O que é que lêem, nestas noites...? (Livros, BD, colectâneas)

Iniciado hoje:

Sobre a liberdade:

Grande clássico!

:great:
É uma maravilha. Faz-nos voltar à infância e lembrar-nos como sentíamos: Como o mundo era grande e livre de interdições.

Na minha opinião este é ainda melhor:

Ambos excelentes…

Sem computadores, Internet e telefones celulares… Com redes sociais físicas!

Só me ocorre dizer o costume, que são «diferentes».
Como li o primeiro antes do segundo, acabou por me marcar mais.
Acho que o segundo é mais elaborado, é como que um desenvolvimento do primeiro (cuja história tem um fim efectivo, a partir dali já não há lugar a tantas aventuras) aborda outros temas, antecipa até o On The Road e outros, ou não fosse Clemens um visionário.
Mas já que se comenta estes, nunca é de mais referir outros: Great American Novel - Wikipedia
(para quem se interessa por assuntos datados)

Eu colecciono enciclopédias.
A última que adquiri foi a Britannica, nova, a última edição.
Custou uma pipa de massa.
Ontem comprei essa mesma enciclopédia, mas a edição 1981 (em bom estado), por… 28 euros.
33 volumes por 28 euros. f***-**.
Vou oferecê-la a um mano meu.
E finanalmente consegui encontrar uma edição bem conservada da História de Portugal, de Damião Peres.
E acho que, assim, tenho todas as HP.

Também tens a enciclopédia Larousse?

Sim. Enciclopédias desse tipo tenho estas: Larousse (a versão que saiu semanalmente, não a mais recente), Funk & Wagnalis, Britannica, Activa Multimédia, Alfa Estudante, International, Colliers, Casa da Moeda, Universal, Grollier, Luso-Brasileira e Biblioteca Circulo de Leitores.

E depois tenho várias temáticas (da Saúde, de Portugal, etc.).

Ando a ler Meditations do imperador marco aurelio ( mas muito devagar, tem partes incrivelmente aborrecidas. Acho até que vou pôr de parte para tempos mais calmos ) e uma colecção dos descobrimentos portugueses de josé manuel garcia.

E hoje na fnac comprei este, que já tem 9 anos mas que não fazia a minima ideia que existia:

Comecei este, mas não tenho tido tempo para olhar para ele:

Se quiseres recomendações de livros sobre a história da Pátria, avisa (daqueles que, entenda-se, acariciam o ego lusitano).

Sim, agradeço. Queria agora aproveitar que estou a ler a colecção que referi em cima e continuar na senda. Já li conquistadores do Crowley e Afonso de Albuquerque, o cesar do oriente.

Ponho aqui alguns títulos mais tarde.
Essa colecção é uma feita de livros finos? Uns 8 ou 9.
Tenho, mas ainda não a li.

Sim é essa. Acho que andou a sair com o publico há uns tempos.

Eu só aconselho livros que eu tenha lido.

A Consciência Nacional Portuguesa, de Martin de Albuquerque.
História Diplomática de Portugal, de Soares Martinez.
Nuno Álvares Pereira, de Jaime Nogueira Pinto.
Portugal na História da Europa e do Mundo, de Malyn Newitt (livro fantástico, incompreensivelmente pouco conhecido).
O Império Português, de Russel-Wood (saiu no Natal).
O Império Marítimo Português, de Charles Boxer (clássico).
História da Expansão e do Império Português, de João Paulo Oliveira e Costa.
Mare Nostrum, de João Paulo Oliveira e Costa.
Construtores do Império, de João Paulo Oliveira e Costa (acabei de o ler há 1 semana, saiu há 2 ou 3).
Identificação de um País, de José Mattoso (uma parte considerável da obra versa sobre elementos que não entusiasmarão a maioria, é verdade).
Afonso de Albuquerque, de Elaine Sanceau (autora que veio a Portugal e decidiu ficar).
Vasco da Gama, de Elaine Sanceau.
The Last Crusade,The Epic Voyages of Vasco da Gama, de Nigel Cliff.
1415, A Conquista de Ceuta, de João Gouveia Monteiro.
The First Global Village, How Portugal Changed the World, de Martin Page.
Homens, Espadas e Tomates, de Rainer Daehnhardt.
O Héroi Português da I Guerra Mundial, de Francisco Galope.

Tenho livros sobre praticamente todas as épocas da história de Portugal. Se quiseres sobre alguma época em específico, ou evento, diz qualquer coisa.

:great:

Do Rainer Daehnhardt tenho ‘As Ilhas Selvagens Disputadas no Jogo Geoestratégico’, já o ando para ler há uns 2 anos mas ainda não calhou, tenho-o numa casa de familia à qual não vou muitas vezes. O livro também não é caro por isso acho que vou comprar outro senão nunca mais o leio.

Entretanto, e por acaso, consegui avançar umas 100 páginas.

Sent from my Redmi 3 using Tapatalk

Por curiosidade, vocês optam sempre por comprar os livros ou tentam outros meios para não gastar tanto pastel?