O que é que lêem, nestas noites...? (Livros, BD, colectâneas)

Li isso há imenso tempo.
A memória faz-me perguntar, com espanto, como puderam atribuir um Prémio Nobel da Literatura a tal coisa!
Não que seja uma coisa propriamente má, mas o que não falta, não falta mesmo, são coisas imensamente melhores.

[member=17446]scanferr para WWII, recomendo-te este:

Fácil de ler, bastante completo, dá-te um panorama geral.

Por acaso estou a gostar bastante (mas não foi pela qualidade ou falta de qualidade deste livro que ele ganhou o Nobel… naturalmente; podendo-se discutir se as razões pelas quais o ganhou são válidas ou não, essas razões não são os livros que publicou).

O do Gilbert é o mais conhecido, mas eu prefiro um estilo diferente, mais explicativo e, sobretudo, menos cronológico. Neste caso, o do Andrew Roberts.
Se preferires o cronológico, o de Gilbert. Se gostas daquela escrita que remete para escritos de malta que participou, o do Max Hastings.
E há o do Beevor, que é similar ao do Roberts.
Sobre a II gm, eu devo ter lido aí uns 30 livros, e não estou a incluir os livros que tratam do nazismo, do comunismo, de Churchill, etc.
Gostei especialmente do Why the Allies Won, de Overy.

Roma República? Roma Império?
Sobre Roma, lê o SPQR (pré-República), de Mary Beard (comprei este no aeroporto de Amesterdão e li-o praticamente todo no caminho para o Qatar). Mas ela não se mete no assunto do declínio e queda. Sobre isto, li um há pouco tempo, e em português, que me pareceu bacano, mas não me recordo do nome do autor. Mais tarde, escreverei o nome do livro.
Se puderes ler a versão em inglês (versão abridged), ya, lê Gibbon (é uma obra de arte, o livro cujo estilo todos copiaram a partir daí), mas certos capítulos assentam em conclusões que investigações posteriores desacreditaram.
A biografia de Júlio César, de Goldsworthy, é fixe. Aliás este historiador já publicou aí uns 5 ou 6 livros sobre Roma.

Tratando-se dum prémio de [glow=green,2,300]Literatura[/glow]… Q.E.D.!

Sim, resta saber se só a escrita publicada pode ser literatura ou a cantada também, por exemplo :mrgreen:

Mas sinceramente estou-me a marimbar para o prémio Nobel :slight_smile:

Obrigado aos dois :great:

Comecei hoje. Bastante interessante, até agora.

Faz parte do plano nacional de leitura.

A ver se é desta que o concluo a leitura dos volumes de Em Busca do Tempo Perdido.
Já só falta ler 4.
Ya, 4.
Shit.

Força.

Tenho de arranjar este…ando a ler o da 2.º Guerra Mundial…

O livro do Cavaco.

Em Busca do Tempo Perdido, vol 4.

Liberty or Death, livro sobre a Revolução Francesa.

Vou começar este:

É um livro um bocado maçador mas que vale a pena. Se compraste a versão condensada como diz nessa capa provavelmente fizeste bem, vais ler o essencial sem as partes mais maçadoras.

Já és a 2.º pessoa que me diz o mesmo, que o livro é algo aborrecido, comprei a versão não condensada.

O conteudo da historia do buffett é bom e não é mal escrito, digo que é maçador porque a autora perde muito tempo a contar também a historia do tio do primo da prima e do piriquito. Simplesmente conta coisas que quem compra uma biografia do buffett não me parece que esteja interessado em saber.

Não sei porque é que insistem em sugerir livros do Martin Gilbert, lá porque é considerado um dos mais importantes historiadores ingleses e escreveu livros de qualidade que eu tenho na minha biblioteca pessoal não quer dizer nada.

Pior é a quantidade de fotografias, mapas e experiências que coloca no seu livro sobre a segunda guerra mundial, estes historiadores brilhantes estragam a leitura a qualquer um.

:mrgreen: