o motivo de todas as preocupações!

http://www.sporting.pt/Info/DepartamentoMedico/info_direccaoclinicaindex.asp

Não compreendo o porquê de tanta lesão.

Espero que todos regressem rapidamente mas principalmente o Douala, pois ele é uma das nossas ‘chaves’ para a conquista de pontos.

Os centrais também espero que recuperem caso haja MAIS UMA lesão no Polga ou Tonel não temos ninguém a não ser o Garcia que nos últimos anos tem jogado adaptado à direita.

Má preparação física é o que pode tar em causa nestas lesões todas porque não é normal tanta lesão no início da temporada… :evil:

Para além das lesões, facto já de si muito perturbador, penso que a equipa apresenta um ritmo competitivo muito baixo, isto se tomarmos em linha de conta que iniciou a sua preparação mais cedo devido à disputa da 3ª fase das eliminatórias da CL.
Vejo alguns jogadores “a dar o berro” a 10 ou 15 minutos do fim, facto que aconteceu com o Belém, na Madeira e contra os orcs.
Não me parece que esteja a haver uma boa resposta dos atletas ao regime de cargas que foi instituído por quem ministra a preparação física. Esperemos que este factor seja corrigido e que na Suécia contra o Halmstads, um jogo que se prevê muito físico, haja uma melhor resposta neste domínio senão vamos passar por momentos desagradáveis, ai vamos, vamos!

no arranque alguns classificaram a preocupação com as lesões como excessiva e mais uma faceta da perseguição ao zé pesudo.

As lesões em cascata mantêm-se, é estranho ser só azar mas pronto.

Para mim é motivo de todas as alegrias se não vejamos. Uma equipa que tem fora do lote dos convocados jogadores como:
Beto
Edson
Carlos Martins
Custódio
Douala
Liedson

E, mesmo assim, apresenta um excelente onze formado por:
Nelson
Rogério, Tonel, Polga, Tello
Luis Loureiro
Sá Pinto, Moutinho, Wender
Deivid, Pinilla

Com jogadores no banco como, Miguel Garcia, Nani, João Alves e Varela.

Digam-me lá se isto é motivo para preocupações?
Isto é sinal de um plantel fortíssimo que nos vai dar muitas alegrias!

Para além das lesões, facto já de si muito perturbador, penso que a equipa apresenta um ritmo competitivo muito baixo, isto se tomarmos em linha de conta que iniciou a sua preparação mais cedo devido à disputa da 3ª fase das eliminatórias da CL. Vejo alguns jogadores "a dar o berro" a 10 ou 15 minutos do fim, facto que aconteceu com o Belém, na Madeira e contra os orcs. Não me parece que esteja a haver uma boa resposta dos atletas ao regime de cargas que foi instituído por quem ministra a preparação física. Esperemos que este factor seja corrigido e que na Suécia contra o Halmstads, um jogo que se prevê muito físico, haja uma melhor resposta neste domínio senão vamos passar por momentos desagradáveis, ai vamos, vamos!

Isso normalmente é bom sinal, pode querer dizer que os jogadores- ou a maioria deles- vai estar no alto da sua forma fisica no momento crucial da época, na 2a volta do campeonato.

De qualquer maneira, melhor assim que estarem agora todos no “ponto” e “rebentarem” na parte final da época, o que aconteceu o ano passado(tb pelos muitos jogos, claro).

uma coisa é estar em baixo de forma, outra é estar lesionado.

Que alguns jogadores não estejam no “ponto” não é sinal de preocupação, aliás pode ser algo pensado e planeado.

Existir um hospital de campanha recheado a cada semana é que já não fará certamente parte de qualquer planificação.

O único jogador que deu o estoiro, no último jogo, foi o Rogério.

A única pergunta que faço é: quem é o responsável pela preparação fisica da equipa, depois da saída do Aroso? (o Eduardinho :mrgreen: ?!)

Era interessante saber, na equipa técnica, quem tem essa responsabilidade, ou à boa maneira portuguesa, a responsabilidade vai passar ao lado… por outro lado, outro ponto interessante que reparei no jogo com o Benfas, é que os jogadores agora aquecem como querem, ao invés do ano passado em que o Aroso é que monotorizava e coordenava o aquecimento dos suplentes.

Agora é mais na base do, “aquece rapaz… como quiseres…”

bonitácio, a responsabilidade é pelo que sei do peseiro a meias com um dos seus técnicos. Peseiro referiu que tem formação para poder lidar com a preparação e acho que alguém aqui referiu que um dos adjuntos também a tem.

Se é a melhor opção ou não isso é outra questão já aqui muito discutida… na minha opinião um treinador tem de controlar e aprofundar tantos promenores que se justifica que entregue a preparação física a alguém directamente incumbido de a gerir de acordo com o definido por todo o plano técnico de uma época.

Esta situação faz-me lembrar algo que todos certamente já vimos cá no nosso portugalzinho em empresas: os directores disto que são directores disto, daquilo e do outro, acumulando funções atrás de funções, responsabilidades atrás de responsabilidades. Aqui e ali até gera bons resultados localizados, no tempo e no contexto. Mas à medida que o tempo passa os buracos e a desorganização começam a surgir pois o cobertor nunca consegue tapar todos os pés, um dia tem 24 horas e o homem é falível e tem limites. Até o prof. Marcelo.

O Peseiro disse claramente no início da época que o Sporting não tinha preparador físico e que essa tarefa ia ser desempenhada por ele.
Não vejo qual é o stress.

Antes de atacar a preparação fisica dos jogadores do SCP é preciso perceber as razões porque os jogadores estão lesionados.

O Liedson, segundo o pasquim do norte apresenta queixas num joelho, o que salvo melhor opinião, parece-me ser uma lesão de origem traumática e não consequência do tipo de preparação da equipa.

O Douala apresenta mialgias de esforço, o que me parece ser do foro muscular e aqui fica a dúvida se a causa desta lesão tem a ver com a preparação ou com o próprio jogador.

Custódio e Beto sofreram lesões traumáticas, o primeiro no joelho o segundo no perónio, pelo que acho dificil imputar responsabilidades à preparação fisica do SCP.

O Semedo teve uma rotura muscular na zona abdomina quando treinava na selecção, que imagino tem preparador fisico.

O Carlos Martins já nos habituou às suas lesões constantes, o que me faz inclinar mais para uma debilidade fisica deste jogador do que outra coisa qualquer.

O Edson é um caso a avaliar, espero que não sofra do mesmo mal do C.Martins.

Perante este cenário, acho um exagero o ataque que já começou a ser feito à preparação fisica do SCP. Começou-se a falar da falta de um preparador fisico na equipa, que não é verdade, estão lá pelo menos 2, e a partir daí, tal como uma bola de neve, a cada lesão na equipa, esta foi crescendo sem que as pessoas sequer tenham o cuidado de verificar a origem das lesões.

Olhem para os outros clubes e vejam que todos tem problemas de lesões, não somos só nós a sofrer com este problema.

Segundo alguém disse no fórum, as lesões de origem tramuática, evitam-se não realizando certo tipo de treinos. Ou fazer treinos adequados a cada tipo de jogador. Se assim for, é imputável que a responsabilidade seja da preparação física.
Mas corrijam-me se estiver errado.

Olhem para os outros clubes e vejam que todos tem problemas de lesões, não somos só nós a sofrer com este problema.

Isso é verdade mas é tb um motivo pra cada vez mais tomar atençâo a esse aspecto. Quem melhor controlar o nr. de lesionados, quem tem mais vezes os jogadores operacionais pra jogar, tem vantagem sobre os outros.
E facilita a tarefa do treinas, que já nâo precisa de inventar/adaptar :wink:

Segundo alguém disse no fórum, as lesões de origem tramuática, evitam-se não realizando certo tipo de treinos. Ou fazer treinos adequados a cada tipo de jogador. Se assim for, é imputável que a responsabilidade seja da preparação física. Mas corrijam-me se estiver errado.

Não me parece que seja assim tão simples. Primeiro porque este tipo de lesões podem surgir a qualquer altura, principalmente durante um jogo, depois, certo tipo de treinos, principalmente com bola, não podem deixar de ser feitos, sob pena de prejudicar a preparação da equipa.

Quanto a mim este tipo de lesões tem a ver com sorte, vejam o exemplo do porco ontem, 2 jogadores para o estaleiro em lance normais de futebol. Quanto a isto nada há a fazer.

Olhem para os outros clubes e vejam que todos tem problemas de lesões, não somos só nós a sofrer com este problema.

Isso é verdade mas é tb um motivo pra cada vez mais tomar atençâo a esse aspecto. Quem melhor controlar o nr. de lesionados, quem tem mais vezes os jogadores operacionais pra jogar, tem vantagem sobre os outros.
E facilita a tarefa do treinas, que já nâo precisa de inventar/adaptar :wink:

Mas como é que se controla o nº de lesionados? Só poupando-os, o que não me parece a melhor maneira.
Outra forma é através da competência do departamento médico, sendo leigo na matéria, não me parece que estejamos mal servidos.

Mas como é que se controla o nº de lesionados? Só poupando-os, o que não me parece a melhor maneira. Outra forma é através da competência do departamento médico, sendo leigo na matéria, não me parece que estejamos mal servidos.

Eu tb sou leigo na materia e nâo tenho nenhuma receita magica pra dar.
Ha lesôes que sâo impossiveis de prevenir ou prever- tipo jogador leva pau num jogo- mas uma boa preparaçâo fisica parece-me a base de tudo. Um jogador que esteja bem fisicamente resiste melhor a qualquer tipo de “ataque”, dos adversarios no campo e/ou da sua ‘fraqueza’ fisica natural.

Se o Sporting está bem servido ou nâo, nâo sei. Espero que sim.
Se nâo estiver, devia estar. Há especialistas na materia que se podem contractar. E dinheiro nâo devia ser impedimento, uma pessoa dessas que faça bem o seu trabalho justifica sempre o ordenado que ganha.

já perceberam porque é que o nosso estádio tem uma clínica e não um pavihão? :mrgreen:

Antes de atacar a preparação fisica dos jogadores do SCP é preciso perceber as razões porque os jogadores estão lesionados.

O Liedson, segundo o pasquim do norte apresenta queixas num joelho, o que salvo melhor opinião, parece-me ser uma lesão de origem traumática e não consequência do tipo de preparação da equipa.

O Douala apresenta mialgias de esforço, o que me parece ser do foro muscular e aqui fica a dúvida se a causa desta lesão tem a ver com a preparação ou com o próprio jogador.

Custódio e Beto sofreram lesões traumáticas, o primeiro no joelho o segundo no perónio, pelo que acho dificil imputar responsabilidades à preparação fisica do SCP.

O Semedo teve uma rotura muscular na zona abdomina quando treinava na selecção, que imagino tem preparador fisico.

O Carlos Martins já nos habituou às suas lesões constantes, o que me faz inclinar mais para uma debilidade fisica deste jogador do que outra coisa qualquer.

O Edson é um caso a avaliar, espero que não sofra do mesmo mal do C.Martins.

Perante este cenário, acho um exagero o ataque que já começou a ser feito à preparação fisica do SCP. Começou-se a falar da falta de um preparador fisico na equipa, que não é verdade, estão lá pelo menos 2, e a partir daí, tal como uma bola de neve, a cada lesão na equipa, esta foi crescendo sem que as pessoas sequer tenham o cuidado de verificar a origem das lesões.

Olhem para os outros clubes e vejam que todos tem problemas de lesões, não somos só nós a sofrer com este problema.

Concordo, apenas mais uma achega, Douala tem mialgias de esforço porque antes do derby jogou na Costa de Marfim e naturalmente a sobrecarga de jogos tem como consequência isto, não me parece preocupante!

Os únicos casos que me deixam intrigado são os do Carlos Martins e o Edson, os outros são traumáticos e não há nada a fazer!

Basta ver o porco, com preparador físico, também tem muitos lesionados!

Em relação à forma dos jogadores, parece-me que a preparação física este ano é orientada para a equipa estar melhor fisicamente no fim do campeonato do que no ano anterior, isso já foi abordado pelo Peseiro mais do que uma vez, daí não achar estranho o actual momento de forma! :arrow:

Em relação à competência técnica dos técnicos para exercerem a função de preparador físico, enfim, no Sporting actual tudo é passível de crítica negativa, sejam os atributos técnicos, as motivações, a idade, etc, tudo se critica negativamente, ainda bem que a equipa ganha! :roll:

Antes de atacar a preparação fisica dos jogadores do SCP é preciso perceber as razões porque os jogadores estão lesionados.

O Liedson, segundo o pasquim do norte apresenta queixas num joelho, o que salvo melhor opinião, parece-me ser uma lesão de origem traumática e não consequência do tipo de preparação da equipa.

O Douala apresenta mialgias de esforço, o que me parece ser do foro muscular e aqui fica a dúvida se a causa desta lesão tem a ver com a preparação ou com o próprio jogador.

Custódio e Beto sofreram lesões traumáticas, o primeiro no joelho o segundo no perónio, pelo que acho dificil imputar responsabilidades à preparação fisica do SCP.

O Semedo teve uma rotura muscular na zona abdomina quando treinava na selecção, que imagino tem preparador fisico.

O Carlos Martins já nos habituou às suas lesões constantes, o que me faz inclinar mais para uma debilidade fisica deste jogador do que outra coisa qualquer.

O Edson é um caso a avaliar, espero que não sofra do mesmo mal do C.Martins.

Perante este cenário, acho um exagero o ataque que já começou a ser feito à preparação fisica do SCP. Começou-se a falar da falta de um preparador fisico na equipa, que não é verdade, estão lá pelo menos 2, e a partir daí, tal como uma bola de neve, a cada lesão na equipa, esta foi crescendo sem que as pessoas sequer tenham o cuidado de verificar a origem das lesões.

Olhem para os outros clubes e vejam que todos tem problemas de lesões, não somos só nós a sofrer com este problema.

Mas além dos casos que citas, houve outros.
Rochemback, mialgia, 1w de fora
Silva, problema muscular, 3d de fora
Loureiro, queixas musculares, 1w
Semedo, sendo o problema muscular, a lesão tanto pode ser do momento em que fez um exercício que não podia (culpa da selecção) como de uma fragilidade por impreparação (culpa do Sporting)
Deivid, tendão, 4d

Estes a juntar aos outros todos já é mais preocupante. Vamos aguardar.