Sem computadores, Internet e telefones celulares… Com redes sociais físicas!
Só me ocorre dizer o costume, que são «diferentes».
Como li o primeiro antes do segundo, acabou por me marcar mais.
Acho que o segundo é mais elaborado, é como que um desenvolvimento do primeiro (cuja história tem um fim efectivo, a partir dali já não há lugar a tantas aventuras) aborda outros temas, antecipa até o On The Road e outros, ou não fosse Clemens um visionário.
Mas já que se comenta estes, nunca é de mais referir outros: Great American Novel - Wikipedia
(para quem se interessa por assuntos datados)
Eu colecciono enciclopédias.
A última que adquiri foi a Britannica, nova, a última edição.
Custou uma pipa de massa.
Ontem comprei essa mesma enciclopédia, mas a edição 1981 (em bom estado), por… 28 euros.
33 volumes por 28 euros. f***-**.
Vou oferecê-la a um mano meu.
E finanalmente consegui encontrar uma edição bem conservada da História de Portugal, de Damião Peres.
E acho que, assim, tenho todas as HP.
Sim. Enciclopédias desse tipo tenho estas: Larousse (a versão que saiu semanalmente, não a mais recente), Funk & Wagnalis, Britannica, Activa Multimédia, Alfa Estudante, International, Colliers, Casa da Moeda, Universal, Grollier, Luso-Brasileira e Biblioteca Circulo de Leitores.
E depois tenho várias temáticas (da Saúde, de Portugal, etc.).
Ando a ler Meditations do imperador marco aurelio ( mas muito devagar, tem partes incrivelmente aborrecidas. Acho até que vou pôr de parte para tempos mais calmos ) e uma colecção dos descobrimentos portugueses de josé manuel garcia.
E hoje na fnac comprei este, que já tem 9 anos mas que não fazia a minima ideia que existia:
Sim, agradeço. Queria agora aproveitar que estou a ler a colecção que referi em cima e continuar na senda. Já li conquistadores do Crowley e Afonso de Albuquerque, o cesar do oriente.
A Consciência Nacional Portuguesa, de Martin de Albuquerque.
História Diplomática de Portugal, de Soares Martinez.
Nuno Álvares Pereira, de Jaime Nogueira Pinto.
Portugal na História da Europa e do Mundo, de Malyn Newitt (livro fantástico, incompreensivelmente pouco conhecido).
O Império Português, de Russel-Wood (saiu no Natal).
O Império Marítimo Português, de Charles Boxer (clássico).
História da Expansão e do Império Português, de João Paulo Oliveira e Costa.
Mare Nostrum, de João Paulo Oliveira e Costa.
Construtores do Império, de João Paulo Oliveira e Costa (acabei de o ler há 1 semana, saiu há 2 ou 3).
Identificação de um País, de José Mattoso (uma parte considerável da obra versa sobre elementos que não entusiasmarão a maioria, é verdade).
Afonso de Albuquerque, de Elaine Sanceau (autora que veio a Portugal e decidiu ficar).
Vasco da Gama, de Elaine Sanceau.
The Last Crusade,The Epic Voyages of Vasco da Gama, de Nigel Cliff.
1415, A Conquista de Ceuta, de João Gouveia Monteiro.
The First Global Village, How Portugal Changed the World, de Martin Page.
Homens, Espadas e Tomates, de Rainer Daehnhardt.
O Héroi Português da I Guerra Mundial, de Francisco Galope.
Tenho livros sobre praticamente todas as épocas da história de Portugal. Se quiseres sobre alguma época em específico, ou evento, diz qualquer coisa.
Do Rainer Daehnhardt tenho ‘As Ilhas Selvagens Disputadas no Jogo Geoestratégico’, já o ando para ler há uns 2 anos mas ainda não calhou, tenho-o numa casa de familia à qual não vou muitas vezes. O livro também não é caro por isso acho que vou comprar outro senão nunca mais o leio.