O Sporting foi roubado. Ponto final.

:arrow:

O erro do árbitro é indiscutível. Já a nossa capacidade de aguentar o 2-1 nos minutos que faltavam era, face ao que ambas as equipas tinham produzido até ali, tudo menos certa. E isso preocupa-me bem mais.

Sim sim, é verdade que jogámos menos, mas aos outros, quando jogam menos, a arbitragem dá um empurrãozito. A nós, qdo jogamos menos, ainda nos lixam mais.

Eu não quero, nem nenhum sportinguista quer favores dos bois de negro. Eu quero é respeito e isenção nas arbitragens e isso não existe connosco. Basta ver a facilidade com que os nossos jogadores são amarelados à primeira ou segunda falta e isto é assim em todos os jogos. Qualquer falta mais espalhafatosa, ou mais “encenada” pelos adversários e lá vem a cartolina.

Agora esta é uma guerra para ser travada, a tempo pelo Bruno. Não é para os jogadores nem para o treinador.

A nós cabe-nos denúnciar. Sempre!! Tanto faz que nos chamem de calimeros ou coisa pior. Isso são os outros a tentar condicionar-nos na nossa indignação. É preciso denúnciar e nao calar!!

Não sei de onde tiraste essa conclusão. Tens a certeza que leste/ouviste bem?
Se há coisa que não tenho visto nos responsáveis do Sporting, é esse “assomo de presunção”. Muito pelo contrário até.

Desculpem lá mas este penalty não assinalado cheira mal por todos os poros. O apitador está de frente para o lance e a cerca de 3metros, assim como o bandeirinha está no enfiamento do lance.

Não quiseram assinalar pura e simplesmente, porque “não vi” é claramente mentira.

Claro que o Sporting não fez um grande jogo, mas por vezes os jogos ganham-se em pormenores e se há falta é preciso que sejam assinaladas devidamente.

O penalty a ser marcado estariamos neste momento em 1º lugar da Classificação e poderiamos abordar o jogo em Braga com mais tranquilidade.

É normal que os arbitros não consigam ver certos lances mas este toda a gente viu, só não viu quem tinha obrigatóriamente de ver.

É verdade que o futebol português é um lodaçal de corrupção e compadrio, de influências e amigos, de negócios pouco claros, de fundos sediados em paraísos fiscais, de lavagem de dinheiro e fraude a pontapé. É, isso é tudo verdade. Aliás, à semelhança do que é Portugal. Aliás, na escala maior que é o próprio país, é bem pior, é bem mais pernicioso, é bem mais grave e lesivo. Basta ver a pouca-vergonha na EDP, e de como um secretário de estado honesto (percebe-se bem porque é que a política do arco governativo só é atractiva para pulhas) foi “cuspido” sem apelo nem agravo.

Também é verdade que o SCP é prejudicado em barda. Várias vezes. Mesmo quando aparentemente até já estamos fora da luta pelo título. O braguinha tem mais influência que nós. Tudo isto é tudo verdade, e tem de ser lidado por dentro e por fora. O SCP tem de trabalhar as “instituições” do futebol, de maneira a que as coisas sejam progressivamente mais transparentes, e de tem de trabalhar a opinião pública, pressionar quem decide, quem tem o dever de intervir. Isto no meio de tanta guerra que temos, incluindo a interna com croquettes de variadíssimas estirpes.

Mas também é verdade, que o “discurso” dos roubos é desculpabilizante. É verdade que é. Começa a conversa por “não quero com isto desculpabilizar a exibição do Sporting e devíamos ter jogado muito mais etc e tal” mas depois aquilo que fica é “que fomos roubados” Pode ser que sim. Mas em boa verdade, ninguém aqui poderá afirmar que o árbitro de facto não viu o lance. Ninguém. Se formos sérios, não. O Sportinguista tem muito no seu léxico quotidiano, a queixinha do árbitro. A vitimização. E isso não é bom. Isso não nos faz bem. Tínhamos todas as condições para trazer os 3 pontos em casa com o Rio Ave, foram cometidos muitos erros. Treinador incluído. Nunca tive paciência para chorões, e nós não podemos ser chorões. É partir para a guerra e acabou!! :arrow:

Bem… houve espaço para se entrar pelo caminho de especulações dúbias sobre relações causa/efeito, sem grande bases para tal e aqui aparecem elas. Um sinal :menos: para ti.

Quanto ao texto do @JSabino, ao contrário do que é normal, não concordo. Ou melhor, concordando, porque é factual, com a existência de um sistema de compadrios, interesses e favorecimentos de alguns em detrimento de outros e sendo o Sporting um outsider em termos competitivos e de peso nas estruturas organizativas do futebol português, para já e nesta época, o Sporting já teve razões de queixa, como tiveram também os adversários. Nem vou pela ideia que o Sporting tem que fazer a sua parte para evitar prejuízos de terceiros. Muitos não fazem e é o beneficio decorrente das más acções das arbitragens que os mantém na linha da discussão pelas vitórias até não precisarem delas.

Penso que se está aqui a misturar duas coisas bem distintas. A qualidade da exibição da equipa com a arbitragem.

O Sporting não esteve no seu melhor, todos concordamos mas isso invalida que se marque uma grande penalidade do tamanho do mundo?

Não me venham com tretas, os apitadores não quiseram ver. O Xistra está a no local certo para análisar o lance, simplesmente não quis assinalar. Ponto Final! :arrow:

Primeiro saudar que haja discordância e debate. Quando tal acontece, sinto que o texto que escrevi atingiu o seu propósito.

Em segundo lugar, reforçar uma ideia: da mesma forma que não se pode desculpabilizar um resultado negativo com uma decisão arbitral (por mais grosseira que seja) também não se deve passar uma esponja no assunto e afirmar que “só tínhamos de jogar melhor”. O furto não se pode tornar uma banalidade e algo a que “já deveríamos estar habituados”.

Que a discussão não se centre exclusivamente no arbitro da partida, concordo em absoluto. Que se concentrem esforços em dissecar performances individuais ou colectivas em detrimento de um facto decisivo que influenciou o resultado do jogo, sou frontalmente contra.

Os jogadores, os técnicos, a direcção estará consciente que a performance não foi a melhor. Mas também ganharam consciência de que, quando tal acontece, os homens do apito estarão sempre prontos para nos afundar.

Esperemos que sim, e que não responsabilizem o arbitro pelo resultado negativo de Sabado. Não ganhamos porque tivemos uma fraca exibição.

Quanto aos arbitros, nunca apreciei esse discurso “Belico” que temos, tanto de dirigentes e adepos. Não serve para nada estarmos permanentemente a queixar-mo-nos e a denunciar “Roubos”. Isso só serve para colocar os arbitros contra nós, e para arranjar bodes expiatorios para os nossos insucessos e fraquezas.

Mais importante que denunciar ou REAGIR a “roubos”, é AGIRantecipadamente para evita-los.

Nos ultimos 30 anos ganhamos 2 campeonatos, e curiosamente nos anos em que deixamo-nos de queixar… e começamos a agir.

Coincidencias? Não me parece.

Em boa verdade, foram 2 anos em que houve… sorteio de árbitros. ::slight_smile:

É evidente que o SCP não tem o peso nos bastidores do futebol que têm os outros dois e principalmente o clube dos corruptos. Não há sequer comparação. Mas eu também não vejo muito o que ganhamos em estar sempre a “chorar” com isto. Há que fazer alguma coisa!! Concordo contigo, AGIR antes no lugar de estarmos sempre a REAGIR. E claro, há situações e situações. Mas este combate faz-se em duas frentes: dentro onde se tomam as decisões, onde há influência e a da opinião pública, a dos media. E para isso é preciso trabalhar para ganhar peso e respeito, e isso vai demorar algum tempo a construir, seguramente. :arrow:

Não fosse esta merda e já íamos em 1º!!

Não foi apenas o mero sorteio de arbitros.

Tinhamos pessoas a trabalhar nos bastidores do Futebol Português… Marinho Neves, Manolo Vidal entre outros. Pessoas que estavam informadas daquilo que ocorria nos bastidores, que “ameaçavam” positivamente quem pensasse sequer em prejudicar o Sporting e pessoas que conseguiam mexer cordelinhos dentro das estruturas. Essa mudança (nomeação para sorteio), foi uma consequencia da crescente influencia no futebol Português que conseguimos na altura.

Isto sem tirar nem por.

No geral concordo com a ideia expressa no texto, mas há dois pormenores que na minha opinião não correspondem à realidade:

i) Não me parece correcto dizer-se que os dois golos em fora de jogo que marcámos nas jornadas anteriores, não foram erros grosseiros da arbitragem mas sim lances de difícil avaliação. O do Algarve então é escandaloso pois é um livre e o Montero está lá atrás plantado, se fosse contra nós eu não perdoava, e mesmo o do jogo com os lamps via-se à vista desarmada embora fosse mais difícil devido às movimentações em sentido contrário, de qualquer forma a única desculpa que eu arranjei para os que me chatearam foi o limpinho, limpinho.

ii) Também não acho que o Sporting tenha jogado neste ultimo encontro com o Rio Ave alguma coisa que possa ser considerado como mais e melhor do que os outros fizeram. O empate foi justo independentemente do erro grosseiro do apitador de serviço.

De resto não era preciso ser bruxo para se perceber que isto ia acontecer e eu já tinha avisado noutro tópico. As vitórias do Sporting já estavam a chatear e ainda por cima com aqueles dois golos em fora de jogo que sempre servem de desculpa para dizerem que agora não temos que nos queixar.

O que eu não gostei mesmo e já o disse noutro tópico foi das declarações de Leonardo Jardim na conferência de imprensa quando afirmou que os três grandes não se podem queixar das arbitragens pois habitualmente são os mais beneficiados, o que revela um grande desconhecimento da realidade do Sporting, que em matéria de arbitragem já deixou de ser tratado como um grande há muito tempo, e é bom que alguém lhe explique isso, porque ele vai ter de engolir em seco estas declarações muitas vezes.

Concordo particularmente com esta última frase, porque o Jardim fez-se refém das próprias palavras em situações idênticas que se venham a verificar posteriormente.

Ainda assim, ressalvo que ele não gosta de falar de arbitragens e temos Inácio e BdC para essa abordagem, quando necessário. Daí que tivesse sido preferível que Jardim dissesse que não se queria pronunciar acerca deste tema, não se comprometendo, nem a ele nem ao clube, em situações futuras. Nesse sentido, também acho que não foi a escolha de palavras mais feliz, apesar de perceber que ele não se queria meter nestes assuntos (o que, por acaso, até já fez, antes do SLB/Sporting).

Existe um penalti por marcar? Sim.

Razões de queixa da arbitragem relativamente às 5 primeiras jornadas deste campeonato? Não.

Nesta mesma jornada os porcos tiveram um penalti mal marcado contra e os orcs um penalti não marcado a favor. Este texto poderia ter sido escrito por algum anormal apoiante destas equipas que encaixariam muito bem.

Até agora não há razões para falar em roubos para este ou para aquele. Mas claro que é para ficar atento para ver se isto foi caso isolado ou se recomeça a história do costume.

Devemos focalizar-nos naquilo que podemos (treinadores e atletas) controlar …o nosso trabalho , a nossa competência. E nisso é que falhamos no fim de semana passado E falhamos rotundamente.

Somos perseguidos pelas arbitragens há muito tempo mas sem nenhuma comparação com período actual , e nem temos razões de queixa desproporcionadas nestas primeiras 5 jornadas.

A arbitragem foi durante anos a fio o maior instrumento de desculpabilização do nosso insucesso. Se existe coisa a retirar de positivo deste ultimo jogo , até foram as palavras do treinador que não se escudou do evidente erro do árbitro.

O Sporting jogou muito mal. E isso é que deve merecer reflexão para na semana seguinte apresentar-mos novamente em patamares de qualidade.

:arrow: Concordo com quase tudo e acho que ate agora ate foi tudo normal de mais, para aquilo que conheco dos corruptos.

Mas no nosso futebol temos que estar atentos aos bastidores, e ate tenho a certeza que depois deste fim de semana, o bufas nao vai deixar isto andar sim porque ja deve ter topado que so o futebol nao chega e o Fonseca ainda nao tem unhas para ganhar limpo.

Este comentário, quanto a mim, responde bem às dúvidas levantadas ao meu próprio texto…! ( desculpa-me a colagem)
Ao Sporting e todos os seus responsáveis pede-se ( não por culpa própria, obviamente, mas pela herança deixada por outros) que o clube trabalhe inteligentemente, discretamente e seriamente, tudo isto independentemente das influencias voluntárias ou involuntárias criadas por outros elementos externos ao clube.
Ao Sporting cabe perceber o quanto se afastou do sucesso e o quanto caiu em relação ao nível que nos habituou há muitas décadas atrás, quando quase ninguém aqui ainda era nascido.
A esperança de qualquer sportinguista é que finalmente estejamos perante responsáveis dirigentes que elevem o bom nome e prestigio do clube ao nível das glorias passadas.
A amostra inicial deixou-nos entusiasmados e motivados para acreditar que um dia lá poderemos voltar a chegar, mas a inteligência de qualquer mente minimamente estruturada deverá levar qualquer um a pensar que esse percurso é ainda longínquo, penoso, difícil e longe de estar isento de erros.
Dos vários responsáveis não lhes exijo nada mais que não seja perceber o erro e trabalhar sobre ele de modo a evitar repeti-lo no futuro.
Por outro lado, espero que apenas vivamos dos resultados e nunca das intenções.
Mesmo quando os resultados não forem aqueles que nós ambicionamos, porque só pode ganhar alguma vez aquele que sabe que perderá muitas vezes pelo caminho…!
Até lá, e enquanto não soubermos ser diferentes, vamos continuar a fazer aquilo que sempre fizemos, sempre que a derrota nos bate à porta: Queixarmo-nos!

Às vezes surpreendes-me, seja pela positiva ou pela negativa! :great:
Achas mesmo que eu estou a colar um resultado menos mau como sendo efeito de uma causa que se baseia no pressuposto de alguém como eu, e não só, não ter gostado de ouvir determinadas coisas esta semana?!
Já te o disse anteriormente: de forma como te exprimes por aqui, tudo indica que és inteligente e honesto, quanto baste…
Por favor, peço-te que não ponhas em causa a minha…!

Costumo concordar com o que escreves e esta vez não é exceção. Só uma coisa, é verdade que há um penalty mal assinalado contra o Porto, mas há uma expulsão do Otamendi que devia ter existido logo ao início, quanto ao Braga nesse jogo houve dois penalties fora da área assinalados pelo João Capela, mas foi um para cada equipa.