O QUE SE PASSA COM MIGUEL VELOSO

A segurança defensiva do SCP com Custódio é bastante superior quando joga o M.Veloso ou o Paredes, principalmente.

E baseias-te no que para dizer isso?
Sofremos mais golos com Veloso em campo que com Custódio?
Marcamos mais golos com Custódio que com Veloso?

Viste o jogo de ontem? Viste a assistencia feita para os adversarios?
Reparaste naquele espaço, digo antes diametro de 10 metros que Custodio faz por ocupar?
Nem Moutinho pode jogar a 10 sem preocupações pq tem sempre que andar a ajudar…

Baseio nos diversos jogos em que Custódio jogou e noutros em que não jogou. Queres melhor exemplo que o jogo com o BM?

Quanto à faceta ofensiva de Custódio, apesar de algumas melhorias, de facto MV é melhor que o Custódio, mas tal como muitos defendem para os laterais, eu acho que a principal função do trinco é defender, seja protegendo a defesa, seja sendo o primeiro obstáculo ao ataque adversário. Neste aspecto, por muito que digas que não, o Custódio é o melhor que temos, e se ele não lança os ataques do SCP com mais arrojo, é verdade que joga de uma forma muito segura que priveligia a posse de bola, salvaguardando a equipa de levar com mais contra-ataques do que aqueles que já leva.

Depois vens com a história do Moutinho, como sempre. JM é um grande jogador, mas como todos tem bons e maus momentos, e ontem foi um jogo menos feliz para ele, mas daí a concluir que a culpa é do Custódio vai uma grande distância. Até atribuo mais o seu mau jogo ao facto de ter jogado deslocado para a direita, porque ao contrário do que dizes, acho CM jogou mais vezes na posição 10 do que JM e isso sim, pode influenciar bastante o rendimento dele durante um jogo.

Quanto à questão do circulo c/ diametro de 10 m em que ele joga. É mais uma mentira que muitos recorrentemente utilizam para denegrir o jogador. Para afirmares uma coisa destas, das duas uma: ou estás de má fé ou não vês os jogos.

Por muito que tente não consigo perceber tanta animosidade contra o Custódio. A forma como analisas este jogador do SCP é um mistério, será que és daqueles que nunca te enganas e raramente tens dúvidas? O facto de PB, entre outros, sendo profundo conhecedor da posição onde joga Custódio, apostar nele, não merece da tua parte a minima desconfiança que podes estar enganado quanto ao seu valor?

Não concordo em nada com o que dizes do Custódio, porque para além do mesmo não saber lançar ataques e não ter pelo menos a coragem de fazer passes de longa distância aéreos que o Veloso muitas vezes utiliza, não tem mais consistência defensiva que Miguel Veloso e afirmar que o tem é estranho, e ainda bem que comparas o jogo com o Bayern de Munique, um jogo onde o Custódio finalmente sobe no terreno e lá teve uns passes e um remate, mas defensivamente ainda foi pior do que se imaginava, o Makaay estava sempre sozinho na entrada da área, se houvesse um Scheweinsteiger nesse jogo, eu queria ver se dizias o mesmo, porque foram constantes as falhas de marcação deste jogador, que apenas conseguiu cortar aquilo que tinha na frente. E mais uma vez, o desgraçado do João Moutinho foi obrigado a fazer as dobras todas que o Custódio não fazia, abdicando da sua posição.

Compara agora, por exemplo o jogo de Veloso com o Inter, que tem muito mais poderio aéreo, ganha muito mais vezes no jogo aéreo, tem mais velocidade, lança bem ataques e dobra bem os laterais, posso concordar com o facto de ele estar a ser poupado por Paulo Bento mas dizer que Custódio dá maior segurança defensiva, é no minimo estranho.

:arrow:

Que o Custodio é de facto um jogador pouco exuberante (dentro e fora do campo), não é tão fotogénico nem tem papá famoso jogador da bola, e é uma das ovelhas ranhosas aqui do forum (as outras 2, 3 ou 4 nem preciso falar nelas, embora ultimamente muita gente tenha engolido sapos do tamanho de camiões…) é indiscutível. Como indiscutível é, ser desonesto afirmar-se que ele joga num raio de 10 metros. Para mim nenhuma destas realidades oferece discussão.

Depois há para aí muita confusão táctica nessas cabeças. Neste momento qq médio tem capacidade para ocupar qq uma das 4 posições do losango, sendo que a posição 6 é indiscutívelmente a mais fixa, a que mais trabalho “sujo” exige e a que mais auxílio precisa, precisamente porque as outras 3 posições são todas muito móveis e quando ocupadas por jogadores como Moutinho, Martins e Nani ganham ainda mais dinãmica e propensão ofensiva. Ora sendo isto verdade, embora Veloso tenha feito meia-dúzia de jogos promissores (exceptuando contra o BM onde enterrou) e Paredes um jogador muito experiente e “manhoso”, parece-me que nesta altura o jogador que mais características reúne a seu favor para ocupar essa tal posição 6, é precisamente Custodio.

Quer isto dizer que é o melhor jogador que o Sporting algum dia poderia ter para ocupar aquela posição? Não. Mas não caiamos em delírios persecutórios sff.

Que o Custodio é de facto um jogador pouco exuberante (dentro e fora do campo), não é tão fotogénico nem tem papá famoso jogador da bola.

Nem entres por ai, João Moutinho nega por completo toda essa tua teoria. O Custódio não só é discreto como um jogador com uma qualidade muito razoavel para jogador do Sporting, é que um Veloso bem mais novo, já conseguiu mostrar mais que este jogador que tarda em provar o contrário, vejamos o exemplo de Tello.

O Veloso enterrou-se no jogo contra o Beira Mar, concordo, agora diz-me quantas vezes é que o Custódio não enterrou ?

Por amor de deus, este não tem desculpa possivel e eu só concordo que ele deva jogar no jogo contra o Inter, porque o coitado do Veloso provavelmente já não está com ritmo competitivo

Que o Custodio é de facto um jogador pouco exuberante (dentro e fora do campo), não é tão fotogénico nem tem papá famoso jogador da bola.

Nem entres por ai, João Moutinho nega por completo toda essa tua teoria. O Custódio não só é discreto como um jogador com uma qualidade muito razoavel para jogador do Sporting, é que um Veloso bem mais novo, já conseguiu mostrar mais que este jogador que tarda em provar o contrário, vejamos o exemplo de Tello.

O Veloso enterrou-se no jogo contra o Beira Mar, concordo, agora diz-me quantas vezes é que o Custódio não enterrou ?

Por amor de deus, este não tem desculpa possivel e eu só concordo que ele deva jogar no jogo contra o Inter, porque o coitado do Veloso provavelmente já não está com ritmo competitivo

Não actuou.

Quanto a Custódio, convém ler a entrevista que deu a semana passada em ABola onde explica que as suas funções são ordem do treinador e senão faz mais do que podia fazer, é porque o equilíbrio tem que existir.

Custódio não é um jogador exuberante, não é um Makelelé nem um Andrea Pirlo mas é um jogador com boa capacidade, embora não tenha a minha preferência e apesar de não gostar muito do seu futebol, sei ver quando está mal e quando está bem e neste momento, nada a apontar.

Não actuou.

Quanto a Custódio, convém ler a entrevista que deu a semana passada em ABola onde explica que as suas funções são ordem do treinador e senão faz mais do que podia fazer, é porque o equilíbrio tem que existir.

Custódio não é um jogador exuberante, não é um Makelelé nem um Andrea Pirlo mas é um jogador com boa capacidade, embora não tenha a minha preferência e apesar de não gostar muito do seu futebol, sei ver quando está mal e quando está bem e neste momento, nada a apontar.

Eu por acaso também pensava que ele não tinha actuado, mas tive duvidas porque lembrava-me que o Custódio não tinha sido, ou então estou todo trocado, enfim mais facilmente o meu comentário ganha mais razão.

O equilibrio tem que existir, mas isso não são ordens do Paulo Bento, são ordens de qualquer treinador de futebol que tenha uns objectivos minimamente vencedores, não conheço nenhuma equipa forte que não tenha um equilibrio natural, mas isso não impede de jogar bem e de fazer bem a sua posição em campo e desempenha-la da melhor maneira, o que não acontece. Comete bastantes problemas nas marcações que faz, apesar de ser um bom amparo para os centrais, e apesar de eu concordar com o facto de ele dar estabilidade defensiva, continuo na minha de que tem erros muito graves para quem joga naquela posição, e com isto incluo dois ou três lances contra o Maritimo em que o Custódio em vez de ir apoiar os seus colegas na área numa situação de cruzamento, resolve ficar na entrada da área, criando-se assim uma vantagem numérica no ataque do Maritimo.

É assim, é um jogador que não me completa, o seu próprio estilo de jogo não me completa e não compares com o Pirlo, porque Pirlo não é exuberante, apenas tudo o que faz, faz bem com uma qualidade muito superior á maioria dos trincos. Um aspecto que tem saltado sem se falar, é que hoje em dia, um trinco não pode saber só defender, e nesse aspecto nem se pode falar do Custódio

Ainda me vais conseguir explicar o que é que eu disse que é uma “teoria”. Não é, são factos. O Custódio é de facto um jogador pouco exuberante (dentro e fora do campo), o Veloso e o Paredes são mais fotogénicos para o boneco e de facto o rapaz tem papá ex-jogador da bola. Apenas factos, qual é a teoria?

E falas do número de jogos em que o Custodio supostamente já “enterrou”. E porque é que não dizes que isso é impossível comparar, porque o número de jogos que o Custodio tem na primeira equipa é infinitamente superior ao número de jogos do Veloso?.. Coerência era bom que houvesse mais e que simpatias pessoais não toldem análises objectivas.

E além do mais eu adoro o Veloso vê lá tu…

Miguel Veloso sempre que actuou, actuou em bom nível mas a história recente quer de Nani, Moutinho e afins revela-nos que no início nunca se impõe de estaca e a sua evolução acontece gradualmente.

Se não me engano, desde a sua estreia em Roterdão, o Moutinho jogou todos os jogos a titular. :slight_smile: Mas todos sabemos que ele é a excepção!! :wink:

Ainda me vais conseguir explicar o que é que eu disse que é uma “teoria”. Não é, são factos. O Custódio é de facto um jogador pouco exuberante (dentro e fora do campo), o Veloso e o Paredes são mais fotogénicos para o boneco e de facto o rapaz tem papá ex-jogador da bola. Apenas factos, qual é a teoria?

E falas do número de jogos em que o Custodio supostamente já “enterrou”. E porque é que não dizes que isso é impossível comparar, porque o número de jogos que o Custodio tem na primeira equipa é infinitamente superior ao número de jogos do Veloso?.. Coerência era bom que houvesse mais e que simpatias pessoais não toldem análises objectivas.

Quanto á palavra “teoria” enganei-me, mas de resto amigo, perdes toda a validade mas agora só porque o Custódio jogou mais vezes é compreensivel e justifica-se que enterre imensas vezes, eu sou do Sporting não sou do Olhanense.

Mas quais simpatias pessoais, já te disse que não é por ter tido um pai bom de bola que sobe na minha cotação, o Veloso nos jogos que fez jogou sempre BEM, inclusive o jogo em que jogou piorzinho fê-lo melhor que Custódio, onde é que está a simpatia, não são factos concretos…

Mas alguém perguntou se tu gostavas ou não do Veloso, o que me interessa e o que eu vejo é um Veloso muito melhor que Custódio, factos concretos amigo, em todos os jogos em que Veloso jogou, jogou em todos mais que Custódio, é pena que depois se tente deturpar as análises concretas em argumentos vastos e usados, tais como " Deixa as simpatias pessoais", por amor de deus

Quanto á palavra “teoria” enganei-me, mas de resto amigo, perdes toda a validade mas agora só porque o Custódio jogou mais vezes é compreensivel e justifica-se que enterre imensas vezes, eu sou do Sporting não sou do Olhanense.

Ó barbosa vê se nos entendemos. É mais do que evidente que se um jogador tem sei lá quantos jogos a mais do que outro a probabilidade estatística de jogos lhe correrem menos bem (ou mal se quiseres…) é igualmente, e na mesma proporção, muito maior. Quanto mais jogas, mais probabilidades tens de errar, de estar mal disposto, de estar em má forma. Outro exemplo. O mantorras tem 2 golos em 4 jogos, o Liedson tem 30 em 60 jogos, têm exactamente a mesma média. Parece-te justo comparar o seu rendimento?..

Isto parece-me simples e óbvio.

Ps - Se não te importas deixas cair o “amigo” para aqui e acolá em cada conversa. Eu sei que é um vício de linguagem inofensivo mas tem qq coisa de paternalista que me irrita um pouco. Obrigado e um abraço.

Ó barbosa vê se nos entendemos. É mais do que evidente que se um jogador tem sei lá quantos jogos a mais do que outro a probabilidade estatística de jogos lhe correrem menos bem (ou mal se quiseres…) é igualmente, e na mesma proporção, muito maior. Quanto mais jogas, mais probabilidades tens de errar, de estar mal disposto, de estar em má forma. Outro exemplo. O mantorras tem 2 golos em 4 jogos, o Liedson tem 30 em 60 jogos, têm exactamente a mesma média. Parece-te justo comparar o seu rendimento?..

Isto parece-me simples e óbvio.

Ps - Se não te importas deixas cair o “amigo” para aqui e acolá em cada conversa. Eu sei que é um vício de linguagem inofensivo mas tem qq coisa de paternalista que me irrita um pouco. Obrigado e um abraço.

Claro que a probabilidade de errar é maior, porque simplesmente joga mais, mas isso não evita no entanto não podermos comparar o Veloso, um jogador que quando joga, faz sempre grandes exibições e que merece sem duvida toda a confiança dos Sportinguistas e do próprio Paulo Bento, o que eu disse foi de que apesar de Custódio jogar mais não significa que tenha de errar mais, alguns dos problemas dos Portugueses chega a ser esse mesmo " Tou a trabahar desde ontem por isso não levem a mal se tiver bastantes erros" pensamento tipico de todos nós, inclusive eu :?

Temos um Veloso que quando joga, joga sempre melhor que Custódio, tem mais espaço de evolução, tem mais poderio aéreo, mais consistência defensiva, maior poder de recuperar bolas e consequente maiores transições para o ataque, e isto num trinco é muito importante, e apesar de jogar menos jogos, o que é certo é que tem sempre feito tudo bem, isto são factos.

Quanto á palavra “amigo” obviamente que não é ofensivo, longe disso mas compreendo totalmente a tua reacção, tá descansado caro forista.

Abraços

[b]O Veloso mostrou muito mais futebol de que Custódio e Paredes. Não se percebe isso.[/b]

Ou Paulo Bento quer dar uma de Mourinho, e dizer que faz o que bem lhe apetece, ou é pura estupidez. Isto não é forma de motivar, nem de premiar os melhores. Passa a mensagem de «espera, que vais a seguir»… :arrow:

Está tudo dito !!!

Duas pessoas diferentes disseram-me, na sexta feira, que Veloso não joga porque a renovação não está fácil…

A.A.

ai o caraças dessa é que não esperava…

Querem apostar que ainda volta aos merdosos?

Estamos minados de traidores querem ver?

Duas pessoas diferentes disseram-me, na sexta feira, que Veloso não joga porque a renovação não está fácil...

A.A.

ehehehe … querem ver que afinal existe razão para ele não jogar … e nós aqui a pensarmos que era apenas para nos chatearem…

Mas o que tem a ver a renovação do jogador com a não utilização dele?

Alguém anda de olho nele e o quer levar?

Não percebo.

Bom se calhar nao tem nada a ver com os orcs, talvez o Veloso queira X e o Sporting esteja a oferecer apenas X-1.
Aguardemos.
Se a saída de Custodio do 11 inicial depender da renovação de Veloso: ASSINA RAPAZ OFEREÇO-TE UMA VIVENDA EM ALBUFEIRA!!

Já agora, alguém que me diga até quando é que o Miguel Veloso tem contrato.

Bom se calhar nao tem nada a ver com os orcs, talvez o Veloso queira X e o Sporting esteja a oferecer apenas X-1. Aguardemos. Se a saída de Custodio do 11 inicial depender da renovação de Veloso: ASSINA RAPAZ OFEREÇO-TE UMA VIVENDA EM ALBUFEIRA!!

Acho que já tem uma por estas zonas. :lol: