O que se passa com o emblema do SCP?

1907

1913

1930

1945

1956 (cinquentenário)

2001

2006 (centenário)

http://www.sporting.pt/Clube/Historia/historia_emblemas.asp

Como sabemos e se encontra bem documentado, esta é a história do nosso símbolo, a sua evolução histórica. Apesar de a última alteração não ter agradado a muitos Sportinguistas, e de as últimas alterações serem discutíveis, muita razão eles têm quando se vê que nem sequer esse símbolo actual é respeitado. Esse símbolo encontra-se no cabeçalho do Fórum, mas curiosamente, quando aparece nos equipamentos do Clube, a sigla SCP que o coroa desaparece. Mas porquê?

É que além de não aparecer nas nossas camisolas, sendo adulterado na sua integridade, o mesmo começa a aparecer sem a sigla que o encima em vários meios de comunicação social, incluindo nas televisões, na imprensa, constituindo uma apropriação indevida do símbolo do Sporting Clube de Portugal e respectiva adulteração. A SportTV é só um dos exemplos mais visíveis de como o nosso símbolo já nem sequer é reproduzido na íntegra.

Causa-me espanto não ver nenhum dos senhores notáveis que tanto protagonismo gostam de ter, alguns deles até em horário nobre televisivo, e que têm responsabilidades para com o Sporting e os Sportinguistas, por vezes até nos Orgãos Sociais do Clube, abdicarem ou não se lembrarem de fazer a defesa dos símbolos do Clube, neste caso, o seu principal símbolo, o emblema que o identifica e representa todos os Sportinguistas e todo o Sporting Clube de Portugal.

É nestas pequenas coisas, que se vê que até nas mais representativas e emblemáticas questões, a defesa do Sporting e dos seus símbolos está muito mal representada, seja na televisão, na comunicação social, seja nos Orgãos Sociais do Clube, incluindo nos cargos de responsabilidade directiva.

E como estas coisas não acontecem certamente por acaso, apesar de tentarem fazer como se nada se passasse e não tivessem qualquer importância, pergunto-me que mais faltará omitir ou adulterar no nosso símbolo? Será que, qualquer dia, começarão a não integrar o LEÃO?

Acorda SPORTING!!! Não te deixes arrastar para a mediocridade que te querem impor e querem impor à Nação!!!

http://www.sporting.pt/Imagens/49439.jpg

http://www.sporttv.pt/Imagens/45561.gif

Proponho que este assunto seja incluído como tema de campanha, pois não pode continuar este desvirtuamento do símbolo do Clube, como se nada fosse, como se ninguém tivesse qualquer responsabilidade na defesa intransigente da sua integridade. É que é assim, que, aos poucos, pela calada, encobertos, vão desmantelando o Sporting Clube de Portugal! Nem o símbolo do SCP sabem defender e representar, quanto mais um Clube da dimensão do Sporting Clube de Portugal!!! E é como se nada se passasse…

O que pensam sobre isto? O que propõem? O que defendem? Revêem-se nesta atitude dos nossos representantes máximos em desvirtuar levianamente o emblema do Sporting Clube de Portugal, e permitir que outros o façam, e o pervertam? É isto, a ideia que alguns têm de defender e representar o Sporting?

Isto só demonstra a instabilidade que temos vivido ultimamente. Se nem nós próprios respeitamos os símbolos, com que moral podemos combater a comunicação social?

Parecendo que não, são nestas pequenas coisas que, revelamos demasiada desorientação e despreocupação com o nosso passado. Não falo de nós, Sportinguistas preocupados, mas sim dos canalhas que arrebentaram ano após ano com o nosso Sporting Clube de Portugal.

O problema é que isto já se alastrou de tal modo, que será difícil incutir de novo, que somos bem mais que um simples Sporting, mas um Sporting Clube de Portugal, que realmente demonstra imponência e grandeza.

Defendo veemente que o novo Presidente do nosso Clube seja apologista da “mudança”, que nós tanto queremos e exigimos.

O emblema sem as iniciais em coroa é o emblema da Sporting SAD, e não do Sporting Clube de Portugal. Todo (ou a sua esmagadora maioria) o merchandising vendido na Loja Verde representam, portanto, a SAD e não o Clube. Os jogadores ao entrarem em campo, levam no peito o emblema da SAD.

[b]Capítulo II - Símbolos do Clube[/b]

Artigo 12º

O emblema do Clube tem a forma de escudo, de campo verde, com leão em relevo ao centro e as iniciais em coroa.

Palavras para quê?? Mais uma violação dos Estatutos. Quando é o próprio Sporting a não respeitar-se a si próprio, não se pode queixar se não for respeitado por outros.

http://www.forumscp.com/index.php?topic=15785.0

É uma das muitas coisas que eu gostava que fossem alteradas com a nova Direcção… Pequenas coisas que foram alteradas ao longo do tempo e descaracterizaram o Sporting Clube de Portugal…

O símbolo antigo devia voltar, até por uma questão de merchandising, acho o novo demasiado folclórico e o antigo assenta melhor, por exemplo, em roupas, mochilas, etc… É mais sóbrio e tem aquele toque “vintage”… É uma questão estética por isso bastante subjectiva e compreendo que maioria não concorde…

Mas as cadeiras, o fosso, os treinos em Alvalade, até aquela estátua que meteram no Hall Vip em forma de árvore devia ser substituída por este leão ou um novo! Tem que ser devolvida a identidade do Sporting e nada melhor que começar nestas pequenas coisas a mudança!

Por mim voltava o antigo (1945), não me consigo identificar completamente com o actual.

Eu cresci com o Símbolo de 2001…

A mim não me fez confusão a mudança de símbolos. Sempre aconteceu e faz parte do processo natural de modernização do aspecto do clube. Como vêm, não existe só um símbolo, houve uma mudança constante e, certamente, também terá sido rejeitado por alguns pois, norma geral, as pessoas têm uma certa aversão à mudança.

A questão de surgir sem as siglas SCP é sim mais preocupante. Pormenor a resolver, sendo que, certamente, com a nova direcção, se forem notificados de tal facto, rapidamente o resolverão.

Surpreende-me é que a Adidas ainda não tenha posto o Sporting em tribunal, uma vez que as três riscas (que são bem visiveis no símbolo actual) são uma marca registada da empresa.

O de 1945 é o mais belo, mas se o clube precisa de renascer das cinzas, se quiser um corte com o passado e se a oposição vencer, poderia pôr o de 1907.

O mais bonito é o de 2001

O de 2001 é o meu favorito

Mas não tem nada a ver com os outros, não tem a mesma mística.

eu ficava-me pelo do centenário. parece-me a evolução natural do clássico. e é bonito que dói! :great:

:arrow: Sem dúvida este é excepcional, cresci com o de ´45 mas este seria de facto a evolução natural.

É uma diferença muito rapical comparando com os anteriores…

Gosto do Símbolo, mas é coisa quenunca tinha reparado como o dizes… realmente, nunca aparece o SCP na SportTV…

São promenores que contam muito!

Sinceramente gostava mais do simbolo '45 mas quando apareceu o de 2001 gostei muito dele na altura foi na minha opinião uma boa mudança mas vejo dois problemas no actual simbolo são dois problemas facilmente resolvidos sem mudança radical. Duas coisas: colocar as iniciais por cima do simbolo (importantissimo, nós estamos a desrespeitar-mo-nos a nós próprios) e vejo no actual simbolo algo que começou em Portugal em 2004 que foi o acrescentar de brilho a tudo o que tinha haver com futebol, o estádio tinha uma cor muito brilhante, o equipamento da selecção tinha uma cor muito brilhante, era tudo brilhante e actualmente no simbolo do Sporting manteve-se por isso eu sou a favor de manter o actual simbolo mas temos de colocar as inicias e colocar as cores mais idênticas ao verde e amarelo do simbolo de '45, ou seja um verde mais escuro e esbatido e um amarelo mais dourado.

:arrow: :arrow:

Eu abomino o simbolo da SAD, principalmente pela inclusão do amarelo. Para mim a solução ideal seria a imagem do @carlos c., com “as iniciais em coroa”.

O símbolo de 1945 de amarelo não tinha nada, o dourado de que falas apareceu apenas temporariamente em substituição do prateado no emblema comemorativo do cinquentenário, algo que até se entende visto que o ouro normalmente é associado aos cinquentenários.

Em toda a história dos emblemas do clube, o leão foi sempre prateado em fundo verde.

Uma questão bastante pertinente, HULK VERDE.

Confesso que, apesar de ter crescido a ver jogos do Sporting com o símbolo implementado em 2001, sempre gostei mais do de 1945. Não me perguntem porquê…

O de 2001 representa uma mudança demasiado radical em relação aos restantes, tanto pelo tom de verde, como pela cor do leão. Eu compreendo a necessidade de se modernizar o Clube e, consequentemente, o seu símbolo; não entendo, porém, a sua quase completa desvirtualização.

Quanto às iniciais, sem dúvida que deveriam fazer parte do símbolo do Sporting que os atletas utilizam quando representam o Clube; é o que está nos nossos próprios Estatutos!

Como já disseram por aí, um boa alternativa ao actual símbolo seria este (só que com as iniciais no topo):