escolher entre um Badajoz, um Huelva, ou um Sporting, acho que temos francas hipóteses de sucesso. Por fim, a quantidade de jogadores que faz a formação em pequenos clubes espanhóis até uma altura bem avançada na formação é enorme. O Pedri, por exemplo, esteve no Las Palmas até aos 18 anos. Mas há outros. Cazorla, Aduriz, Borja Iglesias… E as Canárias, então, são de manter debaixo de olho.

Claro que, para acertar 1, temos de contratar 100. Mas isso é igual em Espanha ou em Portugal. Estar atento a Espanha é só alargar a base de scouting para o futebol jovem. E vou mais longe: estaria também atento a França, Inglaterra, Itália, Alemanha, Holanda… Países onde há muitos Clubes ricos, sim, mas também muitos jogadores talentosos, sem lugar em Clubes ricos. Países onde podemos perfeitamente oferecer aos miúdos, e às famílias, a possibilidade de se visitarem entre si com voos de duas horas (podem ver-se todos os fins-de-semana se quiserem). E sobretudo países que, se os miúdos cá se revelam, passam automaticamente a valer muitos milhões de euros pelo simples facto de terem passaporte de países que investem muito dinheiro no Futebol.

É preferível do que forrar os bolsos aos Baldés, que trazem contentores de miúdos que nem a idade certa têm, e que só vêm para cá para escapar à pobreza extrema, e para alimentar traficantes de seres-humanos.

1 Curtiu

O ano passado tivemos dois africanos nos sub23 que nem aqueceram o lugar. Sebai (CIV) e Diarra (Mali)

O Fatawu veio para a equipa A, com idade junior sim, ainda assim é um excelente exemplo tal como o Bafdili, que mostra que os que têm qualidade a milhas para jogar no Sporting, normalmente vingarão, isto se o treinador não tiver á procura de jogadores “estruturados” seja lá o que isso significa.

No fundo, parece que não há critério nas contratações jovens de estrangeiros, porque quando há, apenas me faz sentido mencionar 3:

Os Fatawus, Bafdili, Bruno Ramos normalmente chegarão longe

1 Curtiu

Se valer um quinto do Valerón do Deportivo, está mais que pago. Só por essa ilusión, já gosto de o ter por cá

Só faltou o lateral, acho que o nome dele era Echadey Carpinter, que também era uma enorme promessa e passou em branco. Por acaso tinha esperança nele

1 Curtiu

Lembro-me que esse, quando assinou, fez um post no Twitter a dizer que o Maximiano era o mais bonito da equipa. Vai na volta e poderia ser a melhor amiga do Pablo Nathan, ou o caraças…