Olha a carta aberta fresquinha!

A propósito da carta aberta de Soares Franco a Frederico Varandas e, já agora, no surfar da onda de Bruno Prata ( com fortes ligações a Jorge Mendes )…

Para os mais esquecidos, Soares Franco foi o presidente para o qual, o Sporting devia ser isto… e cito:

“Quero um clube só de futebol, sem sócios mas com adeptos que não se intrometam na gestão nem tenham voto nas eleições dos corpos sociais”

Para este senhor ( “os sócios são uma chatice” e “dedico apenas 2 horas por dia ao clube” ), o Sporting de Varandas reencontrou principios e valores e não podemos levar a mal Soares Franco, nós que não os reconhecemos e precisamente “atacamos” estes Órgãos Sociais pela falta deles, pois falamos de principios e valores manifestamente diferentes dos de muitos sócios do Sporting Clube de Portugal.

A valorização do papel e importância do sócio, não é um dos principios e valores de Soares Franco. Como não o são o ecletismo, a transparência e a verdade na comunicação aos adeptos do clube. Serão outros principios e valores. Quais? Não sei. Afinal, o mesmo para Frederico Varandas que “não negligencia valores” e aquilo que aponto a Soares Franco, aponto e muito mais a Frederico Varandas, que tem revelado profundo desprezo por boa parte da massa associativa e revela uma postura divisionista e revisionista que muitos sportinguistas dificilmente perdoarão.

Além de confessar a minha ignorância quanto aos principios e valores de Soares Franco, confesso-a ainda em maior medida, relativamente à “Nova Academia” que fala. Sim, é um soundbite generalizado, mas dito por um ex presidente, talvez esperasse algo mais que uma narrativa pouco perceptivel pelos sportinguistas. Falamos dos colchões, de umas pinturas, de máquinas do ginásio, de um relvado?

Não falamos certamente dos jovens que a propaganda vende que aparecem na equipa principal por geração espontânea ou por e cito “modelos de crescomento acelerados”, certamente. Isto após Renan, Rosier, Borja, Ilori, Neto, Doumbia, Jesé, Bolasie, Fernando, Vietto, Sporar, Camacho, etc., que resultaram em muitas dezenas de milhões deitados ao lixo e na época com o maior número de derrotas da história, apesar do efeito desportivamente positivo da contratação de Amorim em Março de 2020, após encostar o camião de flops e apostar nos jovens da formação que supostamente, não havia.

Pois, lembro e outra citação: “a formação esteve ao abandono, durante 5 anos”.

Autor? Frederico Varandas, imagine-se, ingressado no Sporting por mão de Godinho Lopes, que despediu dezenas de pessoas ligadas ao recrutamento e prospecção e aos que ficaram, não lhes pagava. Portanto o sr Varandas deveria ter conhecimento de causa. E tem. Mas são estes os seus “principios e valores”.

O sr Bruno Prata, repito, com fortes ligações a Jorge Mendes, o grande mentor das rescisões e um dos maiores beneficiários da mudança politica gerada em Alvalade por causa de Alcochete e suas consequências ( com o tal dedo fundamental do empresário ), veio recentemente usar esta carta aberta de Soares Franco, para mais um episódio, o enésimo, da “Herança Pesada do Brunismo” e das diabruras da “Seita Brunista”, esta supostamente agora sem argumentos, pelo sucesso da equipa de futebol.

Lembro ao sr Prata, que Bruno de Carvalho saiu há quase 3 anos. Que despedimentos colectivos justificados pelas “depauperadas finanças que deixou”, deveria ser soundbite afogado pelo tempo, já que os factos pouco importam ao sr Prata.

“Que os custos anuais triplicados”, totalizaram em 5 anos, 350M em salários e contratações ( 130M dos quais nos primeiros 3 anos ) que comparam com 300M nos 3 anos de Frederico Varandas, tendo em conta o orçamento actual e isto quando metade do tempo decorrido foi em plena Pandemia. Para já não falar da questão dos Capitais Próprios. 120M negativos em 2013, positivos em Setembro de 2018, actualmente e segundo o último Relatório de Contas, novamente negativos.

Diz também o sr Prata que se está a alocar todo o mérito a Rubem Amorim de forma a que o trabalho de Varandas e Viana não seja valorizado.

Pois é. Mas ninguém tem culpa que a contratação de Amorim ( e pela enésima vez também, atribuam-se os créditos ao presidente do clube, sem qualquer problema ) tenha significado uma brutal viragem na gestão do futebol.

E, mesmo assim, com um plantel com claras insuficiências onde o único avançado capaz era um miudo de 18 anos.

Os méritos de Amorim digo eu, não devem é ser desvalorizados. Porque se os dois últimos mercados foram positivos, no deve e haver do mandato de Varandas, a qualidade individual desceu ( retirando os recursos da formação da equação ). E voltarei a afirmá-lo mesmo com o título no bolso ( do qual estou convicto ).

Porque considero o lote Acuna, Mathieu, Bruno Fernandes, Wendel, Raphinha, Nani, Montero, Dost, etc… superior a Pote, Santos, Fedal, Adan, Porro, Antunes, João Mário, etc…

Com todo o respeito pelos actuais jogadores do Sporting, também os mencionados. Que têm sido uns verdadeiros Leões e fazem parte da equipa com o comportamento colectivo mais brihante vs qualidade individual que tenho memória.

Sim, sr Prata. Se a qualidade desceu e o rendimento subiu… é ao treinador que bato palmas. Para que não haja vestes rasgadas, bato palmas a Varandas, pelo treinador. Não chorem.

33 Curtiram

O Varandas que se ponha mazé a pau que quanto mais alto é o voo, maior é a queda. Ainda vai bem a tempo de ■■■■■ o clube ainda mais. Nao tem mérito em merda alguma, alias até digo

O SPORTING TEM TIDO SUCESSO NÃO POR CAUSA DO VARANDAS…MAS SIM MESMO COM VARANDAS…

5 Curtiram

Os soundbytes que certos users usam neste forum, sao os mesmos deste, mais um, crapula.

2 Curtiram

No fundo e não sei se vou dizer uma asneira, visto que ainda não há orçamento aprovado e pelos estatutos, o Clube tem, ou devia ser gerido em duodécimos, como se explica contratar um jogador por milhões, logo fugir a uma das regras dos estatutos?
Porque, se for assim, explica-se a carta aberta, e o seu pensamento para os trolhas que estão á frente do Clube, quando cheira a dinheiro…

Eu para mim continuo na mesma.
Até a data só ganharam a taça da liga, mais nada.

No fim é que se fazem as contas… mas neste clube já é apanágio aparecerem estes “sócios” ,que com este discurso mais parecem lampiões, a meter-se em bicos de pés!!
Depois quando a coisa corre mal, desaparecem por mais uns tempos.

5 Curtiram

SAD diferente de clube. :wink:

Diz o jorge mendes que é o dono do Bruno Prata > A Varandas e, principalmente, a Hugo Viana têm ainda de ser tributados os méritos da construção de um plantel que tem mais qualidade, soluções e até experiência do que muitos lhe atribuíram.

É evidente que a este sabujo interessa perpetuar o mandato do dr. vagandas e dos seus ineptos parceiros, tal a quantidade de comissões que o SCP passou a pagar sem qualquer necessidade, bem como outros negócios, por ora ocultos de intermediação e afins, que gradualmente se virão a descobrir.

2 Curtiram

Qualquer relógio avariado (Varandas) dá horas certas 2 vezes por dia. Varandas acertou ao escolher Amorim mas há um porém. Varandas demonstrou, no tempo anterior de mandato, que o seu critério para escolher treinadores era mau e não há nenhuma evidência de que tenha estudado exaustivamente o perfil de Ruben Amorim para o escolher. E porque é que digo que não há nenhuma evidência? Porque Rúben Amorim não tem tempo de treinador de I Liga para alicerçar qualquer critério de competência. Isto é, Rúben Amorim não tinha CV para apresentar. Quero eu dizer, com tudo isto, que a fé (e não o critério ponderado) de Varandas pode ter acertado nas horas.

E Amorim pode muito bem ter salvo Varandas e o Sporting do abismo para onde ambos pareciam caminhar, por conta da inabilidade do presidente para gerir o que tinha em mãos.

E se no futebol tudo vai bem, tudo o resto vai mal. Muito mal. A redução de investimento nas modalidades até podia ser justificado pela quebra de receitas (quotizações, publicidade, tv, bilheteira). Porém, há uma modalidade que parece estar imune a esta realidade: o basquetebol.

Que me perdoem os apreciadores de basquetebol, mas tendo em conta o potencial internacional do Sporting em modalidades como o hóquei patins, o andebol ou o futsal (modalidades onde o Sporting obteve títulos internacionais, num passado muito recente) e não sendo um basquetebol uma modalidade em que o Sporting (bem como a selecção nacional) tenha algum tipo de pretensão em obter reconhecimento de igual valia, faz sentido inverter o ciclo de investimento nas modalidades?

3 Curtiram

A partir de que informação partes para tecer tais comentários? Onde posso encontrar os custos de cada modalidade?

Soares Franco. Aquele que tem 3 filhos (todos Lamps) e que (esse sim) faliu ou fez falir tudo á sua volta. O tal que estava a oferecer os terrenos do antigo estádio quase se borla e vendeu quase tudo o que podia.
Vejam o tipo como se fosse um cogumelo venenoso. Só morrem aqueles que o queiram comer… Voltou com esse objectivo , pois durante 5 anos nem piou. Nunca foi visto a apoiar qualquer atleta o equipa do Sporting. Lembram aquela pérola dele que (após uma derrota com as galinhas ) disse que o Sporting não era só nível deles. Que lutava por outros objectivos.
Voltaram aqueles que sempre tentaram acabar com o património. Aqueles que fazem com que o clube não ganhe nada. E pela mão do Dr. Escomalha herói de kandahar. Só param quando não existir cêntimo.

5 Curtiram

Muito boa tarde.

Mas vocês acham correcto lançar uma conversa destas em dia de jogo??? E jogo tão importante que nos pode colocar a oito pontos do segundo???

Estamos, no campeonato de futebol, como nunca estivemos desde há infelizmente muito tempo, e vocês só sabem criticar???

Será assim tão difícil apenas apoiar??? Que é essa a verdadeira essência de um adepto/sócio???

Bem sei que os protocolos foram rompidos… Mas caramba… Para os terem alguém teve de lutar por eles!!! E não foi com assobios, ameaças e críticas não construtivas que o conseguiram…

Desfrutem o momento, levantem a cabeça e apoiem o nosso Sporting, o nosso grande amor, porque quem está nos comandos do clube está a fazer um bom trabalho!!!

Devemos criticar quando há necessidade mas sobretudo devemos apoiar.

Este género de mensagens que de tempos a tempos caem no meu email só vêm dar razão aos que defendem (onde eu não me incluo) que só estamos na frente porque não há adeptos no Estádio!!!

Bora lá apoiar incondicionalmente o nosso Amor e esquecer estas divisões. Amamos todos o mesmo.

Sporting até morrer!!

1 Curtiu

Estou aqui com uma dúvida, não sei se me conseguem ajudar. Esse Bruno Prata que agora estão a descredibilizar porque pelos vistos tem nao sei quem na família relacionado com o Jorge Mendes, é o mesmo que escreveu este artigo? Em que bateu forte e feio no Varandas e diz, entre outras coisas:

" Como diria Voltaire, todo o homem é culpado do bem que não fez e Varandas e Hugo Viana têm de ser, pelo menos, responsabilizados pela construção de um plantel que envergonha um bocadinho a fidalguia de um clube que já foi gerido por viscondes.
E, nesse aspecto, nem a pesada herança recebida pode garantir-lhes qualquer tipo de misericórdia.
"

ou
" Mas, não sejamos ingénuos, também espelha os erros de cálculo e as apostas falhadas de um presidente que, independentemente de ter curso de treinador, não pode pensar que já é uma autoridade na matéria. Pelo contrário, o balanço das aquisições em que se envolveu aconselha alguma parcimónia.

https://www.record.pt/opiniao/cronistas/bruno-prata/detalhe/o-machado-rombudo-do-sporting?ref=Bruno%20Prata_DestaquesPrincipais

Então em que ficamos? Ele é um gajo que trabalha para o Jorge Mendes e que por isso tem de dizer sempre bem do Varandas e do Hugo Viana ou é simplesmente um cronista que se limita a avaliar e a opiniar sobre o que se passa no futebol?

É que na altura não vi ninguém a descredibilizar o homem.

Isto é algo que ocorre muito hoje em dia.

Se não concordamos com alguém, das duas uma, ou ele é muito estúpido ou está contra mim.

Perdendo-se por completo uma coisa muito importante que é analisar a mensagem.

E eu que não gosto nada de ouvir os discursos vazios e com palavras “eloquentes” do Prata.

1 Curtiu

É por alguém num fórum dar a sua opinião sobre o presidente do clube e onde até faz elogios ao treinador e jogadores que a equipa vai ganhar ou perder?!!!

O teu comentário,na minha modesta opinião, é ridículo.

3 Curtiram

Intendo que não haja necessidade em dia de jogo e sim há muito Sportinguista que devia de pousar algumas armas.

Mas cada um tem direito à sua opinião e crítica.

Mas ao fim ao cabo a importância e peso desta carta nos destinos do Sporting é igual à do FSF… zero.

4 Curtiram

O Soares Franco que volte para o buraco de onde veio, sff

1 Curtiu

E acrescento, ou é muito estúpido, ou está contra mim, ou está comprado por alguém para escrever o que escreveu.

O que o pessoal não entende é que este Bruno Prata o que fez foi simplesmente analisar o atual momento do futebol do Sporting. Em julho passado esteve bem nas críticas que fez à direção e ao Hugo Viana e agora voltou a estar bem ao elogiar o que de bom tem sido feito.

Curiosamente em julho, para muitos, era um jornalista imparcial (ou pelo menos não estava comprado) e agora é um pau mandado do Jorge Mendes.

Mais do que ridículo.

Bem sei que os protocolos foram rompidos… Mas caramba… Para os terem alguém teve de lutar por eles!!! E não foi com assobios, ameaças e críticas não construtivas que o conseguiram…

Somos todos da Juve Leo/Directivo e não sabíamos.

1 Curtiu

Mas vocês ainda dão importância ao que esse traste do Soares franco diz? Caguem pro esqueleto, volte pro armário, ■■■■ que o pariu, abutre…