O que se passa com o emblema do SCP?

A principio achei bastante estranho pois sinceramente fazia-me lembrar uma marca de cerveja :rotfl:

Mas fui-me habituando e agora, penso que me identifico perfeitamente com o simbolo actual embora ache que houve uma mudança muito radical e que um simbolo mais ao jeito do que o carlos c. mostrou era o ideal.

Quanto as siglas é algo que merece atenção mas no meio de tantos e tão grandes problemas que o clube tem, estarmo-nos a preocupar nesta altura com as siglas, penso que é ridiculo.

Não, não é.

Como havemos nós de nos reerguer se nem respeitamos os nossos próprios Estatutos!?

Não digo que isso não seja algo que não tenha de ser alterado, mas é algo que não é uma prioridade pois a alteração do simbolo nada de novo irá trazer aquilo que move o clube, que é o futebol. Estou bem mais preocupado com a trampa de treinador que temos neste momento do que com a inclusão das siglas no simbolo. :great:

Na minha opinião, deveria ter sido escolhido (na altura) algo semelhante com o que se tem visto nos últimos posts, excepto aquele contorno com outro tom de verde; seria com o contorno em branco e com as siglas em coroa.

prefiro o actual embora tenha crescido com o símbolo de 45 e até tenho saudades de o ver :stuck_out_tongue: mas recordo-me de odiar que o símbolo nunca ficasse igual! via-o ora com um leão amarelo ora branco, com a parte de baixo umas vezes mais oval outras vezes em “bico”.

ah o do centenário é muito louco mesmo!

Acho-os todos lindos! É natural uma evolução so simbolo com o passar dos tempos. Julgo que o de 2001 adequa-se completamente a este século.

foram tantas as vezes que em miúdo desenhei o emblema antigo… :slight_smile: , não sei se os de hoje o fazem com este

se tivesse de escolher um ponto de partida para um novo acho que optava pelo primeiro emblema, mas o do centenário isolado realmente fica com muita classe, nunca tinha reparado.

Adoro todos os simbolos, cresci com o de '45 mas não tenho nada contra o de 2001, pois foi a evolução natural e é igualmente muito bonito.

É mesmo lindo, mas não é um pouco simples de mais?

É um pouco de “Leão + Verde” nada mais… ???

O de 1945 é lindo. Foi aquele que eu aprendi a adorar.

Eu só lhe acrescentaria a sigla “SCP” a fazer de coroa, assim ficaria simples e LINDO, não é preciso ter muitas mariquices para ser bonito.

Nem mais.

O de 45 foi o que conheci mas cresci com o de 2001. Não me faz qualquer diferença e penso que não é por aqui que está o problema.

Amo o Sporting e o símbolo.

Por aqui também… Nas aulas era sempre ou emblema ou camisola ou onze ou todos… ;D

E há uma coisa que é imperdoável neste novo, é terem acabado com a forma perfeita em forma de coração, este agora falta-lhe essa magia…

Esse simbolo que estão aqui a por tem erros graves de design além de uma péssima gestão e sem teoria de cores.

Só para começar um simbolo não pode nem deve ter gradientes nem sombras.

Segundo ao meterem o leão em prateado associam-no à prata também conhecido como segundo lugar.

Terceiro, o tamanho do simbolo e do Leão não são proporcionais, o Leão mal respira ali.

É boa a tentativa mas convém saber do que se fala.

Ah, o simbolo actual também é por demais horrivel. 45’ é o melhor.

Independentemente de se gostar ou não do actual, é este o símbolo do Sporting Clube de Portugal e como tal merece todo o nosso respeito.

Com este emblema de 2001 pretendiam os dirigentes desta vergonhosa e infame Era Roquette simbolizar um virar de página “assente na modernidade, num Clube profissionalizado, apostado em garantir a sustentabilidade económica e desportiva.”

“A imagem para o século XXI.”

A consolidação do Clube empresa em contraste com o passado.

Tinha subjacente uma “lógica evolutiva” e assumia como objectivos “a liderança no panorama nacional e a notoriedade internacional” e diziam eles que “este símbolo será posteriormente aplicado em todas os suportes institucionais do clube, demarcando uma viragem que, além de visual, é essencialmente estratégica e espelha a aposta na criação de um conjunto de empresas profissionalizadas e rentáveis, na consolidação de uma das marcas portuguesas mais eficaz e na liderança nas áreas desportivas em que está presente.”

Como hoje se constata, o que tem vindo a acontecer é tudo aquilo que os Sportinguistas nunca mais quererão, nem sequer ouvir falar.

Conforme se poderá verificar também violaram e atropelaram os estatutos retirando a sigla SCP em coroa do emblema, com a intenção mesquinha e petulante de minimizar o Sporting Clube de Portugal dos sócios e adeptos em contraste com a SAD dos gatunos e dos golpistas.

[i]Capítulo II - Símbolos do Clube

Artigo 8º
O estandarte do Clube é de pano de seda verde, de forma rectangular, tendo ao centro o leão semicirculado pelas iniciais SCP, tudo bordado a prata.

Artigo 9º
1 - A bandeira do Clube é de modelo idêntico ao do estandarte, com o fundo em tecido de cor verde e aplicações, em tecido de cor branca, do símbolo e das iniciais referidas no artigo anterior.
2 - Para as diferentes secções serão adoptados guiões triangulares de fundo verde com os distintivos respectivos.

Artigo 11º
O distintivo dos equipamentos é de pano verde, cortado em oval, orlado a branco ou a preto, consoante as imposições do equipamento adoptado, tendo ao centro o leão simbólico e as iniciais em branco, e é usado do lado esquerdo do peito em todos os equipamentos que o permitam, podendo os demais alterar a colocação de acordo com a sua especial configuração, sempre obedecendo às opções tradicionais.

Artigo 12º
O emblema do Clube tem a forma de escudo, de campo verde, com leão em relevo ao centro e as iniciais em coroa.

[editar] Artigo 13º
As sociedades desportivas promovidas pelo Clube devem adoptar a denominação SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, acrescida das especificações que, nos termos legais, identifiquem a sociedade e o seu objecto; e devem ainda adoptar o estandarte, bandeira, equipamento e respectivo distintivo mencionados nos artigos precedentes, sem prejuízo das especificações que caibam para identificar a sociedade e o seu objecto. [/i]

Agora e uma vez que foram confrontados com mais uma das inúmeras irregularidades e vigarices que têm impunemente cometido, lá vão a muito custo colando com cuspo as siglas SCP que roubaram ao símbolo do Clube, como ainda se pode observar nos equipamentos.

Por tudo isto e por tudo aquilo que representa, à imagem de quem o pariu, este novo emblema de gosto duvidoso, simboliza, como se tem tristemente constatado, tudo aquilo que de mais detestável e odioso tem acontecido ao Sporting Clube de Portugal.
A Era Roquette e todos os seus criminosos coveiros.

Recuso-me a usá-lo e tenho esperança que no dia em que o Sporting seja finalmente resgatado e devolvido aos Sportinguistas, com a consequente expulsão dos biltres que o têm descaracterizado e dizimado, este emblema seja imediatamente banido e seja reposto o emblema anterior, esse sim, símbolo de identidade e de orgulho da família sportinguista.

Haverá alguma coisa mais linda que

ou

partindo do princípio que estás a “falar” do emblema que coloquei:

1º é o emblema (ou parte dele) do centenário. não sei se sabias…
2º gradientes ou sombras… não fui eu que o criei. tinha aqui essa imagem e usei-a apenas para referência na discussão em causa.
3º leão em prateado ou dourado. sempre vi o emblema com o leão em branco. nunca me incomodou. e sinceramente, no emblema em causa acho que fica incrivelmente bem.
4º quanto ao tamanho do símbolo e do leão não serem proporcionais. vai aos anteriores. vais ficar chocado! e não te preocupes com a respiração do leão. o mal dele é outro e bem mais grave…

ainda bem que tu sabes.

e já que o “45’ é o melhor”… lá tens o leão a… prateado/branco.
e a proporção? e a respiração do leão? bestiais!

Qualquer um deles me agrada. São todos do Sporting, do nosso Sporting, portanto, veja qualquer um deles, identifico o Sporting. Verdade que cresci com o de '45, tenho vários quadros, posters, pinturas, peças decorativas com esse mesmo símbolo, mas gosto também do actual, bem como pensei no do centenário, mas como tinha marcado a data, pensei que ficaria sem efeito. O que for decidido de entre os existentes, para mim, estão bem. Resta resolver a questão das siglas.