O que "paga" um orçamento de 20M no plantel principal

Gostava de destacar estes “outros” de cada rubrica que no total representam qualquer coisa como 9.1M€…

peço desculpa pois a culpa é minha. eu reuni algumas rubricas menores (que de menores não têm nada) para não ter algo muito extenso.
por exemplo, equipamentos desportivos sao 0.5M euros, trabalhos especializados são 0.6M (isto tudo em FSEs.)

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCT45476.pdf - ver apartir da pagina 20

recuperei isto, só para tentar perceber se sou eu que estou a ver “mal a coisa” e para que se elucide quem tem mais duvidas sobre estes assuntos.

Edit: ou melhor, peguei nas 2/3 rubricas mais dispendiosas e as restantes estão em bulk

Sim, os “20 milhões” são referentes aos salários, ie, Custos com pessoal, porque são o grosso das despesas e é também a variável que é possível de influenciar e criar mais impacto nas contas.

O custo das transferências de jogadores é visto como um investimento, não como uma “despesa”, porque pode ser vendido e o clube recuperar esse valor (partindo do pressuposto que não desvaloriza). Portanto o que preocupa são de facto os salários, esse dinheiro é certo e sabido que o clube não vai ver de volta de forma alguma.

só uma nota.
olha que eu acho que a rubrica despesas com transferências não é o passe do jogador (ou directamente relacionado com) :shifty: (acho que é isto que estavas a dizer mas corrige-me se estiver errado.)

o que apresentei é a parte operacional excluindo proveitos e custos com a transacções de jogadores (até porque o Sporting não as considera custo/proveito operacional)

Exacto, os passes dos jogadores (quando se diz que “o clube comprou o jogador por 3 milhões”) não fazem parte daquilo que se costuma denominar de “orçamento”.

ok. pensei que estavas a falar daquela alinea que tá com 0.6M despesas com transferencias…

sim, a compra de jogadores não entra para estes cálculos, naquilo que, a meu ver, nós chamamos de “Orçamento”.