O que se passa com o emblema do SCP?

Viridis, a mim o que me parece é que só a partir de '45 é que o escudo começou a ter a forma de um coração em vez de simplesmente um leão num recortado redondo.

E, estando a repetir-me, é uma coisa(o escudo em forma de coração) que eu gostava de ver devolvida ao símbolo no lugar desta espécie de crachá…

Quanto às siglas em cima do símbolo acho uma discussão estéril, porque se agora o próprio símbolo já tem “Sporting/Portugal” estar a coroar com “SCP” não faz muito sentido…

Não só faz todo o sentido a questão da sigla a coroar o emblema, como os próprios estatutos do SCP assim o definem…

Penso que algures nos Estatutos do Sporting dizia que o símbolo tinha um Leão Branco ( que é um Leão raro) sobre um fundo Verde… Nem era prateado nem dourado nem muito menos amarelo!

A unica alteração que gostaria de ver feita no simbolo era manter o de 45 e apenas actualizar o LEÃO! Mantendo tudo o resto como estava!

Ou seja, pegar neste mas em branco

E colocar no lugar do anterior

Não é que não goste do novo emblema. Acho um emblema futurista. Mas o Sporting é centenário!
Parece que querem eliminar tudo o que está para trás… as tradições do clube.

:arrow:

Bastava um refrescamento do anterior símbolo, com um leão como mais jovem.

Mas não, o que eles fizeram foi reduzir o leão a 1/4 do tamanho, pintá-lo de laranja, meter umas riscas foleiras e uns dizeres à volta. Parece um balão de carnaval.

Assim ?

Muita fixe!!!

:drool: :mais:

:great: :clap: :mrgreen: :mais:

Eu gostava que o nosso símbolo fosse do estilo daquele que o Chirola apresentou há umas páginas atrás. Como há também muita gente que gosta do símbolo actual ( não, eu não me incluo nesse grupo), penso que um emblema desse estilo agradaria a gregos e troianos.

Não crescendo com o símbolo antigo, acho que há aqui uma grande quantidade de nostalgia envolvida por alguns membros. A sério, olhem para os emblemas das outras equipas da Liga, reluzentes e com cores fortes, e olhem para esse. Simplesmente não faz sentido dizer que esse é melhor apenas porque foi aquele que esteve presente nas camisolas do Sporting, quando o mesmo estava na situação melhor que a atual.

Para mim, que cresci com o de 45, o de 2001 é o símbolo do Roquettismo. Desde a primeira hora que achei que descaracteriza o clube. O único ponto positivo é a inclusão da palavra Portugal, tentando cortar com o problema do “Sporting Lissabon” nas competições europeias.

Adorava que o próximo Presidente (assumindo novo rumo e ruptura com a política da última década) apresentasse um símbolo digno. O emblema de '45 é o mais bonito na minha opinião, pese embora esteja desactualizado. Gostaria de ver uma versão actualizada desse emblema (algo na linha do apresentado no Centenário), conferindo um cariz actual mas mantendo a mística e representatividade do símbolo antigo.

Meh…a forma das letras é arcaica, e a cor é pouco forte.

A mudarem para algo, que seja o do centenário… de resto, não desgosto do actual. O último símbolo aí apresentado parece quase de um clube regional.

:question:

Pimenta na língua era pouco…

O tipo de letra e a cor representada são…digamos, pouco chamativas… Não me estou a referir ao símbolo em si, logicamente, mas á forma como está “polido”… Se há coisa que eu gosto no actual é do ar de modernidade e sofisticação que o símbolo apresenta, ainda que represente um grupo que colocou o clube numa das suas piores fases em toda a história.

Espero ter-me explicado melhor, para as mentes sensíveis que patrulham este fórum… :inde: >:( >:( >:(

Isto é um tema recorrente e ciclico neste fórum, com vários tópicos, e tenho tendência a pensar o mesmo… Gostos são gostos, e pouco há a fazer.

Eu cresci com o emblema de 45, que ainda hoje adoro. Mas, em constante evolução, um novo simbolo apareceu. Na altura estranhei, hoje também gosto bastante dele. Com uma ressalva, crónica: o emblema leva (tem de levar) o “SCP” em cima!

E se o leão conseguir ser mostrado em dourado tanto melhor (há uma imagem de um, bordado numa camisola e usado como banner aqui, que só peca mesmo pela falta das letras “SCP” no topo… ou esta, na correcta lista verde, que pede mesmo as letras em falta):

Associações com o Roquettismo, compreendo-as, embora não as aceite completamente. Porque senão também teria de associar a Academia, o Estádio etc. Já aí alguém disse que com o novo simbolo o Sporting não voltou a ganhar, não é verdade (campeonato 2001/2002). Mas a maioria dessa frustração e discussão vai durar até o Sporting retornar o rumo das vitórias e das conquistas.

Continuo a adorar o antigo, mas pessoalmente, na minha opinião, acho o novo simbolo bonito e moderno.

Penso exactamente o mesmo… :great: :great: :great:

:great: Gosto!

Já o disse noutro tópico sobre o assunto e volto a deixar aqui a minha opinião.

Gosto do aspecto clássico do emblema anterior que estava adequado para as décadas em que foi símbolo do Sporting.
Contudo, apresentava problemas de arranjo gráfico que o novo veio tentar resolver.

Hoje em dia temos as televisões com grandes arranjos gráficos tridimensionais, onde põem o símbolo a girar, fazem o que querem em grandes apresentações visuais… E para isso, funciona melhor um emblema todo circunscrito numa forma fechada, num único corpo.
Quem diz televisões, também diz todo o merchandising que pode resultar melhor por este facto.

Não me esqueço do ano em que fomos à Champions (não me lembro do ano, com Leandro, Lang e Hadji) e no 1º jogo em Alvalade contra o Mónaco ( e o relvado num batatal) nos grafismos da UEFA o nosso símbolo era somente o escudo “coração” com o leão… E assim continuou nessa epoca, para toda a Europa ver.
Experimentem fazer o teste, fica completamente descaracterizado aquele emblema, para alem de nem SCP nem Sporting nem nada de letras…

A solução actual de ter numa só forma, o leão, a palavra Sporting mais o grande upgrade que é tentar que nos deixem de chamar clube de Lisboa, está bem resolvido e não trocava isso pelo símbolo antigo.

Mais: o refresh ao leão está muito bem feito
(e não tentem fazer a junção de tudo o que era dantes com o leão novo porque para mim é um redondo NOT, simplesmente não liga um estilo com outro).

Sobre o que está que a ser discutido mais veemente neste tópico e resumindo a minha opinião: não me faz confusão nenhuma ver o emblema sem a coroa com as iniciais, PORQUE FOI CRIADO A PENSAR NESSE PROPÓSITO, e está bem conseguido, funciona.

No anterior, se tirares o SCP fica incompleto. Neste não.
E nao gostei de ver o que fizeram ao emblema naquele ano na Champions (ainda hj me lembro disso…)