Obras em casa (Renovações/Reconstruções)

Aproveitar aqui o tópico para desejar boa sorte ao companheiro que se vai meter nesta aventura, porque vais precisar mais dela do que o Sporting para vencer a Champions :-X

Eu meti-me num pesadelo destes há uns tempos, e como toda a gente com orçamento contado tentei gerir o melhor que pude. Fiz N orçamentos com e sem material, com mais luxo e mais modesto, e a conclusão é que vais paga-las sempre. Ou pagas do bolso, ou pagas com tempo e dor-de-cabeça

Remodelei um T3 pequeno que passei para um T2 mais desafogado; uni a cozinha com a sala e transformei 1 Wc em 1wc + 1 suite. Os canos e cabos foram todos trocados. Comecei e acabei com 3 “empreiteiros” diferentes

O primeiro deveria incluir a mão de obra e o material todo por 25.000 chave na mão. Fez a demoliçao e a remoção do entulho, apanhou 3.000 ao inicio, e depois dos segundos 3.000 nunca mais o vi :inde:

O segundo era suposto levar 12.000 da mão de obra e eu meter o material. A este entreguei cerca de 9.000 e quando chegou a parte “fina” da coisa é que o “ambiente” ficou engraçado de quase nos pegarmos à pancada. Porque o material saia do meu bolso, e o cuidadinho a cortar não era nenhum, ou a preguiça de levar mosaico à maquina de agua era muita; porque o trabalho não rendia, ou porque uma porta montada de novo não pode ter vontade própria, digo eu…
Conclusão, não recebeu a totalidade, mas deixou os acabamentos todos por fazer e o material evaporou

Este ultimo ficou com os “restos” para acabar. Recebia 50 aerios ao dia, e a unica obrigação que tinha era a de deixar tudo impecavelmente acabado, nivelado, simetrico e todas essas mariquices que um gajo quer quando está a gastar um camião de dinheiro. Por acaso este ultimo era Ucraniano e um pobre diabo, que acabou por ficar com os “ossos” e no fundo era o unico que sabia o que andava a fazer, porque podia ter feito render o peixe e foi impecavel, em 2 meses acabou e limpou a bosta que os outros deixaram. Uma pena não parar em lado nenhum

Conclusão desta saga, era suposto gastar 25, gastei 17 + 6 dos caixilhos + 8 em material = 31 mais uns grãos :-X
Mas o pior nem foi a derrapagem em algumas coisas, foi mesmo o stress, o pessoal não cumpre nada, nem a palavra, nem os tempos, nem os orçamentos, o tempo que se perde, a ansiedade que passei sem ver as coisas acabadas e sem saber se iria conseguir acabar, os fins-de-semana enfiado em casas de materiais (outro lixo, tudo é por encomenda!!!), enfim

Dito isto, NUNCA MAIS me apanham noutra. Indispus-me com a vizinhança toda por causa desta bosta, e assim que puder mudo-me dali, mas uma coisa é certa OBRAS TOTAIS NUNCA MAIS!!!
Do fundo do coração, muito boa sorte :beer:

Uma experiência traumática portanto! Não é um testemunho tão surpreendente quanto isso. Já vi uns quantos semelhantes por essa internet fora.

Tens fotos do antes e depois para a malta comparar? Este tópico com fotos ficaria bastante mais enriquecido!

Obrigado [member=3597]VerdyBranco

Obrigado pelas dicas [member=7455]Nightwish76 :beer:

PS: Começo a pensar seriamente na hipótese de comprar algo mais recente e remodelar aos poucos :inde:

Tenho das varias etapas, desde que ela era um bunkerzinho :P. No fim-de-semana vou procurar isso como deve ser e meto aqui algumas. Recorda-me, senão passa-me :beer:

Isso é que era de valor [member=3597]VerdyBranco :mrgreen:

Eu como tinha uma divisão pequena em sobra aproveitei-o para o efeito, comprei vários módulos e não coloquei porta em nada, ficou tudo aberto.
No Ikea tens a opção de equipares cada modulo ao teu gosto. (Cabides, sapateira, gavetas, prateleiras,etc.)
O único contra é ser madeira Ikea ;D mas no meu caso serviu perfeitamente.

[member=3597]VerdyBranco desculpa que te diga mas foste um pouco verdinho na gestão do processo. ;D

O meu pai trabalha como empreiteiro de estruturas de ferro na construção há quase 40 anos por conta própria. Nunca recebeu adiantado para fazer trabalho nenhum (já chegou muitas vezes foi a receber o oposto). Tipicamente, é entre 15 a 30 dias após o serviço feito. É garantia de que vão acabar o trabalho. Depois há todo o histórico, apesar de em Portugal se procurar sempre o mais barato em vez do melhor. Em tantos anos de trabalho, nunca se atrasou uma placa ou ficou trabalho por fazer, nem que fosse preciso trabalhar até à meia noite. É profissionalismo. E isto pode ser confirmado por toda a gente que trabalha com ele. Se queres ter uma renovação tranquila, e passe o auto-elogio, é este o tipo de profissional que deves contratar, tentando obter o máximo de referências anterior possível. Eu conheço muitos empreiteiros da minha zona (em Viseu) e a grande maioria deles nunca faria uma cagada dessas. As derrapagens no orçamento é sempre normal, muitas vezes por culpa do cliente que depois de ver uma coisa assim, afinal queria assado. Mas não há “roubos”, trata-se apenas de fazer justiça como em qualquer projeto que foge do ambito orçamentado. O que se pratica muitas vezes é oferecer orçamentos abaixo daquilo que é o preço de custo e depois a meio da obra ou abandonar ou começar a pedir cada vez mais dinheiro. Por isso é que na fase de escolher o empreiteiro, às vezes os 5 ou 6 mil euros a menos da proposta mais baixa nem sempre valem a diferença.

Aqui estou eu para te recordar! :mrgreen:

Tópico interessante. Vou aproveitar para deixar aqui uma questão.

Comprei apartamento há mais de 1 ano e e apesar de ser usado estava praticamente novo porque quem o adquiriu passado pouco tempo deixou de o conseguir pagar. Um pormenor que atesta isso é termos encontrado o forno ainda revestido com os plásticos, nunca chegou a ser usado.

Há alguns pormenores que não gostamos mas são sobretudo estéticos e que não alteram a nossa vivência e que não são prioridade.

Ainda assim o maior problema desta casa está relacionada com o aquecimento. Apesar de estar em Portimão no Inverno faz algum frio e o consumo de eletricidade dispara com o uso de pequenos aquecedores.

Tendo em conta que na sala existe pré instalação para ar condicionado, o anterior dono tinha um instalado e está lá o buraco com as ligações, mas as restantes divisões não têm qualquer instalação o que recomendariam?

Já agora o chão dos quartos é flutuante e o das restantes divisões é em mosaico.

As obras na minha tenda demoraram quase 3 meses (todos os dias, incluindo as manhãs de Domingo, 5 gajos andaram por aqui a partir, montar, pintar, limar, esburacar…).
Acabaram ontem, às 18 e tal.
f***-**, vou tentar aguentar aí uns 3 ou 4 anos até meter mais uma vez a cabeça a congeminar novas alterações.

Alguma das intervenções estava relacionada coma questão do aquecimento? Que tipo de chão escolheste?

Já alguém colocou paredes de gesso cartonado? Estou tentado em fazer isso numa garagem que ainda tem as paredes em blocos de cimento…
Acham que é viável para alguém sem experiência ou a é mais difícil do que parece?

Madeira escura . Na cave apenas. A cave, agora, é metade armazém, metade Batcave.
Quero fazer igual no piso do RC, mas o trabalho necessário para remover móveis, sofás e outras m***** (tenho a casa atulhada de móveis, artefactos, etc.) fez-me adiar a cena.
Foi feito isto:
remoção do elevador para aumentar a garagem;
cobertura das parede das traseiras com tijolo;
Abertura de uma janela entre a sala e a cozinha;
Remoção da casa de banho na cave;
Remoção da banheira da casa de banho no RC (e colocação de um duche).
Remoção do gradeamento da varanda das traseiras e colocação de uma janela panorâmica;
Substituição do telhado (mesmo material);
Colocação de uma porta entre o quarto de dormir e o quarto contíguo, que por sua vez foi convertido em quarto de vestir.
Remoção da casa de banho no escritório;
Remoção da fonte;
Substituição do portão de entrada (quase 2 vezes maior que o anterior, assim posso estacionar sem dificuldades 2 carros no pátio) e da parede.

Obras e remodelações completas?

Vais sentir o mesmo que o Júlio César quando vê um alemão pela frente… :twisted:

Já és “experimentado” em obras?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Honestamente acho que saí quase sempre mais barato comprar em bom estado do que comprar mais barato para remodelação total… Além disso os orçamentos só com a chave na mão e com o empreiteiro a ver tudo. Mesmo assim no fim fica quase sempre mais caro porque depois do parte aqui e parte ali ele (empreiteiro) e ela (esposa) pedem sempre mais qualquer coisa. Ele (empreiteiro) porque diz que se for mais isto e aquilo fica bem de certeza e sem isso não dá garantia… Ela (esposa) porque agora que está assim ficava mais bonito se mudássemos assim, e puséssemos um material melhor e, e, e… Obras totais são caríssimas, levantar pisos, loiça, ajeitar paredes, pintar, assentar material, isolar divisões, mudar instalações de agua e luz, comprar moveis à maneira… Não parece muito, mas depois soma aqui soma ali saí caríssimo. depois se for um biscateiro que faz preço especial corre-se o risco de ao fim de 6 meses estar tudo mal, pintura a descascar, chão a levantar, … Se se vai a profissionais à séria, com garantia, paga-se bastante…