Óbvio que não levo a mal e se calhar até concordo.
Eu com aquilo não queria dizer que estava a ter dificuldades… Eu estou a conseguir lê-lo bem e a bom ritmo, mas é, claramente, uma sensação diferente e um tipo de escrita com a qual nunca tinha tido contacto. Só isso. Deve ser uma questão de me habituar.
Agora… Não tenho dúvidas que colegas meus que não têm o hábito da leitura vão ter problemas em ler o livro! Isso é certinho.
comecei a ler saramago com a jangada de pedra obra em que a península ibérica se separa do resto da europa, parece interessante disse o user do fórum mas o interesse está como nas outras obras na construção das personagens e os seus dramas pessoais, mais do que o enredo propriamente dito assim é com o memorial do convento ou com o meu preferido as intermitências da morte cujo capítulo final ainda me arrepia
tem paciência. com o tempo vais abstrair-te da questão da pontuação e serás completamente absorvido pela estória e pelo ambiente que ele consegue criar.
admito que adoro Saramago. imaginação sem limites e “cenários” que me cativam brutalmente. neste campo específico gostei particularmente do “Todos os Nomes”. sombrio, monótono, pobre. fantástico. :mrgreen:
mas como já te disseram, talvez os melhores para começar sejam “A Viagem do Elefente” ou qualquer um dos “Ensaios” (Lucidez ou Cegueira) ou ainda “As Intermitências da Morte”. este último tem passagens de pura comédia com muita (mesmo muita) qualidade.
depois terás tempo (e vontade, acredito) para chegar a maravilhas como “O Ano da Morte de Ricardo Reis” ou “Levantado do Chão”.
não desistas. um dia virás aqui agradecer. tenho a certeza. ;D
Actualmente fiz um stop nos pilares da terra e nos policiais e voltei de novo para o fantástico.
P.v. Brett com the painted man e o the desert spear. Ja tinha lido mas como vai sair agora o 3o vol. Achei por bem relembrar a história do início ao fim.
Atenção que a patroa lá de casa encomendou um livro do 1984 na Bulhosa e o livro que veio foi um género de “Manual de Apoio” como aqueles que se compram para interpretar os Maias ou os Lusíadas ehehe
Já tinha lido o admirável mundo novo e gostei, espero poder vir a reler na versão original.
Este Doors of Perception é um livro muito diferente, basicamente é um trip report de uma experiência do Huxley com mescalina, um alucinogénico presente em algumas espécies de cactos.