O regresso do grande sportinguista Figo

O Figo é jogador do Inter, é profissional do Inter. Quando está a Inter a jogar não pode nem deve ter cabeça para qualquer outro clube, principalmente se for adversário.

Se quando não está o Inter em causa ele puxa pelo Sporting, se no campeonato português ele puxa sempre pelo Sporting. É sportinguista. Pode não ser sofreder como muitos mas não deixa de ser sportinguista. Não tenho qualquer prova que me faça pensar que puxa por outro clube por isso vou continuar a tomá-lo como adepto do Sporting.

Se o Figo mete a sua carreira, a sua carteira e a sua família à frente do clubismo é com ele. Não deixa de ser do Sporting por causa disso.

Rui Costa: Rei do foclore e da hipócrisia. Talvez não se lembrem que esteve com um pé em Alvalade juntamente com o Paulo Sousa e o Pacheco e só ficou no benfica porque lhe prometeram que seria vendido no final da época. 1000 vezes a sinceridade.

Jorge Costa: Quando estava emprestado ao Marítimo foi visitado na véspera de um jogo nas Antas por um elemento do porto. No dia seguinte marcou um auto-golo. Eu prefiro o profissionalismo.

Temos vários jogadores que não são sportinguista no Sporting. Se se contivessem a festejar um golo contra o seu clube, seja porque na realidade não estavam preocupados com o jogo, porque estavam a puxar pelo clube do coração ou porque não queriam que os calimeros do seu clube abrissem tópicos no forum deles… eu não iria gostar.

Acho que foi o FLL que disse que só faltou o Figo mandar o toma. É preciso muita má fá para comparar festejos com insultos a adversários, dando a entender que entre esses dois tipos de atitude a margem é curta.

Se eu queria o Figo no Sporting? Se fosse para jogar à bola, se tivesse lugar na equipa, se o salário fosse justo.

Se acham que não merece estar de leão ao peito porque é mercenário… digam-me qual acham que é a razão que o Liedson, Alec, Paredes, Polga, Tonel, Ricardo, Tello estão no Sporting?! Não me digam que pensam que não é por causa da carreira e por causa do dinheiro?! E pelo menos o Figo é mais profissional que alguns que estão nessa lista. Mesmo sem amor à camisola só por isso já justificaria, pela sua entrega.

Assim como assim, a fogueira já está acesa. Por isso junto mais umas ripas para o auto-de-fé:

Sic Online:

Figo admite terminar carreira daqui a dois anos Internacional português só admite voltar ao futebol como presidente

O antigo internacional português Luís Figo admite abandonar a carreira dentro de um ou dois anos, para depois se dedicar aos negócios nas áreas da hotelaria e energia e só admite voltar ao futebol como presidente.

Numa extensa entrevista publicada hoje na revista Fora de Série, do Diário Económico, o médio do Inter de Milão diz que poderá pendurar as chuteiras “daqui a um ou dois anos” e admite que “em termos imediatos” não está na sua cabeça “ser treinador, nem seleccionador”.
Assim, Luís Figo garante que um regresso ao futebol só acontecerá na qualidade de presidente, embora não especifique se quer ou não assumir esse cargo no Sporting, clube do qual saiu para ingressar nos espanhóis do FC Barcelona.

“As pessoas tem que se capacitar primeiro para poder desenvolver um bom trabalho, se não tiverem condições para o fazer, é melhor não estarem lá”, diz Luís Figo quando questionado sobre o ingresso na direcção dos “leões”, afirmando de seguida: “Acima de tudo sou sportinguista”.

No que se refere aos negócios, Figo assume que “as oportunidades vão surgindo a cada dia” e apesar de garantir que “ainda não existe nada em concreto” admite que o seu futuro estará ligado às vertentes imobiliária e da energia e, entre risos, afirma: “se encontrar um poço de petróleo, viro-me para aí”.

Luís Figo confessa que quando foi considerado o melhor jogador do Mundo sentiu que todos os sacrifícios feitos ao longo da carreira “tinham valido a pena” e diz não sentir mágoa por não ter conseguido conquistar um Europeu ou Mundial com a camisola da selecção AA.

“Acho que conquistei tudo aquilo que quis ou me propus conquistar Acho que chegar à final de um Europeu com Portugal ou a uma meia-final com Portugal num Mundial é o mesmo que ser campeão do Mundo com o Brasil”, refere.

Figo diz ter vivido “muitos dias especiais”, e elege o dia em que Portugal se sagrou campeão do Mundo de sub-20, em Lisboa, como “um momento muito especial”, assumindo ainda que as “piores sensações quando se é profissional são as lesões”, e depois “as derrotas”.

Com Lusa

Como presidente pode vir quando quiser, desde que abra os cordões á bolsa! Podia trazer uns amigos. Quiçá o Cambiasso.

Como presidente pode vir quando quiser, desde que abra os cordões á bolsa! Podia trazer uns amigos. Quiçá o Cambiasso.

…desde que seja um bom profissional.

Não vai ser com o dinheiro do Figo que nos desenrascamos. E há muitos sportinguistas mais ricos que o Figo. Mas pelos vistos só este é obrigado a fazer doações. :idea:

DUVIDO MUITO QUE ELE DÊ UM TOSTÃO SEQUER AO SPORTING.

Acho que foi o FLL que disse que só faltou o Figo mandar o toma. É preciso muita má fá para comparar festejos com insultos a adversários, dando a entender que entre esses dois tipos de atitude a margem é curta.
Pois eu abstenho-me de qualificações dessa natureza e remeto-te para o Youtube, onde poderás confirmar se é grande ou pequena a "margem" de entusiasmo que separa os dois festejos.

Reitero que me estou positivamente nas tintas para a forma como o Figo festeja os golos. Não o considero sportinguista, pelo menos no sentido em que eu entendo o termo, e como tal o meu nível de exigência quanto a ele é idêntico ao que tenho quanto a qualquer outro jogador do Inter.

Isto não invalida que considere que ele foi um fabuloso jogador, com uma carreira admirável dentro de campo. Mas fora dele, é sintomático que um jogador que foi um dos melhores do mundo no seu tempo termine a carreira sem ficar no coração da afición de nenhum dos grandes clubes onde jogou.

Parece-me que os adoradores de figos ainda não perceberam, ou não querem perceber que ninguém está a discutir se eles alguma vez identificaram figo como sportinguista ou não.

Aqui a questão é exactamente a colagem que o pp figo permitiu e produziu de que era sportinguista. Cruzar essa “colagem” com esta atitude resulta na tal falta de aceitação desta palhaçada.

Agora obviamente quem gosta do Figo mas nunca o viu como Sportinguista claro que não fica chocado com isto, nem tem de ficar, qq jogador tem direito a festejar de forma efusiva (como ele faz) um golo da sua equipa.

Agora um pretenso sportinguista fazer isto não me lixem… alguma vez veriamos o Manuel Fernandes, o Iordanov, até um Balakov festejar assim um golo contra o Sporting?

Ainda por cima isto dá munição a todo o tipo de enxovalho, em jornais, revistas, e-mails, somos alvo de gozo justificado, quando não lhe tinha custado nada, mesmo que sendo um falso, mostrar mais decoro.

Continuam a falar no Rui Costa por dor de cotovelo. Pode ser um palhaço, pode ser um panhonhas mas que é benfiquista a sério não tenho a mínima dúvida, e nunca faria ou fez isto.

fiquei triste, muito triste com esta atitude,nunca pensei em ver aquela cena numa pessoa como ele.
agora nem pintado, o quero ver no sporting.

Pois eu abstenho-me de qualificações dessa natureza e remeto-te para o Youtube, onde poderás confirmar se é grande ou pequena a "margem" de entusiasmo que separa os dois festejos.

Reitero que me estou positivamente nas tintas para a forma como o Figo festeja os golos. Não o considero sportinguista, pelo menos no sentido em que eu entendo o termo, e como tal o meu nível de exigência quanto a ele é idêntico ao que tenho quanto a qualquer outro jogador do Inter.

Isto não invalida que considere que ele foi um fabuloso jogador, com uma carreira admirável dentro de campo. Mas fora dele, é sintomático que um jogador que foi um dos melhores do mundo no seu tempo termine a carreira sem ficar no coração da afición de nenhum dos grandes clubes onde jogou.

Ele tinha tudo para ser um dos simbolos do barcelona, mas preferiu as pesetas. No barcelona é visto como traidor etc, no real madrid e inter foi apenas mais um que lá passou

eu tb nao gostei de o ver a festejar o golo daquela forma,contudo essa atitude so valoriza o Sporting e demonstra que nao estavam tao à vontade qt isso!
Qt ao Sportinguismo do Figo tb deixa duvidas pois ao longo dos tempos nunca demonstrou grande coisa!
A Homenagem julgo ter sido precepitada

Parece-me que os adoradores de figos ainda não perceberam, ou não querem perceber que ninguém está a discutir se eles alguma vez identificaram figo como sportinguista ou não.

Aqui a questão é exactamente a colagem que o pp figo permitiu e produziu de que era sportinguista. Cruzar essa “colagem” com esta atitude resulta na tal falta de aceitação desta palhaçada.

Agora obviamente quem gosta do Figo mas nunca o viu como Sportinguista claro que não fica chocado com isto, nem tem de ficar, qq jogador tem direito a festejar de forma efusiva (como ele faz) um golo da sua equipa.

Agora um pretenso sportinguista fazer isto não me lixem… alguma vez veriamos o Manuel Fernandes, o Iordanov, até um Balakov festejar assim um golo contra o Sporting?

Ainda por cima isto dá munição a todo o tipo de enxovalho, em jornais, revistas, e-mails, somos alvo de gozo justificado, quando não lhe tinha custado nada, mesmo que sendo um falso, mostrar mais decoro.

Continuam a falar no Rui Costa por dor de cotovelo. Pode ser um palhaço, pode ser um panhonhas mas que é benfiquista a sério não tenho a mínima dúvida, e nunca faria ou fez isto.

Mas que imagem de sportinguista é que o Figo produziu? É aqui que entramos no campo dos mitos e será essa a origem de toda a mágoa de muitos sportinguistas como tu. Meteram na cabeça, sabe-se lá porquê, que o homem andou a espalhar o seu sportinguismo por todo o lado, quando isso pura e simplesmente é uma invenção.

Sempre vi o Figo falar do Sporting em resposta a perguntas que lhe fizeram, mas nunca o vi sequer tentar nenhuma aproximação ao clube. Gostará do Sporting à sua maneira, mas não venham inventar que, como o Rui Costa fez em relação ao benfica, fabricou alguma imagem de intenso sofredor pelo clube.

Se me disserem que muita gente tentou fazer do Figo um símbolo do Sporting, aí até aceito, mas nunca foi o Figo a procurar essa imagem.

Percebo que gostem de histórias da carochinha, como a do Rui Costa, mas não vale a pena tentar colocar o Figo numa, porque ele claramente não tem perfil para protagonista.

No fundo, inventam um Figo que não existe e querem que ele tenha reacções de acordo com esse Figo ficcionado, daí que depois se sintam enganados por ele não corresponder às tais expectativas criadas.

" "Foi há dois dias atrás. O estádio estava cheio para a Champions League. Eu, pela enésima vez, era adversário do Sporting. Pouco faltava para terminar a primeira parte, quando após passe do Stankovic, o Crespo ficou isolado. Passando pelo meio dos meus amigos Tonel e Veloso, à saída do Ricardo, fez golo. Foi o melhor golo que vi na vida.

Quem ama assim tanto um clube, assume."

:smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

:twisted: :twisted: :twisted:

E quem ama assim tanto o dinheirinho, assume:

Vou abandonar os relvados dentro de um ou dois anos. Depois dedico-me aos negócios, hotéis, poços de petróleo, porque não?
:roll:

Tanto coisa por uma merda que não interessa nada!

O mais efusivo nos festejos, disso ninguém tem duvidas!

Tanto coisa [b]por uma merda que não interessa nada[/b]!

forma bem justa de classificar o artista.

Mas que imagem de sportinguista é que o Figo produziu? É aqui que entramos no campo dos mitos e será essa a origem de toda a mágoa de muitos sportinguistas como tu. Meteram na cabeça, sabe-se lá porquê, que o homem andou a espalhar o seu sportinguismo por todo o lado, quando isso pura e simplesmente é uma invenção.

Sempre vi o Figo falar do Sporting em resposta a perguntas que lhe fizeram, mas nunca o vi sequer tentar nenhuma aproximação ao clube. Gostará do Sporting à sua maneira, mas não venham inventar que, como o Rui Costa fez em relação ao benfica, fabricou alguma imagem de intenso sofredor pelo clube.

Se me disserem que muita gente tentou fazer do Figo um símbolo do Sporting, aí até aceito, mas nunca foi o Figo a procurar essa imagem.

Percebo que gostem de histórias da carochinha, como a do Rui Costa, mas não vale a pena tentar colocar o Figo numa, porque ele claramente não tem perfil para protagonista.

No fundo, inventam um Figo que não existe e querem que ele tenha reacções de acordo com esse Figo ficcionado, daí que depois se sintam enganados por ele não corresponder às tais expectativas criadas.

Obrigado, ó Leo.

Com a opinião que acima expressaste, acabaste agora mesmo de dar razão a todos aqueles que se insurgiram contra a autêntica palhaçada que foi a tal homenagem. Realmente, percebo o teu ponto de vista, pois nunca houve nenhuma assunção de sportinguismo por parte do Figo, assim como nunca houve nenhuma demonstração - por mais ténue ou insípida que fosse - de respeito pelo clube que o formou. Nós por cá (leia-se alguns adeptos e sócio) é que somos uma cambada de «taralhocos» ao pensarmos poder ver nesse traste um 2º Rui Costa e é mais para essas pessoas que todos estes posts de críticas ao «pesetero» são colocados, porque quem os coloca, seja eu, o Mauras ou outro forista qualquer, já conhece sobejamente a personagem em questão e daquilo que ela é capaz. São antes uma espécie de crítica indirecta a todos aqueles que andam iludidos e que pensam que «sportinguismo» é compatível com «festejos exacerbados de golos de terceiros», que pensam que «amor à camisola» é compaginável com «filhaputices» como tentar fugir do clube ainda durante a fase de formação e a qualquer custo, (mais do que uma vez, até), que entendem que «respeito à casa que o formou» e «esquecimento total das pessoas que o empurraram para ser o que é hoje», podem coexistir, etc, etc, etc.

Ainda não perdi a esperança de um dia o ouvir dizer coisas do género: «não me chateiem mais com o Sporting. Eu não sou nem nunca fui do Sporting e só estive nesse clube para lançar a minha carreira». Não que essas palavras me surpreendam, como é óbvio, porque aí só estaria a dizer efectivamente aquilo que pensa. É mais para ver se essas afirmações já são suficientemente fortes para que algumas pessoas batam com a cabeça na parede e acordem de uma vez por todas. :arrow:

Mandas-me para o youtube porque não tens justificação. Existem milhares de golos festejados como o do Figo. Eu festejo mais efusivamente que o Figo, sem chegar perto de insultar alguém.

Se tu quando festejas estás ao mesmo tempo a insultra é contigo.

Também há a hipótese de estares a dizer que apenas o Figo a fazer aquilo é que é perto de mandar um toma, enquanto os outros todos não. Mas isso ultrapassaria a má fé.

:twisted: :twisted: :twisted:

E quem ama assim tanto o dinheirinho, assume:

Vou abandonar os relvados dentro de um ou dois anos. Depois dedico-me aos negócios, hotéis, poços de petróleo, porque não?
:roll:

Faz ele muito bem. Se eu tivesse o que ele tem fazia a mesma coisa.

Metam na cabeça uma coisa. Nem todos os sportinguistas são fanáticos. O Figo não é. Como tantos outros que conheço. Posso dar o exmeplo da minha irmã que é sportinguista e quer sempre que o Sporting ganhe e festeja títulos. Mas nem sequer sabe os nomes dos jogadores todos.

Esse gajo vai ter sempre o mesmo amor: o dinheiro! Gosta mais dele que da própria família, e não percebo como é que ainda se perde tempo a discutir isto…

Longe de ser um fan do barcelona, não posso deixar de referir o episódio da sua fuga como mais do que ilustrativo daquilo que ele vale como homem, ou seja um redondo zero.

Gosta mais dele que da própria família

As coisas que o pessoal sabe. :roll: