Orçamento do Sporting Clube de Portugal para 2013/2014

[center][size=15pt]Consulte o orçamento do clube[/size][/center]

Consulte aqui o orçamento do Sporting Clube de Portugal para o próximo ano (1 de Julho de 2013 a 30 de Junho de 2014).

http://www.sporting.pt/incscp/pdf/investor_relations/ir_OrcamentoSCP2013_2014_CFDSCP.pdf

Fonte: Sporting.pt

Acabei de ler o orçamento e gostei de ver que as quotas da modalidade são integralmente para o clube tornando sustentável, desde que os adeptos cooperem com o clube. Neste orçamento o que me chamou à atenção foi o valor esperado para a receita das quotas ser de 5700k o que equivale a cerca de 36,5k sócios pagantes. Se queremos ser competitivos nas modalidades deveríamos ter como desígnio chegar aos 70k que a 156€ ano representaria cerca de 11000k e conseguiríamos um Sporting mais forte neste aspecto.

tão simples como isso.
quem é sportinguista e tem hipotese, a melhor maneira de ajudar o clube:
ser socio
subscrever o jornal do clube
se gosta de ver as modalidades, ter gb modalidades

ajudar o clube na vertente futebol (SAD):
ir à bola, seja a vulso seja com GB

Mas nessas contas nunca referem o Futebol, terei lido mal ?

Isso é o orçamento do Clube. O Futebol está na SAD.

Devo dizer que estou impressionado com a transparência e simplicidade deste R&C, parece-me bastante fácil de entender, até pelo mais leigo dos leigos.

Mas tenho um pequeno reparo: omitiram as contas do ano anterior e teria dado jeito uma coluna com esses dados para efeitos comparativos, assim é dificil ter noção se em cada rubrica ha ou nao mais receita ou se ha ou nao poupança nos custos.

Ou ainda não as sabem todas

Bom tópico Moutinho Kun :great:

Isto com o terramoto que tem sido a novela reestruturação, até nos esquecemos que há mais Sporting para além da SAD, e também temos um Orçamento e alterações estatutárias para votar Domingo

Numa primeira abordagem achei o Orçamento bem desenhado, bem explicado, e bastante simples e acessível.

Uma coisa que me “chocou”… Ver um Documento do Sporting, e no final dar lucro… :xock: :lol: :angel:

Já não estava habituado a ver isso há muito tempo.

Previsão de 2,8 Milhões € de resultados operacionais, e um lucro liquido de 800 Mil euros, são sem duvida um bom inicio e uma boa base para começarem a trabalhar. É preciso agora que se cumpra com rigor, e se trabalhe para maximizar as receitas.

Alguns senãos.

• Não vi contemplada verbas destinadas ao Hoquei em patins, nem para deslocações, honorários ou em qualquer outro item relacionado com o Hoquei. Podem eventualmente estar na rubrica “Outras Modalidades”, mas não creio muito. Creio que o Sporting deve tentar dar mais algum apoio financeiro, (mediante também as suas possibilidades) ao Hoquei em Patins, modalidade que começa a ressurgir em Alvalade.

• Comparação 2012/2013. Fiquei com o “bichinho” do desinvestimento nas modalidades… Se alguém puder disponibilizar o Orçamento de 2012, era interessante ver até que ponto o desinvestimento afecta os salários dos jogadores, e a capacidade competitiva do Futsal e Andebol.

De resto, na globalidade merece-me um voto muito positivo.

Transparência? Não acredito! :xock:

@Gtony penso que o Hoquei é ainda uma seção com gestão independente. Usam o nome Sporting mas financeiramente é uma sociedade fora do clube.

Também tenho essa ideia.

um orçamento simples, transparente e que prevê lucro sem alíneas “outros proveitos”? Estou pasmado! :xock: :mrgreen:

Ainda nao li o documento
Mas sei da informaçao que a quotizaçao passa a 100% para o clube
Torna-se cada vez mais importante que todos que possam sejam Socios

SL

Na página 7, ponto 6, o que representa a última coluna (Refacturação Grupo)?

Epa e os custos do estadio ficam no clube ? quando o futebol e que o utiliza ? :think:

Basicamente é a principal receita do clube e o que representará o nosso equilíbrio no clube será mesmo esta. Se pretendermos ver as modalidades reforçadas e somos contra os cortes nas modalidades temos de conseguir ajudar o clube a angariar sócios pagantes, já que 36,5k me parece um número conservador em termos de provisões. É perfeitamente possível no final deste ano estarmos com 50/60k o que já permitiria um reforço financeiro significativo para as nossas modalidades.

O que mais me surpreendeu no orçamento foi o valor da despesa com pessoal na Natação.

Mas também é a modalidade que mais dinheiro dá em inscrições dando um enorme lucro, mas não deixa de ser surpreendente que tenha maior despesa com pessoal que o Atletismo.

:mrgreen:

Pontos prévios

1. Isto não deveria estar no tópico da AG?
  2. Isto não é um R&C. É um orçamento e a grande diferença, alem da conversa menos alienada no começo, é que tem números diferentes, está a preto e branco, o pdf não tem os elementos seleccionáveis (que me complicou a vida na comparação) e não tem nem a coluna do orçamento do ano anterior nem a coluna do disparate de Odivelas. De resto a simplicidade na exposição equivale-se
  3. Isto é um orçamento de um Clube, que tem estatutariamente a responsabilidade de:
Artigo 5º O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL tem como fins a educação física, o fomento e a prática do desporto, tanto na vertente da recreação como na de rendimento, as actividades culturais e quanto, nesse âmbito, possa concorrer para o engrandecimento do desporto e do País.
e não de uma SAD que é orientada quase estritamente ao lucro

Sobre este Orçamento, já ontem tinha escrito:

Mantenho! Agora com maior propriedade.

Saliento:

Relativamente aos gastos com pessoal (porventura o mais relacionável com o que entendemos por orçamento) as diferenças de:
Andebol de 780.669 para 507.907 (-35%)
Futsal de 915.438 para 708.907 (-23%)
Atletismo de 576.650 para 325.700 (-44%)
Ginástica de 153.346 para 193.205 (+26%
Natação de 420.259 para 395.803 (-6%)
Artes Marciais de 60.000 para 43.000 (-28%)
T. Mesa de 42.000 para 40.000 (-5%)
Mod Olímpicas de 34.650 para 35.000 (+1%)
Outras de 14.300 para 20.000 (+40%)
Total de 3.001.735 para 2.269.522 (-24%)

Que finalmente os serviços comuns tiveram uma redução substancial, de 962.106 para 571.453 (-41%).
Ainda assim, equivale a 20% do orçamento total de 2.8040.975 (nesta alínea) sendo a nossa 2ª “modalidade” mais cara.

Que se pague meio milhão pelo uso do Multidesportivo (agora à SAD). E não se tratará de gás e electricidade pois para isso há uma alinea de gastos de cerca de 1M€

Que o orçamentado de 100% quotização (5.7M€) seja pouco mais que os 75% (5.4M€) do ano passado.

Que o orçamentado para deslocações e estadias para por exemplo o Futsal (para todos os escalões) seja de 40k€ em ano de UEFA Futsal Cup. Algo que me parece claramente desajustado à realidade, a não ser que os atletas passem a pagar do próprio bolso…

Que ainda assim se esperem resultados positivos (nada de extraordinário, já dos dois últimos exercícios do Clube - friso, do Clube - isso aconteceu) reais de 800K€

Parece-me pouco equilibrado e justo…

Outras conclusões que tiro:

Cada vez mais é fundamental o associativismo como forma de suportar este clube ecléctico (se não o quiserem assim digam que eu salto já fora e poupo 156€/ano que bem falta me fazem).

Que apesar de tudo os cortes foram mais ligeiros que as primeiras abordagens.

Que aplicando os mesmos cortes os nossos rivais ficaram bem acima do nosso orçamento do ano passado, potencialmente aumentando o fosso (em Andebol por exemplo aplicando o corte de 35%, o carnide terá 1.3M€ de orçamento)

Que este orçamento poderá vir a revelar-se um erro histórico, agravado por acontecer numa época de dificuldades desportiva no futebol, onde os Sportinguistas necessitarão de algo a que se agarrar.

Eu também tenho essa ideia, pelo menos em 2012 era assim…

Esperava era que neste Orçamento de 2013, o Sporting Clube de Portugal pudesse dar algum apoio financeiro á secção de Hoquei em Patins.

Não sei se te chega até porque não é um documento oficial mas já dá para ter uma ideia em relação às modalidades comparativamente à época que acaba.

http://bancadadeleao.blogspot.pt/2013/06/orcamento-para-o-sporting-clube-20132014.html