Estava a postar no thread da hipótese do Nani regressar para o clube e enquanto me debruçava sobre a política de contratações do clube, lembrei-me de uma teoria minha que vou tendo para comigo à já um ano ou dois.
Desde miúdo que vejo os 3 grandes contratarem paletes de jogadores Latino Americanos, todos nós conhecemos e automaticamente nos lembramos dos Hulks, dos Di Marias, dos James,dos Enzos, dos Garays, dos Cervis, dos Jacksons… Mas o que é verdade é que desde que essa torneira se abriu não temos vendido nenhum jogador que tenha provindo dessa região do globo por mais de 30 milhões de Euros. Os que tiveram qualidade por cá se mantiveram, os que se foram embora, muitas vezes iam por manifesta falta de talento para jogar num clube como o Sporting ou entraram em conflito com a SAD, ou criaram atritos com o resto do plantel ou Staff.
Num rápido exercício que fiz, pesquisei as entradas de jogadores de origem Latino Americana no Sporting CP e tenho visto que tem sido na sua maioria um mercado onde muitas vezes se contrata por contratar, sem critério e onde o esbanjam os flops que custaram uma fortuna ao clube a saber:
Entre 2008 e 2010 não houve grande investimento em jogadores, era a fase da contenção financeira visto a delapidação do clube no final dos anos 90 e no início do anos 2000:
Mesmo assim em 2008/2009 gastámos 2,5 milhões de Euros no Grimi (Sim o Grimi):
Em 2009/2010 gastaríamos 3,64 milhões no Matías Fernandez, que pessoalmente ainda me divide era um jogador que marcava bem livres, bons pés, boa técnica, faltavam-lhe pulmões e só aguentava os jogos até aos 70 minutos além de ser um crónico lesionado, enfim sendo justo foi dos poucos jogadores que acrescentava aos jogadores algo de jeito. E também veio o Caicedo por empréstimo, que marcou…0 Golos. Alguns salários gastos num flop mas isso foi pouco… (Grão a Grão enche a galinha ao papo… ::))
Seguindo para 2010-2011, devido ao episódio Moutinho (yada yada Maçã Podre, lixo de pessoa), gastou-se mais que nas 2 épocas anteriores, em atletas da antiga América Ibérica gastaram-se 9,7 milhões de Euros, repartidos em 3,4 milhões de euros em Torsiglieri ( :lol: ), Valdés ( um cota que jogava na Itália ainda foi dos menos maus, mas qual foi a necessidade?) e o Evaldo (sim o Evaldo).
No ano a seguir com GL ao leme e Domingos Paciência na equipa técnica, gastámos dinheiro bom dinheiro em jogadores, uns da Europa outros do Novo Mundo, mas isso não impediu que acabássemos a época em 4º, com Sá Pinto no comando técnico e com uma final da Taça de Portugal, a saber gastámos no total 21,37 milhões de euros em jogadores vindos diretamente da América Latina ou de origem Latino-Americana (que começaram as carreiras lá e viraram flops na Europa basicamente), entre os quais Elias (8,85 milhões de euros, nunca percebi bem a vinda deste caramelo para o clube, só fez algo de bom em 2011, em 2012 não fez nada de jeito e desvalorizou no Sporting), o Jeffren (3,75 milhões por um jogador literalmente feito de cristal, de génio), Fábian Rinaudo ( 2,42 milhões de Euros, Rinaudo era o ídolo de muito boa gente naquele 1/3 de época, o que sei é que depois da lesão nunca mais foi o mesmo e verdade seja dita tudo aquilo foi um pouco hype também), Insua (1,50 milhões de euros outro ídolo rápido em Alvalade que depois se banalizou…), Alberto Rodriguez (1,24 milhões de euros, Primo Peruano do Jeffren), Boeck (1 milhão de Euros), Rubio (ainda marcou uns golitos mas depois desistiu da Ideia, nunca mais se ouviu falar no moço), Arias, Carrillo…:
O desastre completo veio em 2012-13 e nesse ano contratámos o Rojo (não vou negar que o Rojo tinha qualidade, mas a maneira como foi contratado e o celeuma anual que tivemos com a Doyen foi por demais uma chatice), e o Viola. Cada um por 4 milhões de Euros…
2013-2014, com a chegada de BdC e a contenção que se fez nesse ano para o clube não fechar foi talvez o catapulto para ter sido o ano mais :mais: nesse aspecto, o Freddy Montero esteve longe de ser um flop, e o Jefferson fez um excelente primeiro ano, o Maurício, o Ivan Piris, o Magrão é que… Mas por outro lado o que se gastou em todos os flops e os que triunfaram foram uns míseros 3 milhões de euros em transferências trans-atlanticas!
Excluíndo o amortizar da dívida para com o Seattle Sounders da compra do Montero, em 2014-2015 o flop do ano veio para Jonathan Rodriguez, 2,5 milhões de euros em um jogador que nunca mostrou ter capacidade para jogar no clube e que ainda foi responsável por muitos golos sofridos, sempre me pareceu uma barata tonta. A vinda de Ewerton teve um efeito “nim” na qualidade do plantel…
Com Jesus no seu 1ºano tivemos uma pujança nunca antes vista, tivemos excelentes momentos durante a época e aquele título só não foi nosso porque… Vivemos em Portugal… :inde:
O Bryan Ruiz fez uma das épocas mais brilhantes que vi na minha vida de um jogador do Sporting, estragou um pouco a pintura com aquele golo falhado frente ao slb mas mesmo assim foi a par do João Mário e do Slimani o melhor de Alvalade nesse ano, mas o que se seguiu foi uma pálida imagem da sua primeira época nunca mais foi o mesmo. No entanto Coates, Naldo, Gutierrez e Zeegelar. O Coates era e é bom, o Gutierrez era também ele bom mas era conflituoso para c****** e protagonizou momentos embaraçosos para o clube além de ter criado feridas no balneário, o Naldo era mediano e oZeegelar era um comediante em campo. Ah e o Hérman Barcos foi só o pior substituo possível para a saída do Montero. Bruno César por muito que seja endeusado por aqui foi e sempre será um jogador mediano wherever he plays.
Na seguinte época na nossa política de mercado, contrastámos entre o belo (Bas Dost) e o horrível (Alan Ruiz), entre flops anunciados (André, Douglão, 1 milhão a cada), esperanças ainda por se reafirmarem (Bruno Paulista, 3,5 milhões ), o Alan Ruiz foi ex-libris da m****, um cagalhoto que custou 8 milhões de euros segundo o que se diz (ou 5 milhões segundo versões alternativas), mas a mim parece-me que este jogador contava com o toque de m***** - caro, sem muita qualidade, conflituoso. Para (nunca) repetir? Ainda vieram por empréstimo Campbell e o Meli, o Meli ninguém deu por ele, o Campbell foi só uma das maiores masturbações coletivas de sempre… Resultado? Nulidadade. Deve ser crónico isto.
Ps: Entretanto esqueci-me que também “re-contratámos” o Elias, já na altura se via que o Scouting e o departamento para o futebol da era BdC estavam já a mostrar sinais preocupantes…
A época que acabou de findar, começou bem, desenvolveu bem e acabou em desgraça, normalmente numa época de futebol profissional típica no clube as coisas começam mal e tardam-se a endireitar, este ano foi diferente o que aconteceu? Para além de eternos conflitos internos, e de instabilidade ao longo de 2018, a equipa viu-se num emaranhado de falta de qualidade, no verão de 2017 contratou-se Acuña que a meu ver não é um jogador por aí além, pode se dizer que é… “bonzito”. A meu ver 9,5 milhões de euros em algo… “bonzito” é escasso… :shifty:
O Battaglia (4,5M) admito que em termos de qualidade foi um plus na equipa, ainda que limitada tecnicamente, o Wendel pelo que custou (7,5 milhões de euros) tem de ter alguma coisa e tem de mostrar para o ano… Well já o Elias tinha vindo do Atl.Madrid e foi o que foi.
O Matheus foi o momento LOL da época, 2 milhões na nulidade só porque sim.
Para esta época já oficializamos, Raphinha e Marcelo, o Raphinha pelo que custou (6,5 milhões de euros) vai ter que mostrar bom futebol e assistências, a questão é que o Raphinha fez uma excelente primeira volta no Guimarães, uma boa metade de segunda volta e uma segunda metade em que decaiu a pique. Eu não gosto de ser pessimista, mas cada vez que o Sporting contrata jogadores que já vinham de más fases, ainda por cima por balurdios…
O que eu pergunto com este exercício é se vale a pena continuar a apostar no mercado Sul Americano, nos jogadores Latino Americanos e se vale a pena continuar a gastar balurdios de dinheiro quando o clube precisa de resultados imediatos e estes jogadores por norma pelo continente/país diferente, lingua diferente e principalmente futebol diferente precisam de muita vezes uma época para se adaptarem, passado essa época já muitos estão com o rótulo de “flop”, face a isto não seria mais prolífero contratar jogadores que joguem e que sejam nativos da Europa? Que não tenham aquele carimbo flop que aos Sportinguistas já habituaram?
Um último exercício neste tópico desde 2008/2009, gastou-se em jogadores Latino-Americanos a soma de:
:menos: 110 milhões de Euros
Ora 110 milhões de euros desde os Coates/Monteros até aos Elias e aos Alan Ruizes em 10 anos (e ainda com um mercado todo pela frente), justifica um gasto de 11 milhões de euros por mercado de verão/inverno.
Estará na hora de rever o conceito de Scouting? Estará na hora de dar dinheiro por quem faz e por quem quer fazer jogar? Ou vamos continuar a gastar dinheiro em eternas promessas e jogadores que não querem singrar?
Quero opiniões… :mais: