Obras em casa (Renovações/Reconstruções)

[center]
[/center]
Não encontrando tópico semelhante (se já existir, apaguem ou anexem este a outro) resolvi criar um que abordasse a epopeia que encerra fazer obras em casa.

Estou num processo de compra de casa e neste momento estabeleci um critério de escolha do imóvel- (algo mais acessível economicamente, com uma prestação mensal facilmente comportável). O maior problema é que o valor que pretendo despender remete-me para casas de construção mais antiga. Partindo da premissa (profunda e poética) que mais que a fachada, o que interessa é o conforto interior, estou seriamente a pensar comprar algo que me vai exigir uma renovação total (desde wc´s, quartos, sala e cozinha). Estou com um tecto máximo de 15/20k € para renovações (num imóvel que não ultrapassará, certamente, os 90m2). Acham que é viável para pavimentos, louças, pinturas e tecto?

Alguém já passou por processo de renovação total/divisões ou reconstrução semelhantes? Partilhem das vossas experiências porque certamente serão úteis a quem está, como eu, nesta situação. :mrgreen:

É um orçamento muito apertado, mas não é impossível. Tenta contratar só a mão-de-obra e aí poupas no IVA (passa de 23% para 8%) e ao nível dos revestimentos e pavimentos cerâmicos compras em “outlet”.

http://simulador.mybuildin.pt/simulator/1/medidas/3/7/intervention/6

Muito interessante esse simulador. Obrigado [member=23908]zofo

4 questões cruciais e prioritárias:

Quantos anos tem a casa?
A canalização é a original?
De que material é feita a canalização?
Tens vizinhos por baixo?

Só depois disto vem tudo o resto.

A essas perguntas só te conseguirei responder aquando a compra da casa. Ou seja, nunca conseguirei ter valores aproximados dos “custos-extra” sem conhecer a morfologia do imóvel. Os problemas estruturais serão sempre prioridade.

Mas certamente será uma casa de 20 anos para cima. Já passaste processo semelhante [member=7115]Viridis ?

O valor de simulação que me deu tendo em conta os materiais que pretendia. Não fugiu muito do valor.

Eu comprei um terreno com duas casas, e ate agora recuperei uma, alguma coisa pergunta.

Em relação a preços é muito relativo, e por mais orçamentos/simulações que tenhas tudo depende de mil e um factores, que casa compras, onde compras o material, até quem faz as “obras”.

Tenho duas casas em processo de renovação.

O grande pesadelo é e será a canalização.

Antes de 1970 aproximadamente as canalizações são em chumbo e cobre.

A partir daí começa o boom da construção e o pesadelo das canalizações em aço galvanizado paupérrimo em carbono, podiam chamar aquilo de ferro galvanizado que estaria 95% correcto.

Canalizações essas embutidas quase sempre irregularmente na laje para poupar material em extensão e não totalmente nas paredes. Essas canalizações nojentas estão em todas as casas construídas entre 1960-1970 até 1990-2000.

Resultado, quando a casa chega aos 30 anos nunca sabes qual é o dia em que vais danificar o tecto todo do vizinho mas esse dia será inevitável. Se abrires um autoclismo vê-lo-ás todo castanho por dentro da ferrugem.

Por isso perguntei se tinhas vizinho de baixo. É muito importante.

Sent from my Air S5 using Tapatalk

Recuperaste em termos estruturais, fachada e interiores?

Tens fotos do antes e depois?

Em termos gráficos, seria também apelativo, caso tenham essa oportunidade, de partilhar fotos de evolução de obras e renovações feitas por vocês. Assim este mesmo tópico teria um interesse mais amplo.

Desconhecia totalmente essa situação. Em termos monetários, tens noção para quanto salta o valor aproximado de substituição da canalização de um apartamento?

Se é para substituir cozinha e WC o melhor é substituir toda a canalização. Se o prédio for antigo e a eletricidade de origem o melhor é trocar também.
Saber se o apartamento é de placa ou não e se as paredes são de tijolo ou tabique pode ser importante.
Se já tem gás canalizado? Instalação de TV cabo?

É necessário substituir janelas?

Isto é a base, depois vem o resto.

Chão…mosaico na cozinha e wc. Flutuante nas áreas restantes.

Paredes…azulejo na cozinha e WC. Pladur/reparar paredes nas áreas restantes.

Teto falso…necessário ou não?

Nesse caso, o essencial é comprar uma casa com uma boa estrutura, mesmo que antiga. Nem que tenhas de pedir os projetos para validar. Se a casa já tiver um bom isolamento de estrutura, por exemplo, é logo menos uma despesa em capoto e afins. Como já falaram, a canalização e o sistema elétrico também é algo que deves avaliar ANTES de comprar a casa, pois podes precisar de gastar lá um belo piparote. Casas antigas têm estruturas de canalização para lá de ridiculas, em que a tubagem é colocada de forma “criativa” o que leva ao desgaste com o tempo e aumenta a probabilidade de inundações por rebentamento de canos. Se não percebes do assunto, leva algum amigo que percebe ou pede uma inspeção à casa.

O preço da renovação depende muito da qualidade que queres ter em casa e do local onde estás que inflaciona o preço da mão de obra. Se fores ao Ikea e semelhantes consegues equipar uma casa por pouco dinheiro, mas se comprares muito barato não deve demorar muitos anos a precisares de comprar novo. Depende também do tempo que estás a planear ficar na casa. Se for uma casa para a vida, talvez fosse melhor esticares um bocado o orçamento para colocar um chão em condições e comprar eletrodomésticos em condições. Em relação à mão de obra, o ideal é conseguires alguém amigo que te faça debaixo do tapete para não pagar impostos :lol: Ganha ele e ganhas tu

Depende da decisão que tomares, se fores meter azulejos novos na cozinha e sanitários, e se também fores picar as outras paredes para aprumar, rebocar de novo e pintar.

Onde não tocares nas paredes a canalização nova vai ter de passar à superfície. Poderá ficar escondida num tecto falso ou mesmo à mostra em inox colorido, a 10 cm do tecto (não acho feio, as mulheres é que estão mal habituadas e não querem tubos à mostra, para elas é tudo mágico e sem custos).

Se as casas-de-banho forem paredes meias com a cozinha e com a origem do fornecimento de água (tens de ver onde está o contador), já não tens de decidir se partes tudo e abres roços nas paredes dos corredores e halls ou até quartos para chegar aos sanitários.

E não estou a falar de esgotos, temos de ser optimistas e acreditar que são de PVC e estão bons. Em princípio estarão.

Sent from my Air S5 using Tapatalk

Agradeço toda a informação. Será certamente muito útil.

Em termos de mão-de-obra, acho que consigo fazer a coisa mais barata. A família da minha namorada tem desde canalizadores a construtores civis :mrgreen:

Obrigado mais uma vez [member=7115]Viridis :great:

Qualquer coisa, dispõe. :beer:

Há uns 18 anos renovei um apartamento com cerca de 40 a 50 anos de idade.
Mesmo sem saber de qualquer historial de problemas, houve duas coisas que desde o início não poderia descurar: mudar toda a canalização, desde a entrada na porta até cada uma das torneiras e mudar toda a instalação elétrica, aproveitando para colocar cabos de TV dentro das paredes. As canalizações ficaram lá, por baixo do chão inclusive, e passei tudo pelas paredes. Deste modo não tive que levantar o chão de madeira (o orçamento não o deixava). Uma questão de prioridades. Claro que pelo mesmo dinheiro podia ter colocado novo chão e deixar as canalizações mas…

Já que tocam no assunto. Tenho aqui 2 coisitas para fazer em casa.

Trocar a porta de entrada por uma que seja totalmente sound proof (moro no r\c) e fazer um roupeiro\closet no escritório. Tenho uma área de 1.30x3.55 que dá para fechar e preciso do espaço de arrumação.

Contactos são bem vindos! ty

Aqui em casa fiz um closet sozinho, comprei módulo a módulo no Ikea e ficou bem fixe.
Ainda poupei uns trocos valentes com os 3 orçamentos que tinha para comparação.
Tive foi o trabalho de o montar sozinho…mas pouco a pouco fez-se bem.

[member=10533]dude_31 em relação aos orçamentos acho de deves pedir sempre orçamento com material incluído e sem material incluído (apenas mão de obra).
Depois é uma questão de ires a uma loja de materiais saber preços e logo escolhes a melhor solução.

Tenho que explorar essa solução. Thanks

Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk