Será que sim? Eu acho que nem será por aí, a indemnização a pagar seria suportada totalmente pelo novo contrato, e ainda ganhavamos muito dinheiro. O problema seria mais os inimigos que se iriam fazer… Será que queremos mesmo ser inimigos da Olivedesportos?
A rescisão unilateral seria sempre desaconselhável. Não só teria custos altos como quebraria a confiança do mercado nos clubes. Se o futebol se quer profissionalizar e crescer de forma saudável enquanto sector económico não pode ser através deste caminho.
O que me parece é que existindo grande potencial de crescimento do negócio futebol em Portugal - basta ver a média de audiências e comparar com outros mercados mais evoluídos - todos têm a ganhar com a exploração deste potencial de crescimento.
Agora se continuarmos amarrados a contratos que são ruinosos para os clubes e satisfatórios para a Olivedesportos é que o negócio não cresce de certeza. Para ninguém.
Não vale a pena ir por aí, porque o clube rescindia com que alegações ? Pagam pouco ? Mas isso foi culpa de quem no Sporting assinou o acordo. Até porque ao que se sabe a Olivedesportos nunca falhou com nenhum pagamento.
O que o clube pode fazer é quando terminar o contrato não o renovar e ficar gerir esta area directamente, ou então usar as afirmações do LFV que já disse que não vão renovar em proveito proprio. Isto é, dizer de forma clara, meus amigos estão em riscos de perderem o SLB, se nos perdem tambem a nós ficam com mais de 50% dos adeptos de futebol em Portugal fora da vossa orbita, muitos deles assinantes da SportTv. Quantos não vão optar por deixar de assinar os vossos canais, porque podem ver os jogos em canais de sinal aberto ? Querem-nos, então valorizem a nossa marca e paguem por isso.
Não é dificil fazer estas coisas, é só preciso ter vontade em defender os interesses do Sporting.
Este tópico está muito interessante, mas agora estou com a dúvida: pensei que era a Liga que negociava os direitos de transmissão de todos os clubes. Se assim for, como é que um clube pode, por si só, renegociar o contrato com a Olivedesportos?
E eu estou convencido que as negociações foram bilaterais e a Liga nunca se tinha envolvido, o que parece fundamental. É claro que nesta matéria os cluibes devem associar-se. Mas em Portugal é tão difícil separar as rivalidades e egos de interesses comuns que se calhar não será fácil
São negociações bilateriais e sem envolvimento da Liga. Por algo o contrato do fifica é até 2013, o do Sporting até 2017 ou o que o valha, isto é, são prazos diferente porque cada um negociou separadamente. Quando o Vale e Azevedo rasgou o contrato, foi com a Olivedesportos, não com a Liga.
O que há são algumas limitações impostas pela Liga, como o nº de jogos transmitidos, as horas, etc.
"O F.C. Porto anunciou, em comunicado, a renovação do vínculo com a Olivedesportos para a cedência dos direitos televisivos. O acordo extende-se até 2013/2014 e garante proveitos globais na ordem dos 51,750 milhões de euros.
Aqui fica o comunicado, na íntegra:
«A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD, de acordo com o artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que prolongou até à época 2013/2014, com a empresa «Olivedesportos - Publicidade, Televisão e Media, SA», o contrato de cedência, em regime de exclusividade, dos direitos de comunicação audiovisual, nacionais e internacionais, dos jogos do F.C.Porto disputados para a competição principal da Liga Portuguesa de Futebol Profissional na qualidade de equipa visitada.
Como contrapartida deste acordo, a Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD garante proveitos globais de 51,750 milhões de euros.»"
O F.C. Porto anunciou, em comunicado, a renovação do vínculo com a Olivedesportos para a cedência dos direitos televisivos. O acordo extende-se até 2013/2014 e garante proveitos globais na ordem dos 51,750 milhões de euros.
Aqui fica o comunicado, na íntegra:
«A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD, de acordo com o artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que prolongou até à época 2013/2014, com a empresa «Olivedesportos - Publicidade, Televisão e Media, SA», o contrato de cedência, em regime de exclusividade, dos direitos de comunicação audiovisual, nacionais e internacionais, dos jogos do F.C.Porto disputados para a competição principal da Liga Portuguesa de Futebol Profissional na qualidade de equipa visitada.
Como contrapartida deste acordo, a Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD garante proveitos globais de 51,750 milhões de euros.»
In Maisfutebol
Não estou por dentro do acordo do SCP e quanto arrecada, mas de certeza que não chega nem perto disso.
Se fizerem bem as contas, este acordo nem é tao vantajoso para os porcos como parece… Isto dá pouco mais de 8M€ por época… se formos a ver as receitas dos grandes europeus nos direitos televisos, verificamos as grandes diferenças de valores auferidos pelos clubes em Portugal em relação aos restantes clubes europeus…
Nunca se pode fazer essa comparação simplesmente porque não há comparação. Tu cá em Portugal vês os jogos da liga inglesa, e isso paga-se. Em Inglaterra quem é que vai ver os jogos da liga portuguesa?!
São realidades completamente distintas. Agora podemos é comparar o que a Olivedesportos paga com aquilo que ganha, e aí já vemos uma enorme diferença que não vai para os clubes…Isso é que se tem que atacar.
O anterior contrato do porto terminava quando?? É que as contas por época são 52M/ nº de épocas, mas as estas temos de subtrair os do anterior contrato.
Se experimentarmos subtrair 2 ao número de anos (hipotéticamente), o valor por época é bastante considerável, atendendo que a liga perdeu 4 jornadas, ficando só com 30 há relativamente pouco tempo.
Os direitos da Taça de Portugal e da Liga, liga dos campeões e Uefa são à parte 8)
«A Olivedesportos, que tem 10 por cento da SAD do FC Porto para o futebol, assinou hoje um contrato de 52 milhões de euros com os azuis e brancos, válido até 2014 (seis épocas). Dá 8,8 milhões de euros por temporada, o que não é muito mais do que aquilo que o FC Porto já recebia. Com o Benfica “agarrado” até 2013 e a ameaçar não renovar a partir dessa data e o Sporting “preso” até 20018 (salvo erro). Segundo Camilo Lourenço, guru das finanças futebolísticas, “é manifestamente pouco”, muito aquém do que se paga na Grécia e na Turquia… »