Publico este tópico com base nuns off-topics que eu e o always trocámos.
Atenção quem não viu o filme e pretenda ver não deve ler o que vou escrever pois contém “spoilers”
Aqui vai a minha opinião sobre o filme começando pelos erros que encontrei e que a meu ver estragam o que podia ter sido um bom filme do género:
O fim: não li de facto o livro logo não compreendo o sentido da tua frase (always), imagino que queiras dizer que ele foi fiel à obra. Se foi esse o sentido acho que para fazer um filme baseado num livro não é preciso seguir a 100% o guião original, pode ser uma adaptação ou apenas um filme baseado. Quando digo que o fim é ridículo não me refiro à forma como os orcs vermelhos do espaço são derrotados mas sim ao facto de todas as figuras centrais do filme sobreviverem. Penso que um final em que Pai e filha sobrevivessem seria qb, teria uma pitada de realismo que o fim estragou por completo, nem percebo como é que um realizador como Spielberg “engole” fazer um final daqueles.
Erros? Aqui vai (confesso que sou picuinhas):
Autoestrada - Quando Cruise e família conduzem o único veículo nas redondezas que está a funcionar entram numa autoestrada onde todos os carros deixaram de funcionar, estão abandonados e onde toda a gente prossegue a pé. É ridículo verificar que existe um trilho perfeito para a viatura passar, os protagonistas não são obrigados uma única vez a sair do alcatrão para prosseguir caminho, como se toda aquela gente e pilha de automóveis antes de parar acertasse a organização para deixar passar quem aí vinha. Ridículo.
O valioso carro e a selvajaria vs organização em apenas 2km - Percebe-se que o carro seja valioso quando a família chega a 2km! do ponto de passagem do ferry, todos os humanos se matam uns aos outros pela viatura, verdadeiros animais. Passados dois quilómetros a pé está o ponto de apanha do ferry cheio de carros, de toques de civilidade como uma zona de colheita de sangue em que uma senhora diz que já não precisam mais de um certo tipo de sangue no megafone… dois quilómetros separam estes dois cenários ridiculamente incompatíveis. Antes matam-se todos uns aos outros como homens das cavernas, junto ao ferry é só viaturas e detalhes de organização. Go figure. Notei ainda que no momento em que o ferry levanta a rampa existe uma multidão que corre para a lateral do mesmo para tentar saltar. Está lá um figurante que devia estar a dormir, na boa, na descontra, como se pensasse “aliens? eu quero é saber como ficou o penafiel - chaves”.
Os escudos de defesa - As maquinetas têm um escudo deflector. Previsível. O exército mais poderoso da terra e restante população atiram obuses like there was no tomorrow contra os escudos, ele é tanques abrahams ele é f16, é tudo a bombar. No entanto ainda antes no filme se tinha percebido que era possível a um humano estar ao lado das “patas” das maquinas sem que o escudo de alguma forma o destrua. É ridículo não colocar um cenário em que as pessoas tentam colocar cargas explosivas nas patas dos ditos, para quem esteve atento ao filme. Colocar uma linha de tanques numa montanha e aviões a disparar tipo festival aéreo e não colocar este detalhe é chamar estúpido ao espectador e ao exército e povo americano, embora esta última parte seja compreensível :).
Um oásis em boston - tá tudo partido por todos os lados. Inclusive na cidade destino dos protagonistas. Quando lá chegam (e aqui dá-se o grande final ridículo) chegam à rua onde reside a família da mãe. O prédio tá impecável! Nem uma janela partida! um Luxo! Devia ser um condomínio suíço, ou seja neutro! Mas pior! a família vem toda à porta receber os heróis e… tá tudo engomadinho! limpinho! parece que tinham estado a beber um chá! nem um cabelo despenteado pela preocupação do que os rodeia, nem uma peça de roupa expectável em quem podia ter de fugir a qualquer momento. Teria aquele prédio um estatuto de imunidade diplomática?
Um pormenor que não é um erro mas que me enervou - estive atento a ver se via alguém morrer. Os únicos que vi morrer directamente foi os fritados em cinza pelos andarilhos. Ninguém leva com um prédio em cima, ninguém leva com um carro em cima, nada… é demasiado higiénico mas isso é spielberg allover it. O que me desilude pq acho triste que spielberg só tenha tido coragem de mostrar barbárie no brilhante Schindler, que eu gostei muito e que mexeu comigo. É uma postura parcial embora eu compreenda que tenha sido a forma de garantir um rating mais comercial a um filme que é uma mortandade indirecta do princípio ao fim.
O que gostei:
A forma como os bichos são derrotados. Alguns acharão forçado, eu achei inteligente e de facto a forma credível para resolver uma vitória humana. Tudo o resto seria ridículo e quando ouvi falar em “fim decepcionante” antes de ver o filme imaginei coisas tipo “Independence day” com cruise vestido à cowboy a meter uma ogiva num centro de comando alien. Dessa safei-me.
Conclusão: Apesar de tudo gostei do filme! Mas eu sou um doido por ficção científica, catastrophy movies, etc. Não tendo lido o livro coloco a hipótese de ter sido uma adaptação fiel contextualizada aos dias de hoje do fio condutor do livro. Se o foi o erro é menor embora a meu ver inaceitável… podia ter baseado o filme no livro mas modificado a história para a tornar mais interessante e credível. Se não o foi o erro é pior pq então os pormenores ridículos e o final anedótico foram produto exclusivo da cabeça de um spielberg que pela primeira vez me desiludiu à grande. Não que o filme seja mesmo mau (como disse gostei) mas pq de um grande nome como ele não se esperam estas coisas.