O que dizer da atitude da Juventude Leonina perante João Moutinho?

Após uma conversa que acabei de ter com um elemento da JL,tenho a dizer que a atitude deles não foi assim tão injustificada. Há muita coisa por detrás disto que nem eu sei, e como não gosto de falar de cor, prefiro retirar o meu comentário e abster-me de comentar este tema pois não estou suficientemente por dentro.

Não vi o jogo, mas pelo que vocês relatam aqui, essa atitude é altamente reprovável. É certo que o Sporting não anda a dignificar o seu nome, e todas as acções de protesto por parte de claques, sócios ou adeptos devem ser valorizadas para mostrar à Direcção que a nação Sportinguista não anda a dormir e que não está contente. Mas isto… isto é reprovável, é desrespeitar o símbolo do clube. Duplamente: capitão e camisola. Lamentável!

Mas espero que o Sporting tome uma atitude. Se o José Mourinho não tem o direito de rasgar uma camisola do Sporting (e não, ninguém tem), então um palhaço destes também não tem o direito de fazer o que fez. Se o Sporting tomou atitudes em relação ao Mourinho, espero que também tome em relação a este.

/EDIT
João_Faria: seja como for, acho que NADA pode justificar o tratamento dado a uma camisola nestas circunstâncias.

/EDIT
João_Faria: seja como for, acho que NADA pode justificar o tratamento dado a uma camisola nestas circunstâncias.
[/quote]

Nem mais.

Tomou alguma atitude em relação ao mourinho? Apareceram numa conferência de imprensa a ameçar e a dizerem que divulgavam as imagens, e até hoje… nada!
Portanto não me venham com falsas moralidades, porque quem merece nunca foi castigado.

Foi triste o que se passou hoje…

É verdade que o Moutinho, como capitão, devia ter tido o bom senso de não dizer o que disse acerca da sua abordagem aos 6-3.
Independentente disso, convenhamos que essas declarações são o menor dos nossos problemas.
Acho que a claque se devia preocupar menos com o que um jogador nosso fez quando tinha 7 anos e mais com o que fazem certos dirigentes actualmente.

Os grandes culpados da situação actual do clube não são os jogadores e muito menos é o Moutinho.
Esse até é um dos jogadores mais profissionais e a atitude que teve no final do jogo não merecia uma resposta daquela natureza…

A atitude do adepto foi muito inconveniente para além de ter sido um desrespeito para com um simbolo do nosso clube.
A este respeito, não pode haver dúvidas.

Isto não põe em causa o meu apoio aos protestos que a claque tem feito.
Inacção NÃO!

E mais, não sei o que é mais ridículo, se a atitude do adepto em causa, se a atitude de quem já o quer explulsar de sócio e de adepto…
Sócios e adeptos são património precioso do clube!
Não estamos já suficientemente pobres?

Se calhar, alguns dos que pedem a expulsão de quem se calhar já fez dezenas de milhares de quilometros para apoiar o clube, nunca entrou sequer no Alvalade XXI…

Isso é que é verdadeiramente triste…

PS:
O gajo passou-se e não devia tê-lo feito, agora esqueçamos isso e concentremo-nos nos problemas reais do clube!

Nâo percebestes ainda, va-là eu vou ajudar-te:- Roubar è feio e è crime! -devolver nâo è atirar para o châo,imagina se è um objecto em vidro,partia-se; resultado impossivel de devolver! -finalizando o crime (roubar) nunca è justificado,è crime percebeste?! A falta de educaçâo,coitados ,sâo pobres de espirito! :slight_smile:

Desculpem lá mas não li o tópico todo.
Estive no estádio a ver o jogo.

A minha opinião é que foi vergonhosa a atitude da claque, mas sei lá eu já nado nisto há demasiados ano, e se calhar eu é que estou errado.
Podem ter a certeza que se fosse um idoso a receber a camisola eles tinham lá ido lá tirar a camisola ao senhor. Havia muita gente naquela bancada que gostava de a ter recebido como oferta e ainda por cima do capitão. Depois de mandarem a camisola, para o relvado, o resto dos adeptos assobiou-os, e o que fizeram começaram a gritar" vocês são uma vergonha" para o resto dos adeptos, sobretudo os da bancada nascente. Eh pá oofende ro resto do ssócios, e já algumas vezes agrediram alguns só porque mostram posição contrária, não só não é correcto como reprovável. Mas se calhar sou eu que sou muito sensível, e os anos que levo disto me tolda a vista. Apoio e sempre apoiei as claques, mas acho que neste momento a posição da juve leo, é algo mais que uma simples reacção aos acontecimentos e tem como objectivo criar ainda mais anticorpos.

Um aparte, mas por que raio continuam as referências aos lamps, eu tou-me rigorosamente a cagar para eles. A sério. Não ligo nenhuma. E continuam a fazer-lhes referência. E claro o resto da malta assobia e eles começam a identificar quem os assobia na bancada e a intimidar. Tudo normal portanto.

Descansem todos e respirem fundo, ainda temos muita época pela frente, acho que não vai dar é para muito.

Saudações leoninas.

Mas eles passam charuto? Acho que esse é um dos motivos da contestação. Mas se o Moutinho fosse homenzinho já tinha vindo retratar-se publicamente em nome do plantel pela (péssima) atitude contra o Louletano. Mas secalhar é mais produtivo e importante dizer que festejou os 3-6!

Existem jogadores que humilham constantemente aquele camisola e também não são expulsos ou castigados. Já que desta vez o ‘bode espiatório’ não pode ser o árbitro, a relva e o Carlos Queiróz, que seja a Juventude Leonina.

E gostava só de esclarecer que a camisola do Moutinho não foi devolvida por ser ele. Qualquer uma sería devolvida!

Se houve consequências ou não, não sei. Só acho que é que PELO MENOS os sportinguistas devem ficar a conhecer a posição do Sporting. Não se trata de haver consequências, trata-se de não haver dualidade de critérios. Se se indignaram com o Mourinho, indignem-se com este também.

Se levas isto como uma falsa moralidade, o problema é teu. :arrow:

As claques, nomeadamente a JL, têm de compreender uma coisa: elas NÃO SÃO O SPORTING! O Sporting é bem maior.

Há muita gente, penso que afecta à claque, que confunde a claque com o Sporting. Não são a mesma coisa. Que diz “o Sporting somos nós”. Nós, quem? As claques são uma gota de água no oceano que é o Sporting. Não têm o direito de vetar treinadores (como fizeram com Mourinho e talvez queiram fazer com PB), nem de apontar a porta de saída a jogadores, técnicos e dirigentes, como acabam de fazer quando têm atitudes como a de hoje.

Atenção: eu cresci a amar o Sporting e a admirar as claques, especialmente a JL, que foi motivo de orgulho para todos os sportinguistas pela atitude de apoio ao clube. Admirada, inclusive, pelos adeptos rivais. Infelizmente, parece que são tempos passados.

Por isso, digo-o claramente, esta JL não faz falta nenhuma ao Sporting. O Sporting não lhes deve nada, eles é que devem o que são ao Sporting.

o que dizer?nada…simplesmente vou ignorar o que foi feito pela Juve Leo. Porque podem recusar um jogador, podem recusar um treinador, um dirigente, seja lá o que for, agora a camisola do SPORTING?nunca…sportinguista algum recusa uma camisola do Sporting…não esquecer o SIMBOLO que a camisola tem bordado…independentemente de ser do Moutinho, do Paez, do Zé Miguel ou da Maria Joaquina!é o Sporting, é uma camisola do Sporting!!Quem a deita para longe, seja lá qual for o significado da atitude, que queira demonstrar, seja lá qual for a justificação…para mim vale ZERO!Porque o Sporting, não é o Moutinho, não é a Juve Leo, não é o Soares Franco, seja lá quem for!O SPORTING é maior e mais importante que tudo isso e que todos eles juntos!PAra mim este tópico morreu. Fingi que não vi e não leio nem mais uma página dele!!! >:( >:( >:(

O Miguel Veloso quando atirou a camisola, a mesma caíu no fosso, não chegou à bancada e trocou duas ou três palavras com alguns elementos da Juve Leo. Após isso o Moutinho atirou a dele, virou costas e nem se apercebeu do que se passou. Entretanto o Veloso saíu do relvado e foi pelo fosso recuperar a camisola que já tinha sido guardada por um/uma stweard e atirou-a novamente para a bancada enquanto na Juve alguns cantavam “é uma vergonha”. Esta camisola já não foi devolvida e quem a apanhou saíu com ela a correr para fora da bancada.

A minha opinião vale o que vale, mas uma vergonha foi a atitude da claque.

Desde que vi, ainda no velhinho Estádio de Alvalade, a Juve Leo quase em peso a arrear porrada nos sócios do Sporting pela bancada Sul acima, já nada que venha desses grupo de tristes me espanta…

E isso foi quando? Eu vou a Alvalade, quase sem cessar, desde que me lembro de mim, e não me lembro de tal coisa. Lembro-me de protestos e manifestações, sempre pelo CLUBE, mas isso que mencionas não me recordo mesmo.

PERCEBAM…
NÃO É POR SER A CAMISOLA DO MOUTINHO, DO VUKCEVIC OU DO BARNABÉ…
É O SIMBOLO DO SPORTING…SERÁ QUE NÃO PERCEBEM?
DESDE QUANDO ISTO É UM SINAL DE PROTESTO COM HONRA E NOS INTERESSES DO QUE ACHAM QUE DEVE SER O CLUBE???

ps- se quiserem tiro daqui as imagens, podem apagar, por ser improprio, por se ver quem é a pessoa, etc… mas é só para verem o que sentem quando um adepto do Sporting faz isto à camisola do seu clube…olhem para dentro e vejam o que sentem…

Existem muitas formas para protestar, agora usar a camisola do clube?

A proxima é queimar camisolas e a bandeira? :cartao:

Pena que esta claque cada vez esteja pior e nao saiba honrar o seu historial… :menos:

Só os vejo a ter atitudes de arruaceiros… parecem uma claque lampionica ou tripeira.

Dois pontos:

1. a camisola é talvez o maior símbolo de um clube. A do Sporting Clube de Portugal não é excepção. Quando um dos outros a desrespeita, como fez um Zé Mário qualquer em tempos, já é grave; quando é um dos “nossos”, é gravíssimo! Exige-se um pedido de desculpas. Não há nada que o justifique.

2. não acredito que a “entrevista” do Moutinho sobre os 3-6 (que não foi bem uma entrevista, uma vez que as suas palavras foram tiradas de todo um contexto) tenha sido motivo para isto. Aí sim, teria sido uma atitude mais incrível ainda. Mas doeu ainda mais por ser o capitão. Foi o capitão que lá foi, caramba! E foi insultado por lá ter ido!

Enfim… :wall:

Há coisas que as pessoas não compreendem simplesmente porque não querem.
Quando aparecem frases: ‘O Sporting somos nós!’, somos nós adeptos! E todos se devem orgulhar dessa frase e dessa posição, porque o Sporting é dos sócios, não é dos engravatados.
Quanto à contestação em relação à(s) atitude(s) da Juventude Leonina, em 2000 também as fizeram e em 2000 também não fazía falta nenhuma ao Sporting.

Só quem faz milhares de quilómetros e gasta milhares de euros sabe o quão frustrante é ír a Manchester e a Roma e ver os jogadores da equipa que amamos bater palmas do meio-campo, e quando vêm cá os mesmos adversários quase que vão à bancada agradecer. É frustrante!
Só souberam agradecer hoje, depois de tudo o que se passou. Quem está naquela bancada não são miudos de dez anos que se contentam com um chupa para ficarem calados. Que se esforcem e lutem por aquele simbolo, se não também terão de ser expulsos do clube, certo? Os jogadores são os únicos que desonram o simbolo que lá está, não é por a camisola ser atirada (tal como o jogador o fez) que se vai colocar isso em causa. Portanto, chega de fazer tempestades em copos de água.

Volto a frisar: Não estamos à venda!

Como estava na bancada oposta, esperei para ver as imagens para acreditar o que aqui se escreveu.

1. A atitude daquele labrego é inadmissível e injustificável.

2. O que fazer a este grande palhaço? Se for elemento da Juve, ou a Juve se retrata e o expulsa da claque, ou então acaba-se o apoio quer financeiro quer logístico. Se não for elemento da Juve e for apenas sócio, tem de ser expulso de sócio.

3. Como é possível alguém ainda desculpar ou justificar uma atitude destas? Patético…

4. Que saudades da JL…

Deixa estar as fotos, as imagens acabaram de passar na TV… todo podem ver.