Olivedesportos

Poderão ler no Blog da Bola um post sobre a Olivedesportos onde se lê, entre outras coisas, isto “Sem certezas e perante estes números, julga-se que as transmissões dão de lucro à Olivedesportos, à volta dos 200 milhões de euros ano e esta distribui pelos clubes apenas 50 milhões”. A ser verdade, isto significa que a Olivedesportos se apropria da maioria do potencial de receitas dos clubes.

Sei que o assunto já tem sido aqui tratado mas parece-me merecer debate mais aprofundado. O post citado poderia ser uma boa base de partida para esta conversa. É verdade ou não o que aí é escrito ? Qual a responsabilidade da Olivedesportos na falência colectiva do futebol português ? Em caso de resposta afirmativa às duas anteriores questões, existirão soluções possíveis para ultrapassar esta situação ?

A serem esses os numeros, vêm confirmar o que todos jà sabiamos: -Que enquanto o SCP estiver preso e essa corja por força de contratos da treta nâo iremos nunca tirar grande partido da imagem do nosso clube e as transmiçôes televisivas vâo enchendo os bolsos desses parasitas!

A Olivedesporto construiu um império graças ao futebol, da forma mais improvavel: as transmissões televisivas.

Para quem não se recorda, antes de existir a Liga, os campeonatos profissionais era organizados pela FPF. Era tambem esta entidade que submetia a concurso publico a venda das transmissões televisas dos jogos da 1ª divisão e da Selecção Nacional. Por norma e como seria expectavel os 3 operadores de televisão licenciados em portugal concorriam e para surpresa a Olivedesportos tambem. Aqui reside o mistério, invariavelmte a Olivedesporto ( não tendo meios próprios para realizar transmissões televisivas ) ganhava esses concursos.

Imaginemos os seguinte cenário, num desses concurso a RTP oferece 100, a SIC 95, TVI 80 e a Olivedesporto 120. A empresa fundada pelos manos oliveira fica com os jogos. Agora vem o insólito, a Olivedesporto volta a submeter os jogos a concurso publico onde por norma ganhava a RTP. As duvidas que sempre me assaltaram eram duas: como é que a Olivedesportos ganhava sempre. E porque é que a RTP podendo ganhar o concurso directamente com a FPF, o fazia pagando mais caro à Olivedesportos.

Isto repetiu-se durante anos seguidos, os suficientes para a empresa ganhar uma pujança financeira impressionante. Com a Liga os clubes passaram a negociar directamente as transmissões televisivas, como na sua maioria estavam falidos, a Olivedesportos aparecia com dinheiro fresco, comprando ao preço da chuva os jogos do SCP, SLB, FCP por periodos alargadissimos de tempo.

Para uma empresa que começou a sua actividade a colocar paineis de publicidade nos estadios, 20 anos depois, é um império com acções nos 3 grandes, e atraves da Controlinvest detém os activos adquiridos à PT (Lusomundo Serviços), entre os quais estão os jornais DN, 24horas, Tal & Qual, JN e a rádio TSF, cinco revistas, dois jornais regionais (Açoriano Oriental e Jornal do Fundão), além do desportivo O Jogo, os titulos gratuitos Ocasião e GlobalNoticias e ainda os canais de desporto Sportv1 e Sportv2.

Dá que pensar…

Não vejo onde está o mistério e o insólito. Se por um lado quisermos acreditar que se tratava dum processo limpo, basta admitir que a Olivedesportos fazia sempre a primeira proposta mais alta e depois, como não tinha meios audiovisuais, revendia os direitos a quem tinha esses meios: RTP, SIC e TVI. Depois, como as televisões não haviam conseguido bater a proposta mais alta no 1º concurso (directamente à FPF ou Liga) tinham que comprar os direitos à Olivedesportos e aí teriam que pagar mais caro, evidentemente, porque era daí que vinha o lucro da Olivedesportos. Ou seja, a empresa dos irmãos Oliveira funcionava como intermediária na venda dos direitos de transmissão.

No entanto, conhecidas as relações entre os irmãos Oliveira, Pinto da Costa e Valentim Loureiro, não era de admirar que a Olivedesportos conseguisse sempre fazer uma oferta mais alta por conhecimento prévio das propostas das televisões, pelo que os direitos de transmissão eram sempre vendidos a essa empresa, ficando todos os compadres a ganhar.

Por isso, repito: onde está o mistério?

Apenas uma dúvida de pormenor no que disseste: não sei se alguma vez as 3 televisões chegaram a concorrer em concurso público organizado pela FPF, porque os campeonatos profissionais passaram a ser administrados pela Liga em 1990 e os canais privados só surgiram em 1992 e 1993. Ou seja, quando as privadas surgiram já era a Liga e não a FPF a organizar o concurso para venda dos direitos de transmissão.

Não acredito muito nesses números. A Olivedesportos deve facturar apenas uns 50 M EUR, não os 200. Destes, apenas 1/3 deve ficar para lucro da empresa.

Na prática, o que acontece é que aquele que podia ser um importante impulsionador das receitas dos clubes - a revisão dos contratos televisivos - está hipotecado até às calendas. O que poderá ser determinante para os clubes portugueses, uma vez que perdem o “combóio europeu” face aos seus rivais. Basta ver que, recentemente, os campeonatos de Inglaterra, França e Alemanha reviram em espectacular alta os seus contratos televisivos…

O monopólio da Olivedesportos vai acabar a médio prazo. O Domingos Soares de Oliveira da SAD do Benfica disse numa entrevista ao Correio da Manhã que o Benfica não vai renovar contrato com a Olivedesportos em 2013. O Sporting deveria fazer o mesmo.

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=268906&idselect=217&idCanal=217&p=22

que % tem a olivedesportos em cada uma das SAD’s dos 3 grandes?

que % tem a olivedesportos em cada uma das SAD's dos 3 grandes?

16,36 na do Sporting, 4% na do Benfica, 21,6% na do Porto, para além de 25% na Sporting.com, 25% na Porto Multimédia e 49% na Benfica Multimédia. Já uma vez perguntei neste fórum, e ninguém respondeu, pela mão de quem é que o Carlos Freitas entrou para a SAD. Isto porque o Sporting já não é dono do seu futebol e nem todas as pessoas que trabalham na sua SAD para lá foram indicadas pela direcção do clube, porque a SAD tem accionistas de peso que não o clube, e que podem interferir na gestão e até nomear gestores. Enquanto estas relações não forem esclarecidas, limitar a discussão ao FSF é redutor, porque as relações de forças (e com que interesses…) na SAD explicam muitas da tropelices que por lá se passam…

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?idCanal=12&id=19029

http://209.85.207.104/search?q=cache:WR8thqk4P-0J:segundasedicoes.expresso.clix.pt/desporto/artigos/interior.asp%3Fedicao%3D1492%26id_artigo%3DES27708+olivedesportos+acções+sporting+benfica+porto&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=4&gl=pt

Muito interessante. A Olivedesportos construiu um “império” e depois “blindou-o” comprando acções dos três grandes.

Ainda mais interessante: o autor do “Projecto” vendeu a maior parte das suas acções assim que o Sporting foi campeão em 2000, para lucrar o máximo possível. Haja amor ao clube!

O CF chegou ao Sporting a convite do Luís Duque.

Alguem sabe se o contrato com o Benfica é igual (ou semelhante), em termos de valores e duração (2013) ao do Sporting? Lembro-me de ter ouvido falar de 2018 - o que me deixou estarrecido, confesso. Alguma elucidação era desejada.

Uma parte sintomática na entrevista ao CM do Domingos Soares de Oliveira:

“Na maioria dos 20 grandes clubes mais ricos da Europa, as receitas dos contratos televisivos cobrem mais de 50 por cento dos orçamentos. No Benfica, essa percentagem ronda os dez por cento, cerca de 7,5 milhões de euros/ano.”

Pois…

Qualquer pessoa podia adivinhar há muito tempo, até antes dos negócios com a Olivedesportos, que a TV ia ser a principal receita do futebol.

Se é verdade que os grandes em Portugal só tiram menos de 10% das receitas da TV isto parece-me um garrote decisivo para a sua competitividade.

O que eu acho estranho nisto tudo é a passividade de toda a gente (clubes, liga, governo, federação, autoridade da concorrência, etc) perante um negócio privado que criou um monopólio e, aparentemente, condiciona brutalmente a saúde financeira do futebol.

Muitos contratos de longa duração são alvo de renegociação, por vezes mesmo forçada pela lei quando estão em causa interesses públicos. Aqui, nada.

Segundo o CM http://www.correiomanha.pt/comentario.asp?idCanal=213&id=247493 durará até 2013 e o Benfica recebe 7,5 milhões por ano.

Esta noticia aqui trazida pelo Lionheart é interessante sobre vários prismas.

É engraçado que um administrador (ou director) da SAD das gaylinhas diga que daqui a seis anos as galinhas não vão renovar o contrato com a Olivedesportos, daqui a 6 anos :o.
Como todos sabemos a televisão vai evoluir muito nos próximos anos, o triple play e já está ai. A televisão digital terrestre vai arrancar brevemente e vai haver uma série de alterações que ninguém sabe muito bem para onde isto irá.
Como sabemos as galinhas vão ter neste espaço, 2 eleições ou seja nada garante que o orelhas as ganhe e ainda menos que ele mantenha esta equipa de Administradores que já teve variadíssimas alterações, tanto directivas como de estratégia.

Neste cenário de completa incerteza dizer que não se renova um contrato daqui a seis longos anos poderia-se pensar que seria para galinha ver.
Mas talvez não seja apenas isso embora naturalmente isso conte.

• Dizer que não se renova um contrato daqui a 6 anos (não tem custos, logo se verá) e é extremamente popular entre as gaylinhas, servindo também para animar as hostes.

• Mas para alem disto (e acho que as galinhas jogam bem aqui, também porque podem jogar) poderá servir para conseguir um aumento das contrapartidas monetárias actuais, naturalmente que as galinhas em troca teriam de dar mais uns anitos de contrato. Ficariam com mais dinheiro para investir e um jogador (devidamente publicitado pelos pasquim ) rapidamente os levaria ao delírio.

• Possivelmente tambem é uma forma de pressão sobre a linha editorial da SportTV e dos outros jornais do grupo. A SportTV apesar de tudo é a televisão mais isenta em relação as galinhas. Basta ver as transmissões das galinhas na TVI (que me dizem, eu nunca vejo aquilo) aquilo é pior que o jornal das galinhas. É verdade que são alguns jornais do grupo (Controlinvest ) que noticiam algumas noticias das galinhas. O JN foi o único jornal em Portugal que teve a coragem de dizer que as galinhas deviam 500 000 Euros em agua à câmara do Seixal.
    Mas ninguém mais ousou pegar no assunto. Até aqui no fórum pareceu assunto tabu, imagino se fosse o Sporting a dever.

É verdade que volta não volta existem blog e blog que dizem varias coisas e que se armam em defensores do futebol. Tenho todas, e as maiores duvidas neste interesse desinteressado.Acho que temos de ter muito cuidado com isso, e com os interesses dos outros grupos de comunicação na transmissões(e tambem atraves dos blogs anonimos) e o principal se isso é positivo para nós( Sporting ) ou não.

E é neste ponto que a porca torce o rabo. Apesar o grupo Olivedesportos não nos ser muito favorável é de longe o que nos é menos desfavorável.
Duvidas, basta ver a minha editorial da TVI (em termos desportivos) e as transmissões dos jogos do Sporting, das gaylinas e dos andrades.

Em relação à SIC e seu grupo (Expresso, Visão …), na televisão que é o que interessa a linha também é profundamente anti-sportinguista, pelo menos enquanto aquele galinha fanático se mantiver como director (apesar de ter conseguido, tornar a SIC na terceira televisão em Portugal).

Resta a Cofina (Correio da Manha, Record, Agora Sol, Sabado …) a linha também é profundamente anti-sportinguista e se conseguirem um canal de Televisão pelos elementos que a compõem a linha será idêntica ou pior que a TVI (basta ver a campanha anti-Porto) todos os dias no Correio da Manhã. É anti-andrades e não anti-sporting porque o alvo a abater é o Porto se nós crescermos o alvo muda-se para Alvalade.

Neste contexto, muito desfavorável, é que temos de nos mover. E isto é que é verdadeiramente importante(ESTRUTURAL), não é fácil o Sporting conseguir mover-se neste pântano. Temos que exigir melhores condições (aos operadores, neste caso à Olivedesportos) e temos nós (todos) que ver que isto é mais importante que as nossas divergências.
Isto já vai longo, depois colocarei aqui algumas ideias para quem quiser discutir. Se souberem números força.

Seis anos é uma eternidade. O Sporting tem que conseguir ir buscar mais dinheiro às transmissões televisivas. Tem de haver forma de renegociar isto.

A mim parecer-me-ia que é matéria onde a a união dos clubes, através da Liga, poderia ser determinante. Mas só os vejo preocupados com a Taça da Liga, novas tecnologias para os árbitros, etc.

A meu ver tem que se avançar para o modelo Liga dos Campeões de contratação em bolo e repartição tendo em conta resultados desportivos.

eu na posicao da Olivedesportos provavelmente nao negociava nada. E digo-te mais, se os clubes boicotassem transmissoes ou coisa do genero, processava-os todos e com o valor dos prejuizos provavelmente ficava dono dos 3 grandes…

Se não tiverem nada a ganhar será essa a posição. Mas não haverá forma de todos ganharem ?

E porque e que a Olivedesportos estaria interessada em que todos ganhassem? Eles querem e o deles, ja fizeram o negocio da vida deles, agora os outros que se lixem. E a culpa neste caso e dos clubes todos que foram acefalos ao ponto de nao verem que antes das negociacoes deviam ter recusados estes negocios de pacote e ter avancado para fazerem as suas proprias negociacoes.

O problema é que todas as SADs estavam em posição de grande fragilidade negocial, com necessidade rápida de injecção de capital. Por isso, os acordos com a Olivedesportos não trazem grande valor acrescentado a prazo, já que, quer os pacotes das transmissões televisivas, quer a entrada da Olivedesportos no capital das SADs dos três grandes, serviu para tapar buracos. O dinheiro já foi todo gasto.

Cuidado com a ideia da repartição do dinheiro em função dos resultados desportivos, porque isso pode retirar ainda mais competitividade a alguns clubes…