O que é que lêem, nestas noites...? (Livros, BD, colectâneas)

Realmente foi mal atribuído o Prémio Camões, desprestigia aquele que se dizia ser o mais importante prémio das letras lusófonas.

Regressando ao tópico, “O Livro do Riso e do Esquecimento” de Milan Kundera.

Letters from a stoic - seneca

A man for all markets - Ed thorp

Estou a ler a biografia do Patricio Monteiro de Barros pelo Jorge Almeida.

Estou no momento alto do livro em que é contada a história em que o Jorge Gonçalves (nosso ex-presidente), quando vê que o melo antunes está a jantar no mesmo restaurante chega lá e diz (citações do livro):

-“Fora daqui! Os cães não comem com as pessoas”
E quando o melo antunes ameaça chamar a policia:
-“Até eles chegarem você leva a maior sova da sua vida”

E o sôr antunes sai do restaurante eheheheh

Rolão Preto, Obras Completas, Vol 1.

Conceived in Liberty, de Murray Rothbard (historia dos EUA até ao fim da Guerra Civil, 1600 páginas!!).
Um livro de capa dura que pesa uns modestos 2 quilos.

A Viagem do Elefante, de Saramago.

A Tormenta das Espadas. O livro V das Crónicas de Gelo e Fogo.

Vou tentar começar a ver a próxima temporada de Guerra dos Tornos somente depois de ler os livros todos. O que será uma tarefa muito difícil, dado que os spoilers abundam logo por essa internet fora.

Já leste o A Corte do Czar Vermelho? Recomendo. Livro brutal. É um page turner. E o livro é gigante.
Nesse livro, o autor aborda a teoria que diz que Stalin pode ter sido assassinado?

Já li A Corte do Czar Vermelho. :great:

Como sabes, nessa magnífica obra, Simon Montefiore coloca novas hipóteses sobre a morte de Estaline, dizendo que, de acordo com investigações recentes (as quais não especifica, infelizmente), não é de excluir a possibilidade de Beria o ter envenenado, misturando vinho georgiano com uma droga anticoagulante, a varafina, para provocar ou acelerar um processo de embolia.

Refere inclusivamente que, além de Beria, Khrushchev, Malenkov e Bulganine, podem ter estado a par e sido cúmplices do plano homicida alegadamente urdido por Beria.

Por sua vez, neste livro que estou agora a ler, a tese do homicídio é ignorada. O autor (Joshua Rubenstein) considera que os problemas de hipertensão e de arterioesclerose foram determinantes para a sua morte.

Em conclusão, a teoria do assassinato não é consensual entre os historiadores do estalinismo…

A entrega foi tão demorada, tão mesmo, que só chegou na semana passada.
E, como demorou imenso, tinha entretanto começado a ler um clássico, que, por acaso, está demorado:

Uma Faca nos Dentes

Isso e’ estranho. Tenho uma colega de Lisboa que encomendou o livro ao mesmo tempo que tu e em 3 dias ja’ o tinha recebido.

Bom, de qualquer forma o importante e’ que chegou. Ficarei 'a espera do feedback.

Entretanto estou a ler um classico da literatura moderna, uma obra unica e verdadeiramente poderosa, da premio nobel Svetlana Aleksievich:

Obra-prima.

Ando a ler o Crime e Castigo, o que acham? É um livro muito denso e os nomes das personagens baralham-me todo mas estou a adorar a escrita do Dostoievski.

A parte do «crime» até se lê, já a do «castigo» custa um bocado…
Mais a sério, o final pode ser um pouco fastidioso.

Um tratado de filosofia magistral. Dostoiésvki, um génio.

É fantástico. Aproveita bem

psicologia?

Mais de filosofia. A culpa e o castigo são dois pilares importantes na nossa civilização e bastante estudado na filosofia.

Leio todos os dias, religiosamente, o Rato Renato às 21.30.