No caso do SCP só conseguir vencer ou a taça de Portugal ou alcançar o 2º lugar no campeonato, o que é que cada um de vocês preferia e porquê? :think:
Eu, cá por mim, preferia claramente a vitória na taça (que inclui o acesso à final na supertaça).
Mas, julgo uma das duas seria a melhor para os Sportinguistas e a outra a melhor para o Sporting… Que acham?
Faz-me lembrar aquela do Passo Coelho, da suposta diferença entre o melhor para os Portugueses e o melhor para Portugal… Ou esta analogia não faz nenhum sentido?.. Que acham?
Pergunta absurda. Uma coisa não impede em nada a outra.
Quinta-feira temos de ultrapassar o Porto e podemos estar cansados depois para a partida seguinte mas é em casa com o Boavista… temos obrigação obviamente de ganhar esses 2 próximos jogos.
Ganhando ao Boavista em casa e ao Portimonense fora, ficamos a receber o Benfica com a certeza que se lhes ganharmos na pior das hipóteses ficamos igualados mas à frente (na melhor, que é o Benfica escorregar já novamente com o Estoril, ficarmos isolados no 2º lugar). E temos obrigação de ganhar esses 2 jogos jogando ou não para a Taça de Portugal a meio da semana.
É ganhar ao Porto agora em casa e depois concentrar todas as atenções no Campeonato. Quando a final da Taça chegar, já o Campeonato acabou.
As 2 como é óbvio, e conseguindo isso tanto os jogadores como a equipa técnica não fazem mais que a sua obrigação, estão com uma divida enorme para conosco, só tem mais é que garantir esses 2 objetivos, o vice campeonato pelo fator Champions, e a Taça porque é mais um título para o Museu e é uma prova que toda a gente gosta de ganhar, ver a equipa a levantar o caneco no Jamor é uma sensação indiscritível.
E ficar em segundo no campeonato não causa qualquer “sensação”… Todavia, para o clube dá a possibilidade de obter milhões de euros muito importantes… O que parece ter mais racionalidade e impacto futuro? Ou será que, para o futuro do clube seria mais relevante vencer mais um taça?
Aqui está, para mim, a relevância do tópico… Os sportinguistas são gente mais emotiva ou gente mais racional no que toca ao seu clube?
E junto uma outra dúvida,… o que seria mesmo mais importante para a instituição SCP?.. O impacto nos adeptos e sócios da vitória numa taça de Portugal e suas consequências?.. ou o impacto nas contas do SCP da não ida à Liga dos Campeões?.. O que melhor para o SCP? :think:
Porque o Sporting, como o clube grande que é, precisa e vive de titulos (em todas as modalidades)
Porque o investimento do Sporting obriga a conquista de titulos e ficar no 2o lugar nao é nenhum titulo
Porque vencer a Taca garante a possibilidade de disputar mais um titulo (a Supertaca)
Porque vencer a Taca nos garante a fase de grupos da Liga Europa e um inicio de epoca mais tardio (claro que prefiro comecar mais cedo e ir a Champions, obviamente, mas estou apenas a enumerar as vantagens de vencer a Taca no caso de nao conseguirmos ficar em segundo)
Porque ficar no 2o lugar nao da qualquer prazer especial, nem mesmo por ficar a frente do Benfica (é-me totalmente indiferente se ficamos a frente do Benfica ou do FC Porto, interessa-me sim ficar a frente de ambos, ponto; se ficamos em segundo, nao tenho preferencia por quem fica em primeiro)
Porque ficar em 2o lugar nao garante a Champions League, nem nada que se pareca. Alias, estatisticamente a probabilidade de la chegarmos continua a ser inferior a 50%, e nao nos podemos esquecer da enorme sorte que tivemos no inicio da epoca no sorteio do playoff. Apesar das boas exibicoes contra equipas de gabarito, o facto é que perdemos os 2 jogos contra o Real Madrid, perdemos os 2 jogos contra o Barcelona, perdemos os 2 jogos contra o Borussia Dortmund, e ficamos a perder no somatorio dos dois jogos contra Juventus e Atletico de Madrid. Mais, nao ganhamos um classico desde Agosto de 2016 (ja la vao 8 classicos desde entao) e tivemos 20 jogos (contra equipas de nivel semelhante ou superior) consecutivos sem vencer! Se o segundo lugar garantisse a entrada directa na Champions League, esta discussao ja seria diferente.
De qualquer forma, devo dizer que isto é mera especulacao. O objectivo é ganhar a Taca e ficar em segundo para poder aspirar a chegar a Champions League.
Percebo onde queres chegar, a questão é que não temos que escolher 1 dos 2 a partir do momento em que dependemos de nós para os cumprir aos 2, um não implica minimamente o outro, ambos são compatíveis, nem a questão da gestão de plantel entra aqui.
Nenhuma é grande consolo. Tirando ver o Yorda de taça na mão, acho que nunca festejei efusivamente uma taça. É uma prova demasiado aleatória e recorrente para ser correlacionada com mérito. O 2º lugar é um falhanço.
Mesmo conjugando as duas, a época não deixa de ser um falhanço, naturalmente um falhanço menor do que aquele que é perder a taça e ficar em 3º ou 4º (este seria mesmo uma humilhação).
Muitas vezes estes troféus são interessantes para infligir derrotas nos adversários que pesam muito em determinados momentos, mas o porto vencendo o campeonato quer lá saber que tenha perdido a taça.
Hm… Vencer a Taça dará mais alegria na altura. Ficar em segundo lugar no entanto, permite-nos ter acesso à cash cow que é a Champions, e permite-nos porventura investir mais na próxima época. Como o que eu quero é ser campeão, se alguma razão houvesse pela qual só pudesse escolher uma das duas, acho que escolheria o segundo lugar. Mas parecem-me dois objectivos independentes, e que o Sporting pode perfeitamente apostar tudo em cada um deles, sem prejudicar o outro.