Onze magníficos

Devo dizer que comecei a ver futebol na antiga bancada nova nos idos de 89, 90. Logo não irei colocar 2 dos simbolos maximos do Sporting, pois não tive a felicidade de ve-los jogar: M. Fernandes e Damas.

Logo, o meu 11 é o seguinte:

1 - Peter Schmeichel;
2 - Nelson
3 - Beto;
4 - André Cruz;
5 - Rui Jorge;
6 - Oceano;
7 - Figo;
8 - Pedro Barbosa;
9 - Liedson;
10 - Balakov;
11 Acosta.

Suplentes:
12 - Ivkovic;
13 - Naybet;
14 - Duscher;
15 - Peixe;
16 - Yordanov.

A minha convocatória de 91/92 para a frente (dois iriam para a bancada):

1 - Schmeichel
2 - Beto
3 - Valckx
4 - André Cruz
5 - Rui Jorge
6 - Oceano
7 - Figo
8 - Carlos Xavier
9 - Acosta
10 - Balakov
11 - Liedson

12 - Nelson (GR)
13 - Nelson
14 - Naybet
15 - Aldo Pedro Duscher
16 - João Vieira Pinto
17 - Pedro Barbosa
18 - Amunike
19 - Leandro Machado
20 - Iordanov

Em dois sistemas tácticos. Falarei apenas dos que vi jogar como é óbvio. Infelizmente, não tive o prazer de ver jogar grandes senhores como Vitor Damas entre outros, logo não os posso nomear. Ainda assim…

4-3-3

1 - Schmeichel;
2 - Nélson;
3 - Naybet;
4 - André Cruz
5 - Rui Jorge
6 - Duscher
7 - Pedro Barbosa
8 - Balakov
9 - Luís Figo
10 - Jardel
11 - Amunike

4-4-2 losango com extremos bem abertos:

1 - Ricardo;
2 - Beto;
3 - Stan Valckx;
4 - Enakarhire;
5 - Rui Jorge; (infelizmente nestes anos todos, não vislumbro melhor lateral esquerdo que ele)
6 - Oceano;
7 - Ricardo Quaresma;
8 - Cristiano Ronaldo;
9 - João Vieira Pinto;
10 - Alberto Acosta;
11 - Liedson

Mesmo já ter apanhado Damas e M.Fernandes no fim das carreiras ainda os vi jogar.
Em 4-4-2 Clássico

Treinado por Bobby Robson :wink:

1 - Vitor Damas
2 - Nelson
3 - Stan Valckx
4 - André Cruz
5 - Rui Jorge
6 - Oceano
7 - Figo
8 - Pedro Barbosa
9 - Manuel Fernandes
10 - Balakov
11 - Beto Acosta

Banco:
12 - Peter Schmeichel
13 - Beto
14 - Vidigal
15 - Duscher
16 - Ricardo Sá Pinto
17 - Mário Jardel
18 - Amunike
19 - Liedson
20 - C. Ronaldo
21 - Ivone Di Franceschi
22 - Ricardo Quaresma

O meu 11 (desde 91/92,antes disso não tenho muita memória do futebol)

1-Peter Schmeichel ( bons jogadores não vêm para o Sporting… ai não!)

2-Rogério (o que me pareceu mais decente, mas de longe o remendo do 11,podia ter ficado na história)

3-Beto :slight_smile:

4-André Cruz :smiley: ( livre,golo)

5-Rui Jorge ;D (este senhor vai longe!)

6-Duscher >:D

7-Figo

8-Pedro Barbosa (o meu Capitão)

9-J.Moutinho (entrega, dar 100%, deixar a pele em campo define este jogador)

10-Balakov :boohoo:

11-Liedson LiedSHOW

se há melhores, certamente, mas este plantel não trocaria por nenhum outro (tirando ali o senhor Rogério)
Fizeram-me sonhar, rir, chorar, e sentir grande orgulho no nosso Sporting, não ganhámos muitas guerras, mas batalhas ainda foram umas quantas!

Também sou um puto ainda, portanto:

1 - O Guardião Dinamarquês
2 - Miguel Garcia (menção honrosa pelo golo contra o AZ e por uma cacetada que deu no suinão, no tempo do Timex.)
3 - Beto
4 - André Cruz
5 - Rui Jorge
6 - Duscher
7 - De Franceschi
8 - Pedro Barbosa
9 - Sá Pinto
10 - Acosta
11 - Liedson

Miguel Garcia. :wall:

Em relação ao Miguel Garcia e dos que eu e o forista Schism vimos em campo de certo será um dos melhores, apenas superado (para mim) por César Prates que podia fazer qualquer uma das laterais.
A verdade é que a história recente de laterais no Sporting é uma miséria :sick:

Equipa para um 4-3-3:

1 - Peter Schmeichel

2 - Nélson
3 - Rui Jorge
4 - Beto
5 - André Cruz

6 - Duscher
8 - Pedro Barbosa
10 - Balakov

7 - Luís Figo
11 - Amunike
9 - Jardel

Faltam aqui muitos nomes, mas é impossível colocar todos os que me vieram à cabeça.

Pois é. A escolha do lateral direito é meramente pessoal. O César Prates ficou-me atravessado na garganta por um lance que ele falha estupidamente no Bonfim que nos podia ter dado logo o título de 01/02 naquela jornada. O que eu fiquei irritado. :slight_smile:

O Rogério também podia ter entrado pois até lhe dava uns toques e marcou aquele golão na final da Uefa.

Mas escolho o Miguel Garcia pelas razões que já tinha apresentado no primeiro post. Marcou um dos golos mais históricos do clube, naquele inferno holandês, sob chuva, no meio da lama… Inesquecível. E por uma sarrafada que deu no suinão em Alvalade.

Bem, já aqui li os nomes dos melhores jogadores do Sporting dos últimos tempos, incluindo aqueles que eu próprio ponderei incluir no meu onze.

O Valckx - Stanislaus Christina Valckx, nunca me hei de esquecer deste nome - que ainda por cima se tornou titular indiscutível da Holanda graças às exibições ao nosso serviço, o De Franceschi, um jogador que deixámos escapar por nos recusarmos a pagar um preço infinitamente mais baixo do que acabámos por dar por gente que não valia um décimo do que ele valia, o César Prates (tal como o Schism, só não lhe perdoo aquela falha no último minuto do jogo do Bonfim que nos impediu de ser campeões em 2002 um dia mais cedo e comigo no estádio), o Schmeichel, claro, o André Cruz (e a sua fitinha), o Nélson, o grande Duscher, um dos melhores dos últimos anos do ponto de vista técnico, o “kind of magic” Barbosa, jogador fabuloso apesar do seu famoso cú de chumbo, o Jardel (tê-lo na equipa era começar a ganhar por 1-0), “el viejo” Acosta, um verdadeiro Carlos Gardel dos golos, o “coração de leão” Sá Pinto, o Naybet, uma rocha no centro da defesa e até o Cascavel.

E claro, o Moutinho. Com certeza que daqui a uns anos ele estará de pedra e cal no meu onze.

E o Herói de Alkmaar, que prospere e tenha longa vida.

e o Quiroga? lolol como é possivel que tenha sido internacional argentino é que o homem para mim não tinha lá grandes pés para jogar a bola mas opinioes sao isso mesmo…o de franchesis, duscher que saudades desses artistas…Miguel tudo de bom na tua vida e desejo-te sinceramente toda a sorte do mundo porque mereçes :wink: força nao desanimes

O Abdelilah Saber era central ou lateral? Tenho uma vaga ideia de o ver a jogar a lateral direito. De qualquer das formas não entraria nos magníficos, é só mera curiosidade. :slight_smile:

Lateral Direito e que me lembre (pelo menos no Sporting) nunca jogou a central. Quando me lembro do jeitinho dele para os centros… :slight_smile:

greendevil, existiu um Quiroga antes e outro depois daquela lesão no início da época de 98/99 (OMG, como o tempo passa! Já lá vão dez anos e parece que foi ontem… :o). Antes da lesão era um jogador fabuloso, com uma leitura do jogo que o faziam sobressair a cortar jogadas em antecipação. E depois era um jogador que sabia sair a jogar e que não fora essa lesão e provavelmente hoje estaríamos a falar de outro jogador. Um pouco como o Niculae…

Um jogador que acabou por me decepcionar foi o César Prates. Quando chegou fez uma segunda metade de campeonato brutal, fazendo o flanco direito sempre a grande velocidade e com grandes cruzamentos. Após termos sido campeões, lembro-me de ir assistir na pré-temporada ao jogo contra o Parma e de ter estado a falar com ele e de lhe dizer que ele a continuar a jogar assim estaria no top mundial da sua posição. Ele na altura riu-se. E de facto acabou por ser uma piada o meu comentário pois o seu rendimento caiu a pique. Continuou a ser um jogador com grande capacidade de fazer o seu flanco a alta velocidade, mas deixou de acertar com os cruzamentos e com os remates… Algo inexplicável! Teve tudo para ser um jogador que marcasse uma era…

A propósito do Saber, lembro-me quando, antes dele começar a jogar regularmente, a Bola se lhe referiu dizendo “na equipa do Sporting o Saber não ocupa lugar”…

Quanto ao César Prates e aos centros, é um facto: era capaz de atravessar o campo todo, driblar a equipa adversária inteira e depois “centrar” para trás da baliza.

Eu lembro-me é de uma famosa do Saber que era mais ou menos assim: “Para fazer cruzamentos é preciso ter uma técnica especial…” ;D

Tinhamos 3 marroquinos muito bons, Saber, Naybet e Hadji, e com muita pena minha nunca fomos buscar Rufai.

Sim, o Peter Rufai não se safava nada mal na baliza. :great:

Vou fazer a melhor equipa que me lembro do Sporting… Só tenho 17 anos, atenção.

GR:

Era maluco?? Era, mas defendia que se fartava.

DD:

Nem Abel, nem Pedro Silva, nem Beto (que era DD à força) mo tiraram da cabeça, além de ser bastante razoável, dava tudo em campo…

DC:

A classe no central, palavras para quê?

DC:

Chegou cá, não era grande coisa, com Paulo Bento melhorou a olhos vistos, é dos mais profissionais e é um grande central.

DE:

Grimi, Ronny, Tello? Todos estão a anos luz do enorme Rui Jorge!

M D:

Traiu-nos, foi para o Porto, anda perdido… Mas quando cá jogou, encheu-me as medidas!

MC:

O ‘Mister’ era rijo, inteligente, maduro, enfim um grande Médio Centro!

MC:

Dá tudo pela camisola, titular desde os 18 anos, capitão aos 20… É enorme!

M E:

Muitos o acusavam de preguiça, muitos diziam que jogava para o contrato, mas o que é certo é que quando estava em dia sim… Levava tudo à frente!

PL:

Aqueles quarenta e muitos golos, fizeram dele o inesquecivel Super Mário!

PL:

O profissionalismo, o dar tudo em campo, a frieza de fazer o golo, o nunca se cansar, enfim… Liedson!

S1:

Enquanto cá esteve teve épocas boas e outras menos boas… Eu sempre fui gostando dele…

S2:

Triunfa por jogar em tudo o que é posição naquela defesa… Diz que se sente em casa…

S3:

Foi capitão, deu muito pelo clube, foi um belo defesa central…

S4:

Dos jogadores com mais classe que já vi por cá passar!

S5:

Claro que é gigante, mas pelo nosso Sporting actuo escassas vezes…

S6:

Aquele ano ao lado de Jardel marcou-nos para sempre… Dos melhores jogadores portugueses de sempre…

S7:

O verdadeiro coração de leão, deu tudo por nós (até um estalo a quem não devia :lol:)