O que é que lêem, nestas noites...? (Livros, BD, colectâneas)

Na sequência das eleições presidenciais nos EUA, comecei a ler um dos melhores estudos sobre os movimentos extremistas norte-americanos. Leitura indispensável para quem se interesse pelas raízes ideológicas do fenómeno populista, xenófobo e autoritário corporizado por Donald Trump…

Já mandei vir a 9,60 pela wook.
Mas está sujeito a confirmação, deve demorar uma eternidade a chegar.

Também vou mandar vir Digital Bank de Chris Skinner. Vou à fnac ver conseguem mandar vir rápido. Se não mando vir do bookdepository , mas novamente demora uma eternidade.

Quando vi usados à venda online desconfiei que algum colega tivesse vendido o dele…

Insustentável leveza do ser :green_heart:

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Grande livro.
(não percam tempo com o filme)

Eu estava mesmo a pensar ver o filme depois de acabar o livro (pfv sem spoilers). É assim tão mau? até está bem cotado no imdb

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Se acabares o livro primeiro até pode não haver espiga.
Mas o filme é uma enorme seca. O autor do livro exigiu que o livro fosse seguido o mais à letra possível, pelo que o filme saiu longuíssimo. Juntando a isso não haver grande acção… …
Aproveita-se o hardware feminino, mas não deixa de ser uma seca enorme.
Vale muito mais a pena ler mais livros do mesmo autor. Há outros que são tão bons como esse.
(tanto quanto me lembro, li quase todos nos anos 80)

Acabei ontem de ler ‘como assaltar um banco’, gostei do genero e vou comecar a ler Freakonomics - steven levitt

“Processo” de Franz Kafka.

Grande livro!

Outro dos bons.

. A biografia de D. João IV, da colecção Reis de Portugal.
Tenho a colecção inteira, mas ainda só li cerca de 1/3 dela. O seu valor é inegável, particularmente se considerarmos os volumes que tratam de reis desconhecidos. O seu principal defeito não pode ser menosprezado: parece que cada autor foi incumbido de produzir uma biografia laudatória.
Até o Cardeal D. Henrique passa por um monarca que fez tudo o que era possível para evitar que o reino fosse engolido pelo primeiro dos Filipes.
Esperava muito mais da biografia de D. Pedro V (este nosso rei escreveu e escreveu e escreveu…).
Adorei as de D. Afonso Henriques, D. João I, D. Dinis e D. Carlos (trabalho soberbo da parte de Rui Ramos). Achei medíocres as de D. Manuel I e de D. Manuel II.
A do Cardeal apresenta um ponto de vista muito difícil de aceitar. A do D. Sebastião revela algumas das ideias inovadoras que o rei tentou implementar.

. A biografia de Mota Pinto, de João Pedro George (como este gajo trata a Língua Portuguesa tão bem, com uma escrita erudita mas não pomposa, ou seja, não complica, não arrasta as frases, nem se serve de termos que se salientam pelo seu aparato, e a dimensão às vezes considerável de algumas frases, especialmente as que narram diálogos, são arrumadas como deve de ser). Só estou a ler isto por causa do autor, admito.
Quem me dera que o JPG escrevesse uma biografia de Sá Carneiro!!

Terminei há dias a leitura de uma biografia de Marcello Caetano: horrível. Fujam daquela porcaria.
Escrita por um académico brasileiro cujo pai admirava Caetano, a verdade é que a obra, que doutorou (!!!) o autor, está lotada de erros e inferências incrivelmente imbecis.
Quem nunca leu nada sobre Caetano e decidir, para preencher esse vazio, começar por aqui está a enfiar lixo na cachimónia.
Uma vergonha um professor universitário doutorar-se à conta de uma tese cheia de intrujices.
O gajo erra escandalosamente em dados sobre pessoas que estão vivas, que são super conhecidas, por exemplo.

Já acabei. Deu luta, mas é preciso ver que o li a conta-gotas, no autocarro (e agora há pouca luz para ler), com outra leitura pelo meio.
O livro está bem engendrado (se fosse estrangeiro era um sucesso), mas pode ser algo fastidioso para alguns.

Ando a ler estes:

E a seguir começo com a arte da guerra, também maquiavel. E ‘bye bye banks’ que finalmente chegou :mrgreen:

Adoro ler, leio quase qualquer coisa (menos biografias)
Agora ando a moer este.
A minha namorada ofereceu-me pq nao perco um program do Jim Al-Khalili na BBC.
Mas devo dizer que os programas dele (como seria de esperar) sao muito mais acessiveis que os livros.
Por vezes tenho de ler 2x mesma pagina, mas e um topico fascinante mesmo pra mim q nao tenho qq formacao de quimica/biologia ou fisica

Nos últimos anos a internet, as redes sociais, o trabalho e afins retiraram-me drasticamente hábitos de leitura que tinha quando era mais jovem. Houve tempos onde um livro era devorado em poucos dias, hoje em dia chego a demorar meses a terminar um livro. Foi o caso deste (acho que já cá tinha postado):

Entretanto, e numa tentativa de voltar a ganhar hábitos sólidos de leitura, comecei este:

Fiquei surpreendido pela escrita densa do autor, com um estilo marcadamente de texto filosófico, com referências constantes a Lacan e Kant (sobretudo o primeiro). Muito interessante, mas não de leitura fácil.

Estou ainda “de roda” destes de dois autores favoritos:

“Adeus às Armas” gostei :great:

Isso é uma obra prima consagrada.

Estou a ler um dos livros mais polémicos da segunda metade do Século XX:

Ora bem, isto anda confuso:

Que recomendas para primeiro livro sobre a WW2? E sobre o Império Romano? O The History of the Decline and Fall of the Roman Empire ainda é actual?