O Sporting de 1995/96 a 2010/11: troféus e títulos

Palavras para quê? :clap: :clap: :clap: :clap:

A triste realidade encarregar-se-á de abrir os olhos a muita gente. Ou não :inde:

SPORTING SEMPRE

1- Dou-te os parabens pelo trabalho e, claro, pela coragem

2- Podes esclarecer isto melhor?

Tenho dúvidas que tenha sido mesmo assim. Referendos sem dúvida. Se ainda durante o Cintra é que não sei. Mas as minhas memórias são algo difusas e dá para perceber que andaste com a mão da massa.

3- barbicane e Chev Chelios,
Infelizmente Rocha perdeu a guerra com pDc. E quando João Rocha começou a guerra com os porcos até favoreceu, indirectamente, pDc na guerra que este ainda disputava conquistar o poder nos porcos
Por muitos motivos guardo as melhores memórias de JR, mas…
Se bem me lembro a aliança PdC-Roquete existiu até ao caso Toñito. Aí acabou.

4- Infelizmente o que isto mostra é que o período pré-95 não foi nada idílico. A conquista do poder por Roquete foi canja porque estava tudo ko. Foi mais ou menos um vazio de poder, com carta branca para fazer o que quisesse. Alias o Roquete até apareceu numa troika e bem escondido num biombo mediático, chamado Santana

pois bem, aqui reconheço que não verifiquei se foi “no fim e durante o mandato do SC” ou “no fim logo após”. E acho que não interessa muito, da mesma maneira que meti a Taça de 94/95 no AR apesar de ter sido ganha já no tempo do Lopes. Se atribuo uma coisa com um critério, tenho que atribuir a outra também.

Modalidades extintas AR:
Ciclismo 1987
Pentatlo fim dos anos 80 penso eu, não fui verificar!

Modalidades extintas na transição AR/DR:
Basquete 1995
Volei 1995
Hóquei 1995

Modalidades extintas DR:
Halterofilismo fim dos 90 penso eu
Luta greco-romana lá por 2000
Subaquáticas depois de 2000

Modalidades criadas e extintas durante DR:
Horseball que foi criada em 2004 e extinta em 2010
Ciclismo voltou em 2009 e acabou logo a seguir
Bilhar criada em 1997 acabou em 2002

Modalidades revividas durante DR:
Hóquei

Vejamos, corrigindo o post, uma vez que pode haver dúvidas sobre quem é o responsável pelas modalidades desaparecidas em 1995. Ficamos no ela por ela, mais coisa menos coisa. Já agora, a maior extinção em massa de modalidades foi nos anos 60…

A minha fonte foi a Wiki :slight_smile: e para o palmarés internacional das modalidades baseei-me no grande trabalho do AP https://www.wikisporting.com/index.php?title=Palmarés Internacional do Sporting! Que desde aí já meteu mais coisas, posso ter falhado alguma. Eu irei corrigir, mas não posso fazer já, ontem voltei a casa do jogo e o meu desktop tinha queimado, pelo menos a fonte de alimentação rebentou, não sei como ficou o disco, amanhã vejo. Se foi ao ar, perdi muito trabalho, muito mesmo, incluindo todo o verdebranco.net (esse posso recuperar porque está na net), e uma parte muito significativa do meu acervo de fotos de jogos do Sporting e do Jornal Sporting… se assim for, para mim é catastrófico. Enfim, há coisas piores.

Achas? Quando o clube fechar portas haverão muitos a dizer que “fizeram o que puderam” e “a culpa é da crise”.
Carneirices…

A questão do fim de algumas modalidades e do referendo foi já no tempo do Santana Lopes, disso tenho a certeza.

Primeiro decidiu-se pelo fim do voleibol e hóquei sem consulta aos sócios, o referendo foi entre o basquete e o andebol, tendo ganho este.

EDIT: encontrei a “prova”
[youtube=650,535]GU3776I5Weo[/youtube]

Leão06, obrigado pela info! Nessa altura eu estava a trabalho no estrangeiro, muito desligado do Sporting, apenas acompanhava os resultados do futebol, e não me lembro de nada no que diz respeito às modalidades nessa altura.

A minha escolha foi andebol. :great:

Primeiro de tudo, saudações leoninas a todos.

Na minha opinião, julgo que estão a confundir assuntos. Existe aqui um misto de revolta devido ao último resultado obtido juntamente com uma revolta contra os actos de má gestão por parte da direcção do Sporting.

Se este tópico é em relação aos actos de má gestão por parte do Sporting a minha opinião é a seguinte. Com o evoluir dos tempos, e como temos observado no panorama mundial, o futebol cada vez mais será um negócio em deterioramento do conceito de desporto rei. Lavagem de dinheiro, amores pessoais, rentabilidade wtv são alguns dos motivos que se utilizam. O que está a acontecer com o Sporting é justamente o que estou a tentar demonstrar, com estas sucessivas direcções que, como já repararam, ao invés de falarem de TÍTULOS falam de NÚMEROS. O passivo está x, n há dinheiro para y, empréstimo obrigaccionista z etc. Mas então o SPORTING é um clube ou é uma empresa? As pessoas que compõem a direcção do SPORTING são gestores ou são sportinguistas?
Não sou a Maya, sou relativamente novo e apesar da minha pouca experiência de vida, já previ o que acontecerá… Enquanto existirem os “velhotes de Alvalade” a baterem o pé e a lutarem pelo SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, defendendo o nome do grande VISCONDE DE ALVALADE e do estádio com o mesmo nome, este processo avançará na mesma mas a um ritmo muito mais lento… assim que esses “velhotes” desaparecerem será o fim do SPORTING. E desenganem-se os que julgam que o Sporting acabará, o Sporting ainda é bastante rentável e continuará a ser, o que acabará serão 100 anos de história enquanto clube para passarmos a ser uma espécie de empresa. sporting sad, estádio zurich edp galp, milhões árabes a entrarem e o renascimento para alguns… mas a verdade é que se extinguirá a nossa identida, deixaremos de ser o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL…

Olha o Zé Viegas!! Outro Charolês de baixo nível.

Ok :great:

Lamento esse problema. Como se não bastasse o mau resultado…

:offtopic:

Se a fonte queimou muda-se a mesma e pronto, resolvido em 3 minutos.
Quase com certezas absolutas que não afectou o disco.

vamos ver… pode ter crashado tudo, acontece. Pelo que me contaram, sobre aqueceu e desligou-se sozinho, e em vez de deixarem arrefecer ligaram logo a seguir imediatamente, e aquilo saltou faísca e cheirou a queimado. A fonte está morta, isso já verifiquei, mas pode ter queimado o processador e mais coisas. Amanhã logo verei, a primeira coisa é meter o disco noutro desktop e ver se arranca, se arrancar estou bem, se não tento meter o disco como segundo disco do outro desktop e ver se consigo salvar alguma coisa.

Neste assunto, os “factos” ou os “dados” (sem menosprezo, por favor, pelo trabalho que o nunoni teve a coligi-los) não me interessam especialmente.

Há um único “dado” que me interessa, já bastante longínquo. À entrada da década de 60, Sporting e Benfica tinham ambos 11 campeonatos em futebol.

Quando comecei a ver futebol, no princípio dos anos 80, já o Benfica tinha larga vantagem sobre nós, mas o Porto quase não existia.

O nosso palmarés no futebol, desde a vitória na Taça das Taças, está longe de ser “glorioso” ou sequer prestigiante. Não é problema recente. Longe disso.

Quem se apoquentou com o amadorismo da preparação de algumas épocas recentes, precisava de ter assistido, nos anos 80, a uma época em que o Manuel José treinava o clube que começou com um número insuficiente de jogadores para formar uma equipa em estágio. João Rocha presidia.

Quem acha que o Sporting não rentabiliza os seus “activos”, teria angustiado com a perspectiva de ver sair Figo e Balakov, na mesma época e em saldos. Santana Lopes presidia (creio) quando saíram, mas Sousa Cintra não lhes renovou os contratos com a antecedência devida.

Quem reclama do estado do relvado de Alvalade, precisava de ver o pelado em que recebemos o Mónaco para a Liga dos Campeões (!) ou o Porto, num jogo decisivo. Santana Lopes presidia (salvo erro).

Em relação às modalidades, também não teriam gostado que uma secção de basquetebol bi-campeã nacional em auto-gestão (creio) tivesse sido encerrada (para mim, tri-campeã, uma vez que foi a base da equipa do Queluz, campeã no ano seguinte). Um grande desgosto foi ver o Carlos Lisboa fazer carreira no Benfica, depois de o ter visto chorar no antigo pavilhão de Alvalade, precisamente num jogo contra o Benfica. João Rocha presidia.

Querem outro desgosto profundo nas modalidades? Ver uma equipa de hóquei em patins, formada no clube e que foi a base até há pouco das conquistas internacionais recentes da selecção nacional, desfazer-se de um dia para o outro, por falta de pagamentos. Jorge Gonçalves presidia.

Claro que quem se chateia hoje com estas coisas (como eu), faz muito bem, mas não deve pensar que são extraordinárias na história do clube.

O período de 95 para cá, foi miserável, por razões já suficientemente expostas neste e noutros tópicos.

Dois campeonatos, é verdade. Festejei-os bastante, claro.

Mas alguém consegue convencer-nos de que o futebol do Sporting não se afastou dos seus rivais ainda mais?

O Sporting deixou de conseguir competir no mercado com os seus rivais. Deixámos de ter capacidade para responder às sucessivas humilhações aplicadas pelo Pinto da Costa. Isto fere um clube mortalmente.

A desorçamentação, a desmobilização de adeptos (comparem o FB do Sporting com outros), a tecnocratização, a falta de ambição, a debilitação dos processos democráticos no clube, a perda de património, etc., não têm comparação com o passado.

Moral da história: na minha opinião, a década de 2000 (apesar dos títulos) foi a que mais penalizou o clube, mas não se deve ser romântico em relação ao que ficou para trás (sobretudo desde os anos 80), assim como demonizar tudo o que se fez recentemente.

POST 1000: já posso comer papas Cerelac? :slight_smile:

Até podíamos ter ganho mais de 10 campeonatos nos últimos tempos… isso para mim não muda aquilo que me custa mais.

Uma coisa é um Sporting que obedece ao seu lema, um Sporting popular, um Sporting apaixonante…
Outra coisa é um Sporting empresarial, um Sporting manso, um Sporting subserviente, um Sporting das fidalguias, um Sporting que trata os seus sócios como simples clientes (mas sem direito a livro de reclamações e à protecção da DECO)…

Isto para mim é o que me custa mais e não há nada que consiga limpar (branquear) isso, nem detergentes OMO… nem lixívia!

Triste, muito triste ver sportinguistas definirem os últimos 16 anos como “anos de glória”. Ao ponto que isto chegou.

Uma breve nota: o fim das modalidades foi totalmente decretado pelo Santana Lopes como medida necessária para salvar financeiramente o clube…

A grande questao e que o periodo que o nunoni utilizou para compara com a gestao roquetteira esteve longe de ser um periodo de gloria. Achar que passar da merda para o cagalhao e um bom resultado, revela mais sobre o grau de exigencia do opinador do que sobre a performance do Clube em si. Todos os outros factores que foram excluidos da analise tambem revelam bastante das intencoes e juizos de valor de quem abriu o topico.

Quem me dera que o Sporting tivesse sido gerido como um orçamento familiar… e mesmo mal gerido como um orçamento familiar não estariamos na situação em que nos deixaram os grandes gestores da gravata e da finança! Eles prosperaram com o Sporting e o Sporting definhou com eles… não sei que outros factos são necessários para declarar os 16 de glória!

pois pois, e no tópico “16 anos de banditismo”, por acaso se mencionaram todos os factores ou só os escohidos a dedo? E há mais algum tópico neste fórum inteiro em que preto no branco se metam os resultados desportivos do Projecto Roquette e se compare não com o tempo das nossas bbisavós, mas com o período com o qual é comparável, que é o imediatamente anterior? Não pois não?

Portanto, do que entendo, é que na tua opinião para comparar resultados desportivos, num post inicial que é longo, eu devia ter comparado tudo o resto, tudo tudinho? Haja pachorra, eu fiz o que fiz, e não estava feito antes. E foi com factos, não argumentos. E estava à espera que alguém contrapusesse factos, não argumentos, que disso há dezenas de tópicos a falar das SAD, dos relatórios de contas, dos processos de que dirigentes foram acusados (sem a honestidade de dizer que foram absolvidos, mas isso que interessa, quem é acusado automaticamente deve ser culpado), não é preciso mais um.

Eu provei por A+B que os 16 anos do projecto Roquette trouxeram mais êxito desportivo do que os 22 que o antecederam. Têm algo a dizer sobre isto? Digam. Melhor ainda, metam aí factos que me desmintam. Mas factos desportivos, que este tópico é disso que trata.

Mas, uma vez que este tópico fala de glória desportiva e vocês querem falar das SADs e dos processos e mais não sei quê, que tal irem para os tópicos que há anos existem sobre isso, sem ninguém se ter lembrado de ver qual o sucesso desportivo? Agora que alguém o fez, têm argumentos para apresentar? Não, falam do mesmo que já falam há anos: a pretensa morte iminente do Clube, anunciada há muitos anos sempre para o ano seguinte. Porque no ano presente, cá estamos. E no ano que vem, cá estaremos.

E já agora, deixo-vos um desafio, de honestidade intelectual. Comparem o Sporting actual, não com o Sporting de 1995. POrque o mundo mudou, a lei Bosman mudou, a Liga dos Campeões, os agentes, os salários, mudaram radicalmente aquilo que são as finanças de um clube, aquilo que é ou pode ser a gestão financeira de um clube. Não é possível comparar com seriedade a situação financeira e patrimonial do Sporting actual com a AR sem considerar estes factores, e no entanto, é isso que nesses outros tópicos se faz.

Para ser séria e honesta, a comparação tem que incluir esses factores. E aí a melhor maneira é olhar, por ex., para clubes europeus semelhantes ao nosso. Não os 10 mais valiosos financeiramente, porque esses foram os que, normalmente devido à sua dimensão (e da base de adeptos, e de aspectos comerciais género contratar estrelas populares na Ásia como o Beckham ou o CR), mais proveito tiraram do novo sistema em que o futebol europeu se move. Comparem com 5 clubes desses, e ainda com 5 clubes da segunda linha europeia à qual pertencemos (e nunca passámos daí, nunca na nossa história)) - aqueles que vão regularmente às competições europeias, e que movimentam digamos entre 50 e 100 M€ por ano. Já agora, deses 10 clubes, escolham só aqueles que têm um estádio novo ou recentemente remodelado.

E vejam quantos têm SAD; quantos têm investidores estrangeiros, quantos são pertença dos sócios à moda antiga, que passivo têm, que evolução do património.

Eu digo isto não sabendo a resposta, mas gostava de saber, se somos assim tão piores do que os outros por esse mundo fora. E digo de antemão que a resposta “os outros não interessam” é tão ridiculamente desonesta que nem a vou comentar. O mundo mudou para todos, e o Sporting não é uma ilha.

E claro, a resposta que tenho ideia que vai ser que uns safaram-se melhor outros pior, mas que isso dos passivos se não é universal é generalizado, se isso das SADs e investidores estrangeiros ou mesmo takeovers totais (como as equipas da Red Bull, com mudança de nome mantendo os sócios e adeptos!!!) não aconteceu em todo o lado em muito lado sim aconteceu.

Finalmente, incompetências de ordem vária, e prolongada ao longo dos anos, aconteceram sim senhor. Mas incompetência atroz. Não aceito é essa tese do banditismo, e muito menos aceito que o Sporting esteja para morrer.

Definição de Glória:

s.f. Honra, fama, renome, celebridade que se alcança pelas virtudes, talentos, boas ações etc…
Fausto, grandeza.

Se alguém achar que o estado presente do Sporting se harmoniza com a definição acima…

Eu dou os meus parabéns ao excelente trabalho de recolha de dados feito pelo @ nunoni, revelador do seu amor e da sua dedicação ao Clube. Sinceramente, eu não conseguiria fazer um trabalho destes.

Respeito a tenacidade com que defende a sua opinião mas não podemos escamotear a verdade. Os campeonatos que ganhámos em 1999/2000 e 2001/2002 não tiveram o contributo desejado e desejável para o regresso da Glória para as nossas bandas.

Podemos exaltar os feitos do andebol e do futsal mas o que é certo é que estamos bem mais pobres financeira e desportivamente, correndo o risco do Clube ficar sem património nenhum se o Estádio passar definitivamente para a SAD e se o capital desta continuar a ser disperso por não sabe quem.

Mas respeito e muito alguém que como o @ nunoni defende por convicção aquilo em que acredita.

Gêbêeme - obrigado, e também aos restantes foristas que se deram ao trabalho de apoiar ou criticar com argumentos (apesar de que factos, houve muito poucos).

Pois, eu também não acho que tenha sido assim muita a glória, e julgava que isso fosse claro do post inicial. Estou pronto a retirar o termo do título do tópico e subsituir por ex. por “O Sporting de 1995/96 a 2010/11: títulos ganhos”. Farei isso no dia em que o Chirola mudar o nome do “Projecto Roquette: 16 anos de banditismo” retirando o “banditismo” que é apenas uma convicção pessoal dele não sustentada por nenhum facto. Ele que meta “incompetência” :slight_smile:

A minha opinião sincera é muito simples: houve um ponto de viragem nisso da glória, e foi a final da Taça UEFA. Se a tivessemos ganho, é minha convicção íntima que se teria gerado uma dinâmica ganhadora brutal. A derrota destruiu isso, e destruiu também a equipa, ficámos com a alma derrotada.

Eu acredito piamente que aquele dia nos deitou abaixo de uma forma brutal. Foi tanta a esperança e tão grande o sonho, e depois, tudo abaixo. Eu nunca mais vi um jogo de futebol com a mesma alegria. :inde: