O melhor 11 de sempre do Sporting Clube de Portugal

Bem sei que neste Fórum já temos um tópico com o nome 11 Magníficos onde cada um de nós partilhou as suas memórias e mencionou aqueles que foram os melhores dos melhores a desempenhar uma determinada função com a verde e branca no terreno de jogo.

Pois bem, o SPORTING (ou a Sport Multimédia, não sei bem quem foi…) lançou uma iniciativa parecida no nosso Site oficial e está a recolher a votação do MELHOR 11 da história do futebol do Sporting Clube de Portugal.

Ao contrário do nosso tópico, no Site do Sporting será colocada uma votação específica para cada uma das posições, sendo que actualmente encontra-se a votos a eleição do melhor guarda-redes onde podemos votar nos seguintes gigantes da baliza:

[ul][li]João Azevedo (1935 - 1952)[/li]
[li]Carlos Gomes (1950 - 1958)[/li]
[li]Joaquim Carvalho (1958 - 1970)[/li]
[li]Vítor Damas (1966 - 1976, 1984 - 1989)[/li]
[li]Peter Schmeichel (1999 - 2001)[/li][/ul]

Votação e mais detalhes neste link: http://www.sporting.pt/Fanzone/sondagemmelhor11.asp
[hr]
Criei este tópico para que possamos ir discutindo as opções e, porque não, partilhar os nossos votos.

Lanço o repto! Votei no Carvalho para melhor GK!

Segundo sei, foi mesmo o Sporting que lançou a ideia. E em cada mês, será uma posição até se chegar aos 11 jogadores mais votados e considerados marcantes do nosso Clube.

Apesar do falecido Vítor Damas ter sido o melhor que vi até agora (e era fenomenal), apesar de uma parte dos mais idosos (ao qual incluo o meu pai) considerar que Carlos Gomes era genial e foi o melhor a defender (a sua atitude fora do campo é outra história), mas o meu voto é para João Azevedo, o famoso guarda-redes da equipa dos 5 violinos, o tal que mesmo com a clavícula partida frente à agremiação do Colombo continuou em campo.

É uma decisão difícil, mas eu escolhi e votei no Vítor Damas, usando o simbolismo e a mística que representa para o clube como critério de “desempate”. ;D

Também votei Carvalho, mas sinto que cometi uma injustiça ao Vítor Damas e até aos outros… :inde:

Votei no Damas pelas mesmissimas razões!

SL

Ja tinha votado ha uns dias…

Vitor Damas :clap: :clap:

Também gostava de ter votado no Schmeichel

Dos que estão para votação apenas vi o Schmeichel, apesar disso, votei Vitor Damas :clap:

Só vi jogar os 2 últimos, mas votei pelo meu pai. Sempre me disse que foi o melhor que tivemos.

Carlos Gomes

Os resultados das votações não mentem.
Vitor Damas!

Também votei no Damas.

Não percebi bem foi a inclusão do Schmeichel na lista.

Se foi só pelo nome, não há dúvida que é o GR mais famoso que alguma vez jogou em Portugal; se foi pelos títulos, por exemplo o Meszaros, que também era um excelente GR, jogou igualmente duas épocas e ganhou mais uma prova que o Schmeichel, no caso a Taça de Portugal.

Eu quando era criança e jogava á bola na rua com os amigos ,e fazia umas belas defesas a guarda-redes dizia sempre q era o GRANDE VITOR DAMAS admirava-o por demais(mais um simbolo do nosso grande SPORTING q o betencas desvalorizou…pois os simbolos com este chouriço não interessam para nada).

Portanto o meu voto vai para o grande VITOR DAMAS

Independentemente da qualidade do Damas, a votação reflecte a idade do universo de votantes. Os jogadores mais antigos não vão ter grande hipótese nas votações, tirando os casos de muito simbolismo para o clube e que por isso mesmo quem não os tenha visto jogar acaba por votar neles (Damas, Manuel Fernandes, entre outros), porque de resto vão ser mesmo os mais recentes os mais votados.

Basta ver que o Schmeichel tem 30% dos votos, o que é bastante injusto para os restantes, mesmo tendo em conta a importância que teve no fim de jejum.

:arrow:

Votei Damas, claro.

Votei Peter Schmeichel, não faz sentido votar em alguém que não vi jogar.

Votei Damas. Custa não votar em Azevedo e Carvalho.

Fiquei deprimido com o resultado das votações…Aqueles 30% >:(

Vi jogar Damas e Schmeichel. Votei Damas.

É perfeitamente normal. Quem usa a internet em maioria são os mais jovens que só tiveram oportunidade de ver Schmeichel jogar.
Que sentido faria eu votar Azevedo ou Damas se nunca os vi jogar?

O problema está aí.

Essa votação está inquinada à partida.

É normal que os mais votados sejam Damas e Schmeichel.

Schmeichel teve um papel importante enquanto esteve no Sporting mas nunca o poria numa lista de melhores GR do clube. A sua passagem pelo Sporting foi curta, e não fosse o facto de ele antes de vir para Alvalade já ser o melhor do mundo, a sua passagem pelo clube teria sido igual a tantas outras.

É verdade que foi preponderante na conquista do título, mas também o foram Ayew, Tonito, De Franchesci, Acosta, P. Barbosa, Iordanov, etc.

Eu nunca meteria Schmeichel à frente de Ivkovic, que para mim marcou uma época em Alvalade.

Compreendo quem votou no Dinamarquês, não compreendo que o colocou a votos.

Nisso concordo em absoluto.
Se Schmeichel não tivesse entre os GR sugeridos provavelmente não votaria ou então iria para o nome mais sonante “Vitor Damas”.