[OFICIAL] Negociações com a banca concluídas

Se o Carlos Barbosa diz, então estou mais descansado :shifty:

Vamos esperar antes de, ainda por cima recorrendo a uma bosta andante como o Barbosa, tecer considerações contundentes sobre o acordo. Apesar de não conhecermos os pormenores do acordo, certamente que este não será igual aos do passado, pois as negociações, por motivos relacionados com a defesa dos interesses do SCP realizada pelo presidente, bloquearam. Se o presidente fosse o Couceiro, ou seja, se o presidente do SCP fosse mais uma vez um servo da banca, não teria havido negociação qualquer, mas antes um “sim, sim, sim, sim, vocês é que sabem, vocês é que mandam”.

Isto é certo: para reestruturar o Sporting, o Bruno Carvalho precisaria sempre de dinheiro de terceiros (banca) para sobreviver enquanto o plano frutifica. A banca, para emprestar dinheiro, seja ao nosso clube ou a outra entidade qualquer, tanto particular como empresarial (aparentemente, só o Sócrates se encontra fora desta realidade), exige garantias (que podem assumir diversas formas). Sendo o capital próprio negativo, pouco pode o Presidente apresentar à banca senão dinheiro futuro. Se o plano do BC tiver sucesso, não será necessário a banca recorrer a garantias algumas.

Não vale a pena suspirarmos por um acordo perfeito ou mesmo lá próximo. Será um acordo normal, na medida em que o clube deve mais de 400 milhões de euros a terceiros (independentemente de como esta dívida foi criada, a verdade é que ela é real e tem um custo associado a ela, e quem não cumprir incorrerá em falta). Mas, sabendo que ele foi conseguido por um presidente interessado em defender os interesses do Sporting, podemos dizer que, só por tal facto, o acordo será positivo.

Já ouviram falar em aumento de capital?

So vejo 3 hipóteses na declaração de Barbosa:
Ou está a mentir / a atirar para o ar pois não sabe de nada.

Ou alguem do CD lhe disse, o que obviamente não creio.

Ou alguem do BES/BCP o informou quebrando o sigilo.

Caro lcustodio, nao tenho 100% mas aposto que será a 1a hipótese…

Sem me alongar muito sobre as declarações de alguém que evidentemente não tem credibilidade nenhuma, convém lembrar-nos que os bancos não são instituições de caridade. Para nos emprestarem dinheiro agora têm que ter garantias de receitas futuras, resta saber quais são e em que termos foram dadas as garantias.

Dizem mal do Rui Santos, que é lampião e o crl, mas a verdade verdadeira é que foi dos rarissimos comentadores da nossa praça que ao longo dos anos esteve do lado certo da questão. Ainda me recordo quando mostrou o nosso flyer, ainda nos tempos do JEB, e desde aí sempre foi critico com os lambuças.
Este é o artigo lógico de alguém que, por mais que o ofendam, tem feito muitissimo mais pelo Sporting que muito sportinguense!!

O meu respeito sincero ao Rui Santos, mesmo que nem sempre concorde com ele!!
É um senhor! :clap: :clap: :clap:

Mas voces estao mesmo a comentar isso do carlinhos depois de primeiro ele ter dito que a direccao nao ia conseguir acordo nenhum??

E obvio que ele nao sabe de nada. Ou melhor sabe que falaram cedo demais na questao do rally voltar para o norte, mesmo antes de receber o dinheirinho de alguns patrocinadores que nao gostaram muito da ideia.portanto ele que se preocupe com os reboques e deixe o clube em paz

Do que este país precisava era do Bruno a negociar com a troika. :mrgreen:

Pronto dissestes tudo, acho que ha aqui muita gente que se esquece que e o Sporting que deve a banca e nao ao contrario!!
Como ja disse acerdito e tenho a certeza que houve cedencias , mas ninguem pode , ou deveria vir para aqui fazer uma festa sem saber quais foram os acordos , nem tao pouco vir para aqui criticar o presidente por nao ter sabido negociar!!

Temos de ser moderados , ninguem sabe a totalidade dos contornos deste negocio!!

Não sei se Bruno de Carvalho terá ganho alguma coisa nestas negociações com os credores. À partida, quem vai de mão estendida pedir mais dinheiro emprestado para que o clube se mantenha à tona, não pode deixar de fazer cedências e de se sujeitar à vontade daqueles que detêm o capital - no mínimo.

É uma questão de aguardar para que os detalhes da reestruturação sejam conhecidos mais em pormenor.

Vou mais longe: e quem diz que os investidores são sequer para o capital da SAD ?

Não me lembro de o Bruno falar neles nesses termos, mas corrijam-me se eu estiver enganado…

Estes novos investidores não serão nos mesmos moldes que eram os russos de há dois anos (que, pelo que se sabe, iam investir para não eram para o capital da SAD), mas acredito que seja um investimento na mesma linha, mas com contrapartidas futuras obviamente (um fundo diferente?)…

Alíás, especulando: se acho que o Bruno possa ter aceite a condição de “reduzir” o orçamento e a Banca disponibilizar menos dinheiro para investimentos, é porque também o Bruno já conta com valor x desses investidores essencialmente para esses gastos (contratações)…

Os que tem passado pelo clube… como ele? Como os que ele apoia? :slight_smile:

Claro que foi educado, um “político” é sempre educado quando fala com um “eleitor.”

Agora a falta de educação dele já ficou bem patente noutras alturas.

Quanto ao que ele diz, ver para crer. Até lá muito mais gente vai dizer muito mais coisas.

Mais uma vez, não querendo especular muito sobre isso (porque até ver um documento oficial a dizer isso, o CM é uma fonte tão válida como uma tábua ouija), teriamos que aumentar o capital a dobrar para o Sporting manter a maioria, e o Sporting teria que meter tanto dinheiro como os investidores. Não sei bem como isso se processa, mas não interessa muito agora. Se for o caso, no futuro logo me informo.

Alguma coisa conquistou, ou não teria realizado a CI - que, por vários factores, pressionou a banca e estabeleceu, junto dos Sportinguistas, que o presidente não estava interessado em aceder a todos os caprichos de uma banca há muito tempo habituada a ditar a política financeira do clube.

Certamente não conseguiu o acordo que desejava, mas não tenho dúvidas de que este acordo é bem melhor do que qualquer acordo proposto pela banca inicialmente, daí uma das suas frases na CI, “que, quando tudo terminar, nenhuma das partes terminará satisfeita”.

Entretanto, os salários já foram pagos e os pressupostos financeiros da UEFA estão assegurados, faltando apenas garantir a qualificação, ou seja, já foi conseguido algo palpável. Recordar que, na segunda-feira, o Sporting estava a poucos dias de ruir financeiramente, estando a comunicação social à procura de jogadores com o desejo de rescindirem o seu contrato com o Sporting, que seria o derradeiro sinal de total degradação financeira e institucional.

:mais: :mais: :mais: :mais: :mais: :mais:

Acredito nessas 3 condições e não acho que sejam nada do outro Mundo, sinceramente são bastante boas em comparação com que conseguiríamos com qualquer Godinho, JEB ou Couceiro desta vida.

Por partes, partindo do pressuposto que são mesmo verdadeiras:

-A Banca (BES/BCP) fica dona de 48% do Capital Social. O Bruno tinha dito também que as VMOC’s iam fazer parte da negociação da reestruturação, portanto poderá ser troca por troca.
Esta medida faz sentido para a banca porque a ideia do Bruno passa por vender uma fatia do Capital Social, minoritária sempre, a médio prazo. Depois de conseguir estabilizar o clube financeiramente e torná-lo mais forte desportivamente. Sendo que durante a campanha ele disse que metade da SAD poderia valer entre 150 a 200M€ (o que não acredito).
Parece-me uma condicionante sem grande história.

-Revisões bi-mensais da banca. Acho natural e era algo que comentava ontem com um amigo, só que eu achava que seria tipo 3 em 3 meses. A banca com esta medida quer apenas ter a certeza se o plano financeiro e de gestão está a ser levado a cabo, se a SAD e o Grupo estão a ser reorganizados, se tudo está a funcionar como o Presidente terá prometido durante a negociação.
Sinceramente também não acho nada de anormal. O que acho anormal é os credores não quererem ter feito isto durante os últimos 17 anos, isso é que é muito esquisito, ou não…

-A questão do Director Financeiro da SAD, é a única que não entendo. Então mas o Sporting já tem um responsável financeiro, o Vice-Presidente e Administrador da SAD, Carlos Vieira. Portanto, esta medida é para caso seja preciso contratar um substituto para o Carlos Vieira? Ou é para contratar um novo Administrador da SAD para ser adjunto do Carlos Vieira? Ou é para contratar alguém que se vá sobrepor ao Carlos Vieira? A última hipótese parece-me impossível, conhecendo o Presidente.

São questões para esclarecer em AG.

Também eu estou surpreendido e satisfeito. E muito curioso por ver os termos do acordo.

Sorri com os 15 dias vs. 17 anos. Sim, é capaz de ser uma provocação desnecessária. Mas a verdade é que direcções atrás de direcções apresentavam as negociações com a banca quase como se fossem as negociações de paz israelo-árabes, mais importantes do qualquer coisa que se passava em campo e a que só os “credíveis” tinham acesso. O Bruno arrumou a questão rapidamente e pode agora focar-se - o desporto. É bom para ele e excelente para o clube.

quais receitas futuras? As quotas dos sportinguistas ainda por nascer? Porque o resto já foi tudo.

:arrow:

Concordo com ambos.

Dificilmente foi possível ao Bruno conseguir tudo o que queria na negociação. Mas, para que esta tenha sido concluída tão rapidamente e após a conferência de imprensa, é porque o Sporting conseguiu um acordo que considerou globalmente favorável para si. E isso agrada-me, agrada-me bastante.

É normal que se tenha conseguido mais em 15 dias do que em 17 anos. É que provavelmente os interesses do Sporting Clube de Portugal foram mais defendidos nos últimos 15 dias no que nos 17 anos anteriores, o conseguir mais é apenas a consequência lógica e natural desse facto. :great:

Parabéns ao Bruno por ter vencido, ainda que de forma condicionada, esta primeira batalha. Sem conhecer os pormenores do acordo realizado, não se pode comentar muito mais. Mas era fundamental concluir este acordo para, a partir de agora, poder trabalhar-se para a reconstrução do Sporting, um Clube demasiado grande para continuar no trajecto a que o Roquettismo o obrigou.

Eu acho é que há muita gente que se esquece que é adepta do Sporting e não adepto do BES FC. Vi muita gente que se diz Sportinguista quase que a fazer claque pelos bancos.

Não está e nunca esteve em causa a legitimidade da banca em defender os seus interesses, farta de enterrar dinheiro num clube que é cronicamente gerido com incompetência e que destrói valor.

Não está em causa a posição de força que tinha e têm que assumir perante o clube. De exigir contenção de custos e rigor na sua gestão. Não é aqui que a banca é acusada de ingerência e que se sustentam razões para a sua diabolização.

É nas ligações promiscuas de certos indivíduos, que jogam em 2 tabuleiros de xadrez, com responsabilidades na banca E no Sporting, que montaram uma teia com laivos mafiosos por onde passavam castings para a escolha de presidentes para o clube e o ataque a qualquer outsider fora do circulo de poder que eles próprios criaram.

Perderam nas últimas eleições, guardaram as armas para uma nova batalha no pós 23/03, convictos que tinham a nova direcção agarrada pelos testículos.

Deram-se mal. Era do interesse global do Sporting e dos seus maiores credores que houvesse um entendimento que permitisse o funcionamento do clube, que assegurasse as necessidades de tesouraria, a preparação da próxima época, a sua reestruturação organizativa e financeira e pressupostos que habilitassem a SAD para o bom cumprimento do serviço de divida. A partir do momento em que se retiraram da equação os elementos “híbridos”, apostados no tal golpe de estado que falava Rui Santos, o tal entendimento era natural. E é esta é a grande vitória de Bruno de Carvalho. Que toma conta do clube num momento de caos, depois de mais 100M de prejuízos da gestão anterior, de salários em atraso, de activos vendidos à peça para pagar despesas correntes ou para assegurar a rentabilidade de terceiros, que meteram dinheiro no clube e o quiseram de volta, a todo o custo. Como se viu no caso da venda de van Wolfswinkel.

Os meios para pagamento das despesas correntes foram uma promessa de BdC ( e dos outros candidatos ), no caso de BdC integrados num âmbito de uma reestruturação financeira que inclui algumas variáveis de carácter estruturante. É evidente que teve que ceder em determinadas matérias. Veremos quais.

Para já, ganhou-se tempo e está assegurada a gestão até final da época. Haverá meios para a reestruturação do plantel e preparação da próxima época. Espera-se que haja trabalho, empenho, rigor, competência e liderança. Neste momento há oxigénio para respirar. Com o tempo, os medos do bicho papão desparecerão, será necessário é cuidado com os medíocres que têm responsabilidades directas neste desastre que se tornou o clube, apavorados com a responsabilização, que será uma realidade, espero.

Vocês sabem ler, não sabem? Então leiam a peça jornalística que foi postada acima, entre as letras A e B