O Homem da mala preta

OK. Então vamos equacionar a mesmo situação mas ao contrário.

As equipas pequenas sabem que nesta altura do campeonato podem ser decisivas. Num brilharete podem decidir um campeonato.

Agora imaginem que o Moreirense se chega ao Sport Latrina e propõe o seguinte:

Uma vez que V. Exas andam todos borrados e não sabem jogar à bola, de maneira nenhuma chegarão ao titulo pelo vosso próprio pé. Daí que se tiverem a amabilidade de oferecer X a cada um dos nossos jogadores como prendas de aniversários adiantadas ou atrasadas, nós empenhar-nos-emos com todo o afinco contra o Sporting e… quem sabe, talvez os façamos perder pontos.

A iniciativa não parte do Sport Latrinas, mas este concorda em fazer as ofertas. Continuam a achar aceitável o pagamento?

No fundo, trata-se igualmente de pagar para outro ganhar e não, pagar para outro perder. O que muda é apenas o sentido da iniciativa, mas o cerne da questão continua o mesmo.

Eu acharia isso normal…

Quem tem que mudar as coisas sao os dirigentes, porque eles ao contratar um jogador devem garantir que o ordenado e mais que suficiente para ele se esforçar que nem um cao em todos os jogos…agora se dependem de incentivos extra… :?

[i]Quando uma pessoa ganha 75.000 ou 100.000 ou mais por mes nao e mais 10.000 que vao fazer que esteja mais motivado. A motivacao a este nivel e alcancada quando se luta por um lugar de prestigio numa qualquer competicao.

Para responder ao Mauras, o que esta mal no facto de pagar alguem para determinado acto e ja em si fora-de-lei, moral e etica. A fronteira que existe entre pagar alguem para o motivar e pagar alguem para ele se deitar (muito visto na boxe) e quase inexistente. Nao muda nada porque aquele que paga e sempre para benefico proprio. Depois, como ja disse no thread mais acima, o dinheiro que serve para estes “incentivos” NAO E DECLARADO, LOGO E SUJO.

Mauras, nao podes comparar duas situacoes tao distinctas como a do Sporting aquando do jogo para a taca e do respectivo branqueamento do cartao do Liedson e o facto de encher os bolsos a um clubezeco para ele se empenhar mais contra um adversario. A atitude do Sporting foi, no meu ver, correcta. Os adversarios tamben tiraram beneficos deste entendimento, visto terem um jogador na mesma situacao que o Liedson. Em segundo lugar tudo se passou de forma transparente. Ate ficamos a saber que o Sporting pagou o investimento feito em marketing e bilheteira.

Admito que possas encarar isto doutra forma, mas quanto a mim, e posso parecer algo ingenuo, o desporto precisa de ser transparente e justo. Porque para injusticas e zonas escuras ja temos a nossa sociedade pseudo-civilizada na qual temos que dar o litro todos os dias (e ninguem nos da mais para fazer melhor). O desporto deve ser a expressao mais simples da determinacao para ser o melhor para ultrapassar fronteiras e para glorificar as cores que se defende. So chega a CRAQUE aquele desportista que tem estes principios bem ancorados na mente e no coracao.

Indo mais longe e prosseguindo o meu raciocinio, ate acho que e muito desprestigiante um clube qualquer usar estas formas para alcancar um titulo. Uma vitoria manchada nao tem o mesmo sabor assim como uma vitoria com zonas escuras deixa muitas duvidas. Comparo isto a um atleta que absorve produtos ilicitos para ser mais eficiente no que faz.

Pagar para ganhar ou para perder e uma forma de doping, nao fisico mas moral e etico.[/i]

É verdade que eticamente esses incentivos podem ser criticáveis embora nunca comparáveis com estímulos para fretes, no entanto da teoria à prática vai alguma distância e a realidade é a motivação dos jogadores de equipas que já nada tem a ganhar ou perder, nunca vai ser a mesma do que seria se ainda estivesse algo em jogo para eles.

Assim não me escandalizaria se por exemplo os lamps prometessem um premiozito aos rapazes do Nacional da Madeira para eles nos atrapalharem na última jornada, se esse jogo ainda for determinante para a resolução do campeonato.

Reparem que o vieira já veio dizer que o pequenino sabia do que estava a falar, se calhar porque ele recebeu e precisou dum incentivo num célebre jogo em que o Gil Vicente derrotou o FCP na última jornada do campeonato de 2000 :wink: