O Timoneiro

Uma gloria que custa a chegar, um pensamento ou uma mera opinião sobre como um treinador pode e deve comandar uma equipa…a sua falta de pulso,mas o lado humano e serio de um homem que não tem capacidade para estar à frente do Sporting, o tal de Portugal.

Dificuldades assumidas em entender como é que o Sporting continua a praticar este tipo de futebol, não procuro muito responsabilizar Paulo Sérgio pelo futebol pouco harmonioso que praticamos. Tenho muitas vezes a sensação que este plantel é muitas vezes espremido ao máximo, Penso que muitas vezes aos futebolistas do Sporting não é exigido o máximo, mas sim o básico, básico futebol que continua a afastar adeptos de Alvalade. Do Paulo também fico com a amargurada sensação que não tem mãos para conduzir o nosso automóvel nesta estrada que se esperava menos tenebrosa. Pelo olhar do Treinador parece-me muitas vezes que ele próprio se encontra perdido em campo, depois duma pré época de resultados satisfatórios tive enquanto adepto optimista uma ligeira esperança nesta época, esperança essa que findou quando percebi que sem ovos continua a não ser possível fazer uma omolete.

Este 4-3-3 precisa realmente de levar uma boa dose de óleo para começar a carburar, um motor 4-3-3 precisa de médios mais versáteis e rápidos sobre a bola, não pode ter jogadores que não saibam o seu papel no meio-campo e ontem (Domingo) vi muitas vezes o generoso André Santos a tentar agarrar o jogo que deveria ser agarrado pelo Nuno Ribeiro, Este Nuno Ribeiro que já prejudicou algumas vezes o Sporting mesmo sendo nosso jogador, este Nuno Ribeiro que sendo sócio e adepto do Sporting deveria ter vindo mais cedo para o seu clube de coração tentando-o ajudar a ultrapassar este situação, mas não…O Nuno Ribeiro tentou ainda ganhar umas mesadas no campeonato alemão. Ora este Nuno Ribeiro dos tempos vitoriosos do FC Porto era um autêntico motor no meio-campo, era um jogador feroz no bom sentido, e tinha nesta garra a força que o nosso meio campo precisava. Aqui fica minha crítica ao mesmo, se não tem condições para jogar ao mais alto nível deveria ter tido mais respeito pelo Sporting.

Mas como disse anteriormente ainda não considero Paulo Sérgio um treinador capaz de assumir no Sporting uma luta pela título, parece-me claramente que lhe falta conhecimento táctico e uma boa leitura de jogo, Algo que me pareceu evidente na derrota com o Vitória minhoto, O Sporting estava bem no jogo, mas cedo se começou a perceber que o jogo estava partido e que não iriamos tirar disso nada de bom. O Paulo parecia adormecido ou tinha uma qualquer esperança, também ela obviamente verde, que um jogador dotado transforma-se o jogo numa clara vitória, ora o Sporting precisa também dum jogador assim quase sobredotado, quase unico, quase ideal, simplesmente jogador de grande qualidade e que sabia assumir riscos. Lembro-me muitas vezes que um pé esquerdo de Balakov era o ideal para acabar com um jogo anteriormente equilibrado, maldita esta minha mente que só se lembra de jogadores sobrenaturais.

O tempo ainda é o melhor conselheiro para Paulo Sérgio, ele aprenderá com o tempo, tempo esse que não deverá ter no Sporting, faminto de vitórias em grandes competições, e não de vitórias morais, a frase “Para o ano é que é” tem de ser irradiada da nossa casa. São observações destas que fazem morrer um clube. Falando da parte pessoal, O Paulo denota um estilo próprio, e fico com a sensação que é um bom homem, conhecedor do lado humano, Homem de bom trato e de fácil comunicação, talvez lembrando o melhor estilo de Fernando Santos, também homem demasiado honesto para estar no mundo do futebol. Tenho demasiadas saudades de um bom treinador, para o Sporting e os Sportinguistas voltarem a acreditar não basta um qualquer treinador, tem de ser forçosamente alguém que volte a cativar sócios e adeptos, quando penso em treinador competente penso em Robson, penso na vertente humana e na vertente desportiva, penso que todos os treinadores deveriam ser como Robson, O “nosso” Robson deixou-nos há pouco tempo, era também “nosso “ porque nos fez ver o futebol também de maneira diferente, de maneira apaixonada, mas calculista.

Orgulhoso dum passado não muito distante ainda tenho tempo para me lembrar do último treinador do Sporting que me fez sonhar acordado chamava-se José Peseiro e muitas vezes ainda me lembro do futebol fantástico que praticávamos, apesar de não ser claramente um futebol adulto havia ali qualquer coisa de Barcelona, transições rápidas e uma grande posse de bola, nessa altura havia dava gosto ir a Alvalade, pois era bastante provável que fossemos presenciar um bom jogo de futebol. Saudades mesmo de um Treinador…

Por Carlos Martins.
Dez 2010

Nuno Ribeiro, 4 golos marcados, 2º melhor marcador da equipa. 33 anos de idade, fase descendente. :inde:

Parece-me que apontam na direcção errada. Para mim é mais: fraco mister, fracos avançados (todos os do plantel), fracos médios ofensivos sejam eles 10 ou alas (todos os do plantel).

Mas é como dizes, sem ovos… O SCP é composto neste momento por jogadores vulgaríssimos, mesmo os nossos melhores jogadores são facilmente equiparáveis a outros, quando o que queremos é ter dificuldades em encontrar-lhes quem lhes dê luta.

Texto fantástico :clap:

Muito, muito bom Jaimitos.

Em relação ao Paulo Sérgio concordo em tudo,já o Peseiro não me deixou saudades porque foi co-responsável, juntamente com os jogadores na altura,pela PIOR SEMANA dos meus 35 anos de vida e isso eu infelizmente nunca mais esquecerei.
Concordo quando dizes que no SPORTING,agora só se exige o básico,e eu acrescento que existe até ,desde á muitos anos uma desresponsibilização total dos jogadores,dos treinadores,e dos dirigentes.
Acho-lhes graça quando os ouço dizer,após um resultado negativo:“assumimos as responsablidades”.O que é isto?O que é que lhes acontece quando falham?São descontados ?São despedidos?Vão A CHORAR para casa como nós?Ao outro dia já ninguem se rala, essa é que é a verdade por muito que nos custe.
Não temos cultura de vitoria,formamos bons jogadores mas não formamos HOMENS,só nos ralamos com a merda do carnide,e mais grave ainda, somos efectivamente cada vez menos.Tenho 2 filhos ,um com 11 outro com 7,e um deles no outro dia disse-me:
“PAI,eu não vou mudar ,mas quando é que vamos ser campeões?É que eu gostava muito de ver isso como os meus colegas lá da escola que são dos outros clubes”.FDX pensei eu: queres ver que vão sofrer mais do que eu,quando tinha a idade deles?
E é isso que se calhar vai acontecer.
Desculpem lá este desabafo,mas já estou mesmo cansado de não ganhar!!

Excelente educação, negrete1975, estás de Parabéns! :mrgreen:

parabens pelo texto :clap: :clap:

Claro que para um plantel de média qualidade, requeria-se um treinador de qualidade superior, e não de qualidade sofrível…

Os meus sinceros parabéns, para mim que de idade ainda sou uma pessoa muito ‘curta’, na altura do Peseiro, embora não tenha sido á muito, eu quase nem ligava a futebol. Desde que dou realmente atenção ao Sporting, e que não consigo ficar uma semana sem o ver jogar(embora não seja o futebol que pratica, que me faz ir ao estádio vê-lo.), que ele está como está, invejo as pessoas que têm boas memórias do Sporting, coisa que eu não tenho.

Um poço de sabedoria, os teus textos Jaimito :clap: :clap:

Não esquecer o plantel que Peseiro tinha a disposição e que tem Paulo Sérgio. Mas realmente bom texto. :great:

Bom texto.
Ainda sinto saudades do futebol practicado na altura em que o Peseiro era nosso treinador. Não ganhámos nada mas dava um prazer imenso ir ao estádio ver o Sporting jogar. Perdemos tudo numa semana mas pelo menos tivémos a possibilidade de sonhar com o título. Que nesta altura é uma impossibilidade.

Dá é pena entrar no Fórum SCP e ver logo a imagem deste incompetente sem nada alusivo ao clube na fotografia…

Mas Jaimitos, boa crítica!

Parabéns ao Jaimito, embora o meu juízo sobre o nosso actual timoneiro ainda esteja em desenvolvimento.

Até porque quanto a mim o Sporting só tem a ganhar com a continuação da mesma equipa técnica, sejam lá eles quem forem.
Ponham os olhos nos clubes Ingleses, e vão ver que quanto mais tempo dura um treinador melhores as equipas jogam. Como exemplo dou o Man U e Arsenal, que a meu ver (e embora me custe dizer-lo) tem o melhor futebol dos quatro grandes.

Depois de ler os comentários tive quase para mudar a minha assinatura do fórum…Nao tinha conhecimento de que todos os nossos avançados fossem fracos. É que o Liedson, para fraco avançado já leva mais golos ao serviço do Sporting Clube de Portugal que muitas das vedetas da moda marcaram durante toda a sua carreira.

Torna-se evidente neste tipo de “opiniões” que para alem dos problemas de dentro do campo, temos também os de fora. Refiro-me em especial aquela, pequena mas barulhenta e virulenta para alem da sua influencia, parcela de “adeptos” que assobiam e vaiam cada vez que um dos nossos jogadores não espelha no campo as alturas técnicas a que os assobiadores maldizentes chegam nos seus FIFA’s 11.

A vida não é um jogo, mas há muitos jovens de tenra idade que disso ainda não se convenceram, esperando toques de calcanhar, trivelas e nós cegos cada vez que a bola é trocada. Desiludidos pela própria ignorância das suas expectativas, apontam baterias e disparam insultos e boatos contra aqueles que já suaram mais litros ao serviço do Sporting que estes beberam cafés…Para nem falar nos golos já marcados.

É por estas e por outras que cada vez há menos jogadores preparados a defender as cores do nosso Clube, especialmente os nascidos em Portugal, que já sabem o que a casa gasta.

:beer:

Isso pode ser verdade, mas dou o exemplo: Paulo Bento. Não é mau treinador mas quanto mais tempo ficou, pior fez porque se criou um desgaste entre si e os jogadores. Poucas revoluções na equipa? Mau trabalho de balneário dele? Incompetência? Medicoridade?

E, isso é muito menos verdade quando o treinador se chama Paulo Sérgio. Cada segundo em que ele cá estiver é mais um passo rumo à mediocridade. Mediocridade esta que vem de cima, instalada na corja

Compreendo aquilo que estás a dizer, AKi9. No entanto e como já referi no meu outro post, o Paulo Sérgio tem ainda “crédito” no meu “banco” de adepto Leonino.

Reconheço que tenho tendência a ser mais paciente que a maioria, tanto Sportinguistas, como seguidores e sócios de outros clubes.
No entanto estou certo de que faz falta manter os treinadores por mais tempo que até ao Natal. Até porque desta maneira não se pode sequer culpar o treinador. Ora reparem, a equipa já lá estava, praticamente o P. Sérgio não escolheu/contratou jogadores por aí alem e quando equacionamos tudo isto juntamente com o factor tempo (ainda muito pouco, segundo a minha opinião), fica ainda mais difícil de pespegar a culpa de certas exibições e resultados no treinador actual.

O que me custa mais ainda que não ter o treinador que gostaria (allo Martin Jol) é a constante desunião pregada com contínua irascibilidade, o diário achincalhar de quem representa o bom nome e emblema do Sporting, levado a cabo por a tal minoria a que me referia anteriormente.
Ao que parece mesmo sem cobrar nada, há quem gaste horas infindáveis em detectar falhas minúsculas de um individuo, culpabilizando de imediato a vitima escolhida …Imagine-se a dedicação necessária para, dias após dia, continuar arrastar pela lama as reputações de jogadores (muitos deles internacionais) Leoninos.

Muitas das vezes os (talvez inadvertidamente) responsáveis por estas ondas de difamação e maldizer, lançam ainda mais ingredientes explosivos para a fogueira da frustração de um resultado negativo ao fim dos noventa minutos. Sem medir as consequências dos seus actos e com juízos de valor feitos na maior das ignorâncias, até porque não são nenhuns profissionais do futebol e sem sequer medir o impacto das criticas desajustadas ao embaterem nos interesses do Sporting e dos seus adeptos. Terão estes “críticos” como seu objectivo principal o atingir de uma vaga enevoada noção de que apenas eles “estão correctos” nos mirabolantes “pontos de vista” que defendem em vários media outlets

Este comportamento da minoria permanentemente descontente, ajuda apenas os adeptos de outros clubes que tem como objectivo o destronar do Sporting Clube de Portugal como um dos clubes mais importantes do pais e, em certa medida, da Europa.

Apelo ao bom senso de todos vocês para que não ecoem as constantes falsidades fabricadas por aqueles que tem como objectivo (único?) o enaltecer do seu perfil, mesmo que para tal corram os riscos de enegrecer o espírito da nossa equipa de futebol, destruir carreiras de jovens/velhos futebolistas e diminuir ainda mais as chances de futuras contratações de qualidade que venham ajudar aos objectivos definidos pelos nossos fundadores.

[center]
"Queremos fazer do Sporting um grande clube, tão grande como os maiores da Europa”
Sporting Sempre!
:beer:[/center]

Bom texto, mais uma vez, @ Jaimitos.

No essencial concordo com tudo. Prezo-me de ser uma pessoa paciente q.b… Tenho os meus momentos de impaciência mais ou menos recorrentemente quando, por exemplo, tenho que estar numa fila na repartição de finanças, tenho que fazer a A5 todos os dias de manhã, tenho que ir fazer compras ao Cascaishopping nesta altura do ano.

E sou muito mas mesmo muito impaciente quando se trata do Sporting.

Eu até sou daqueles que votei 3 no “tópico” das possibilidades do Sporting ser campeão nesta época. Parvalhão, idiota chapado, deixei-me engodar por uma pré-época que aparentemente prometia grandes resultados. Mas depressa me arrependi.

E arrependi-me depois de ver o moço de forcados a inventar.

A inventar, por exemplo, quando decidiu jogar com dois defesas direitos, uma série de jogos.

A inventar, por exemplo, quando persiste, insiste em jogar no meio-campo com um jogador que “enterra” mais a equipa do que ajuda.

A inventar quando, por exemplo, dá indicações (decerto que é ele que dá indicações) para que o nosso redes queime tempo contra um Portimonense desta vida.

A inventar quando, a jogar com menos 1 jogador, termina o jogo com 5 avançados a jogarem de forma medíocre e deixa o meio-campo apenas “povoado” com André Santos.

A inventar quando recorrentemente, persistemente, queima tempo e um avançado quando o faz entrar em jogo com 3/4 minutos para jogar.

Sim, concordo que o moço de forcados que dá pelo nome de Paulo Sérgio não tem unhas para tocar esta guitarra.

Mas já não concordo quando me dizem que, coitado, é porque o plantel é curto e não tem classe. Não tem classe um plantel povoado com internacionais ou ex-internacionais de Portugal, Brasiu, Montenegro, Chile, entre outros países?

Tem mais classe um plantel duma Académica ou dum Guimarães desta vida? Ou têm mais classe e competência do que o nosso os respectivos treinadores?

Já aqui escrevi certa vez que uma omeleta não se faz sem ovos. E uma omeleta de qualidade não se faz sem ovos de qualidade. Mas também é verdade que quando o cozinheiro é mestre, consegue competentemente fazer o que parecia impossível. Com umas ervas aromáticas, um toque de azeite de boa qualidade, consegue com os mesmos ovos, fazer uma boa omeleta. Não excelente, mas boa.

E o que eu queria (já me chegava) era ver o meu Sporting a praticar bom futebol. Que me motivasse, que me empolgasse, que me emocionasse. Recentemente, um colega forista escreveu aqui que até podiamos perder mas, em épocas num passado não muito longínquo, sentiamos orgulho na equipa, na sua forma de jogar, lá está, na sua “cagança”.

E agora, “cagança” só temos da parte destes dirigentes sem competência que querem fazer do Sporting um clube de bairro, que querem fazer do Sporting, um Boavista.

Não, não consigo ter contemplações para com o Sr. Paulo Sérgio. Ele até pode ser boa pessoa, cordial, educado, bem falante. Até pode ter um discurso à Luis Freitas Lobo, com alargamentos, verticalizações, diagonais, triangulações, pentear esféricos e o diabo a quatro.

Mas se não tem competência e é um homem sério, a única coisa séria a fazer seria apresentar a carta de demissão e deixar a equipa. Podia ser que fizessemos melhor figura.

Porque as que temos feito ultimamente, salvo raras excepções, são muito, muito tristes.

Não considero este treinador incompetente. Teve trabalho com algum mérito nos clubes por onde passou.

Não discordei quando soube da sua contratação… não me entusiasmou, mas como já achava que tinha potencial para ser um bom treinador, disse para mim mesmo que era esperar para ver.

Confesso que me assustei quando perdeu a qualificação para a Uefa no último jogo, após uma grande recuperação no campeonato. Não é uma derrota que me faz mudar de opinião, mas perder um objectivo importante num jogo que se tem 2 pássaros na mão… bem, foi uma sensação de " dejá vu "…

Repito, não o acho incompetente, o que não é… é treinador para um grande, com a pressão mediática que daí decorre, tal como as exigências de sucesso imediato que existem… não penso nele como insuficiente em termos de conhecimento tácticos ou de leitura de jogo ( não digo que não seja ), vejo nele é um treinador sem perfil de liderança, sem capacidade para gerir recursos humanos, incoerente, errático por não saber lidar com tudo o que envolve a sua equipa… as opções a nível táctico e a nível da escolha de jogadores parecem-me tão dementes que, em teoria, não contrariando aquilo que eu digo acerca dos seus conhecimentos como treinador, parecem-me é fruto de um estado psicológico pouco normal.

Gere bem para fora esse estado de stress competitivo, isso parece-me claro pelas declarações que faz, infelizmente o mesmo não se passa com a gestão dos jogadores.

Opinião especulativa, eu sei, mas é mesmo o que eu penso.

Como de costume, mais um belo texto @ Jaimitos.
:clap:

Sem duvida temos por aqui pessoal que escreve com muita qualidade, é de salutar!

O único senão, é cada vez que aqui venho ao forum… ter de levar com a foto do Pal Serge de mão no ar (uma pessoa fica logo com a moral em baixo)! Antes aparecia uma bela foto das bancadas de Alvalade com o pessoal a vibrar (era bem mais apelativa)…

As escolhas tácticas de Paulo Sérgio, em situação de vitória ou derrota, mostram bem a falta de senso na realização das substituições e na gestão que faz dos jogadores disponíveis, o que me leva a concluir que, mesmo com ovos, não se fariam grandes omeletes. De que valeria ter um PL de inegável qualidade no banco se, a ganhar por 1-0 entra em LD?

Há pequenos pormenores que são grandes e mostram o carácter do PS enquanto treinador. Não me agrada e vejo em Portugal treinadores mais capazes, arrojados e audazes em equipas ditas “pequenas” que são pequenas nos seus orçamentos, mas grande na sua vontade. E é isso que precisa o Sporting. Uma grande vontade para contrariar um baixo orçamento.

Todos os jogadores se deveriam unir num propósito comum. Elevar este Sporting aos níveis que fizeram de nós um grande tão grande como os maiores da Europa.

Quanto ao actual treinador, já não vou perder tempo a fazer mais comentários… já fiz que chegue!
Pode ser bom rapaz mas nunca será um treinador para o Sporting… nem ele, nem o evocado José Peseiro!
Como foi referido na imprensa há poucos dias, depois de mais um fracasso, ele é um verdadeiro case-study!
A questão é que não ganha nada nem nunca ganhou e duvido que alguma vez ganhe!
Há alguém que me faz lembrá-lo: Claudio Ranieri! Muito boa imprensa, futebol vistoso mas ganhar que é bom… nada!!
Peseiro surgiu numa altura em que se sentava ao lado de Queiroz no banco do Real Madrid e logo se o endeusou… e qual clube para melhor o fazer senão o Sporting!
O plantel era a consequência dos 2 títulos obtidos pelo clube nos anos de 2000 e 2002 reforçado com excelentes jogadores surgidos na altura: Rochemback, Enakarire, Polga, Ricardo, João Moutinho, Quaresma, C.Ronaldo… Liedson, entre outros! O clube tinha pura e simplesmente um plantel fantástico com a vantagem de o Porto se ter desmembrado pela obtenção da Liga dos Campeões e a lampionagem ter uma equipa apenas de coxos treinada por um treinador que sabe mais a dormir que alguma vez o Peseiro verá acordado… Resumindo de pouco valeu o plantel fabuloso porque o palhaço do treinador nunca conseguiu manter consistência nas suas actuações.
O sporting pura e simplesmente jogava mal e perdia jogos idiotas em casa tendo entregue o título ao SLM, não na penúltima jornada mas ao longo do campeonato.
Na altura, para além do fantástico plantel imperava um estratega que era só e apenas o capitão de equipa: um dos melhores jogadores e capitães que alguma vez representaram o clube - Pedro Barbosa!
Os litígios foram óbvios desde o início entre ele e o treinador, porque Peseiro tinha entre muitos um grande pecado: a vaidade!
Por essa razão ninguém podia ficar acima dele no protagonismo.
Já antes tinha corrido com Paulo Bento e preparava-se para fazer o mesmo com Barbosa só que sempre que o afastava da equipa esbarrava na absoluta necessidade de recorrer a ele para compôr as suas próprias asneiras.
Recordo aqui apenas um entre muitos jogos resolvidos por Barbosa.
Na 1ªmão haviamos perdido em Newcastle por 1-0 e já em Alvalade estávamos em 1-1 quando aos 71 minutos, por fim entrou Barbosa. Foi a revolução em campo e gánhamos por 4-1… a equipa adorava Barbosa e sentia que com ele era muito díficil alguém nos poder parar, mas isso, para Peseiro,
era odioso e tudo fez para o afastar… custou-nos por isso tudo o que podiamos ganhar! Mas há quem recorde Peseiro como alguém que deixa saudades… enfim! É esta falta de noção da realidade que nos faz estar sempre aquém dos outros…