Os projetos não se mudam com um clique. O de Godinho Lopes, sou levado a pensar, nunca existiu. Estou convencido de que menos existirá agora.
Quando se candidatou à presidência do Sporting, e após a eleição em Março de 2011, Godinho Lopes (GL) trazia um projecto desportivo que passava pelas presenças de Luís Duque e Carlos Freitas, acreditando que sabiam o caminho do sucesso, e Domingos, o rosto para liderar a equipa.
Saíram muitos jogadores dando sequência à vassourada e ao cheque prometido por Duque e suportado por GL. Entraram 16 jogadores no início da época, mais três em Janeiro. Os resultados não apareceram, oito meses depois Domingos saiu.
Entrou Sá Pinto. O projecto continuava e os resultados sem aparecer. Apesar de tudo, segundo GL, tinha-se encontrado o treinador para o triénio.
O Sporting perde a final da Taça e Sá Pinto renova por mais uma época, com poderes reforçados. Mantendo o mesmo rumo desportivo, o plantel é reforçado com seis jogadores.
Sá Pinto sai à sexta jornada, com apenas duas vitórias em nove jogos.
Dois treinadores despedidos e 24 jogadores estrangeiros que entraram em 18 meses de mandato. GL demora na escolha do novo treinador e Oceano, interinamente, suporta os desaires.
O projeto nunca existiu
A 22 de Outubro os homens que GL escolheu para gerir o futebol são afastados. Duque e Freitas saem em silêncio. A 24 finalmente é anunciado Vercauteren. O futebol passa a ser liderado apenas pelo presidente. Em entrevista, promete redefinir a estratégia e o projecto. Segundo o próprio, andou durante 18 meses a conhecer o clube (??) e descobriu o seu ADN: a Formação.
A formação faz parte do ADN do clube e tem de chegar de maneira diferente ao futebol profissional, afirmou. Para isso escolhe um treinador e acerta com ele até ao final da época! Se ganhar tem direito a mais um ano. Que trabalho espera Vercauteren.
Entretanto o Sporting tem custos com pessoal na ordem dos 42 milhões de euros (23M em 08/09; 23M em 09/10; 29M em 10/11) e prejuízo de 46 milhões no ano 11/12.
Os projectos não se mudam com um estalar dos dedos nem se constroem com esta facilidade, ainda para mais com uma inversão desta natureza.
Isto leva-me a pensar que o projecto nunca existiu, era apenas esperar que a bola entrasse e as vitórias surgissem. E muito menos existirá agora.
O que é um projecto que aposta na formação?
É algo que se diz porque o projecto anterior falhou?
É algo que se diz porque não há mais nada para dizer?
É algo que se diz porque é preciso ganhar tempo e fica sempre bem dizer que a aposta é na formação?
É algo que se diz para afastar a contestação e esperar que a presença de Vercauteren altere o estado das coisas?
Ou é algo que deve ser pensado, estruturado e devidamente enquadrado quer em termos organizativos quer nos meios para a sua aplicação prática? Não conheço uma forma diferente desta última (mas se calhar há!), seja qual for a estratégia ou projecto.
Com mandato até 2014, como será a estratégia daqui para a frente?
Como vai ser posto em prática o novo projecto? Como será a inclusão de jovens da formação no plantel?
Depois de 25 jogadores estrangeiros contratados, a maioria com contratos longos, o que fazer? Rescindir com os que possa, vender os que consiga e manter os que interessam?
Numa altura de dificuldades, não tendo as receitas necessárias, reduzir custos é obrigatório. Mesmo depois de terem aumentado de 29 milhões em 10/11 para 42 milhões.
Tentar manter a competitividade incluindo jovens no plantel nunca é fácil. Serão muitos os desafios do presidente do Sporting Clube de Portugal, o novo homem forte do futebol.
P.S. Bom discurso de Vercauteren na apresentação, na antevisão e após o jogo. Sereno, objectivo e consciente do que veio encontrar. Não chega e ele sabe. Tem muito trabalho pela frente.
Pode não ter sido um grande DD, mas daí a ter feito mal ao Clube vai uma grande distância. Além disso, o passado que teve como jogador e capitão fala por ele.
Já começam as velhas questões… porque veio do porto, e não é sportinguista, e é infiltrado…
… É verdade, Sinceramente mal posso esperar pelas proximas eleições, detesto dar razão aos que desde o inicio do mandato diziam que nao iria resultar, mas algo não está a resultar.
Quem é que veio do Porto e é infiltrado? O Pedro Barbosa ou o último treinador principal? :whistle:
Pois, é sempre assim, uns são filhos, outrs são filhos da outra…
O Pedro Barbosa, ao seu estilo langão, foi dos jogadores mais finos que vi passar no Sporting. Tecnicamente, coloco-o acima de qualquer outro que tenha visto jogar, e esta frase não é para provocar qualquer hype. Domínio de bola como o dele, só um senhor chamado Zinedine tinha superior…
Eu sei disso, e é isso que usam para minar os seus argumentos. Por outro lado, provavelmente as mesmas pessoas são capazes de esquecer que Sá Pinto foi formado no mesmo clube… não que isso seja relevante, mas que se utilize um critério uniforme, mesmo quando o argumento é do “bota-abaixo”…
Este “animal” foi o jogador mais requintado que o Sporting teve, desde que eu tenho memória. Nem Figo nem Ronaldo tinham o domínio de bola deste senhor. O problema dele é que não tinha nem velocidade, nem empresário, mas o seu critério no toque de bola era capaz de fazer maravilhas pela actual equipa…
E sempre foi dos mal-amados porque não dava beijocas no símbolo nem mandava cartas de amor às claques… :think:
utilizo esta citação somente por ser a mais perto e contribui para o sentido que quero dar . Nao me refiro aos users em questao ou a algum comentario efectuado aqui pois nem li o topico todo . refiro-me à generalidade da vida Sportinguista
Só começaram a “inflamar” com a sua ( PBarbosa ) formação jovem e clubismos depois de ter dito o que disse contra esta direcção … ai os da trupe aparecem com as insinuações contra a pessoa simplesmente para denegrir
Todos os que falem contra a direcção são alvos dos seus meninos
Fazia falta fazia. Quero-o a ele e ao trio maravilha que fazia com o bentolas e o rui jorge bem longe de alvalade. Basta rever com atencao o que se passou no fim da epoca da final da uefa, inicio da seguinte e fim da seguinte. Rui jorge e barbosa afastados por peseiro, pressoes internas contra peseiro desde o inicio da epoca seguinte, subida do bentolas e afastamento inexplicavel de beto e sa pinto. Eles os 3, repito, que se mantenham bem longe