o motivo de todas as preocupações!

Lembro-me de ler em qualquer lado, que a lesão do Edson já vem de trás, ele já tem aquele problema há muito tempo.

Lembro-me de ler em qualquer lado, que a lesão do Edson já vem de trás, ele já tem aquele problema há muito tempo.

O clube já negou essa possibilidade.

Este é um assunto que nenhum de nós possui dados suficientes para discuti-lo, de qualquer forma parecem-me realmente lesões a mais, e pelo menos contra os lamps pareceu-me que a equipa deu o berro

Para mim é motivo de todas as alegrias se não vejamos. Uma equipa que tem fora do lote dos convocados jogadores como: Beto Edson Carlos Martins Custódio Douala Liedson

E, mesmo assim, apresenta um excelente onze formado por:
Nelson
Rogério, Tonel, Polga, Tello
Luis Loureiro
Sá Pinto, Moutinho, Wender
Deivid, Pinilla

Com jogadores no banco como, Miguel Garcia, Nani, João Alves e Varela.

Digam-me lá se isto é motivo para preocupações?
Isto é sinal de um plantel fortíssimo que nos vai dar muitas alegrias!

Desculpa lá mas Deivid e Pinilla na frente não é nada que já me tenha dado muitas alegrias, espero que ainda venha a dar, mas a esperança às vezes não chega.

OK, eu não sou leigo (totalmente, devo dizer) na matéria e por isso impõe-se uma achega.
Há que distinguir as causas das lesões, tudo isto no que diz respeito ao grupo lesionados. Há, por outro lado, os processos de criação de resistências - aeróbica e anaeróbica - que distingue diferentes regimes pulsatórios, capacidades atléticas de fundo, ou picos, e as maneiras e modos como se incrementam, ou melhor dito, se manipulam essas “coordenadas”.
O que pretendi dizer é que, e não me estando a referir às lesões traumáticas causadas por acidentes fortuitos relacionados com o jogo, o aparecimento de lesões frequentes na musculatura dos atletas pode ser, não se pode dizer que é, resultante do modo como o regime de cargas físicas é administrado. Longe já vão os tempos onde se comia por tabela com doses iguais para todo o grupo e se programavam os famosos “picos de forma”, teoria hoje considerada obsoleta.
Daí ter associado os factos, lesões e cargas físicas, por me parecer que os ritmos de jogo do Sporting estão deficitários. E isso não implica, ao contrário do que vi escrito, que isso seja garante de que lá para o fim da época estejam todos mais poupadinho e a render mais. Longe disso. O trabalho "de fundo "desenvolvido agora só tem reflexos a longo termo. Por isso não entro a matar a dizer que HÁ, definitivamente, erros na preparação. Digo que pode haver.

Contudo, e no imediato, o que me preocupa é que os casos de Rogério, que está hoje claramente pior do que qd chegou ao Sporting vindo do Brasil onde competia há já uns meses e fez ainda o resto de época aceitável, não é único. Há Beto, cuja má forma física era evidente até à sua lesão, o próprio Douala, que desaparece do jogo por períodos mais ou menos longos ou que abdica de sprintar a partir do meio da 2ª parte, Moutinho que não se vê fulgurante como antes, Deivid que faz um sprint e pára, do Rochemback (até sair), facto que ele próprio admitiu, and so on.

As lesões de Martins e Custódio, por outro lado, parecem-me mais fragilidades próprias dos atletas do que erros de preparação. Bem como a lesão na musculatura do abdomen do Semedo (extremamente rara - mas dolorosa :lol: ) ao serviço da selecção.

Admito perfeitamente que sejam períodos de infortúnio e coincidências. Só a persistência deste tipo de fenomenologia ao longo da época poderá revelar se houve, ou não, deficiências.

E (agora meto eu aqui a minha colher) não são só as lesões sucessivas, é também o tempo de recuperação das mesmas que se arrasta, arrasta… O Rodolfo “bomba” Moura podia ser um mercenário, mas valia o seu peso em ouro. Basta comparar…

E (agora meto eu aqui a minha colher) não são só as lesões sucessivas, é também o tempo de recuperação das mesmas que se arrasta, arrasta... O Rodolfo "bomba" Moura podia ser um mercenário, mas valia o seu peso em ouro. Basta comparar...

Prefiro que os recuperem com calma suficiente do que à pressão, a equipa do enfique o ano passado andou presa pelos arames, no final da época vêm as operações, foi o Suinão, o Manuel Fernandes, etc. Mais vale andarem devagarinho.

Mas os números conferem, raramente o tempo adiantado pela equipa médica é cumprido, demora quase sempre mais.

Só não conseguiu recuperar o Petit para o derbie… era preciso mais umas 2 injecções :!:

E deve ter mamado! Vais ver o gajo a jogar hoje com toda a sua “pujança” canina… Recuperou numa semana o que leva 2 ou três a recuperar! Os “produtos naturais” fazem milagres… Ah ganda Rodolfo! :smiley: :smiley:

Retomando este tema…

O FCP está neste momento com 10 (DEZ!) gajos no estaleiro.
Sokota → joelho → 4 a 6 meses
Postiga
Bruno Moraes
Pepe → microrotura
Pedro Emanuel → nariz → 3 semanas
Hugo Almeida → estiramento
Lisandro Lopez
Jorge Costa
e mais 2 que não consegui apanhar

Retomando este tema...

Postiga
Bruno Moraes
Pepe → microrotura
Lisandro Lopez
Jorge Costa

Bosingwa e Helton. Para lém de Raul Meireles que está a iniciar o periodo de retoma de treinos após lesão.

Retomando este tema...

Postiga
Bruno Moraes
Pepe → microrotura
Lisandro Lopez
Jorge Costa

E têm preparador físico??? :shock:

Parece impossível! 8)

Mas o mal deles a mim pouco interessa. Até podiam ter o plantel todo, que continuo a achar inconcebível o Sporting ter tão elevado numero de jogadores lesionados.

Mas o mal deles a mim pouco interessa. Até podiam ter o plantel todo, que continuo a achar inconcebível o Sporting ter tão elevado numero de jogadores lesionados.

Basta recuar poucos anos para ver situações semelhantes com preparadores físicos de 1ª água e fisioterapeutas também de 1ª água, o exemplo do porto é para provar que uma coisa não implica a outra! :arrow:

Hoje, durante o Liverpol x Man. United, ao ouvir a lista de jogadores indisponiveis por lesão em ambos lados, acabei por me lembrar deste tópico.
Continuo a achar que se critica muito, muitas vezes sem conhecimento de causa, e principalmente sem se olhar à volta e ver o que acontece nos outros clubes.

Rui, por acaso o Sporting não tem preparador físico. Mas caso tivesse, e se acontecesse esta onda de lesões toda, também iria pensar o mesmo. :slight_smile:

Rui, por acaso o Sporting não tem preparador físico. Mas caso tivesse, e se acontecesse esta onda de lesões toda, também iria pensar o mesmo. :)

eheheh!!! :smiley:

Eu acredito! 8) :wink: