O que "paga" um orçamento de 20M no plantel principal

Tomando como verdadeiros estes valores, aqui deixo as minhas conclusões

Vencimentos de 1M\Ano

Rui Patricio
Zakaria Labyad Não rende o que ganha
Adrien Silva não rende o que ganha

Vencimentos de 750m\Ano

Marcos Rojo Não rende o que ganha
Stijn Schaars
Diego Capel

Vencimentos de 600m\Ano

Miguel Lopes - Demasiado caro para o que faz. Embora seja melhor que o Cedric (IMO), não é o suficiente para receber mais do dobro.

Vencimentos de 500m\Ano

Fabian Rinaudo

Vencimentos de 250m\Ano

Marcelo Boeck
Cédric Soares
Nuno Reis
André Martins
André Carrillo
Diego Rubio

Vencimentos de 100m\Ano

Vitor Golas
Tiago Ilori
Eric Dier
Zézinho
João Mário
Ricardo Esgaio
Bruma
Betinho

Faltam aqui valores de jogadores, como Boulahrouz, viola e afins. Lembrando que deste orçamento sairá também a equipa técnica, não é muito, não.

Em relação aos ordenados mais elevados, preferia vê-los distribuidos pelas várias zonas do campo (Ex: 1 GR, 1 Defesa e 1 Avançado, ou 1 Médio) do que dois no meio campo, que ainda por cima acho que não valem esse valor…

Não querendo entrar por contabilidades demasiado falíveis e teóricas, diria que com os 20M€ (e dependendo do que está considerado de valor nesse orçamento), mais do que as limitações financeiras, serão altamente decisivas as componentes de competência. Na hora de vender, de comprar, de estruturar, de pensar a mais que uma época, de aproveitar e potenciar.

Tenho mais (ou no limite tanto) receio de falhar nisto que exactamente da limitação orçamental!

esta folha salarial é fidedigna? qual é a tua fonte?

apenas pergunto porque não gosto de cenários especulativos. é importante começar o debate com algo concreto.

Não me reportando ao Adrien, parece-me que o @Laszlo se refere a valores líquidos. Não gosto muito da ideia de uma discussão à volta de valores liquidos, quando o clube tem de encargos com os jogadores, quase o dobro.

O sucesso do Dortmund passa por muito mais que uma filosofia de jogo, mas sim pela criação de uma identidade de jogo. E de clube.

É aqui que o Sporting tem que trabalhar. Na matéria prima que tem, jogadores proveniente da formação que jogam há muitos anos juntos, uma geração de qualidade bem acima da média e que se conhece bem.

Depois, há conceitos que espero que sejam mesmo incutidos. Rigor e exigência máxima, ambição e empenho. Em todas as hierarquias, de forma transversal.

Espero uma nova cultura no Sporting.

Lion e as amorizaçoes pah ? Queres fugir delas ? :mrgreen:

Realmente ouvir falar em orçamentos em Portugal é uma confusão porque toda a gente mistura alhos e bugalhos. Ontem entre o rui tansos e o roc , nenhum foi sequer capaz de explicar do que raio estava a falar quando apontava para determinado numero (suponho que por não fazerem ideia). E depois compara-se com o braga , benfica , etc…uma confusão. O Lion já descreveu perfeitamente os exercicios financeiros do clube.

Ora , e em vez de se falar na sad , cada vez é mais fácil olhar para o Grupo como um todo. E pegando na ultima auditoria (que basicamente é um interessante exercicio de compilação de informação , e de consulta e acesso fácil) um orçamento do Sporting é basicamente

De um lado (receita vs despesa)

Vendas e Prestações de Serviços - O tal numero mágico que se fala de 40M. Já foi 50M. (é basicamente bilheteira , patrocinios , publicidade , direitos tv , quotas , e todo esse tipo de receitas).

Proveitos Suplementares , Extraordinários e Outros - O primeiro é prémios associados a classificação (geralmente uefa , agora fifa com as chamadas ás seleccoes) , os outros é na sua grande maioria mais valias financeiras associadas a vendas de jogadores. Mas podem ser outras situações de valorização do clube (seja em que mecanismo for).

E do lado onde entra o guito é basicamente isto.

Agora esse bolo de dinheiro é basicamente para dividir entre

Custos com Pessoal - Muito estável ao longo de toda a década , em 2001 era 29 , em 2010…28 ! Este ano fechou-se o semestre com 21 !!! Inacreditável.

Juros e Encargos Financeiros - Desde 2004 que nos vai apertando. Actualmente provavelmente tornou-se numa divida monstruosa. Não há dinheiro para amortizar divida ,nem sequer pagar juros. Promove-se divida. Escondida. É aqui que a porca (leia-se bancos) torce o rabo. Não viu o pilim e quer ver. Não apenas o do futuro , mas o que o clube deve. Valor será na casa dos 10-20. Não vejo forma do clube pagar nada parecido. A unica solução é mesmo um perdão parcial escondido de moratórias muito vantajosas , e uma espécie de delay de pagamentos durante um curto periodo (até a sad tornar-se minimamente estável)

Amortizações - Basicamente o custo dos passes , contabilisticamente associado geralmente ao numero de anos do contrato. Vai na casa dos 15 - 20 milhoes.

Fornecimentos e Serviços Externos - Um dos monstros Também eles já deslizaram para a casa dos 20. É basicamente o que todo o Grupo gasta para existir. Funcionários , elementos da Sad ,Aatletas das modalidades , Seguros , Água , Deslocações , Luz , etc , etc , etc (aqueles subcontratos :stuck_out_tongue: ). Isto em 2010. Nem quero imaginar em 2013.

De forma muito simples isto é que é um orçamento de um clube desportivo como o Sporting. E se somarem as parcelas percebem buracos financeiros ena casa dos 40 milhoes.

Solução ? É dificil. Porque mexer numa máquina destas , para a emagrecer é preciso muito dinheiro a curto prazo. Quando se diz que o Sporting pode baixar custos com futebol para 15 (seja o que isso for , imagino que se fala em honorários ) , quem paga praticamente o resto dos 60 ? As amortizações nao podemos fugir a curto prazo , o monstro Sporting obriga a cortar mas isso implica também gastar a curto prazo. Sobra os acordos financeiros.

Portanto respondendo á pergunta do tópico , com 20 M não se paga nada. Gera-se mais dívida.

Querer… quero! Mas não dá… :mrgreen:

Grande parte dessas amortizações passarão pela compra anterior de activos que agora e muito possivelmente serão alienados. De forma onerosa ou não ( ai as imparidades!). Fala-se inclusive em financiamento que suportem as rescisões daqueles que não têm mercado, o que me dá a volta ao estomago… mas enfim. O mal está feito.

Eu gostava, nos FSEs, de saber exactamente o que são os subcontratos. Quer dizer, em parte, sei. Movimentos contabilísticos entre as Sociedades ( se não estou em erro, inclui o pagamento da renda do estádio ) “comem” um bom bocado. E parte deles, parece-me a mim, sem info que suporte essa percepção, servem como forma de dotar o clube e as outras sociedades, de meios financeiros para suportarem a divida que lhes está alocada. Espero que os encargos anuais com a mesma, tenham sido diminuídos, de forma que estes valores entre as sociedades, também.

estive a ler o último relatório financeiro (disponível no site do SCP) relativo à época 2011/12. um exercício financeiro que só pode ser descrito como hara-kiri.

gostei do teu post e, visto que entendes um pouco do assunto, lanço-te duas questões:

1. quais são as áreas em que o SCP vai ter de cortar mais? já li muito sobre ordenados excessivos que alguns atletas auferem. o meu medo é que o clube entre num ciclo vicioso negativo: corta-se no futebol, a equipa torna-se qualitativamente mais fraca, os resultados desportivos pioram, a distância relativamente ao porco e fifica aumenta, e por aí fora…

2. um orçamento de 20M para o futebol parece-te realista ou é uma exigência quase punitiva por parte da banca? para mim parece-me demasiado rigoroso para um clube cujas receitas oscilam entre os 40-50M/época, dependendo dos resultados da equipa de futebol/mobilização dos sócios e adeptos. parece-me quase uma tentativa de aproximar o SCP ao braga, cujo orçamento ronda os 15-20M euros/ano.

SL

Lion73 , o engraçado é que na auditoria esmiúçam tudo , mas chegam aos subcontratos (uma rubrica que de repente aparece no clube , e passado meia duzia de anos se torna a mais pesada naquele espaço contabilístico) e nao se faz qualquer analise nem se expoe realmente onde incide. Do ponto de vista externo , da minha parte fica logo a suspeita.

Ruben. O Sporting tem de cortar em tudo. Mas cortar é gastar dinheiro para poupar no futuro. E temos arranjar parceiros que suportem grande parte do risco nos passes , e novos acordos com a banca , especialmente para curto prazo. Literalmente é vender tudo o que veio recentemente e que traz custo ao Sporting no futuro (porque as compras carregam sempre no futuro) , para que nao pese em amortizações , baixar a massa salarial e rearranjar todo o grupo Sporting (funcionários , funcionamentos , contratos existentes) . Mas o mais importante é gerar novas mais valias. O Sporting precisa de vender todos os anos. É uma forma muito muito fácil de o clube conseguir cumprir as suas obrigações. Um dos nossos grandes problemas é basicamente o clube ter parado de vender (e por conseguinte arranjar dinheiro para tapar um buraco maior , e com isso pagar os juros associados de se arranjar tal dinheiro)

Sobre os 20…o que são os 20 ? Custos apenas salariais dos jogadores de futebol ? Parece-me normal porque eles andaram sempre á volta disso (nos custos com pessoal coloquem pelo menos sempre mais 5-6 M para administradores e outros desvios) tirando estes ultimos anos onde dispararam.

E o braga (acho que até foi o lion que disse) gasta 12 milhoes por ano em custos com jogadores. Se o orçamento deles chega a 20 , o nosso nos ultimos anos anda na casa dos … 90 Milhoes.

Caro lion,
A minha intervençao está mais relacionada com o âmbito e objecto de análise.
Estamos a falar da equipa A de futebol ou do orçamento da SAD?
É que se estmos no 2o, há running cost do estadio, academia, publicidade e marketing, etc

obrigado. foi um dos posts mais informativos que li nos últimos tempos. :great:

o meu maior “medo” são os supostos contratos milionários “blindados” por cláusulas obscenas feitos no final do mandato de GL. parece que os 15M adiantados pela banca são para rescisões de contratos com jogadores em sub-rendimento desportivo e sem colocação (bojinov parece-me um caso claro) e para esses supostos parasitas Godinianos.

tenho uma leve esperança que a auditoria de gestão irá revelar exemplos claros de gestão danosa e que o SCP poderá a vir ganhar uns milhões em acções judiciais contra pessoas como GL, etc. mas isso é o meu coração Sportinguista a falar alto.

acho que o grande diferendo entre BdC e a banca reside no facto que o presidente queria fazer uma redução gradual do orçamento, ao passo que a banca prefere queimar etapas e impor um orçamento realista já para a época 2013/14.

não tenho a certeza mas acho que os 20M eram o orçamento global para o futebol sénior, ou seja, 5M menos que na era Soares Franco.

Por aqui se pode ver que o que disse há uns dias não é estapafurdio. 15M é o mínimo possível, para ter um plantel não tao forte como os rivais (não vamos poder tê-lo nos próximo anos) mas ainda assim mais forte do que os bragas desta vida.

Ora e como podem observar, não sobra nada ou praticamente nada de sério, para contratar cirurgicamente. O que resta só compra refugo. E para isso mais vale não ir ao mercado.

Para mim e durante 2 anos é sustentar o futebol com o minimo dos minimos (15M) e não contratar ninguém, a menos que se venda alguém. De resto é segurar os miúdos e apostar neles, custe o que custar, acabemos onde acabarmos.

Fundamental conseguir colocação (ou rescisões a custo zero) para jogadores como Bojinov, Elias, Evaldo, André Santos, Salomão, Pranjic, Gelson, Boularhouz, Onyewu ou Jeffren. Enfim jogadores que não contam para a proxima época e que nem nunca vão contar. Ou se vende, empresta (sem suportarmos salarios) ou rescinde sem pagamento de indemnizações.
Penso que podemos vender alguns como Jeffen ou Andre Santos, os outros têm de arranjar colocação.
A venda de Patricio parece inevitavel.
Aposta na formação com jogadores como Cedric, Ilori, Dier, Bruma, A. Martins, Nuno Reis e Wilson e nos miudos Carrillo, Labyad e Rubio. Manter Rinaudo, Capel e Boeck. Miguel Lopes, Rojo, Schaars e Adrien são casos para estudar.
Contratar 4/5 jogadores (com parcerias com fundos) que sejam mais valias (um central esquerdino ou médio que faça bem a transição defesa ataque, um desiquilibrador e dois PL - Vossen e Ghilas não seria nada mau).

Assim podemos ter um plantel a custar entre os 15 e os 20 milhões. Mas só custos com pessoal. O resto é outra história…

Isto bem gerido dá para muita coisa, vamos continuar a ter o dobro do orçamento do braguinha, se eles vão a ligas dos campeões e finais europeias nós também podemos. Relativamente a jogadores é uma questão de se ter prioridades, por exemplo pagar 1 M / anos mais impostos por uma abécula como adrien silva é algo que tem de deixar de acontecer, penso que andré santos, salomão e wilson eduardo são jogadores que se podem aproveitar, tentar fazer tudo para manter patrício pelo menos mais uma época, e depois ir buscar jogadores tipo gillas ou hugo viana.

Andre Santos e Salomão nem no Depor jogam…

Scouting e compras rigorosas: o milhões de Elias dariam para comprar 2/3 de qualidade.

Pouco dinheiro não significa menos qualidade. Há que gastá-lo bem.

Contrariamente ao que a maior parte do pessoal aqui quer acreditar (e é preciso muita fé para o conseguir), menos orçamento significa quase sempre menos qualidade e é isso que penso que vai acontecer.
Penso que vai ser mais um ano sem interesse desportivo e sem lutarmos por nada de motivador.

A única hipótese de escapar a isto é ter uma gestão desportiva de grande qualidade com uma capacidade de detetar necessidades muito boa e um scouting ainda melhor.
Devo dizer que, até agora, nada me indicia de que é isto que vai acontecer.
Apenas tenho uma ténue esperança de que assim seja e tenhamos encontrado umas aves raras do dirigismo desportivo com uma capacidade extraordinária de, a olho (porque já vi que é esse o paradigma escolhido), tomar decisões certas.

Quando chegam são sempre os maiores.
Depois…

Só espero que os interesses do SCP estejam sempre em 1ºlugar tal como foi prometido.
Se assim for, já será um upgrade grande (mas eu queria mais) em relação aos últimos anos…

Falso. O Labyad e o Adrien não ganham o que está aí escrito.

O patrício é o mais bem pago, ponto. Não há nenhum a ganhar tanto quanto ele no plantel actual (excluo emprestados)

Também há outros errados aí, uns “para baixo” e outros “para cima”, mas fico-me por estes.

Historicamente provo-te o oposto: Quando começamos a aumentar o orçamento começamos a ter menos qualidade. Ver 2003/2008 e 2008/2013.

Uma questão: o orçamento de 20 M está confirmado?

Eu sei que o Bruno falou da necessidade de cortar o orçamento para metade? Mas ainda dependia de possíveis novos investidores a confirmar.

Confirmando-se os 20M, é um orçamento muito baixo, mais baixo que um Braga e menos de um quarto do Porto e Benfica.

Com 20 M não podemos ter como objectivo ganhar a liga.

Se quisermos ser sérios, esse nunca poderá ser apontado como o objectivo nos próximos anos.