Ainda não compreendi como muitos avançam com a ideia de que com a entrada do Moutinho, o Porto fica mais forte.
Já o disse aqui:
Não me parece ter maior imperialismo/genuíno poder de destruição do que o Fernando…na posição de médio mais defensivo ( trinco).
Não me parece ter melhor capacidade de ruptura, penetração, organização no último terço do campo…do que o Rúben Micael. Acresce o facto de que o Rúben Micael é ridiculamente superior no capítulo do passe e remate. Tremendamente mais incisivo que o Moutinho. Aliás, o Rúben Micael conseguiu ser muito mais esclarecedor em apenas um ano, numa competição europeia ( e num grupo complicado)…do que porventura o Moutinho em quase todos estes anos de Liga Europa e Champions League (e atenção que o Sporting não apanhou apenas colossos na champions. Também jogou contra “acessíveis”).
A comparação é legítima. Jogadores completamente diferentes, mas realizaram muitas vezes a mesma função.
E com toda a sinceridade, e estou à vontade para dizer isto…porque não me poderão acusar de dizê-lo apenas porque estou com raiva do jogador ter partido ( até porque defendi diversas vezes que no plano de DECISÂO o Meireles ganha)…parece-me que o Raul Meireles é francamente mais esclarecido. O Raul Meireles é um jogador que no fundo, é muito mais decisivo e desequilibrador do que o Moutinho…porque para efeitos práticos…a um médio que não se resume a defender…exige-se algo mais. E esse “extra”, esse “bónus” de resolver partidas, de realmente desequilibrar o Meireles tem.
Nesse sentido, pensando numa troca directa ( Sai Meireles, Entra Moutinho) não tenho as mesmas certezas que muitos de vós. Não grito: " O Porto está mais forte".
Poderá estar. Poderá não estar.
O Moutinho é de facto aquilo que muitos discutiram. O Porto ganha um jogador identificado com o nosso campeonato, que consegue jogar em alta intensidade os 90 minutos e que raramente se lesiona, isto é, é um jogador para fazer 40/45 jogos completos por época. E longe de mim querer forçar uma vulgarização do jogador. Logicamente que tem qualidades. Não é um “falhado”. Não é um " tosco". Não interpretem este texto, nesse sentido. Logicamente que é um bom jogador na escala nacional.Tem a sua técnica, a sua capacidade de progressão.
Ainda assim, mesmo com estas qualidades…digo com a maior honestidade possível : não prescindiria do muito mais decisivo Meireles (e que se sente confortável nos grandes palcos, grandes jogos, grandes estádios, grandes ambientes) a favor do “operário” Moutinho…
O Meireles tem seguramente menos resistência, menos pulmão, menor intensidade de jogo…mas tem muito mais ousadia, capacidade de passe, sentido de “baliza”…e tem algo que o Moutinho não tem…e que é fundamental num jogador, faculdade essa que certamente terá contribuído para o Moutinho nunca se ter afirmado na selecção num período que eu considerasse minimamente categórico (médio/longo), ou se quiserem…aquilo que agora fará com que o Meireles ruma a um colosso europeu ( E NÃO, O EVERTON) que é o REMATE.
Se é verdade (e de facto é) que o Moutinho carregou o Sporting sozinho às costas durante uns 3 anos, também não deixa de ser verdade, que há muito que havia estagnado.
Dificilmente iremos ver um Moutinho melhor do que aquele que vimos no Sporting, no seu auge.
Tenho a certeza absoluta, que no limite ( e estou a ser absolutamente simpático para o Porto)…o Porto apenas conseguirá fazer renascer o Moutinho da altura do Peseiro com uma pitada de maior maturidade.
Não nos esqueçamos que mais do que assimilação de novos conceitos, novos métodos…os jogadores evoluem sobretudo…nas alterações das atmosferas de competição, ou seja, diferentes campeonatos, elevação de ritmo competitivo e intensidade de jogo…e o Moutinho…com este contrato, por hipótese…continuará provavelmente a jogar até aos seus 27,28 anos…semanalmente contra Rio Aves, Leirias, Académicas…e etc.
Sem querer retirar o enorme mérito que o Moutinho teve em pegar de estaca no Sporting ( fruto do seu trabalho e qualidade)…é importante que os Sportinguistas percebam que no único período em que o Moutinho REALMENTE SE DESTACOU …foi precisamente no período em que não tinha grande pressão nos seus ombros, gozava do estatuto de “menino”, não lhe exigiam “o mundo”…e convenhamos… quando entrou…estava inserido numa equipa fantástica e com uma dinâmica impressionante.
Uma equipa em que jogava ao lado de vários jogadores experientes, campeões nacionais e que souberam transmitir a cultura do Sporting e os seus objectivos, isto é, ganhar. Falo de jogadores como Pedro Barbosa, Beto, Sá Pinto e Rui Jorge.
Somado a isto, o Moutinho teve ainda o bónus de contar com um Liedson genial de 26 anos, quando o Liedson era de facto O LIEDSON.
Este ano , rodeado de jogadores excessivamente medíocres…serviu também para nos apercebermos que inserido numa equipa onde não há grandes soluções, o Moutinho não conseguiu sobressair. Bem pelo contrário. Não decide. Não resolve. Não faz pender a balança para o nosso lado. Inserido numa equipa competente, com a sua alta rotação…consegue ser um jogador útil aqui e acolá. Mas no meio do caos, não se conseguiu “salvar”. E reparem que o Veloso conseguiu estar à margem da mediocridade. O Carriço também por exemplo.
O Moutinho entra no Porto, como contratação BASTANTE CARA para a nossa realidade nacional, e entra num clube que ganhou 17 dos últimos 25 campeonatos realizados.
Não prevejo o mar de rosas, que todos pintam.
Obviamente que pelo investimento feito, o Porto tudo fará para mostrar a Portugal que fez o “negócio da china”, terá uma margem de erro maior que a de outros colegas ( para não passar a ideia de desilusão/insatisfação), mas no Porto se não render…não tem lugar cativo.
E para rematar, a ser campeão nacional pelo Porto, todos os seus amantes se insurgirão aqui no fórum. A essas pessoas, gostava de vos relembrar que o Sporting é o nosso clube. O meu clube nunca foi o Moutinho, e não é o Tonel, nem o Carriço ( por muito respeito e admiração que tenha pelos últimos 2 citados) Isto é só um exemplo.
Eu sou do Sporting Clube de Portugal.