O Sporting de 1995/96 a 2010/11: troféus e títulos

O Sporting de 1995/96 a 2010/11 em números: comparação com o período 1973/74 a 1994/95.

Edit de 11Jan12: Pela sensatez de alguns comentários, e cumprido o propósito de agitar as águas, mudei o nome ao tópico. Mudei também a figura do palmarés internacional que tinha uma gralha (um ano trocado, nada de grave), e introduzi a figura das “outras modalidades”. O resto deixei estar, mesmo com os problemas que foram sendo anotados, como por ex. o mencionar a final da Taça UEFA quando falo das modalidades, o que é obviamente incorrecto.

O Sporting é um Clube desportivo. O seu objectivo é a glória desportiva, traduzida em vitórias. No seu ADN está inscrito o ser vencedor, e está também inscrito que todos os desportos que pratica são importantes. O Sporting não é um clube de futebol, apesar de o futebol ser naturalmente a modalidade mais importante.

O Sporting não é os seus relatórios de contas, e o seu futuro não se joga no tabuleiro dos frios cifrões. O seu futuro joga-se no sucesso desportivo, e acima de tudo joga-se nas almas dos seus sócios e adeptos, no amor que têm ao clube e no amor ao Clube que são capazes de transmitir aos seus filhos.

Vamos então ver como está o Sporting em termos de sucesso desportivo, e para o fazer, é preciso ter um ponto de comparação. Escolhemos esse ponto de forma algo arbitrária: decidimos comparar o período que vai de 95/96 a 2010/11 (a que vamos chamar DR), com o período que vai de 73/74 a 94/95 (a que vamos chamar AR).

Porquê? Porque um engloba exactamente a totalidade do Projecto Roquette, do seu início ao seu fim. E porque o segundo engloba tudo o que vem antes começando no consulado de João Rocha. Consideramos que os primeiros 50 anos da história do Sporting e o seu período áureo no futebol pertencem a um outro tempo, que estimamos e veneramos mas que não tem comparação possível com os tempos actuais. E consideramos também que o período intermédio dos anos 60 correspondem a um período de transição. Quem quiser comparar outros períodos, é bem vindo, que o faça.

Futebol

O gráfico apresenta o número de títulos conquistados em cada ano. É representado o ano do fim da época, por ex. 1999/00 aparece como “2000”. A verde claro todos os títulos nacionais (inlcui Taças e Supertaças), a verde escuro os campeonatos.

É claro que ganhamos pouco frequentemente. Em termos médios, no período AR (73/74 a 94/95) ganhámos 0.45 títulos por ano, e em média ficámos no lugar 2.86 no campeonato. No período DR, ganhámos 0.56 títulos por ano, e em média ficámos no lugar 2.63. Ou seja, em termos de resultados, o período DR é superior, se bem que ligeiramente.

As razões desse “ligeiramente” são claras: uma “mão de Ronny”, uma “cabeça de Luisão”. Para além disso, nos 16 anos de DR tivemos uma final europeia, contra zero nos 22 anos anteriores. Com verdade desportiva, o período DR, sem mais nada, teria sido não ligeiramente superior mas muito superior ao período AR.

Modalidades - palmarés nacional

O gráfico mostra o número de títulos ganhos nas principais modalidades do Sporting, excluindo o atletismo sobre o qual nos debruçaremos a seguir. Incluímos o andebol, futsal, ciclismo, voleibol, e hóquei, e apenas títulos seniores masculinos.

Claramente que o número total de títulos diminui no período DR. No entanto, se considerarmos apenas as modalidades que ainda existem no Clube, excluindo aquelas em que a equipa sénior desapareceu, então notaos que houve um aumento muito significativo, para cerca do dobro de títulos! A quem imputar o desaparecimento de várias modalidades? Consulte-se a sua história, e veremos que foi no fim do consulado de Sousa Cintra, e por decisão dos sócios em referendo.

A figura seguinte mostra o número de títulos nacionais por equipas, masculinos e femininos. Há pouco a dizer, o período DR é muito superior ao período AR, em que se notava um lento definhamento dos sucessos do atletismo.

Para além disso, fui ver as restantes modalidades, coisas como bilhar, actividades subaquáticas, tiro com arco, horseball, etc etc etc. Dá isto (nota: neste gráfico estão os títulos de equipas masculinos séniores :slight_smile:
):

Fica claro que, se nas modalidades ditas “importantes” o DR melhorou um bocadinho relativamente ao AR, nas restantes, manteve em bom nível até cerca de 2000, e aí decaiu muito. Não sei o que se passou! Será que para fazer a aposta no campeonato 99/00 e anos seguintes, se decidiu desinvestir nas modalidades “menores”? Não sei, mas os resultados foram maus.

Modalidades - palmarés internacional

O gráfico mostra o número de títulos ganhos nas principais modalidades do Sporting, a nível internacional (v2 introduzida no edit de 11Jan12).

Parece claro que o número de troféus internacionais foi bastante superior no período AR, antes de 1995. Um olhar mais próximo, no entanto, mostra que esse títulos são dominados pela modalidade de Corta-Mato e ainda pelo hóquei, um pouco em detrimento das outras. No período DR há troféus internacionais em 5 modalidades diferentes, não esquecendo as duas finais perdidas, em futebol e em futsal.

Conclusões

Que podemos concluir disto tudo? Que o período DR, contrariamente ao que querem fazer crer os arautos da desgraça, trouxe ao Sporting mais vitórias, mais sucessos, mais glória, do que o período que o antecedeu. Foi pouco e podia ter sido mais? Eu diria antes, que deveria ter sido mais - com mais dois campeonatos nacionais de futebol, uma Taça UEFA, e uma UEFA Futsal Cup.

E espero que o período que começou em 2011/12, nos traga um aumento não pequeno, mas enorme, de sucessos e vitórias, para enriquecer ainda mais aquela que é a maior sala de troféus de Portugal.

ROC, és tu? :mrgreen:

Já o disse várias vezes, o Sporting entrou em declínio há 30 anos. Patrimonial e financeiro, há cerca de uma década.

A apologia do período Roquette é das coisas mais tenebrosas que já vi por aqui. Voltarei a este tópico mais tarde, depois da vitória de hoje, assim o espero.

Minha nossa senhora… ::slight_smile: ::slight_smile:

nunoni, primeiramente muitos parabéns pelo excelente trabalho!

Depois para o que ai apresentas uma muito simples frase: Contra factos não há argumentos! :clap: :clap: :clap: :clap:

Viva o Sporting Clube de Portugal!

Ainda não tive tempo de ler com atenção o post inicial, mas irei fazê-lo com a maior das atenções.
Apenas peço a TODOS os foristas, independentemente da visão geral que tenha sobre o período em causa, que não despreze o imenso trabalho que o nunoni teve para nos oferecer aqueles dados.
A estarem correctos, representam uma síntese da história do Clube e, por isso, uma boa base para se discutir o Sporting.
É evidente que estão longe de traduzir toda a realidade desse período, uma vez que ninguém pode esquecer a questão económico-financeira, o património ou o adormecimento da massa adepta, mas, como diz o ruitrind, são factos e, para os que estiverem aqui com seriedade, têm de ser colocados na equação se queremos ver a verdade completa.

:arrow:

barbicane

Apenas peço a TODOS os foristas, independentemente da visão geral que tenha sobre o período em causa, que não despreze o imenso trabalho que o nunoni teve para nos oferecer aqueles dados.

Sem dúvida. E entretanto espero que o nunoni altere o título do tópico. Entendo-o como insultuoso e potencialmente alvo de chacota, para todos os que o lerem, seja quem for.

Parabéns nunoni pela corajosa e excelente análise, que muito provavelmente irá exaltar ânimos.
É verdade que poderíamos e como dizes bem ser campeões nacional de futebol 2 vezes, a tal final da Taça Uefa,UEFA Futsal Cup ainda pelo menos uma taça da liga, e a final de futebol de praia. Sem dúvida se o desfecho destas finais fosse outro, de certeza que não exaltaria muitos adeptos do Sporting nesta última década.

Excelente recolha de dados nunoni, no entanto, e como referiu o colega Lion73, não me parece que o título seja dos mais felizes. :mrgreen:

Que se foda a sustentabilidade… O último que feche a porta…

Enfim, 16 anos a mandar o Sporting abaixo…

eu tive a coragem de abrir este tópico antes do jogo que provavelmente acabou com as nossas aspirações a ganhar mais um campeonato este ano.

O título deste tópico é complementar ao do tópico que, com base em argumentos tão sérios como os que apresentei, coloca em causa as pessoas que têm estado à frente do Clube e as suas acções. O título deste tópico aqui refere-se ao lema do Sporting, e cada vitória, cada título conquistado, é glória para o Clube. O outro sim é infeliz, por chamar bandidos a demasiada gente que nunca foi condenada por nada.

O título é adequado e fica.

E ir ver número de sócios antes e depois, património antes e depois, número de modalidades antes e depois, atletas antes e depois, passivo antes e depois…
É como diz o Majestade “Quero é 3 pontos”… o resto que se f*

É assim mesmo nunoni, quando temos convicção numa coisa, quando dizemos o que pensamos, quando somos verdadeiros no que dizemos, honestos, então não temos que mudar nada de nada, se o que fizeste foi demonstrar a todos nós a verdade, não podes, nem deves, ser criticado por isso!

Pela minha parte o meu enorme obrigado pelo teu excelente trabalho em prol de todo o FORUM SCP e também em prol do engrandecimento do nosso Sporting Clube de Portugal. Verdade sempre acima de tudo!

Só um pequeno aparte, nem necessitavas de referir, que tiveste coragem em abrir o tópico antes do jogo, pois a meu ver quem como tu quer fazer o bem e ser honesto já tem toda a coragem do Mundo!

Mais uma vez muitíssimo obrigado pelo teu Sportinguismo!

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Não seria preciso passar do título deste tópico para perceber que se trata duma brincadeira.

Brincadeira de mau gosto, dirão todos os verdadeiros Sportinguistas que têm sentido na pele, na honra e no orgulho, toda a criminosa devastação e carnificina de que têm sido vítimas por parte desta quadrilha tenebrosa que mais não tem feito do que emporcalhar o nome do Sporting e envergonhar os Sportinguistas.

Esta vomitada “glória” Roquetteira está para o Sporting como o talhante e o magarefe estão para a vaca.

Todos aqueles que têm contribuído e defendido invertebradamente este flagelo e esta catástrofe, no dia do ajuste de contas, não serão esquecidos.

Serve esta oportunidade, que desde já agradeço, para mais uma vez divulgar e dar a saber aos que ainda não sabem o que é que tem sido verdadeiramente e na realidade a Era Roquette e os seus “gloriosos” 16 anos.

Por acaso, já tinha referido no tópico anterior, acho no mínimo curiosa a diabolização que faz do período desde 1995, quando não foi efectivamente muito inferior aos aos anteriores.

Se a razão é financeira… bom, o mundo mudou. Muito. Mas não nos esqueçamos que houve episódios tremendamente infelizes no Passado, a nível financeiro. Em que não havia dinheiro para pagar salários e para pagar a luz.

O que o Nunoni aqui faz é o exercício oposto ao do Chirola no outro tópico: exalta esse período, em vez de o demonizar, apresentando dados relevantes para tal (e omitindo outros que seriam igualmente importantes).

Enfim, no geral: acho que o período “Roquettista” não foi nem glória nem bandidismo: foi, pura e simplesmente, a continuação da incompetência que já grassava no Sporting em períodos anteriores.

Se essa incompetência foi maior ou menor, pouco me importa, porque não creio que a diferença tenha sido muito: o Sporting não passou de um Clube bem gerido a um Clube de incompetentes, tal como o contrário não se verificou.

Isto não pode ser real, quer dizer. Digam-me que isto foi colocado aqui com outro qualquer propósito porque eu não consigo vislumbrar ponta de glória nenhuma no meio de tanta medíocridade.

Mas agora até já “campeonatos do quase” servem para se vangloriarem? Mas 'tá tudo doido? Mas afinal de contas o que é o Sporting? Andamos aqui todos feito parvos, só pode. Este “artigo” (até bem desenvolvido pelo nunoni mas de um vazio aterrador e afrontoso) é uma infâmia e uma clara provocação a todos aqueles que sentem, vivem e presenciam a morte do Sporting, época atrás de época.

É surreal, chega a ter contornos de patetice isto tudo. Não entendo.

Correndo o risco de me tornar extremamente repetitivo, mais uma vez digo que a maior vergonha deste clube moribundo, são os seus sócios. Aqueles que dizem que o amam mais e que o colocam acima de todos os números e realidades indesmentíveis, com provas factuais e verdadeiras inequívocas, são aqueles que o estão a matar. Aos poucos. Ao Sporting e à sua identidade.

E eu vou explicar porque é que digo sempre isso.

Eu acabo de voltar de um Sporting - Porto onde para além de uma exibição miserável e medrosa da nossa parte, onde só ficámos a dever a vitória a nós mesmos, onde milhares de pessoas após o apito final aplaudiram incessantemente os jogadores. Mas o que é isto??! Mas onde é que está a exigência, pergunto eu? Onde é que estão os valores? Afinal de contas, somos o Sporting ou não somos o Sporting? Cada vez mais me convenço das palavras daqueles que me diziam que para muita, muita gente o campeonato que interessava ao Sporting era o da 2ª circular. Ficar à frente do Benfica. É vê-los todos alegres, até podemos ficar em 5º lugar, desde que eles fiquem em 6º já não foi uma época perdida. “Empatar frente ao Porto até é bom resultado!” Ouvi eu hoje nos corredores de Alvalade… Isto merece comentários? Andamos nós a alimentar esperanças de voltarmos a ser realmente alguém no panorama desportivo Português e depois ouvem-se frases destas?
O Porto não perde para o campeonato à 53 jogos seguidos (53!!) e sabem o que dizem eles? Que esta época tem sido bastante fraca, mas no entanto estão em 1º!! (até ver, mas estão). Percebem qual é a diferença aqui? Nós ficamos todos contentes e entusiasmados com 5 ou 6 vitórias seguidas e um bocado mais de bom futebol, eles estão em 1º com uma série incrível de invencibilidade e dizem que estão fracos. A ISTO CHAMA-SE EXIGÊNCIA! MANTER O NÍVEL BEM LÁ EM CIMA!

Todos nós sabemos a raça caprina e putídea que é aquele antro de corrupção do Norte, mas temos de nos envergonhar quando olhamos para os factos que acabei de citar. Os sócios do Sporting são os primeiros a conformarem-se com mediocridade, com medianice, com migalhas, com pobreza! Somos os parentes pobres dos três grandes e gritamos ao sete ventos que “somos diferentes”, pois somos! Para PIOR! Somos uma cambada de bananas que andamos aqui a dar palmadinhas nas costas a quem calca mais o lema do clube para o lamaçal. O conformismo apoderou-se dos sócios do Sporting, não os deixa raciocinar, pensar pela própria cabeça, deixam-se ir em ilusões vãs e vazias que de reais têm pouco ou nada. Contentam-se com 3 pontos e com vitórias morais quando o próprio clube se enterra mandato após mandato mas para eles está tudo bem, desde que a bola não bata no ferro mas sim na rede, está tudo bem.

Sempre foi assim desde que esta cambada de cleptómanos se apoderou das rédeas do clube. Instalou-se um amorfismo tal que vamos levar anos e anos a sair disto, a mudar mentalidades, a tentar virar prismas e modos de ver, mas aí talvez já seja tarde demais.

Temos um passivo astronómico, os sócios não querem saber. Barafustam pelo valor mas em AG’s calam-se que nem ratos; “Eles que decidam, eles é que estão à frente do clube não sou eu, por isso sabem o que é melhor”. Quantas vezes é que várias pessoas aqui já ouviram isto em AG’s? Dezenas. Dezenas!! Fomos vilipendiados e atrozmente gamados e saquiádos com os terrenos do antigo estádio que foram vendidos (dados!) ao desbarato por METADE DO PREÇO DO VALOR DE MERCADO e quem é que os comprou? Muitos aqui sabem mas fingem não saber, não lhes dá jeito, não convém, é incomodativo. Vão ver! Temos uma Academia do outro mundo de que tanto nos orgulhamos, com tudo do bom e do melhor mas que já despesas elevadíssimas e completamente desnecessárias, sobretudo com o piorar da situação em que nos encontramos. O que fizémos? Vendemos a Academia à SAD. Mais um Património que se vai assim como dá cá aquela palha, sem nos apercebermos nem darmos conta… Muitos nem querem dar, nem querem saber, não interessa para nada. O que interessa é que quase ganhámos dois campeonatos e uma final europeia, que gloriosos anos esses! Anos que vão e já não voltam. Enquanto a Academia formar um Nani de 5 em 5 anos estamos satisfeitos! Ah, carneirice madrasta.

Construímos um estádio estéticamente horrível e com “N” defeitos em que o ÚNICO e PRINCIPAL responsável pela sua construção se senta hoje, impunemente, já depois de ter roubado o Sporting e o próprio País, na cadeira do poder e nos espezinha, cravando-nos punhais de traição que não nos importamos desde que continue a trazer Schaar’s e Insúa’s. A ignorância mata, meus caros. Destrói. Hoje em dia não têm qualquer desculpa para não estarem informados quer acerca do clube, quer principalmente por quem o dirige. Não sabem porque simplesmente NÃO QUEREM SABER ou NÃO SE INTERESSAM POR SABER.
A mesma criatura que nos brindou com um estádio que nem um relvado consegue ter em condições porque tem defeitos irreparáveis de contrução, é o mesmo que aquando do planeamento da construção se recusou a incluir um Pavilhão para as Modalidades. Hoje ninguém se lembra. Mas foi Godinho Lopes que RECUSOU dar um Pavilhão ao Sporting. Mais uma vez comeram e calaram e nem quiseram saber patavina se iríamos ter pavilhão ou não. Hoje andam todos “ò tio ò tio” porque querem um Pavilhão e não há, temos de andar com a casa às costas entre Loures, Vistoso e Tojal/Parede e já começa a ser um tanto ou quando embaraçoso (mas só agora! Porque mandaram lixar as modalidades quando souberam que não ia haver pavilhão).

Estamos reféns dos bancos até à eternidade. Empréstimos para pagar empréstimos, receitas antecipadas, andamos a viver do que temos e do que não temos, tentando sempre arranjar mais alguma migalhinha, qual vagabundo faminto, para ver se enganamos o povo mais um bocadinho com promessas e balelas. Somos o único clube que tem dentro dos seus orgãos sociais pessoas claramente e publicamente assumidas que fazem parte das entidades credoras a quem o Sporting deve dinheiro. José Maria Ricciardi é a face mais visível e todos sabem disso. Sabem mas finjem não querer saber ounão lhes interessar. Afinal de contas isto tudo que estou para aqui a dizer é conversa de chacha, o que interessam são os quase dois campeonatos e a quase final europeia que conquistámos! A promiscuidade e os interesses meramente pessoais, estando-se a marimbar autenticamente para o Sporting, não interessam. É tudo fantochada. É só para desestabilizar. Está tudo à frente dos vossos olhos e vocês, mais uma vez, não querem ver. Não têm interesse em ver porque só gostam daquele lado romancista e cor-de-rosa de amar um clube e devotar a ele toda a vossa dedicação e compaixão, apoio incondicional e fé infinita, tudo isto ao som de um chocalho. Acham-se superiores aos outros por causa disso.

Brevemente, os Sportinguistas (dizem-se eles, de nome, de fachada) irão deixar de ter poder sobre o clube. O Estádio irá passar para a SAD como previsto (último e derradeiro golpe, criminoso, no Património do Sporting), a SAD vai ser aberta a investidores estrangeiros e depois meus amigos, toca de prestar vassalagem a um qualquer Tunbeklaman desta vida (isto não estou a inventar, foi dito pelo VOSSO tão amado Presidente), portanto, será, infelizmente, mais do que uma mera realidade. Será o fim de um clube. O fim do associativismo. A derradeira prova, fria e cruel, de que não passamos somente de clientes, tratamos abaixo de cão. A quem é pedido fidelização eterna em troca de nada! Rigorosamente nada! Depois vêm em falar tão naturalmente que o Sporting acabar “como vocês apregoam!!” os Sportinguistas estão cá para refundar o clube… Mas isto cabe na cabeça de alguém? Cabe na cabeça de alguém, sócios do Sporting encararem já o fim do clube como uma coisa natural e despreocupada??
Outros dizem que não se importam que o Naming do Estádio seja vendido, que para eles é e continuará a ser sempre o velho Estádio José de Alvalade, isto desde que entrem mais uns milhõezitos na conta do clube, claro está. … Há reacção possível a isto? O que será de nós quando quisermos ir ao Estádio Ashaln Emirate? Ou ao Alvalidl, como já alguns lhe chamam? Onde é que anda a vossa identidade? ONDE É QUE ANDA A VOSSA EXIGÊNCIA? ONDE É QUE ANDA O VOSSO VERDADEIRO SPORTINGUISMO???

E com isto tudo lá voltei ao princípio…

Sabem que mais? Nem sei porque me dou ao trabalho. Já estou como o Jnrodrigues: “O último a sair que feche a porta.”

VOCÊS QUE O CAVARAM, VOCÊS QUE O ENTERREM!!!

Confesso que não estava à espera que tivesses a coragem mas sobretudo a audácia de criares este tópico, mas já que o criaste 1º que tudo dou-te os meus parabéns para de seguida ficar impávido e sereno a pensar 5minutos se vou chorar se vou direito à 25 de Abril e me manda lá para baixo com isto…

que tudo há aqui 1 dado que é importante realçar, houve mais títulos? Talvez, dando como certo que não adulteraste os dados espero eu.

Que te vale + 0.001% de vitórias se hipotecaste o futuro do clube? Que te vale o título RIDÍCULO E OFENSIVO de 16 anos de Glória se o clube está cada vez mais perto de fechar portas e abrir falência?

Que tu és um defensor acérrimo (para não dizer que fazes parte de 1 matilha como tu apelidaste algumas pessoas deste fórum) das actuais direcções que ROUBARAM E FERIRAM DE MORTE O Sporting Clube de Portugal já eu sei, mas hoje surpreendeste-me bastante, tiveste a lata e a pouca vergonha de finalmente demonstrares a tua desonestidade para com todo um fórum e comunidade.

É VERGONHOSO que quase se rejubile com 2ºs lugares e com as taças dos quases, mas que é isto? o Sporting nos últimos 16 anos passou a estar ao nível dum clube da distrital em que ficar em 2º e ir a finais é bom? Eu sou do Sporting que só se interessa com VITÓRIAS e 1ºs Lugares, sabes porquê? Porque o 2º Lugar é o 1º dos últimos e ponto final!

16 anos de Glória, Glória ao pai, ao filho e ao Espiríto santo, que nem isso me vale nestas alturas para aturar estas barbaridades que só me fazem sentir vergonha ao pensar que existe Sportinguistas com níveis de exigência e de argumentação tão baixos.

ps: Mete ai 1 gráfico das vitórias financeiras do Clube, já agora se não der muito trabalho, mete ai outro gráfico com o que tínhamos Antes dos salvadores e o que temos actualmente ainda com o Salvador Lopes.

Assenza e K1

A minha idade está mais próxima da do nunoni do que da vossa. Aliás, tenho mais anos de associado do que vocês têm de idade.
Não estou com isto a tirar-vos razão no que dizem, mas antes de terem nascido, já eu (e seguramente o nunoni) ouvia falar na mesma falta de exigência, na belenização ou na falta de adesão (perguntem lá aos vossos familiares mais velhos, a percentagem de jogos no antigo estádio em que a superior norte estava fechada ao público). A minha infância e adolescência foram passadas no meio do jejum de quase 18 anos. E eu sei bem o que foi passar esses 18 anos a levar nas orelhas, nas escolas por onde passei, à conta da completa ausência de títulos. A minha vida, como Sportinguista, teria sido bem mais fácil se durante esses 18 anos o Sporting tivesse ganho o pouco que ganhou nos últimos 12. Sem estar na cabeça dele, penso que é isso que o nunoni quer dizer.

Quanto ao resto, acho que só os cegos não vêem. A situação está tremendamente complicada e estou convencido que, num prazo relativamente curto, vão ser tornados públicos os passos que estão (já nesta altura) a ser dados para alienar a maioria SAD a capital estrangeiro. Vamos lá ver se me engano.

Também se pode fazer outro tipo de aferições relacionadas com esses intervalos e a sua comparação, nomeadamente a nível de património. E aí não creio que abonem muito em favor do período posterior, em relação ao anterior. Um clube depende muito das condições e equipamentos que tem ao seu dispor, do seu património, ele é uma componente praticamente vital para a sua estruturação e funcionamento, para a sua sustentabilidade, eficiência, competitividade e grandeza. Não só as condições que proporciona aos seus técnicos e atletas, como também aos seus associados e adeptos.

Não esquecer que as transformações tinham subjacentes certas premissas, como por exemplo a rentabilidade do Alvaláxia e a auto-sustentabilidade do Estádio, que não se verificam de todo, com o acréscimo de se ter abdicado do pavilhão e de outras valências. Além disso, construiu-se o edifício-sede, que entretanto já não pertence ao Sporting (assim como a secretaria). Ou seja, ainda estou para perceber qual a lógica de todo este processo. Isto sem voltar a referir a questão dos terrenos e dos negócios imobiliários, que alguém já referiu. Ou isso são “peanuts”?