Os brinquedos da nossa vida!

Andava por aqui a perder tempo na net e lembrei-me de umas coisas com a quais brincava/usava quando era um puto. Eis algumas imagens daquilo que me lembrei assim de repente [finais dos anos 80, e primórdios dos 90]:

Muitas mais haverá. Metam aqui aquelas de que se lembrem, do vosso tempo! :great:

tirando as pulseiras e o comando porta chaves, o resto coincide comigo xD foi há tanto tempo…

Um brinquedo que guardo religiosamente é o meu Monopolio comprado pelo meu Pai quando tinha 18 anos em 2ª mão. O jogo é de 1951 se não estou em erro. Uma verdadeira peça de museu.

Outro brinquedo que guardo religiosamente é o meu Pião feito pelo meu Tio Avô Chico no seu torno de casa. Nunca tive um pião como aquele. Deve ter 25 anos aproximadamente.

Mais um “brinquedo”: o meu primeiro computador, um 086 de 6 mhz com turbo para 8 mhz :smiley: só com drive de disquetes de 5 1/4 e 640 KB de Memoria RAM. Foi a posterior colocado um disco rigido com a capacidade de 20MB :smiley:

Subbuteo:

Trivial Pursuit:

Petróleo:

Mega Drive:

Para além dos já referidos Monopoly, Sabichão…
Costumava também jogar ao berlinde, andar de bicicleta e, especialmente, jogar futebol!

O meu primeiro computador que recebi de prenda no Natal de 1984, o Timex Sinclair 1500:

Uma máquina com um brutal processador de 3,25 Mhz e uns estonteantes 16K de memória! Disco rígido? Que é isso? :victory:

Computador? Viva o luxo! :mrgreen:

Eu acho que a primeira coisa electrónica que recebi foi isto:

Ficava horas nisto!

andei à procura de alguns que eu tivesse mas não encontrei… no entanto deixo aqui outros exemplares das duas marcas que mais marcaram a minha infancia:

e

Sabichao :smiley: Monopolio :smiley: que reliquias…

a minha prenda de natal há muitos anos. Lembro-me como se fosse ontem fiquei radiante e depois chorei. Pq? Nao tinha pilhas :frowning: :smiley:

Eu tenho por lá pelo sotão vários jogos de tabuleiro, bem como carros, carrinhos e carrões mas os brinquedos que mais me marcaram e me acompanharam durante a maior parte da minha infância são essencialmente de 3 tipos:

• lego
  • playmobil
  • caricas

Passo a explicar as caricas: como passava muito tempo em casa da minha avó e nem sempre lá tinha legos e playmobils, tinha que improvisar. Então comecei a acumular caricas e era muito simples: as caricas de cerveja eram os “maus” e as caricas de sumol eram os “bons” e depois metia as caricas de cerveja a travar épicas batalhas contra as caricas de sumol. Era o caos na sala de estar da minha avó.

Quando puder meto aqui umas fotos dos legos e playmobiles que lá tenho.

a maior “invenção” que fiz em termos de brincadeiras foi um jogo de futebol com berlindes…

exigia um tapete rectangular ou cobertor dobrado (tinha um verde que fazia um “relvado” de fazer inveja ao do nosso estádio) de modo a ficar com umas dimensões de cerca de 1 metro por um metro e tal… depois umas caixinhas abertas de um dos lados a fazer as balizas, nao me lembro se haviam linhas de campo e 11 berlindes de cada lado (os de vidro contra os outros - uns brancos com as dimensoes e peso identicos aos de vidro normais… nao sei o nome…)…

cada berlinde tinha o seu nome e havia o balakov, o cadete, o juskowiak e outros craques do lado do Sporting (o meu) e o kostadinov, o geraldao ou o joão pinto do lado do porto (do meu irmao… entretanto mudou para o vit. de setubal)… haviam suplentes e tudo… a bola era uma bola de um mini loto e era muito mais leve e pequena que os berlindes…

ja nao me lembro muito bem das regras mas era um jogo que fazia muito sentido e passei muitas tardes a jogar a este jogo com o meu irmão… lembro-me que cada um mexia um ou dois berlindes na sua vez, que se um berlinde na sua trajectoria tocasse num berlinde adversario era falta… era um jogo bastante interessante… ainda hei-de experimentar a jogar a isso para ver se me recordo das regras…

edit:

entretanto lembrei-me de mais uns pormenores…

tinha que ser jogado em cima de tecido grosso (tapete ou cobertor) para aumentar o atrito (senao quando os berlindes eram jogados só paravam na parede, e para fazer um truque com a “bola”: no caso dos livres perto da baliza fazia-se uma barreira e a única forma de marcar golo directamente era carregando em cima da bola com o berlinde… exigia uma “técnica apurada” mas em principio a bola levantava e passava a barreira (marcar golo é que era mais complicado)… esta técnica era usada também nos cantos e em alguns remates que saíam com muita força… quando iam à baliza eram grandes golos… haviam foras de jogo, tempo definido (se nao estou em erro chegámos a jogar exactamente 45+45 minutos), intervalo, mudanças de campo, relato, público a gritar, tudo como deve ser…

Ui, também brinquei muito com playmobis, caricas, berlindes, piões, etc.

Os playmobis estavam no top das minhas preferências, depois havia aqueles bonecos de plastico dos desenhos animados, tipo o Misha, os Estrumfes, etc, os quais também misturava nas brincadeiras com os playmobis.

Mais pro final da minha infãncia, por influência de um amigo, criei equipas de futebol com a bonecada, e simulava uns campeonatos onde o nosso Sporting era sempre campeão. :mrgreen:

Além da obrigatoria bola, brincava muito com a trotinete,peao,berlinde,monopolio e depois varias brincadeiras que o pessoal arranjava fruto da fertil imaginação.

Mas o mais emocionante era mesmo o campeonato entre "ruas"lá da terrinha. Varias vezes campeão aqui o je :mrgreen:

SL

Tive um desses, também passava horas naquilo, ó tempo volta pra trás!!! ;D

O meu primeiro PC foi um ZX Spectrum, ainda o tenho lá em casa mas já não funciona! ???

Ainda há umas semanas passei uma horas num Domingo de volta de um destes:

Na casa da minha avó, na Beira Alta, ainda lá estão umas 30 destas, todas diferentes, por cima do Fogão na cozinha:

Passei muitas horas a fazer o que este rapaz está a fazer, carrinhos de rolamentos eram uma paixão, também ainda tenho o último que tive, está guardado na garagem! :smiley:

Durante a Escola Primário e brinquedo da moda era este:

A minha tia tinha uma Drogaria onde vendiam piões, escusada será dizer que tive sempre a última moda em pião e cordel, jogar à “nicada” era o passatempo daqueles tempos, foram 4 anos entre o pião e as jogatanas de bola nos intervalos! :slight_smile:

O meu brinquedo actual é uma coisa igual a esta, bem mais perigosa e bem menos educativa! ;D

:-[

Eu era mesmo bom era a jogar a estes:

Tinha um berlinde da sorte, depois tinha uma colecção imensa de “pigoitinhas” e algumas “mocas”. O delicioso era mesmo quando tínhamos um berlinde (bogalho) à distância de 2 passos e dávamos palmo-aldrabado-mais-meio-aldrabado e ficávamos quase ao pé do outro… :lol: assim deste género:

Que saudades tenho disto!

Ora aí está! O jogo da cruz, 1,2,3 Macaquinho Chinês; Apanhada, escondidas, mata, e claro, roubar fruta do quintal do vizinho! :mrgreen:
Em casa era pistolas de água, para jogar aos polícias e aos ladrões e claro está, jogar aos médicos com as meninas :lol:
Jogos para jogar sozinho era inevitavelmente os legos. Ficava uma tarde naquilo se fosse possível. Ahh, e os meus “amigos” imaginários. :shifty:

:mrgreen:

Ninguém tinha bolas saltitonas?

Eu era maluco por bolas saltitonas e a minha preferida era a que imitava uma bola de basebol. :-[