O negócio Bruma

Atendendo às circunstâncias não posso deixar de considerar que a venda de Bruma ao Galatasaray foi um bom negócio para o Sporting, num processo muito complicado onde o único reparo que tenho a fazer ao Presidente Bruno de Carvalho, é o facto de não ter conseguido a renovação antes do Mundial de sub-20, mas mesmo aí tenho de admitir que ele não poderia obrigar o jogador a assinar e tudo indica que os mentores desta novela tudo fizeram para prolongar as negociações, conscientes que estavam da possibilidade do jogador sair ainda mais valorizado da Turquia.

O que mais me espantou neste processo foi a vitória do Sporting na CAP, pois havia a possibilidade de FC Porto e Benfica estarem por de trás desta trapalhada, ou pelo menos na expectativa do desfecho da mesma, sabendo-se que nestas coisas o Sporting é geralmente comido nas calmas.

Desta vez não foi assim e ao ser dada razão ao Sporting eu cheguei a pensar que a renovação do contrato seria a solução mais provável, pois duvidava que aparecesse um clube disposto a pagar ao Sporting dinheiro que se visse, por um jogador que mesmo que seja uma grande promessa, ainda tem muito que provar.

Felizmente o Galatasaray chegou-se à frente, evitando ao Sporting os problemas inerentes à reintegração de um jogador que não iria ter um ambiente fácil nas bancadas de Alvalade e que poderia “bichar” um grupo que aparenta estar cheio de saúde.

Os números do negócio são realmente impressionantes, principalmente para o jogador e explicam a sua súbita vontade de deixar o Sporting, e as pressões que sofreu dos seus representantes neste processo, pois eles seguramente também sacaram o seu.

É claro que me parece que desportivamente para o Bruma teria sido melhor ficar mais uma ou duas épocas no Sporting, até ter condições para se transferir para um clube de outra dimensão e para jogar num campeonato de primeira linha, mas também ninguém me garante que ele chegaria lá, nem que não o consiga no Galatasaray.
9 milhões mais o que ainda pode vir parece-me ser um bom negócio para o Sporting, que não está em condições financeiras para correr o risco de daqui a um ano perder o jogador por tuta e meia, em nome de uma guerra declarada aos comissionistas, que faz sentido mas que deve ser feita com racionalidade, porque a verdade é que temos de viver com esta gente, é preciso é saber impor as nossas regras e não esquecer que há mais brumas em Alcochete, como é o caso de Moreto Cassamá, que por acaso também é representado pelo já famoso Catio Baldé.

Enfim foi o desfecho possível, eu diria mesmo o ideal dentro das circunstâncias deste caso, mais um onde Bruno de Carvalho merece o meu aplauso.

8.5 Milhões? Não são 10 + 3 (objectivos) + 25% das mais valias de uma futura venda?

Comunicado
A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD, informa ter chegado a acordo com o Galatasaray para a transferência do jogador Armindo Tué na Bangna “Bruma”.

A transferência foi feita pelo montante fixo de dez milhões de euros e variável de três milhões de euros, dependendo da performance desportiva do Galatasaray.

O Sporting manterá na sua titularidade 25 por cento da mais-valia numa futura transferência de Bruma.

Lisboa, 3 de Setembro de 2013
O Conselho de Administração.

Peço desculpa pelo double post mas…

Pode ter a ver com a % do passe
So o To-Mane pode explicar o que quer dizer com aqueles 8,5

SL

Pelo que se sabe o Sporting só tem 85% do passe

o to mane disse 8,5M porque o SCP não tem os restantes 15%

É esperar pelo proximo relatorio e contas

SL

os 15% devem ser do chulo do Baldé…

Mas com a aprovação da reestruturação em assembleia o Sporting não assegurou o resto do passe? Tinha ideia que sim, mas se calhar tens razão.

Pois. O Jogo hoje tem um artigo com a referência às comissões/percentagens de terceiros associadas. Não sei se os 10 não serão já “limpos” das partilhas com o encarregado.

Com a reestruturação, o Sporting assegurou o retorno dos passes cedidos à Holdimo ( penso que uma percentagem do Bruma foi assegurada, sim ), não aos que pertencem a terceiros.

Mas o comunicado pode referire-se so ao que recebe o clube?
Vou esperar pelo relatorio e contas.

SL

Lion73, isso foi o que também li, alias também coloquei um recorte como esse aqui no FORUM no tópico do Bruma do jornal o jogo.

De facto é a única maneira de se saber com clareza (agora, já que noutros tempos até isso era manipulado).

O Bruma depois do acordo com a Holdimo era 100% do Sporting Clube de Portugal!

http://ligapolemica.com/sporting/recuperámos-percentagens-de-bruma-ilori

http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=3288157

Penso que está esclarecido entao

SL

Certo apenas, é que recuperamos os 50% que a Holdimo tinha de Bruma.

Agora se ficamos a ter 100%, 90% ou 85% do passe, só o R&C, Bruno de Carvalho ou Godinho Lopes nos poderão esclarecer. Oficialmente creio que não há nenhuma informação de que Catio Baldé ou Pini Zahavi detivessem alguma % do passe.

O recorte que coloquei aqui… é o teu. :mrgreen:

O que o Presidente disse foi que o negócio com a Holdimo permitiu a recuperação de importantes percentagens de passes de vários jogadores, isso da totalidade do passe parece-me ser o jornalista a extravasar.

Eu ouvi recentemente o Baldé a negar ter exigido ficar com 10% do passes afirmando que já detinha essa percentagem, e atambém já li por aí que o Zahavi também tinha uma fatia, gostava de saber é o que é que estes gajos fizeram para ganharem 1,5 milhões de euros neste negocio :wall:

Lion73, não interessa nem reparei, sei que coloquei hoje, dois recortes do jornal o jogo, mas nem sei se foi esse ou não, mas se foi, não tem mal algum, desde que sirva para nos ajudar a todos é o importante! :great:

Excelente negócio…e uma hiper vitoria do nosso presidente.